Educar para competição nas aulas de Educação Física escolar

 

Atualmente vivemos numa sociedade altamente competitiva, onde, se compete em busca de uma vaga para a criança poder estudar na escola, disputa-se uma vaga no vestibular, um emprego, enfim, compete-se para conseguir sobreviver. Tal situação não se encontra de forma diferente nas aulas de Educação Física escolar, visto que, o esporte é o conteúdo mais trabalhado nestas aulas, onde muitas vezes os alunos acabam dando muita importância à competição durante a prática de um esporte.

 

É nesse sentido que abordo este tema e pergunto aos acadêmicos e professores atuantes na Educação Física escolar sobre estratégias empregadas, por vocês, no processo de educar para a competição.

 

Comentários

Por Otávio Gomide Costa
em 14 de Setembro de 2011 às 20:24.

Acho que a competição dentro da Educação Física Escolar, é um meio de se fazer uma motivação perante aos alunos , logicamente , o processo de ensino aprendizagem diante este fator " competitivo " deve ser trabalhado para que não se torne , vamos dizer , maléfico para criança . A criança as vezes necessita de um objetivo dentro do jogo , ela quer vencer , ser o centro das atenções e acho que a competição é um estimulador , que não só promove um item a mais para criança fazer tal atividade,mais tambem valoriza o que cada uma realiza na mesma. Trabalho em um projeto social e uma das estratégias usadas por mim , no quesito competitivo, é trabalhar atividades correspondentes a faxetária solicitada e fazer da competição um jogo sem recompensas para que o processo ocorra de forma incindental, pois acho que a competição começa a ser vista como algo ruim , a partir do momento em que cada aluno , realiza a atividade por algum interesse. A prática esportiva deve ser realizada por livre espontanea vontade e prazer do aluno.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 14 de Setembro de 2011 às 20:59.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 14 de Setembro de 2011 às 21:01.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 14 de Setembro de 2011 às 21:01.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 14 de Setembro de 2011 às 21:10.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 14 de Setembro de 2011 às 21:12.

Por Gustavo Pereira de Paula
em 14 de Setembro de 2011 às 21:22.

Concordo com o colega Otávio Gomide, a competição serve como incentivo para o aluno, e tem de ser explorada ao máximo, desde que não se torne prejudicial.
Em várias situações da vida passamos por competição, então devemos mostrar para os alunos que devem competir de forma justa e saudável, sabendo que perder faz parte, pois por várias vezes alguém ganhará dele na vida.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 15 de Setembro de 2011 às 22:12.

Caros companheiros

Peço desculpas pelas postagens em branco, deu um pequeno problema no CEV, mas aí vai minha cooperação.

 

Como descrito acima nos dias atuais a competição está adquirindo uma atmosfera absurda. Porém como educadores devemos nos atentar para tal, pelo simples fato de que a competição de forma exarcebada poderá trazer prejuízos na vida social de nossos alunos, onde só visam a vitória e esquecem que a derrota faz parte também de suas vidas.

Isso não significa que devemos privá-los de competir, mas sim dar o estímulo certo no momento certo para que possam entender o verdadeiro sentido de que é competir.

Por Laercio Elias Pereira
em 16 de Setembro de 2011 às 15:15.

Pessoal,
    Antigamente os teóricos da Educação Física costumavam decidir que competição é igual a exclusão, e detonavam qualquer forma de competição. O Prof Auguste Listello (espero que todos tenham estudado o Método Listello nos cursos de formação) mostrou como é possível utilizar a competição como um fator de emulação nas aulas de Educação Física. Mais: sem fazer a exclusão que os professores de EF costumam cometer com os métodos tradicionais, ao mostrar como é possível que TODOS participem (De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades, conforme a ideologia do Autor) Todo mundo leu Educação pelas Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer? Dá pra comprar novo por:  R$ 36,00
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Na Estatevirtual dá pra conseguir um usado por R$ 10,00:

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   Vamos continuar o jogo.
   Laercio

Por Jaqueline Aparecida de Souza
em 16 de Setembro de 2011 às 15:21.

