Com o desenvolvimento de novas tendências/ metodologias, surgiram contestações e proposições que não mais justificam a utilização desta tendência de maneira predominante. A despeito disto, uma grande maioria de professores persiste em fundamentar suas aulas dentro deste panorama, numa contraposição a organização curricular da Matriz estadual e municipal e dos documentos norteadores da Educação Nacional.  então nos preguntamos: - Por que as aulas de Educação Física continuam com a predominância da abordagem esportivista? 

Comentários

Por Guilherme Tucher
em 19 de Outubro de 2009 às 19:08.

Prezado Maico. As divisões entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física tiveram por função contribuir com essa diferenciação. Percebemos isso na prática? O que mudou? Alguns profissionais ainda encaram o ensino do esporte (com suas regras formais e características específicas) como única possibilidade de ensino. Mas o que a graduação lhe mostrou de diferente?

Por Leize Demétrio da Silva
em 23 de Outubro de 2009 às 12:31.

Maico...uma aula diferente, com abordagem crítica, precisa que o próprio professor tenha esse perfil. Ora, o professor é produto de uma escola tecnicista, não são quatro anos numa IES (e considere que nas IES nem todos os professores trabalham numa perspectiva crítica), que farão ele adotar uma prática diferente. É necessário leituras, encontros para trocas de experiência, ousadia, desacomodação, descontentamento, argumentos, enfrentamentos...Passei por tudo isso.

Por Marcelo Isidorio
em 24 de Outubro de 2009 às 19:52.

Prezados Listeiros,

O Esporte, entendido como campo do conhecimento da EFI, parece não apenas ter sido adotado como seu principal objeto e intervenção prática, como chega até mesmo a confundir-se com ele, num processo q conhecemos como esportivização da EFI.

Criticar o esporte não significa desvalorizar a sua aprendizagem, ou mesmo desejar sua total desportivização, mas, sim, contextualizar a vivência de sua prática nas aulas, pois esta não se restringe ao domínio de suas técnicas.

A EFI não se justifica na escola se apenas propõe ações q podem ser vivenciadas em segmento não-escolar!

Um bom caminho, liesteiros, é propor ações conjuntas em sua cidade. Um fórum, uma mesa-redonda, enfim, estimular uma formação continuada!!!

Abraços,

Marcelo.

Por João Pessoa
em 24 de Outubro de 2009 às 22:02.

Caro Maico,

Tenho uma formação acadêmica profundamente tecnicista, tive em minha formação nos idos de 81 a 83, que ter uma boa performance em 13 disciplinas práticas, vejo o esporte como fenômeno social e não como produto da escola e atraves de seus fundamentos podemos sim formar cidadãos, mas, no oceano da Educação Física Infantil ele por si só não se justifica, faz necessário integralizar elementos da cultura, da ludicidade, da organização emocional, do ser gente (Paulo Freire). Não obstante, estão os elementos corporais, pois todo esse conhecimento dão o alicerce de totalidade na formação do educando. Refiro-me aqui a EFI como sendo a Educação Física da Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Prof. João Pessoa

CREF 000028G-RN

Por Mauri Antunes Caldeira Neto
em 10 de Novembro de 2011 às 08:02.

Muitos dos professores que se formam hoje em educação física não tiveram uma boa graduação ou simplesmente tem preguiça de planejar uma aula e nisso eles vão tentar reproduzir o que já sabem que o “rolar bola”, vão dar a bola para os alunos e vão colocá-los como se fosse realmente um jogo e não uma aula.

Por Pablo Vecchi Moreira
em 10 de Novembro de 2011 às 11:31.

Nos dias de hoje tudo que se discute é sobre o esporte . Ao caminharmos  após um dia de jogo da seleção nos depararemos com comentarios de todos os tipos . Isso demonstra que  cada dia mais o esporte esta ganhando força na sociedade . Dessa maneira ao chegar em uma aula de educação fisica os professores estão se esquecendo de que atraves do esporte pode se criar valores , e futuros cidaãos Brasileiros capazes de fazer um pais melhor . Dessa forma hoje em dia os professores querem é formar atletas e nao importa como , criando um estresse nas crianças que ao inves de estarem  se divertindo nas aulas ,estão sendo colocados a cada momento em situações que interrompem seu desenvolvimento saudavél. Acredito que tudo tenha seu momento , a hora das crianças fazerem aula de educação fisica na escola é um momento de lazer , quando se tornarem mais de idade as proprias crianças escolhem se querem entrar para o esporte ou só continuar praticando pelo prazer da atividade .


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.