Sabe-se que o uso de substâncias ilícitas como forma de ganhar competições esportivas é um assunto polêmico e antigo. Ao longo dos anos inúmeras carreiras esportivas foram encerradas pelo uso do doping em busca de melhores resultados para os atletas. "Considera-se como doping a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários, ou contrário ao espírito do jogo. Quando duas destas três condições estão presentes, pode-se caracterizar um caso de doping, de acordo co o Código da Agência Mundial Antidoping (AMA)."

O último caso que repercitiu na mídia no Brasil, ocorreu no Grêmio na copa Sub-20. A equipe alegou responsabilidade do preparador físico (Diego Mello), o qual se defende da acusação dizendo que, todas as substâncias usadas pelos atletas (Mateus e Felipe)  vinham do departamento médico e da nutrição, o mesmo foi demitido e toda a suplementação da base do Grêmio foi cortada. Foi divulgado também o caso mais famoso do mundo, do ciclista Armstrong, que foi banido do esporte e perdeu os sete títulos conquistados durante a sua carreira, uma medalha de bronze olímpica e todas as premiações em dinheiro dos últimos 14 anos. Isso tudo se deve pelo anseio do competidor (atleta) em ganhar uma medalha, em ter reconhecimento internacional, em ultrapassar suas próprias limitações; faz com que eles burlem as regras e utilizem várias substâncias que causam diversos efeitos como: o aumento da capacidade física, cardiorrespiratória e muscular; concentração e a precisão de um gesto esportivo.

No entanto, cabe pensar, até quando este desejo de vitória pode ser prejudicial à saúde? Sabendo das inúmeras consequências que pode ocasionar para o atleta, o que leva um profissional esportivo a "jogar no lixo" a sua carreira construída ao longo dos anos? E você, o que pensa sobre essa polêmica? Registre aqui a sua opnião!

Comentários

Por Raíssa Carla Gomes
em 20 de Março de 2013 às 11:13.

 

O que foi descrito acima demonstra de forma bastante resumida a maneira pela qual os atletas encaram o esporte na atualidade, sendo o desejo de alcançar o status e o prestígio que o mesmo pode proporcionar o principal objetivo destes atletas, e para atingir tal objetivo o corpo humano é utilizado como principal instrumento, recebendo injeções de substâncias que de alguma forma estimulam e auxiliam na melhoria do rendimento por parte destes atletas esportivos, afinal esperamos que os atletas cuidem rigorosamente de suas carreiras, não aceitem amostras grátis, nem acreditem em terapeutas não médicos e os culpados sejam excluídos do esporte, afinal a população precisa de ídolos limpos, que estão fazendo falta entre nós.

Por Samara Moura
em 21 de Março de 2013 às 14:54.

 

Acho desprezivél a maneira ao qual os atletas estão tentando burlar o doping para alcançar a vitória a qualquer custo, não é só trapacear é colocar a propria saúde em risco para alcançar uma medalha, a fama, os resultados. Sabe-se que o uso de substâncias ilícitas como forma de ganhar competições esportivas é um assunto polêmico e antigo. Ao longo dos anos inúmeras carreiras esportivas foram encerradas pelo uso do doping em busca de melhores resultados para os atletas. “Considera-se como doping a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários". Enfim, o controle do doping garante a ética desportiva, oportunidades iguais para os praticantes e por fim a proteção do saúde do atleta, além do mais é importante que no esporte tenhamos exmplos de atletas, já que muitas crianças se assemelham a tais campeões.

Por Ivo Augusto Silvino Figueredo
em 21 de Março de 2013 às 16:10.

Tapar os olhos e dizer que atletas de competições de alto rendimento não se utilizam dessas substâncias é no mínimo ignorar toda a história dos esportes de alto rendimento. Todos nós sabemos que essas substancias existem e são fáceis de serem manipuladas e utilizadas. Uma grande maioria desses atletas se utiliza delas, pois são atletas passiveis de lesões e necessitam de recuperação rápida já que dependem do corpo para viver, bem como aprendem que competir em alto rendimento é superar limites, e para vencer necessitam superar os limites de seus adversários, que provavelmente estão "dopados". Partir da argumentação de que essas substancias fazem mal à saúde vejo que não é um argumento muito válido, pois está mais que comprovado que esporte é saúde, porém esporte de rendimento não tem nada a ver com isso. Além de tudo isso é necessário considerar que a pesquisa e produção dessas substancias anda quilômetros à frente do que a Agência Mundial Antidoping consegue descobri-las. Penso que essa será mais uma das eternas discussões no esporte, e não julgo ninguém pela utilização ou não dessas substâncias, cabe ao atleta e sua equipe julgar a necessidade de se "dopar" e se conseguirá dormir tranquilo sabendo que precisou de um auxílio genético para se tornar um vencedor.  