Acho que a competição é algo inerente ao esporte, não tem como separar os dois, muitas táticas são utilizadas durante as aulas de Educação Física, com o intuito de amenizar essa questão, mas não é possível separar de fato competição de esporte. Quando trabalha – se com crianças, começa – se, preferencialmente, com jogos e brincadeiras, que irão aos poucos trazer as táticas e as técnicas do esporte de forma incidental e depois esses jogos e brincadeiras assumem um papel diferenciado na vida dessas crianças, inclusive o esporte de alto nível de rendimento que enfatizará totalmente a competição e trabalhará dando ênfase a métodos analíticos, fazendo com que os atletas sejam altamente cobrados.

Por Giovani Augusto de Queiroz
em 17 de Setembro de 2011 às 12:12.

Primeiramente deve-se ressaltar que no ambiente escolar a educação física deve ser voltada para o desenvolvimento de habilidades que possam ajudar o ser humano a conviver melhor em sociedade e a competição é apenas uma delas. Deve-se deixar claro que as brincadeiras e atividades lúdicas devem mostrar o quanto é importante uma convivência onde cada um tente melhorar o seu próprio limite e não se comparar com o outro, buscar o bem estar que vem com a atividade, o prazer da integração e da colaboração em um grupo, para depois ter o gosto de participar de uma competição saudável em que todo o desempenho é importante não apenas a vitória.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 18 de Setembro de 2011 às 09:41.

Professores,

Existem muitas experiências que podem ser compartilhadas grafadas em diversos livros. Ganharão tempo em se aprofundar e resolver muitos problemas se concordarem com os autores. Em seguida, ponham em prática...Posso deduzir que pretendem somar as experiêncas dos JOGOS COOPERATIVOS, que a seguir ofereço breve bibliografia:

  • Vencendo a competição, (Winning through cooperation, Terry Orlick, Círculo do Livro); só nesta obra o autor faz referências bibliográficas em 22 páginas. Creio ser somente possível encontrar algum exemplar em "sebos".
  • 150 Jogos não-competitivos para crianças, (Everyboy Wins! 150 Non-Competitive Games for Kids, Cynthia MacGregor, Madras ed. Ltda.); atividades e jogos calmos, jogos ativos, jogos com sacos de feijão, aventuras nas artes, miscelânea de atividades.
  • Jogos cooperativos, (Fábio Otuzi Brotto, Cooperação); se o importante é competir, o fundamental é cooperar! Contatos: www.projetocooperação.com/ e procoop@iron.com.br/
  • O que podemos aprender com os gansos, (Alexandre Rangel, Original); lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa.  

Boas leituras...!

Por Emiliana Silva Carneiro
em 24 de Setembro de 2011 às 10:41.

Compartilho plenamente com o colega Giovani Queiroz, “no ambiente escolar a educação física deve ser voltada para o desenvolvimento de habilidades que possam ajudar o ser humano a conviver melhor em sociedade e a competição é apenas uma delas." 

No meu entendimento, não poderiam haver melhores palavras para definir o objetivo da EF escolar, desculpem os demais, mas EF é isso mesmo, para mim essa foi a melhor definição, pura e simples. Jogos e outras formas de minimizar os possíveis efeitos “maléficos” da competição são maneiras de realizar este objetivo, e a leitura é fundamental para que se alcance o objetivo, considerando ainda a capacidade de cada um e as possibilidades existentes, a competição pode ser bem ou mal aproveitada no contexto escolar.  

 

Por Patricia Santos Carneiro
em 24 de Setembro de 2011 às 11:04.

Concordo com os colegas Gustavo e Otávio, a competição é uma forma de incentivar os alunos, mais o professor tem o papel de ensinar a competir, pois “um dia se ganha e outro se perde” mostras aos alunos uma forma educada de competir para que esse não leve a competição pra o lado ruim, e sim mais uma forma de aprender.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 1 de Outubro de 2011 às 16:09.

