O badminton é um esporte curioso para nós brasileiros, pelo fato de não fazer parte do nosso cotidiano e cultura. Afinal, você já ouviu falar no badminton? O que você conhece desse esporte?Em poucas palavras, badminton é um esporte jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede no meio. Muito parecido com o tênis, é jogado com raquetes e, ao invés da bolinha amarela, o objetivo a ser rebatido é uma peteca.

Fonte: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/badminton.htm

                                                       

Por ser um esporte pouco conhecido, torna-se válido nós, professores de Educação Física tentarmos implantar esse conteúdo nas aulas de Educação Física escolar?

 

Comentários

Por Rita de Cassia Cota e Souza
em 31 de Outubro de 2011 às 21:02.

É válido dar nas aulas de educação física o badminton, pois a maioria dos alunos não conhece essa modalidade esportiva e o professor passando algo diferente para eles irá despertar a curiosidade dos alunos por ser um esporte que eles não conhecem e também por tornar as aulas interessantes

Por Wiviane de Souza Martins
em 12 de Outubro de 2011 às 16:02.

Claro que é valido!!! Conheço pouco desse esporte, mas na graduação teremos aula sobre ele com a disciplina de “Tópicos Especiais - Esportes Alternativos”; mas enquanto isso, pesquisando sobre o tema para contribuir com meu comentário, me parece que a grande dificuldade para implantação desse esporte, é exatamente a falta de profissionais de Educação Física para a iniciação e disseminação cultural através do ensino do mesmo, a fim de estabelecer um processo de ensino aprendizagem que auxilie, mesmo que inicialmente a prática desse esporte; defendendo assim, não só uma prática esportiva com regras estabelecidas mundialmente, mas sim a possibilidade de uma prática corporal que atinja valores de continuidade ativa e longevidade na qualidade de vida.

Por Otávio Gomide Costa
em 12 de Outubro de 2011 às 23:10.

Também acho que é válido. O "novo" , desperta interesse entre os alunos, a oportunidade destes praticarem um esporte diferente  abre mais uma gama de conhecimentos não só do próprio esporte, mais também de diferentes cultura. No que diz respeito a avaliação psicológica e motora, acho que o Badminton , que é muito semelhante ao tênis, proporciona uma nova percepção ao aluno em experimentar diferentes materiais, como a raquete e a peteca , além de direcionar novos movimentos relacionados a coordenação, como o controle de força junto a velocidade , reflexo e o direcionamento de movimentos. O badminton é um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar e outro fator que contribui para a validação desse esporte , é que ele pode ser construído a partir de materias alternativos, até mesmo pelos próprios alunos.

Por Otávio Gomide Costa
em 12 de Outubro de 2011 às 23:10.

Também acho que é válido. O "novo" , desperta interesse entre os alunos, a oportunidade destes praticarem um esporte diferente  abre mais uma gama de conhecimentos não só do próprio esporte, mais também de diferentes cultura. No que diz respeito a avaliação psicológica e motora, acho que o Badminton , que é muito semelhante ao tênis, proporciona uma nova percepção ao aluno em experimentar diferentes materiais, como a raquete e a peteca , além de direcionar novos movimentos relacionados a coordenação, como o controle de força junto a velocidade , reflexo e o direcionamento de movimentos. O badminton é um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar e outro fator que contribui para a validação desse esporte , é que ele pode ser construído a partir de materias alternativos, até mesmo pelos próprios alunos.

Por Otávio Gomide Costa
em 12 de Outubro de 2011 às 23:10.

Também acho que é válido. O "novo" , desperta interesse entre os alunos, a oportunidade destes praticarem um esporte diferente  abre mais uma gama de conhecimentos não só do próprio esporte, mais também de diferentes cultura. No que diz respeito a avaliação psicológica e motora, acho que o Badminton , que é muito semelhante ao tênis, proporciona uma nova percepção ao aluno em experimentar diferentes materiais, como a raquete e a peteca , além de direcionar novos movimentos relacionados a coordenação, como o controle de força junto a velocidade , reflexo e o direcionamento de movimentos. O badminton é um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar e outro fator que contribui para a validação desse esporte , é que ele pode ser construído a partir de materias alternativos, até mesmo pelos próprios alunos.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 13 de Outubro de 2011 às 22:02.

