Dançar é estabelecer uma ligação do ser humano com a sua estabilidade. Para um bom desenvolvimento da prática da dança é necessário a exploração de diversos componentes, como a criatividade, a formulação de novos movimentos e a repetição de movimentos já aprendidos, facilitando assim, a apresentação de elementos interpretativos e expressivos na organização e composição das aulas, exigindo um grande esforço do profissional no sentido de estabelecer as prioridades do ensino e a relevância das temáticas a serem desenvolvidas.
Ultimamente, discute-se muito o ensino da Dança na Escola. Entretanto, ainda não se vê a inclusão e a aplicação eficaz da Dança no âmbito escolar, principalmente pelos professores de Educação Física, que poderiam explorar este conteúdo privilegiando todos os aspectos do desenvolvimento humano. O trabalho com a Dança na Escola fica restrito a festas comemorativas.
O principal problema apontado na literatura se refere à formação inicial, ou seja, a graduação em Educação Física não consegue fornecer subsídios necessários para garantir a aplicação dos conteúdos de Dança na Escola.
Então, gostaria de debater tal assunto com os menbros da comunidade, saber suas opiniões sobre a dança na escola como conteúdo da educação física, e se você na sua graduação teve o embasamento necessário para trabalhar com a dança nesse âmbito.
Comentários
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Priscila Medeiros Aquiles
em 7 de Novembro de 2011 às 21:31.
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Patricia Santos Carneiro
em 10 de Novembro de 2011 às 20:31.
Acho que a dança pode sim ser trabalhada na escola, pois alem de trazer benefícios para a saúde, é um conteúdo a mais que as crianças podem ter. A base que se tem na graduação é muito superficial, cabe ao professor se interessar pelo conteúdo para que possa ser repassado para seus alunos.
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Wiviane de Souza Martins
em 4 de Novembro de 2011 às 17:17.
Correção: Então, gostaria de debater tal assunto com os "membros" da comunidade....
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Waldir de Meira Albuine
em 4 de Novembro de 2011 às 20:18.
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Elizabete Lacerda da Silva
em 5 de Novembro de 2011 às 00:51.
Wiviane acredito poder trabalhar dança na escola, como quero esse desafio para minha vida, a base que tive na graduação sinceramente não me é suficiente, tive que ir um pouco além para ter a segurança e vontade que tenho em desenvolver na escola um trabalho complexo onde eu possa trabalhar (coordenação motora, lateralidade, ritmo, expressão corporal) com objetivo de aprendizado. Ao ingressar na escola a criança traz consigo um conhecimento amplo a respeito de seu corpo, mas que muitas vezes não foi despertado.
Creio que, se a dança não é trabalhada na escola, não é, porque os alunos não se interessam e sim por que os professores não tem a iniciativa.
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Vitor Henrique de Lima Falci
em 5 de Novembro de 2011 às 10:18.
Cara colega, acredito que a dança deve sim ser trabalhada nas aulas de educação física escolar, porem o que se tem como base na graduação não passa confiança nem segurança para aplica tal conteúdo, mas isso não impede que o professor procure no mercado algum conhecido ou amigo que saiba passar o conteúdo dança e o chame para realizar algumas aulas na sua escola. Assim não deixando de passar tal conteúdo que tem um gama de movimentos que irão ajudar no desenvolvimento motor de nossos alunos.
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Emiliana Silva Carneiro
em 5 de Novembro de 2011 às 11:21.
A dança é uma atividade prazerosa, que qualquer indivíduo pode aprender, mas creio ser necessário que se tenha certa afinidade com a Dança para que se tente ensiná-la, que ao menos considere seus movimentos importantes e compreenda-a como forma de expressão corporal.Muitos podem usar com “desculpa” o fato de não saber dançar para que não trabalhem a dança na escola, mas acredito que com boa vontade podem trabalhar sim, se o professor (a) não sabe ou não quer aprender dança, ele pode procurar, até mesmo entre os estudantes de graduação em Educação Física, alguém que goste e se disponha a ajudá-lo (a) com o conteúdo, como citado pelo Vitor Henrique. Acredito ainda que saber as famílias da dança, como giros, saltos, voltas, locomoção, transferência, etc., bem como a execução coordenada destes elementos, pode fazer com que o pior dos dançarinos esboce uma coreografia simples.