Concordo com nossa colega Jaqueline Souza quando dizer que a competição e inerente ao esporte, mas devemos saber controla-la ou melhor direciona-la para que não acabe se tornando algo exacerbado e prejudicial aos nossos alunos. Devemos ensinar a eles a conviver com a derrota, mas principalmente com a vitória, pois na vida nunca só se vence ou só se perde, hoje você está por cima amanhã você está por baixo. Devemos mostrar ao aluno o quanto e prazeroso superar as nossas dificuldades e poder ajudar os nossos companheiros a superar as deles também, o quão importante é a cooperação a colaboração para se alcançar um objetivo, que todos nos precisaremos uns dos outros algum dia, e que o importante não é bem a vitória, mas o caminho que você percorreu para alcança-la.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 8 de Outubro de 2011 às 16:02.

Acho que a competição, como disseram alguns amigos, pode motivar a prática de qualquer atividade ou esporte. Mais penso que deve ser trabalhado e muito por parte do professor, mostrado aos alunos que a competição de uma forma exagerada pode trazer prejuizos para ele. E que é muito melhor a competição saudável, explicar que a vida não é feita somente de vitórias e que perder as vezes acontece e pode ser um lado positivo para mais a frente melhorar.

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 9 de Outubro de 2011 às 07:48.

  Realmente colega Janaina a competição esta presente em todos os lados inclusive até mesmo antes de sermos gerados no ventre de nossa mãe, por isso essa característica nossa de sermos competitivos desde criança, e até mesmo para que haja motivação em nossa vida, temos que lutar pelo melhor fazer a diferença, imagina se todos fossem iguais é a diferença que faz o sal da vida.

  No processo de educar temos que ficar bem atentos com os alunos que às vezes são competitivos de mais, para que não venha criar situações que possa frustrar seus colegas, devemos sempre controla-los para que haja aproveitamento para todos no processo ensino aprendizagem, para os mais competitivos é sempre bom trabalharmos também em nossos conteúdos os jogos cooperativos como forma de apaziguar, pois a escola é para educar e mostrar os caminhos mais não para formar atletas de alto rendimento.

Por Wiviane de Souza Martins
em 12 de Outubro de 2011 às 17:54.

Concordo com os comentários acima quando dizem que a competição é um fator motivacional, porém, sabemos que, se exacerbada, pode comprometer as possibilidades educativas e o prazer em realizar as atividades propostas. Assim, a competição deve ser estimulada de maneira que não ponha em risco o princípio lúdico dos jogos, servindo então como “aquele” fator motivacional necessário para que o aluno busque a superação dos seus próprios resultados.

Por Rafael Gomes de Oliveira
em 10 de Outubro de 2011 às 11:16.

Bom dia colegas

No ambiente da educação escolar, principalmente na educação física, estão presentes vários aspéctos, devido ao fato de ser uma aula mais estimulante aos alunos e proporcioná-los diferentes vivências. É  possível sim planejar uma aula onde a competição não esteja tão presente, os jogos de colaboração é um exemplo, mais a partir do momento que você dividi a turma em equipes, o aluno já senti aquele espirito de competição, afim de superar seu adversário e tirar vantagem numérica sobre ele. A partir daí cabe aos prifissionais educar os alunos para que mesmo havendo a competição, ela aconteça de forma saudável, o saber ganhar e o saber perder, pois como já foi dito nos cometários acima, a competição estará presente em todas as etapas da vida, e o aluno pode aprender a lidar com a mesma logo cedo, o ambiente escolar, principalmente durante as aulas de educação física pode submeter a ele essa experiência que levará para o resto da vida.

Por Rodrigo Müller Patrício
em 10 de Outubro de 2011 às 14:48.