Por Jenniffer Querollen Fernandes
em 23 de Março de 2013 às 09:55.

Dizer que tal fato não ocorre é muita ignorância,ultimamente isso tem acontecido com muit mais frequência do que imaginamos e ouvimos falar na mídia, atletas de alto rendimento utlizam substâncias tóxicas e agressivas ao organismo para ultrapassar seus limites tanto físico quanto psicológico. O corpo do ser humano é muito sensível, necessita de cuidados especiais, certos atletas injetam substâncias desconhecidas que são indicados muitas vezes por pessoas que não têm nem conhecimento do que ela possa causa.. simplesmente porque ouviu falar que estimulam e auxiliam em um melhor rendimento, mas não sabem os efeitos colaterais que causam. Inúmeras carreiras esportivas já foram encerradas por uso de doping e mesmo assim os atletas não se conscientizam de tal problema, e será uma questão que nunca haverá solução pois a ilusão de adquirir resultados rápidos e eficientes, ganhar prêmios e competições de alto nível; são muito maiores do que a própria saúde e o conhecimento dos limites de seu corpo, precisamos de atletas sim...mas saudáveis e corretos para que possam dar bons exemplos para a nova  geração que buscam tal reconhecimento.

Por Suzana Maria da Silva Jorge
em 23 de Março de 2013 às 13:04.

Qual preço tem uma medalha, ou um novo recorde, ou ser o melhor do mundo? Para muitos atletas, isso pode custar toda sua carreira esportiva. O uso de produtos estimulantes, pode ser um perigo para um atleta, trás vantagens? Pode até ser que traga no momento, mais e amanhã? Quais consequências esses produtos vão trazer para o atleta? Tavez não seja só os atletas que tenham que se ligar do mal que esse uso trás para a carreira, talvez seja também o preparador físico, o médico, o treinador, afinal de contas, é um trabaho de equipe, são vários olhos em cima do atleta, sem contar a mídia, que cai matando quando sabe de um caso de doping. Vale pensar se realmente é necessário/válido o uso de substâncias para um melhor desempenho e por em risco toda uma carreira esportiva, que como é o caso do Armstrong, era uma carreira de anos.

Por Armânio Guilherme Bento
em 23 de Março de 2013 às 14:35.

   A  formação esportiva  precoce      vem crescendo  assustadoramente    nos últimos  anos principalmente nos país orientais e em  países do leste europeu  pois  a  necessidade de  criar novos  atletas  em tempo  recorde  é a principal  causa deste fenômeno  não só visando as   olimpíadas  de  2016  , mas  isso já faz  parte da  cultura deles , enquanto que  aqui no Brasil   este  fenômeno  só  aparece   no futebol  devido   a   ganância  de  alguns visando apenas os lado  financeiro, não podemos  deixar de citar  a culpa por   parte da imprensa  que  quer   criar um mito   a cada dia.No  meu modo de  ver aqui  no Brasil esse fenômeno só aparece em épocas  de  Olimpíadas, Jogos  Pan-americanos etc.,  para outras modalidades esportivas ,todos  nos profissionais  de Educação Física sabemos que  não se  faz  um   atleta  da noite por  dia.  Os governo cria projetos  esportivos mirabolantes   visando apenas   a participação nestes  eventos,  projetos que  não tem continuidade   que  desaparecem de  uma  hora para  outra, os   mais agravante e que muitas  das vezes  crianças e adolescente estão sendo orientadas  de  formas  intuitivas   por   pessoas que  não tem nenhum planejamento  pedagógico.      

          Armânio ,   curso de Educação Física  da UFOP . 

Por Adriano Figueiredo
em 23 de Março de 2013 às 20:44.

 

-Discente: Adriano Figueiredo.
-Disciplina: Pedagogia da Educação Física.
-3º Período na UFOP.


 

O dito ser humano perfeito, imbatível, capaz de quebrar recordes e acumular tantas vitórias incontáveis sempre estará vivo na mente das pessoas. E para se alcançar esse bojo, muitos atletas de fato utilizam métodos ou substâncias proibidas. Tais como: substâncias dopantes: estimulantes; analgésicos narcóticos; agentes anabolizantes; diuréticos e hormônios peptídicos e análogos etc e tal...

