Conversa com Paulo Freire
Hoje, 15 de outubro, dia da professora e do professor, levantei às sete horas, tomei meu café, fiz minha ginástica, dei minha corrida, tomei meu banho e fui conversar com Paulo Freire. Tínhamos marcado essa conversa semana passada. Ele estava, como sempre, disposto. Pedi que dissesse algo aos professores, neste dia que é deles. Ele mandou dizer o seguinte: “Penso que a liberdade, como gosto necessário, como impulso fundamental, como expressão de vida, como anseio quando castrada, como ode quando explosão de busca, nos vem acompanhando ao longo da história. Sem ela, ou melhor, sem luta por ela, não é possível criação, invenção, risco, existência humana.” (do livro Pedagogia da tolerância, Editora UNESP, página 161).
Comentários
Por
João Batista Freire
em 15 de Outubro de 2009 às 10:53.
Polinizadores de conhecimentos
Aqui em casa, quando chega outubro, a pitangueira se enche de flores brancas. Parece que ela tem o dom de enlouquecer as abelhas, que se atiram alucinadamente sobre as flores, sugando-lhes o néctar. Depois, voando por aí, polinizam as pitangueiras que encontram, disseminando a árvore pelos campos e morros de Florianópolis. As abelhas se parecem com os professores, que fazemos mais ou menos a mesma coisa. Quando somos éticos e respeitosos com nossa profissão, atiramo-nos sobre os conhecimentos e depois, pousando em cada aluno, fazemos com que se disseminem. Somos polinizadores de conhecimentos.
Por
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 15 de Outubro de 2009 às 11:53.
JoaoZin
Publico a tua homenagem a nós mesmos, em meu Blog http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/2009/10/15/dia-da-professora-e-do-professor-conversa-com-paulo-freire/#comment-94#comment-94.
Gostaria de ter lido a do Laercio, para colocar aqui, junto da tua. Todo ano, Laercio nos brinda com uma cronica do Dia do (meu) Professor de Educação Física…já são 10:30 da manhã, e ainda nada…
Mas vamos ao que interessa.
OBRIGADO, meu(s) Mestre(s) - JoãoZinho e Pereira! acrescento o meu irmão Lino, nessa lista… o Milléo, lá de Curitiba…
Não fui aluno de nenhum de vocês… não lhes frequentei as salas de aula. Seja na educação física curricular, seja na Faculdade.
Como aluno de sala-de-aula, acrescento a Katia e a Lenea, na especialização. Mais pelos ‘papos’ fora da sala de aula…
Mas o que me ensinaram!!!!
Quando participei de meu primeiro congresso de educação física, na companhia do Laercio, este me disse: fique atento não nas palestras, nas salas. O que realmente importa - e onde se aprende algo de novo - são nas conversas informais, nos corredores; mesmo que voce não participe, e fique só ouvindo o ‘papo dos papas’…
Isso, que tenho feito, nesses anos todos. Ouvindo-os, mesmo a distãncia (estou no Maranhão...) Leio o que escerevem.
E ouvir esses papos aqui nas comunidades do CEV, agora, representam mais que uma pós. Avidamente, todas as manhãs, abro o computasdor e vou direto ao CEV-Café, ao Blog do João, ao do Laercio… e quanos ensinamentos…
O Gafanhoto agrade ao(s) seu(s) Mestre(s);
Brigadão, Laércio
Brigadão, Lino
Brigadão, João
Brigadão, Kátia…
Brigadão, Milleo
Lenea, já se foi…
FELIZ DIA DOS (MEUS) PROFESSORES…
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 15 de Outubro de 2009 às 15:08.
Leopoldo,
Obrigada pela lembrança. Foi muito importante aquela passagem por terras maranhenses... Que estejamos sempre atentos a poesia da vida! Um abraço, Katia
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.