Com certeza é super válido a inserção do badminton na educação física escolar, pois é um desporto desconhecido a maioria dos alunos, mesmo sendo o segundo esporte mais praticado no mundo, o que poderá despertar nos alunos curiosidade e o interesse no aprendizado do desporto, pode ser praticado em qualquer lugar, o material utilizado para sua prática pode ser alternativo, podendo ser fabricado pelos próprios alunos com o auxílio do professor o que ocasionaria uma socialização da turma. E com certeza é sempre bom variar os conteúdos para que nossos alunos tenham o maior número de vivências motoras possíveis.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 16 de Outubro de 2011 às 15:07.

É válido sim. Pude vivenciar um pouco do esporte durante a graduação, recentemente. Foram utilizados materiais semelhantes aos oficiais, de baixo custo, mas que podem ser utilizados dentro da escola, possibilitando aos alunos uma nova experiência. Durante a vivência, pude recordar de minha infância, quando ganhei um jogo de raquetes e uma peteca, um brinquedo, como o utilizado nas aulas da graduação pelos alunos que apresentaram a modalidade, mas enquanto criança, não tive nenhum conhecimento sobre a utilização do brinquedo como uma possibilidade esportiva. Apenas uma brincadeira, sem conhecimento de regras, que deixei de lado por achar estranho bater em uma peteca com raquetes, mas talvez, se eu tivesse conhecimento sobre o que fazer com aquele brinquedo, as possibilidades que este poderia me proporcionar, para “brincar” com os amigos, eu não tivesse deixado as raquetes e a peteca de lado. A vivência recente me fez perceber que o Badminton pode ser inserido na escola sim, como mais uma das inúmeras possibilidades esportivas.

Por Daniel Júlio de Araújo
em 17 de Outubro de 2011 às 14:57.

Valido! Apesar de ter praticado tal esporte com materiais alternativos, vejo o Badminton como um bom conteúdo para se trabalhar com crianças de diferentes faixas etárias, o esporte permite um diferenciado trabalho motor com os alunos, permite avaliar e trabalhar diferentes habilidades técnicas (controle de ângulos, regulação de força, dentre outros) que será de grande valia para as práticas dos variados esportes coletivos. Enfim, profissionais de Educação Física devem sim incluir este esporte no contexto escolar, e não se limitar por falta de recursos financeiros, físicos da escola.

Por Janaina Silva
em 17 de Outubro de 2011 às 15:38.

Com certeza é sim muito valido! Pois tive a oportunidade de vivenciar esta modalidade esportiva na graduação e foi muito motivante. Um ponto em comum que pude observar neste esporte é a semelhança em alguns aspectos com o tênis, mas o badminton é mais dinâmico e veloz que o tênis e os ambos a quadra onde são jogados são muito parecidas. Acho extremamente importante os alunos terem uma maior vivencia pratica das modalidades esportivas em especifico as que são pouco divulgadas pela mídia, não importando se a pratica será com materiais oficiais ou alternativos, o alunos tem que vivenciar.

Por Thaiene Aliane de Vasconcelos
em 18 de Outubro de 2011 às 08:33.

É bastante válido sim. No Brasil temos dois atletas da vez: Guilherme Pardo Bronze no Pan do Rio, e Guilherme Kumasaka Também bronze no Pan do Rio pois eles eram dupla. No Brasil e na América do Sul, o Badminton deixou de ser um esporte amador há pouquissimo tempo. Para se ter uma idéia o primeiro campeonato oficial do esporte realizado aqui no Brasil a I Taça São Paulo, aconteceu somente em 1984. O primeiro torneio do esporte também aconteceu no mesmo ano. A partir daí o país sempre terminou nos primeiros lugares. Infelizmente o Brasil ainda nao se classificou para disputar nenhuma Olimpíada na modalidade, pois a disparidade técnica ainda é muito grande se os países da América do Sul forem comparados às potências de outros continuentes. E para trabalhar um esporte como este na escola, seria muito bom, pois sendo um esporte diferente, as crianças ficariam curiosas, poderia participar mais da aula, tendo um maior conhecimento do assunto. Permitindo aos alunos aspectos diferentes do futebol, do handebol e do vôlei que são muito utilizados pelos professores hoje em dia. Beneficiando assim uma motricidade diferente para eles.

Por Patricia Santos Carneiro
em 19 de Outubro de 2011 às 14:04.

É válido sim, vivenciei este esporte na graduação, achei bastante motivante,é uma modalidade que é pouca conhecida, e isso faz com que os aluno tenham interesse no aprendizado e  que permite um trabalho motor com estes,  pode ser jogado em qualquer lugar. Um ponto positivo é que essa modalidade  é parecida com o tênis que é mais conhecido por alguns alunos.Os materiais podem ser alternativos e feitos pelos próprios alunos. 