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Talisson dos Reis
em 5 de Novembro de 2011 às 12:11.
Quando se fala em dança com os alunos nas aulas de educação física, percebe-se que alguns ainda têm um certo receio e um pouco de preconceito, é possível trabalhar danças nas aulas de Educação Física, porém é preciso quebrar certos "tabus" e crenças que os alunos, principalmente do sexo masculino, têm em relação a mesma. Alguns dirão "Eu não sei dançar", "Dança é coisa de menina", "Eu quero é jogar futebol, não vim pra aula de Educação Física para dançar". O Professor precisa mostra para eles que isso está errado e que a dança é uma forma de expressão corporal da qual eles necessitam participar. Acredito wiviane, que os professores estão sim preparados para tal tarefa, o que falta é iniciativa por parte dos mesmos em acrescentar isso nas aulas de educação física, trabalhar a diversidade nas aulas de educação física e não ficar só no futebol, vôlei e basquete.
Abraço,
Talisson dos Reis.
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Marcelo Isidorio
em 5 de Novembro de 2011 às 12:41.
OLá Wiviane e demais participantes!
A graduação nos dá a base de trabalho nos mais diferentes conteúdos, por isso, é necessário q no nosso cotidiano a formação continuada seja uma constante!
Realmente o conteúdo Dança é pouco explorado em nossas práticas escolares, entretanto, tive uma experiencia altamente positiva com alunos do ensino médio (2° e 3° ano) neste conteúdo, onde a proposta foi problematizar a dança em suas diferentes formas, desde a influencia da mídia no comportamento das pessoas até discussões sobre questões de gênero, discriminação, liberdade de expressão, etc... Ah..., os alunos dançaram....foram divididos em grupos, escolheram ritmos, apresentaram trabalhos teóricos e práticos e o q eu menos fiz foi demonstrar alguma coreografia ou coisas do tipo. Eles atuaram realmente como protagonistas. Me surpreendeu a aderência dos alunos porque a ideia acabou movimentando toda a escola!
Alguns vídeos estão no youtube (postados por eles mesmos) e já projetamos para 2012 um Festival de maior abrangencia... Mas ressalto, os alunos como protagonistas!!!!
Saudações mineiras,
Marcelo - Itabira MG
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Damiao Alves de Lucena
em 5 de Novembro de 2011 às 13:13.
Viviane, a universidade não deixa nenhum profissional acabado, pelo proprio nome diz, ela universalizar o conhecimento assim como qualquer outro esporte ou pratica. O profissional tem se aprofundar e se apoderar deste conhecimento e diversificar ele na suas praticas. A dança hoje busca os seu espaço de valor na educação porque historicamente foi discliminada tanto como prática como saber, é como conteudo vamos ter que desenvolver mais atividades da dança como pratica aglutinadora junto a outras disciplinas para ganhar nosso espaço
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Daniel Filipe
em 6 de Novembro de 2011 às 12:15.
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Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 6 de Novembro de 2011 às 18:10.
Wiviane.Segundo o que foi dito no contexto de sua pergunta, quando sita que a graduação inicial (onde foi cursado o ensino superior) dos professores não consegue fornecer subsídio para as aulas de Dança na escola, creio que o curso superior só nos mostra uma gama de modalidades que podemos aplicar em nossas aulas, sendo assim, quem quer se aprofundar que procure estudar mais sobre determinado assunto, é o interesse do professor para com tal modalidade.
Apesar de saber que a Dança é de extrema importância em nossas aulas, quando a propomos como tema da aula alguns alunos se sentem retraídos, e não apresentam motivação alguma em participar de tal (acho que isso pode acarretar um desencorajamento, e assim ficamos receosos em nos aprofundarmos na modalidade).
Mas voltando sua pergunta inicial, eu no momento não me sinto preparado para dar uma aula de dança.
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Kaio Cesar Caldeira Soares
em 7 de Novembro de 2011 às 14:34.