Contudo, há de se mencionar um fato curioso e importante também, que é o do esperado e tão planejado "Doping genético" pela Ciência do Esporte. Ao qual algumas técnicas genéticas poderão ser usadas em um futuro não muito longínquo com mudanças sistemáticas da constituição genética que poderão significar tanto a mais ganho de força explosiva e também de resistência de força.

Uma dessas técnicas é o estímulo à produção de hormônios por meio de alteração dos genes.
A outra maneira que os atletas podem se beneficiar geneticamente consistirá em alterações na parte genética de modo a adequar a estrutura do corpo do desportista às necessidades de seu esporte em questão.
Contudo, ainda está um pouco distante essa última situação mencionada, porém, muitas coisas evolutivamente podem vir a ocorrer ainda sem que se imagine ou pare para se pensar...

Percebe-se que o doping no esporte está cada vez mais evoluindo com o objetivo de tentar burlar as leis e os controles que existem no esporte de um modo geral e atual. E um ponto a se mencionar aqui, é que na verdade, o papel social dos educadores físicos é poder encarar estes fatos como estímulos para que estes também evoluam, junto com a tecnologia e com estudos voltados para assuntos ligados na respectiva área de trabalho.
Assim como o próprio "doping" no esporte, e não somente se ficar com restrições a aulas práticas que desenvolvem corpos mais musculosos e que geram atletas campeões.
Embora pareça pessimista em dizer que isso muito provavelmente não irá mudar na concepção de vida do ser humano, pois a realidade querendo ou não é esta e vai continuar sendo assim!
O ser humano sempre tentará encontrar maneiras e mais maneiras de satisfazer cada vez mais o seu ego, suas vaidades, suas prepotências e curiosidades com relação a qualquer forma e uso de poder...

Sendo assim, atletas de alto rendimento, sempre irão ter que recorrer a esses mecanismos ou métodos da evolução científica; e, caso apenas uma ovelha desgarrada continue a fazer uso de tal situação; sempre este um, condicionará e fomentará o meio à qual se está inserido e o os outros também assim o farão por causa de o nível ser diferenciado e com um aumento significativo em relação ao não uso de nenhum mecanismo deste tipo. 
Pois o sistema, o meio, determinará que isso seja sempre buscado pelos outros para que assim, estes possam competir no mesmo nível daquele à qual fizera uso de recursos ilícitos e não fora encontrado nada em seus exames...
Porque o que se busca alcançar com isso é cada vez mais poder, fama, "status", dinheiro, contrapondo-se assim à essência e busca pela saúde, ao conceito de Esporte, de ética, honra ou qualquer outra situação semelhante.

Por Danielle Costa de Sousa Santos
em 27 de Março de 2013 às 00:16.

Atletas que se submetem ao uso de substâncias proibidas sabendo que podem ser descobertos assinam sua própria sentença. Cada vez mais alguns atletas usam substâncias proibidas, para se auto promoverem, somente para serem os melhores? Apesar de que não deveríamos julgá-los, pois só quem se submete a isso é que pode explicar. Quando são descobertos terão que encarar a situação e muitas vezes pagam caro por suas atitudes ,e o pior é a vergonha, a perda da credibilidade e ausência da confiança perante as outras pessoas. O uso de substâncias proibidas com certeza encerram carreiras esportivas.

Por Lidiane Cristina Estevam
em 29 de Março de 2013 às 14:21.

Quando os valores são deixados e tudo o que se pensa é no quanto lucrativo pode ser,até mesmo o esporte sucumbe a isso.São regras,estruturas,PESSOAS,que são mudadas em função do sucesso,dinheiro,fama.A muito o esporte deixou de ser só espetáculo,para ser uma indústria e outras manifestações muitas vezes políticas.Por isso muitos atletas se perdem no objetivo e buscam outros caminhos,assim ocorre na música e outros meios.Perdem o verdadeiro valor do esporte.

Por Isabela Bastos
em 1 de Abril de 2013 às 09:06.