É fato que a escola é uma instituição de qualquer sociedade em que ocorre a competição. Uma das funções da escola é formar alunos de uma forma integral, levando em consideração que a educação física colabora com as atividades e exercícios. A competição é algo inerente ao ser humano e os alunos na maioria das vezes só pensam no prazer de ganhar, vencer, etc. Realmente não tem como negar que a competição está presente no âmbito escolar, mas cabe ao professor nessas horas, saber qual é o momento adequado para intervir e lidar com esse aspecto, sendo que o professor deveria explicar para os alunos qual é a importância do ganhar e perder na ocasião.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 10 de Outubro de 2011 às 21:55.

Concordo com nossos colegas acima, pois a competição é essencial para as aulas de Ed. Física, na minha opnião, sem a competição as aulas ficariam monotonas e sem graça para os alunos, os alunos se motivam quando precisam lutar para vencer algum obstaculo(jogos, estafetas e etc.), mas é logico que nós professores não podemos deixar que a competição controle os alunos, manter sempre atenção e não deixar que a aula fuja do nosso controle. Sendo assim a competição pode e deve ser trabalhada nas aulas de Ed. Física Escolar.

Por Thaiene Aliane de Vasconcelos
em 18 de Outubro de 2011 às 08:51.

Sabemos que na escola, existe muito esse fato da competição entre os alunos, aqueles mais habilidosos sempre se sobressaem, sempre se destacam. Porém os professores devem intervir na hora que a exacerbação começa a atrapalhar esta competição, pois pode acontecer muito a exclusão de alunos com outro alunos menos habilidosos. Apesar da competição ser um fator que motiva os aluno, eu também concordo com isto, ela não pode sermpre permanecer nas aulas, pois isso pode prejudicar os alunos, pois a escola é um ambiente de ensino aprendizagem e não de competição. Pode ser que dali o aluno saia para um dia competir, então por isso a importância da competição, mas não pode ser o ponto principal de uma aula de educação física.

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 19:37.

A competição é super saudável e é de natureza instintiva da criança, mesmo se o professor não falar nada que vai ser competição no final eles sempre vão falar GANHEI. Temos que ver o lado positivo e se tiver algo negativo trabalhar para que isso mude e melhore no decorrer do processo. Eu sou a favor da competição saudável na aula de Educação Física, lógico sem  perder os objetivos principais da Educação Fìsica. 

Por Eduardo Soares Teixeira
em 5 de Novembro de 2011 às 12:34.

Assim como você posicionou, o mundo está cada vez mais competitivo onde tudo passa por um processo seletivo para a inclusão seja em escolas, no trabalho etc, assim chegam os alunos numa aula onde as vezes a competição não é prioridade, não devemos ser rigorosos a ponto de querer eliminar esse extinto de competição, o que devemos fazer é filtrar de forma positiva essa vontade de competir para a formação de um futuro competidor.

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 22:01.

A competição serve de grande incentivo para que o aluno exerça uma atividade.

O professor deve aproveitar esse incentivo, e dentro da competição mostrar para o aluno que nem sempre ele vai ganhar, que existem regras, etc... pois isso servirá para sua vida futuramente.

Abraços.

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 9 de Novembro de 2011 às 22:40.

 

Concordo com amigo Geovani, que no ambiente escolar a educação física deve ser voltada para o desenvolvimento de habilidades que possam ajudar o ser humano a conviver melhor em sociedade onde o professor deve infatizar a saúde e a qualidade de vida. A competição fará parte dos jogos desportivos mas concerteza não deve ser só o principal, por isso é necessario que o professor trabalhe também esse conteúdo junto a seus alunos, com os jogos recreativos e cooperativos.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 10 de Novembro de 2011 às 23:24.

