Cultura Corporal de Movimento na Educação Física escolar

 

O estudo trata do movimento corporal comparando a Educação Física de antigamente em sua base militarista higienista mostrando sua evolução e sua relação com o corpo e mente.  Até hoje vemos a preocupação das pessoas quanto ao seu estado físico, aparência, saúde, que são características de uma educação física que vem de longos tempos. Daolio (2004) ressalta que o corpo na Educação Física era visto como um conjunto de sistemas e não como cultura, o esporte era de alto rendimento ou passa tempo, não lidava com os fenômenos políticos e culturais da época, a Educação Física não tinha o caráter cultural, essa concepção nos chama atenção para as atuais dificuldades que encontramos ainda nos dias atuais. Pois sabemos que o jogo o esporte é praticado desde muito tempo e eles devem levar o aluno, a estimular e criar situações que vão gerar o movimento.

Fonte:http://www.eefe.ufscar.br/pdf/tatiana.pdf

 

 

Partindo desses pressupostos convido aos colegas desta comunidade a emitirem suas opiniões a respeito de privilegiarmos Cultura Corporal de Movimento com eixo norteador no trato dos conteúdos da Educação Física na escola.

 

 

Comentários

Por Otávio Gomide Costa
em 6 de Outubro de 2011 às 14:37.

Eu acho que ainda dentro da escola , a questão de lidarmos com diferentes gêneros corporais, como diz o relato do texto "...a Educação Física não tinha o caráter cultural, essa concepção nos chama atenção para as atuais dificuldades que encontramos ainda nos dias atuais." implica nas limitações corporais que encontramos dentro das nossas aulas, onde isso advém sim , de uma cultura que veio modernizando e restrigindo ou diminuindo a participação dos alunos nas aulas de educação física , até chegar o ponto nos dias de hoje , da educação física nem ser obrigatória em muitos currículos escolares. Acho que o avanço da tecnologia, também propiciou as pessoas outras formas de entreterimento , fazendo com que a prática corporal , ficasse um pouco de lado ou esquecida. A cultura corporal de movimento deve ser reestabelecida , de uma forma que mostre para os alunos , a importância desta , não só para a saúde mais também para a sociedade em si.

Por Ana Daniela Damacena
em 7 de Outubro de 2011 às 20:55.

Luan esse texto usado por você é maravilhoso acho que todo profissional de educação física deveria ler ele como um olhar diferente, esse texto tem pontos da Educação Física que muitas vezes se quer são esboçados nos planos de aula de alguns professores isso quando existem os planos de aula, eu defendo firmemente a cultura corporal de movimento para ser inserida sim de forma social dentro da escola, nós devemos levar isso aos nosso alunos dessa forma vamos mudar essa concepção que tanto os professores de outros setores da escola quanto os nosso alunos tem de Educação Física.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 10 de Outubro de 2011 às 11:03.

Concordo com Otávio, quando faz a relação com as limitações corporais na atualidade por conta do modo de vida em que fomos habituados, estamos na era onde o que esta predominando são os computadores e máquinas, substituindo a mão de obra humana, gerando assim uma facilidade que é controvérsia, a motricidade e cultura corporal estão ficando cada vez mais escravas e escassas por conta desse novo sistema.Com isso a educação física escolar passa adquirir um papel mais importante ainda, que é a conscientização do movimento,da cultura do corpo em movimento, despertando criticamente nossos alunos para um estilo de vida que seja menos ocioso e inativo.

 

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 18:50.

Concordo com os colegas acima, e achei o texto muito interessante, é um texto para refletimos.  Hoje em dia o que mais se escuta na mídia é a importância da atividade física para se ter uma boa saúde. Só que não podemos ligar isso só na questão de fitnes, mais sim buscando essa cultura corporal e a melhoria da saúde já dentro da Educação Física, além de ser trabalhado na aula, o professor pode ser um orientador dos tempos livres que o aluno tiver, orientá-los pra andar mais de bicicletas, jogar mais bola, melhor do que ficar jogando vídeo game ou no PC. 

