A Clínica de Mini Atletismo é um programa da IAAF/CAIXA/CBAt e se destina a Professores de Educação Física, fornecendo-lhes ferramentas para desenvolver um trabalho pedagógico de ensino do Atletismo nas escolas.
É destinado a crianças, a partir de 7 anos de idade. Orienta de forma minuciosa como deve ser a abordagem, para que o Atletismo seja atraente, acessível e instrutivo.
A meta é tornar o esporte base o mais praticado nas escolas de todo o mundo, por atletas federados ou não. Nada mais correto, já que o Atletismo é, reconhecidamente, o mais nobre dos esportes olímpicos.
É fundamental, porém, para o sucesso da empreitada que os Governos da União, Estados e Municípios priorizem a Educação Física e a prática esportiva nos curriculos escolares.
A CBAt editou uma Cartilha sobre o MiniAtletismo, resultado de cuidadosa pesquisa, elaborada por especialistas da Federação Internacional de Atletismo Amador – IAAF, na sigla em inglês – e se apresenta como o instrumento adequado para aqueles que trabalham na base, os que voltam os seus olhares para o início das atividades esportivas: o Professor de Educação Física.
Além de uma parte teórica, em que se apresentam os fundamentos do Mini Atletismo, há uma parte prática, dividida em duas fases: a primeira, de construção do equipamento necessário ao desenvolvimento das atividades; e uma segunda, de realização de um Festival de MiniAtletismo, também em duas fases: a primeira, de uma passagem dos Professores pelas estações, realizando as atividades propostas; e o Festival propriamente dito, simulação com a utilização de 60 (sessenta) crianças, divididas nas faixas etárias 07 e 08 anos, 09 e 10 anos, e 11 e 12 anos, de ambos os sexos; são portanto, 20 de cada faixa etária e dentre essas,10 meninas e 10 meninos… para formar as equipes que realizão as estações, no formato de competição…
No Maranhão, serão realizadas duas Clínicas, sendo uma em Barreirinhas, nos dias 05 e 06 de abril próximo, envolvendo 40 instrutores/professsores de 25 escolas da rede publica municipal, mais uma escola da rede estadual, e o pessoal técnico da Secretaria de Esportes e Juventude. Na concretização do Programa, serão envolvidas cerca de 11.500 crianças, das escolas selecionadas, cujos professores receberão o treinamento; depois, os técnicos da Secretaria de Esportes passarão a ministrar o treinamento aos profesosores de outras escolas, da zona rural, além de se responsabilizarem pelos Festivas que ocorrerão nos próximos 60/70 dias, de implantação do projeto.
Aqui, em São Luís, devido às dificuldades que a SEMDEL encontrou em realizar a Clínica, chegamos a cancela-la; ao fazer o anuncio, o Prof. Fabiano e o Prof. Marcos, ambos do UniCEUMA, imediatamente entraram em contato e se colocaram à disposição, e, em um dia, tornaram possível a realização do evento. Assim, foi possivel manter a data de 08 e 09 de abril proximo, para a realização do curso em São Luis.
Vamos até a fase de realização do Festival demonstração. Depois, os professsores que recebrão o treinamento – os alunos do Curso de Educação Física do UniCEUMA, terão que desenvolver o projeto junto às escolas da rede pública, ou mesmo da particular, das escolas que estão já atuando.
Estão sendo oferecidas 50 vagas, sendo que 30 delas preferencialmente para professores da rede publica municipal, em que já estejam atuando como professores, para que desenvolvam o programa em suas escolas; depois, se organizarão, sob a direção do Curso de Educação Física do UniCEUMA, para desenvolverm os Festivais.
As outras 20 vagas, destinadas a academicos que se constituirão a base de instrutores para disseminar o projeto às demais escolas, sejam elas de que rede forem, inclusive particular que deseje implantar esse projeto.
Espera-se envolver todas as escolas de São Luis, com a participação de pelo menos 50.000 crianças, ao longo deste ano de implantação.
Como diz o nosso Mestre e Guru Laércio: Oremos!!!
1º dia
08.00 – 10.00 Generalidades do Mini Atletismo (T)
10.00 – 10.15 Intervalo
10.15 – 12.00 Generalidades do Mini Atletismo (T)
12.00 – 14.00 Intervalo
14.00 – 15.30 Construção de Materiais (P)
15.30 – 15.45 Intervalo
15.45 – 18.00 Construção de Materiais (P)
2º dia
08.00 – 09.30 Apresentação das Estações do Mini Atletismo
09.30 – 09.45 Intervalo
09.45 – 12.00 Realizar Evento Teste com os Participantes
12.00 – 14.30 Intervalo
14.30 – 15.00 Montagens das Estações para o Festival
15.00 – 15.30 Receber as Crianças
15.30 – 15.45 Aquecimento
15.45 – 16.00 Organizar as crianças nas estações
16.00 – 17.30 Festival de Mini Atletismo IAAF/CAIXA/CBAt
17.30 – 18.00 Encerramento com entrega de certificados e confraternização
Comentários
Por
Maurício Abel Coral
em 3 de Abril de 2011 às 09:32.
Professor Leopoldo bom dia,
Meu nome é Maurício Abel Coral, sou professor da rede pública estadual de Santa Catarina e tenho muitas dificuldades em trabalhar o atletismo com meus alunos. Seria possível eu ter acesso a cartilha de mini atletismo desenvolvida? Como faço para conseguí-la?
Abraços,
Prof. Maurício Abel Coral.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.