Todos nós sabemos o quão é grande o leque de possibilidades que o conteúdo da dança se dispõe, mas devemos nos remeter para como está sendo trabalhado todo esse conteúdo, pois não é difícil perceber a falta de conhecimento dos professores de Educação Física sobre oque realmente é a dança, atribuindo-lhe apenas possibilidades no que diz respeito ao movimento e esquecendo-se da essência da Dança (reconhecimento de espaço, níveis diferentes, tempo, ritmicidade, etc.).
Outro fato é a metodologia utilizada para o ensino, que quase unanime se faz pelos métodos de repetição dos ditos movimentos ‘‘chapados’’. Isso ocorre praticamente em todos os ambientes, inclusive no escolar que é nosso foco principal, a educação física escolar que a meu ver trabalha a Dança apenas como forma de espetáculo (cultural/folclórico), em apresentações em datas comemorativas, por exemplo: festa junina, algum esportivo, gincanas, desfiles, etc.
Por fim vejo que o conteúdo da Dança deve ser trabalhado por nós futuros profissionais da Educação Física, não para formar profissionais dançarinos, e sim proporcionar uma vivencia pelos alunos de experiências de criatividade, imaginação, liberdade, domínio do corpo, pois aí sim estaremos trabalhando os conteúdos pragmáticos da Dança, e apesar do grande avanço da Educação Física não vejo ainda uma capacitação adequada nas instituições superiores sobre o conteúdo da Dança no processo de formação acadêmica.
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Francisco Roberto Carneiro
em 8 de Novembro de 2011 às 00:23.
A dança deve ser trabalhada sim no ambiente escolar, e quando digo ser trabalhada não quero dizer que deve ser ensinado coreografia de festa junina. Quando digo trabalhada é conscientizar os alunos sobre o seu corpo, ajudá-los a conhecer seu corpo e ensinar como um corpo pode ter muitas historias para contar. Creio que respeitando as faixas etárias e aplicando metodologias coerentes com o desenvolvimento da turma, pode ser uma grande alavanca no desenvolvimento integral do aluno.
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Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 21:00.
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Thúlio Luiz
em 8 de Novembro de 2011 às 22:37.
Acho que a dança é um dos conteúdos mais completos da Educação Física escolar. Nela conseguimos trabalhar expressão corporal de nossos alunos, movimentos variados, ritmo, atenção e etc. Na dança, o aluno tem uma autonomia de movimento que o torna mais crítico com relação ao convívio com os demais da sociedade. Objetivo este que a escola tenta atingir durante o ciclo escolar de todos os alunos.
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Wiviane de Souza Martins
em 8 de Novembro de 2011 às 23:01.
Gabriela, era exatamente isso que eu queria!!!
Hoje, chegar numa turma de qualquer ano do ensino fundamental II e anunciar que a aula do dia será de dança, com certeza muitos alunos como dito pelos colegas acima, se sentiriam inibidos de participar, e também nos depararíamos com grande resistência, principalmente dos meninos, que pensam que dança é coisa de menina.
Mas, tudo isso só corrobora em afirmar que todos esses problemas, vem da falta de preparo e medo dos professores de trabalhar com um conteúdo um pouco diferente; eu também concordo quando alguns dos comentários anteriores que afirmam que o professor não sai “pronto” da graduação, ele tem que buscar aprimorar seus conhecimentos de acordo com o que quer e precisa trabalhar com determinados conteúdos, mas eu acredito que parte desse receio com o conteúdo em questão, está no mínimo de carga horária destinada ao conhecimento dele durante o curso, ao passo que (estou falando por mim) tem dias que não dá vontade de ir para a faculdade sabendo que terei que ir mais uma vez para quadra para aprender os mesmos esportes de sempre.
Se nós professores de Educação Física saíssemos da graduação com uma bagagem de conhecimento um pouco maior sobre a dança, talvez esse problema não estivesse tão enraizado nas escolas, porque seria inserido desde a educação infantil, com joguinhos e atividades rítmicas, e assim como nos outros desportos, ir paulatinamente, aumentando o grau de complexidade das atividades desenvolvidas. Assim, esses problemas e preconceitos seriam minimizados, porque o conteúdo já faria parte da sua vida há muito.
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Eduardo Rodrigues
em 9 de Novembro de 2011 às 00:46.
