A Justiça decretou a suspensão imediata da paralisação dos profissionais de educação, sob pena de multa a partir desta segunda-feira.

A Secretaria de Educação confirmou no dia 16/09/2011 que a Justiça acatou o pedido do Ministério Público Estadual e considerou a greve dos professores em Minas Gerais ilegal. Sendo assim, a Justiça decretou a suspensão imediata da paralisação dos profissionais de educação, sob pena de multa a partir do dia 19/09/2011. O valor da multa para o não cumprimento da decisão é de 20 mil reais, na terça-feira de 30 mil reais, na quarta de 40 mil reais e, a partir de 23/09/2011, multa de 50 mil reais por dia, até o teto de 600 mil reais. A paralisação já passa dos cem dias e o Estado já decidiu, inclusive, pela contratação de milhares de substitutos. O Ministério Público já havia recorrido à Vara da Infância e Juventude, mas o Juiz avaliou que não seria competência dele julgar o mérito. O MP então recorreu à Segunda Câmara Cível. Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a decisão ainda não foi oficialmente publicada na movimentação do processo. De acordo com a coordenadora do Sindicato Único dos Profissionais em Educação de Minas Gerais, Beatriz Cerqueira, os professores só vão tomar nova decisão na próxima terça-feira (20), quando a categoria realiza assembleia. Ela informou também que vai recorrer da decisão judicial.

Fonte: Rádio Itatiaia 16 de Setembro de 2011 por Ana Carolina Dias

 

Percebe-se o descaso do governo com a Educação de Minas e do Brasil a humilhação que os professores estão passando por um salário digno e reflete visivelmente no desenvolvimento dos alunos. Gostaria de conhecer a opinião dos colegas professores de Educação Física que se encontram inseridos na Educação Básica. 

Comentários

Por Mayra Pereira de Jesus
em 1 de Outubro de 2011 às 15:12.

O que eu acho estranho e até engraçado é que o governo de Minas diz que não tem recurso para pagar o piso salarial nacional mas tem recurso para contratar professores substitutos aos que estão de greve. Curioso isso não. É por isso que a educação no Brasil não melhora, porque os professores não sobrevivem com o salário de miséria pago pelo governo de Minas, aí temos que nos desdobrar e trabalhar em mais de um lugar, o que desgasta muito o profissional não só o da educação mais qualquer um que tenha mais de um emprego. Com isso vê-se a desvalorização do profissional da educação que se vê desmotivado a trabalhar. Até mesmo nos estudantes da graduação nos sentimos desmotivados em seguir carreira, pois gastamos tanto com o curso ate nos formar para depois recebemos um salário desses. Isso me deixa revoltada.

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 19:11.

Cara colega, eu não estou inserida na educação básica, porém faço estagio em escola, e minha mãe é professora e vejo pelo o que ela passa. Em minha opinião com essa decisão a educação só tende a piorar, pois igual a minha amiga Mayra falou, os professores tem que se desdobrar pra trabalhar em 2, 3 trabalhos para poder comer direito, e com isso os professores caem de produção, e os alunos que não tem nada haver sofrem com isso. O estado pode sim pagar o que os professores tão pedindo, tem que tem uma igualdade, pois muitos ganham pouco e poucos ganham MUITO, e enquanto a justiça estiver do lado do estado nada será melhorado para os professores e para a educação no nosso estado. 

Por Michella Silva Fernandes
em 21 de Outubro de 2011 às 16:23.

Na minha opinião os professores deviam ser os profissionais mais bem remunerados do paísÉ uma vergonha para nós brasileiros vivermos nessa situação sabendo o quanto de corrupção tem por aí.Os políticos com os bolsos cheios e os professores passando por essa humilhação!Fico indignada ,mas pelo menos parece que a classe está unida.Essa é uma questão social que devemos sempre estar atentos pois em breve seremos nós,futuros educadores físicos,que estaremos lutando por salários melhores!

Por Marcus Pires Silva
em 26 de Outubro de 2011 às 22:43.

Em minha opinião a greve é uma forma muito complicada para se falar pelo fato no seu momento está acaba atrapalhando outras pessoas como foi o fato da greve dos servidores que afetou grande parte das pessoas que necessitavam dos seus serviços, agora esta greve dos professores que afeta a população estudantil que não tem culpa do acontecido, mas a greve em si pelo visto é a única forma que tem para que as grandes patentes, claro o governo tome providencia para o fato, á greve é um movimento em qualquer parte de funcionários na qual reivindicam seus direitos como cidadão. Então por isso que vimos na grande maioria à greve por parte da população mais necessitada. Você já ouviu falar em um presidente ou um governador fazer greve para reivindicar salário? Nunca ou impossível, porque alem dos altos salários eles têm a cara de pau de roubar da população e são os primeiros a desconsiderar a greve ou tentar amenizar a greve sem solução dos problemas.

Por Mauri Antunes Caldeira Neto
em 9 de Novembro de 2011 às 18:20.

   O estado de Minas Gerais é o estado que tem o salário de professores mais baixos, eles então sentido em direto de fazer paralisação e até mesmo greve, disseram e fizeram, ficaram mais de 100 dias em greve geral e nisso o governo de Minas utilizando do seu abuso de poder colocaram que os professores tinham de voltar ao trabalho ou pagariam essa multa mais absurda que aumentaria a cada dia. Os trabalhadores não têm de abaixar a cabeça e sim fazer uma REVOLUÇÃO contra esse sistema em decadência que o capitalismo e sua pequena minoria que se beneficia do povo.

Por Roberio Pereira Batista
em 12 de Novembro de 2011 às 22:40.

Cara colega, eu ainda não estou inserido na educação básica, mas este é o meu objetivo. Estou no primeiro semestre (curso: Educação Física na Católica de BSB em licenciatura). Percebo sim este descaso com os professores e não é só em Minas, o descaso está generalizado. Fico feliz em saber da sua preocupação.

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.