Por Waldir de Meira Albuine
em 4 de Novembro de 2011 às 10:50.

Concordo com os colegas acima,pois a midia e a tecnologia estao gerando muitos pensamentos contraditorios na atualidade.Porem o que vemos sao informaçaoes sobre se ter uma vida ativa saudavel e ao mesmo usufruir da novidades tecnologicas inovadoras.A cultura corporal de movimento na Educaçao Fisica Escolar e muito importante para que os alunos possam ter seu desevolvimento fisico e intelectual de maneira que eles tenham concepçoes da importancia da saude e que o mesmo nao fique dependendo da tecnologia para se ter uma vida melhor.

Por Patricia Santos Carneiro
em 4 de Novembro de 2011 às 16:26.

Concordo com os colegas, que a cultura corporal de movimento esta cada vez mais escassa, por conta das tecnologias, hoje em dia vemos nossos alunos com menos importância na educação física, que nos promove um bem estar, a promoção a saúde; juntamente com a cultura corporal que nos possibilita grandes importância e que podemos mostrar aos nossos alunos essas importâncias não só para a saúde mais também para a sociedade.

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 7 de Novembro de 2011 às 13:32.

A educação fisica hoje vem desputando lugar com novas tecnologias como o computador,tornando assim mais importante o papel do professor de educação fisica na vida das crianças e jovens,que as vezes preferem passar horas jogando ou conversando,por isso a importançia da cultura corporal de movimento,onde lhe proporcione um desenvolvimento fisico e mental,e uma vida ativa saudavel.

Por Mauri Antunes Caldeira Neto
em 10 de Novembro de 2011 às 08:15.

Em cada região, cidade, estado vai ter uma cultura diferente e quanto mais longe o  lugar mais clareza tem se para observar e sim essa cultura vai interferi nos movimentos corporais, exemplo disso é em nordeste tem o frevo, o coco onde desde criança ela vai se envolvendo naquele meio, já sul tendem a dança do pezinho, então são culturas diferentes que interferem no movimento corporal.

Por Luiz Augusto Pellicia
em 12 de Fevereiro de 2014 às 11:47.

Bom dia amigos...tive olhando a matéria e achei interessante, pois se trata de um tema onde nos profissionais de educação física temos que nos atentar e por em pratica o que a cultura corporal de.movimento nos oferece. Tenho com clareza a ideia de que só teremos cidadãos capazes de fazer do nosso mundo melhor, se oferecermos a nossas crianças desde cedo oportunidades de vivenciar ações que trarão benefícios socioeducativos. E através da proposta que a cultura corporal nos mostra, estamos com uma gama de conceitos favoráveis para darmos um up na questão da integração, socialização e cultura do indivíduo. É essencial que possamos desenvolver e trabalhar Valores com nossos alunos, fazendo com.q eles tenham um olhar diferenciado do mundo em que vive e passe a respeitar e ser respeitado como tal. Acredito que a tecnologia através de computadores, vídeo games e demais instrumentos, estão ganhando espaço e alunos deixando o interesse pela pratica corporal de lado. Mas se conseguirmos conciliar ambos os fatores...teremos sucesso. Pois esses instrumentos servirão como ferramenta de estudo e pesquisa..e a partir dai mostrar a eles que esses instrumentos não servem só para o lazer mas também para uma boa formação do indivíduo. Como tratamos as dimensões dos conteúdos da cultura corporal de forma dinâmica e benéfica..isso vai depender do profissional que fara uso dela. E assim conseguiremos transformar ideias em resultados (atitudes),mas para isso precisamos sair da teoria e arregaçar as mangas em busca de um ensino-aprendizagem onde o objetivo é de termos para nosso futuro, cidadãos que tenham mais amor pelo proximo ...e não usar essa vida somente como uma concorrência constante. Obrigado pelo espaço.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.