Bom caros colegas. Compartilho do mesmo pensamento do nosso colega Gustavo Pereira e outros pois vivemos em uma sociedade muito competitiva. E creio que o papel de nos professores de Educação Física e ensinar nossos alunos a competir com respeito ao seus companheiros e respeito ainda maior com seus adversários para que depois que acabar o jogo ou a competição todos possam se torna amigos e compartilhar de bons momentos mais para frente e quem sabe competir lado a lado por uma causa maior que apenas um jogo entre escolas ou entre turmas.

Por Thiago Reis
em 10 de Novembro de 2011 às 23:40.

A competição nas aulas de Educação Física Escolar pode servir de incentivo para os alunos participarem das aulas. Eu sou prova total disso, pois sou muito competitivo e sempre dediquei mais na aula quando havia uma competição. Cabe ao professor ensinar ao aluno que a competição tem perdedores e vencedores, e que os aluonos tem que entender que perder faz parte da vida.

Por Leandro Stampini
em 24 de Janeiro de 2014 às 18:27.

Primeiramente deve-se ressaltar que no ambiente escolar a educação física deve ser voltada para o desenvolvimento de habilidades que possam ajudar o ser humano a conviver melhor em sociedade e a competição é apenas uma delas. Deve-se deixar claro que as brincadeiras e atividades lúdicas devem mostrar o quanto é importante uma convivência onde cada um tente melhorar o seu próprio limite e não se comparar com o outro, buscar o bem estar que vem com a atividade, o prazer da integração e da colaboração em um grupo, para depois ter o gosto de participar de uma competição saudável em que todo o desempenho é importante não apenas a vitória.

Por Milla Miriane Vieira
em 28 de Janeiro de 2014 às 15:08.

A educação física escolar nada tem a ver com aptidão física, na minha opinião. E colocar a competição nas aulas seria exigir desempenho com eficiência e perfeição, assim excluindo os menos aptos e não trará os benefícios sociais esperados numa aula de educação física. As aulas devem ser prazerosas para todos para que mesmo aqueles que não possuem muitas habilidades possam desenvolvê-las. 

Por Edwilson Lemos Pereira
em 28 de Janeiro de 2014 às 16:40.

Vejo como uma solução viavel utilizar, os professores utilizar tambem os jogos coperativos em suas atividades.

 

Por Rafael Alves
em 28 de Janeiro de 2014 às 17:30.

A proposta de competição pedagógica, destacamos os conceitos de cooperação, os valores sociais e a competição de forma interconectada. Para então, sustentar os princípios de totalidade, co-educação, cooperação, participação, autonomia e pluralidade cultural, na análise da organização, das intenções educativas e sua proposta metodológica.A partir desses princípios pedagógicos e conceitos, acreditamos que “aprender pela competição é possível” (DE ROSE Jr.; KORSAKAS, 2006, p. 260).

Portanto, a competição não é boa e nem ruim, ela é aquilo que especificamos para seus fins, tornando-nos reponsáveis pelo ambiente pedagógico que satisfaça as necessidades e desejos de crianças e adolescentes. E assim, além de fazer diferente, possamos fazer a diferença na escola. 

 

Por Marcos Celestino de Souza
em 28 de Janeiro de 2014 às 17:55.

Na minha opinião,acho importante haver competiçoes nas aulas de educação física,porém com algumas ressalvas para nao surgir inimizades eminentes a quem pratica um esporte e está de cabeça quente,posso citar meu exemplo como professor,organizei um pequeno torneio entre sextos e setimos anos do ensino fundamental,a que nomeei encontro da amizade,com jogos de futsal e voleibol,de ínicio expliquei a intençao em promover tal competição para eles e empreguei regras além de incentivar o "fair play",tal encontro nao houve premiação com medalha,para diminuir o ímpeto de competitividade,e após os jogos a escola promoveu um almoço para confraternização pois tudo saiu da melhor forma possível,como sao crianças houveram pequenas discussoes mas que rapidamente foram separadas pelos próprios colegas,minha estratégia então nesse caso foi coibir qualquer tipo de briga,através da conversa em que pude expor as regras a serem seguidas nesse torneio.


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