Antes de tudo pergunto: por que não tem danças na escola? Por falta de conhecimento do profissional ou por negligencia da sociedade perante tal conteúdo? Sabemos, e não há como negar, que no âmbito escolar o conceito que se tem de dança é de que é algo pra “menininha”, ou apenas para o mês de festas juninas com a típica coreografia: é na palma da mão é na sola da bota... Acredito que a maior dificuldade dos professores para ministrar tal conteúdo é sua insegurança, uma vez que o mesmo prende-se a idéia de que: para ensinar dança é necessário ser um Baryshnikov; logo devido a esse bloqueio sempre haverá uma desculpa para não introduzir o aluno a esta prática corporal.
A fragmentação da dança, ou seja, coreografia, movimentos pré definidos e noções técnicas, são fatores limitantes também que amedrontam os professores, mas se ao menos dominassem os conceitos básicos da dança como: ritmo, espaço, fluência, peso e noção corporal, já poderia criar várias aulas abordando apenas um desses conceitos, e sempre propondo os mesmos com o uso das técnicas lúdicas. Concomitante a isto acho que o que realmente falta para “arriscar” aulas de danças na escola é a ousadia dos professores, para que saiam das quadrilhas juninas e utilizem da dança como um poderoso instrumento de noção corporal.
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Eduardo Soares Teixeira
em 9 de Novembro de 2011 às 23:16.
Muito boa a colocação do colega Waldir, pois essas modalidades precisa ser aplicada por um profissional qualificado para tal, capaz de passar toda a magia de uma representação corporal, e a importancia da dança em todas suas versões e cultura.
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Mauri Antunes Caldeira Neto
em 10 de Novembro de 2011 às 07:33.
A dança é uma área muito boa, para se dar em aula, sem falar que através da dança dar-se para tirar vaias lições e aprendizados, na graduação tive embasamento teórico e pratico para dar uma aula de danças, mas não pode se contentar somente com um ensino da graduação tem procurar estudar mais um pouco para ter um melhor desempenho nas aulas.
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Mariane Mendes Luiz Corrêa
em 10 de Novembro de 2011 às 10:40.
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Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 10 de Novembro de 2011 às 20:10.
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Leandro Stampini
em 21 de Janeiro de 2014 às 17:11.
Acredito que a dança deve ser trabalhada nas aulas de Educação Físcica, apesar de quando se fala em dança na escola, você percebe uma timidez, um certo receio e até um pouco de preconceito, principalmente por parte dos meninos. E para trabalhar com a dança na escola, a base que a graduação te proporciona não é suficiente, acreditando que o profissional precisa aprofundar mais no assunto, para que no momento da aula ele possa está mais seguro e possa proporcionar uma aula que desperte interesse nos alunos.
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Monica C. M. Souza
em 24 de Janeiro de 2014 às 02:16.
Car@s
A graduação em Educação Física trata a dança de forma superficial por uma questão obvia, Pofissional de Educação Física NÃO é Profissional de Dança. Pelas falas acima, muitos professores de educação física parecem estar confundindo as coisas. Ou mesmo sobre o propósito de intervenção e os conteúdos da sua área e competência profissional. A graduação em educação física não capacita NINGUÉM como professor de dança ou de qualquer outra atividade artistica. Poi Não é o propósito da educação física formar professores de dança.
Dança na escola é conteúdo obrigatória da disciplina ARTES. A formação academica em Dança se dá em Cursos específicos de Dança. Que é um curso da área de ARTES. Professor de Dança é quem tem uma GRADUAÇÃO (Licenciatura) EM DANÇA. O único curso que forma professores de Dança é uma licenciatura em Dança.
Existe uma diferença enorme da abordagem da dança pelas áreas de Artes e Educação Física. A dança na educação física é apenas uma atividade física instrumental. É uma ginástica travestida de dança que vida condicionamento físico, saúde e emagrescimento que é o objetivo de interevenção desta área e profissional
O profissional de educação física tem que estar preparados para atuar na sua área que é educação física e e isso NÃO tem nada a ver em atuar como professor de Dança ou de qualquer outra atividade artistica. Parece que temA t
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