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 17:55.

Nós, estudantes de educação física temos que fazer de tudo pra mudar a Educação Física. E o badminton é um esporte que vem com essa cara nova que temos a obrigação de dar pra Educação Física. Um pequeno espaço você consegue desenvolver com os alunos o esporte, os matérias pode ser confeccionado com os próprios alunos ou comprar a raquete e a peteca de plástico que custa apenas 6,00 aqui na minha cidade. Na graduação todos jogaram e adoraram esse esporte, e creio que os alunos também vão gostar.

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 20 de Outubro de 2011 às 19:29.

Sim colega Priscila esse esporte é muito interessante tivemos a oportunidade de vivência-lo superficialmente na graduação, é um esporte que vem crescendo muito, como nós temos visto as meninas brasileiras se destacando no pan-americano de Guadalajara, talvez por ser um jogo de nome diferente alguns vão achar estranho mais se levarmos esse conteúdo pra educação física escolar, tenho certeza de que todos ao vivenciar, vão notar que é dinâmico e motivador e irão gostar muito.

Por Daniel Gomes Pereira
em 20 de Outubro de 2011 às 20:16.

Super válido. O badminton é um esporte que requer muita atenção e concentração, pois obriga a pensar e tomar decisões rápidas. Além disso, salienta, permite um grande aproveitamento de espaço, pois uma quadra de futsal pode abrigar quatro de badminton. Outra vantagem, é o fato de ser um esporte que permite que pessoas de idades e sexos diferentes joguem, em pé de igualdade.

Por Gustavo Pereira de Paula
em 9 de Novembro de 2011 às 23:46.

Não acho interessante pelo fato de ser um esporte de dificil acesso, pois para ser jogada se necessita de pelo menos uma raquete e uma peteca pequena. Na minha humilde opnião, acho que deveria deixar espaço para aprender esportes onde os alunos teriam mais chance de praticar fora da escola.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 25 de Outubro de 2011 às 21:49.

Nos enquanto professores temos que passar para nossos alunos o maior numero de vivências e vários tipos de modalidades possíveis de ser trabalhadas na escola para que ele tem uma gama maior de conhecimentos e movimentos motores diferenciados. O badminton e um esporte assim como vários outros que no Brasil não tem importância alguma pois não e passado pela grande midia sendo assim pouco conhecido por nossos alunos. E vejo que e muito valido passarmos esse como outros esportes que não são populares aqui no Brasil para que nossos alunos alem de ter vivência motora neles tenha o conhecimento e possa entender o esporte quando for passado na TV.

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 31 de Outubro de 2011 às 13:26.

Nós professores de Educação Física, devemos trazer o "novo", e o badminton é uma modalidade que pode ser praticada com materiais alternativos, se tornando mais acessível a todos, dessa forma o professor consegue proporcionar aos alunos o maior número de vivência em praticas esportivas possível.

Mesmo aqueles que não tiveram na graduação essa vivência, é valido buscar conhecimento e trazer para escola essa pratica.

 

Por Waldir de Meira Albuine
em 1 de Novembro de 2011 às 17:52.

As aulas de Efi precisam ser mais ricas no cotidiano dos alunos ,e por isso tudo o que podermos trazer de diferente para esta disciplina ,ira contribuir  sempre de forma significativa no processo de ensino aprendizagem.Como disse minha amiga Elizabete,o badminton pode ser desenvolvido com materiais alternativos na escola,pois nada impede que a pratica aconteca de forma motivante.Entao e valido a incerçao deste esporte nas aulas de Efi e que seja mais uma atividade ludica e coberta de possibilidades no  desenvolvimento na cultura corporal de movimento .

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 21:49.

Acho que a tentativa do professor em levar novidades para suas alunos é sempre muito importante, pois motiva os alunos á aprenderem coisas novas!

O como o Badminton é um esporte jogado com peteca, com raquete, que são instrumentos conhecidos, não seria difícil de fazer com que todos os alunos se interessem.

E alem do mais, é um jogo muito motivante, e fácil de se praticar.

 

Abraços!

Por Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 9 de Novembro de 2011 às 20:11.

É bastante válido poder trabalhar com o badminton nas escolas, pois muitas vezes o “novo” chama atenção e com isso os alunos podem cada vez mais se interessar pelo esporte e o professor pode levar essa questão a seu favor e assim proporcionar a vivência durante as aulas.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.