 

Atletas que usam de produtos dopantes para “levar vantagem” sobre o adversário, pra mim querem fazer aqueles que torcem por eles e o resto do mundo de bobos. Creio que além de trapaceiro, é um verdadeiro covarde quem “faz de conta” que está preparado, porque treinou, e simplesmente usa de meios mais fáceis para adquirir a vitória. Competidores de inúmeros países já foram pegos no exame anti-doping, inclusive o Brasil. Depois de ter dado um show  nas raias dos Jogos Pan-Americanos em 2007, a nadadora Rebeca Gusmão além de ter que devolver as quatro medalhas que conquistou na época, foi banida do esporte.  O motivo?  Alto índice de testosterona no sangue, mas creio que muitos desconfiaram assim que viram as notáveis mudanças físicas. Eu mesma cheguei a comentar com minha mãe, na época dos jogos, o tanto que ela tinha crescido, relacionando a músculos e a estrutura óssea.

Agente questiona, como pode se prejudicar dessa forma? Será que eles acham que nunca serão pegos? Será que vale a pena arriscar o que já conseguiu por mais tempos de glória?  Vale de tudo para se achar o melhor? Porque trapaceando, não será o melhor. Resumindo, o uso de produtos dopantes FAZ BEM AO ORGANISMO E A VIDA DO INDIVÍDUO COMO UM TODO? Pelo que se sabe não. Apenas promove a ele males que prejudicam seu corpo, sua mente, criando uma situação desmoralizadora. O uso destes produtos acarreta no atleta impotência sexual, câncer, envelhecimento precoce, desequilíbrio hormonal, desmoralização social, além de ser considerado um individuo fora da lei. Mas então por quê? E para que?

Por Marcos Paulo de Souza
em 1 de Abril de 2013 às 09:55.

 

Nome: Marcos Paulo de Souza

Período: 3º

Matricula: 702084

Disciplina: Pedagogia da Educação Física

7º Comentário:

  O doping é algo antigo e corriqueiro no esporte de alto rendimento, para se alcançar a fama, o topo, os recordes, muitas vezes os atletas se submetem as estes métodos não éticos para o meio esportivo, Isso vem ocorrendo com maior frequência nos dias de hoje onde muitas vezes algumas dessas substâncias conseguem ser mascaradas não podendo ser detectadas com os exames corriqueiros. Com o uso das substâncias proibidas o esporte perde seu valor principal que é a busca pela saúde. Quando descobertos nos exames os atletas muitas às vezes estão acabando com suas carreiras, pois, perdem patrocínios importantes, perdem credibilidade e principalmente a confiança das pessoas.

Por Thiago Menengucci Rodrigues
em 2 de Abril de 2013 às 13:32.

Como todos aqui, discordo plenamente da utilização das substâncias nas competições esportivas. Quem as usa, em comparação com os que provavelmente não o faz, terá uma grande vantagem no resultado final, e isso é coisa óbvia. Porém, como foi relatado em um dos comentários acima, ignorar que no esporte de alto rendimento os atletas em algum momento tiveram contato com substâncias proibidas, seria ignorância.

Os atletas, por saberem que seus adversários já tiveram contato com substâncias que aumentam siginificativamente os resultados e os recuperam de lesões físicas pelo desgaste dos treinamentos intensos e algumas vezes insanos, se sentem diretamente estimulados a também utilizarem de tais produtos.

Ainda assim, os treinadores e preparadores destes atletas tem de produzir um cronograma de treinamento que melhore a capacitação e resultados finais, além de proporcionar a recuperação adequada dos atletas de alto nível sem que disponham de substâncias ilícitas para tal.

Por Ivo Augusto Silvino Figueredo
em 3 de Abril de 2013 às 00:26.

 

Estamos sendo um tanto quanto moralistas nesse debate, e tapando os olhos para o que realmente acontece no esporte de alto rendimento. Irei argumentar com fatos sobre grandes ídolos do nosso esporte, que muito nos orgulharam e orgulham nesse mundo, porem caíram em tentação. Entendam não estou fazendo o papel do advogado do diabo, apenas apresento um mundo até então desconhecido por muitos.   

César Cielo: Pego no exame antidoping em 2011, com um fármaco chamado FUROSEMIDA, a Agência Mundial Antidoping inclui a furosemida, assim como outros diuréticos, na sua lista de substâncias proibidas, pois pode ser utilizada para mascarar o consumo de outras substâncias dopantes.

Reportagem: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/cesar-cileo-e-pego-em-antidoping

Maurrem Maggi: pega no exame antidoping em 2003, apresentava CLOSTEBOL METABOLITE, um esteroide anabólico que devido a sua atividade anabolizante proteica, é utilizado para cicatrizações mais rápidas e uma recuperação de lesões ou micro lesões mais eficiente.

Reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u63040.shtml

Giba: Pego no exame antidoping em 2003, continha THC (principio ativo da canabis sativa, vulgo maconha) no sangue. Não possui influencias de melhoria do desempenho, mais é muito utilizada por estimular a secreção de hormônios que dão a sensação de prazer no corpo. É uma substancia considerada ilegal ate fora do mundo esportivo.

 

Reportagem: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/38313/

 

Agora me pergunto se alguém deixou de considerar esses atletas heróis nos esportes em que praticam, nas condições que essas modalidades são oferecidas no país. Ate os mais moralistas desse debate se emocionaram e se sentiram mais patriotas ao ver cada um desses em um pódio olímpico. Vamos abrir os olhos para o mundo. Pergunte a cada um deles se o doping foi um fim de carreira para eles! Pelo que vejo hoje em dia o não é evidente como resposta. Um debate rico se constrói com argumentos e não moralismos.

Por Otávio Soares
em 3 de Abril de 2013 às 16:19.

Otávio Soares

Diversos atletas do mundo inteiro, utilizam de substancias proibidas para obetrem um melhor resultado durante as competições, afim de que com a utilização destas as competiçoes sejam vencidas. A maioria dos atletas que são pegos no exame de Doping, abandonam sua carreira profissional ou são punidos, pois eles não etrão um desempenho tão alto sem a utilização destas substâncias. Cada caso é diferente um do outro, varia de acordo com a substância, quantidade e etc.

Com isso muitos atletas abandonam suas carreiras. O profissional de educação física deve orientar estes a não cairem na besteira de tomarem estas substâncias e serem competentes, capazes de auxiliar o atleta a ter um resultado a nível para ganhar comepetições, através da periodização de treinamento específicos para cada atleta.

Por Karine Marlleny Neves Corrêa
em 5 de Abril de 2013 às 13:45.

Percebe-se que atualmente não existe aquele esporte feito com amor e sim feito apenas com dinheiro e por ele. Muitos atletas deixaram de pensar na pratica de esporte como uma forma de bem estar para a vida e preferem jogar isto no lixo ao se utilizarem que substâncias ilícitas para obter melhor desempenho e mais premiações. É deplorável como se tem levado a vida esportiva na atualidade, atletas que põem em risco suas carreiras e ainda por cima as suas vidas. É papel importante do profissional de educação física como orientar e treinador deste atleta que fiscalize que demonstre para seu atleta o quão será prejudicial para a sua carreira e sua vida segui esta opção.

Por Mauro Afonso de Jesus
em 5 de Abril de 2013 às 15:09.

É, sem sombra de dúvida que muitos atletas fazem uso de substâncias proibidas para conseguirem melhor resultado. Isso acontece com muita freguencia porque são atletas que não são bem orientados , e que por traz de sua" vitória momentânia" estão várias pessoas que só querem retorno financeiro , e não está nem aí com o seu condicionamento físico de atleta. Por isso é muito impotante a participação de um bom profissional de Educação Física para orientar os futuros atletas em todas as categorias. Também é necessário uma fiscalização por parte das autoridades competentes em punir laboratórios, fornecedores desses produtos inlícitos e todas as pessoas envolvidas nessa sujeira. É hora de reunir todos aqueles que gostam do esporte e estão responsável por ele, para que possam de uma forma efetiva fazer um trabalho para que esses atletas competem pelo amor á pátria, seus sentimentos e que  valorizem  mais o seu esforço.

Por Atiley Carolina Perdigao
em 5 de Abril de 2013 às 15:36.

O esporte a cima de tudo deve ser praticado para gerar um sensação de prazer, de bem estar  nos participantes, contudo quando um praticante se torna atleta e decide seguir este caminho de competição tem o anseio de se destacar na sua modalidade, e acaba fazendo uso substância impróprias  para se favorecer, indo contra umas das principais regras do cenário esportivo, o doping, essas substância favorecem no desempenho do atleta mas é extremamente prejudicial a saúde do mesmo, mas a vontade de vencer na maioria da vezes grita muito mais alto. Controlar os métodos utilizados pelo atleta para se tornar cada vez melhor, é em parte responsabilidade do seu técnico, que deve sempre deixar claro para seu aluno que o período de preparação no campo dos esportes é longo e árduo e que não há outra forma de atingir seus objetivos sem ser prejudicado do que levar os treinos a sério buscando se superar a cada dia, as recompensas que veem dessa forma são muito mais gratificantes e com toda certeza seu desempenho será muito melhor.                                        

Por Atiley Carolina Perdigao
em 5 de Abril de 2013 às 15:36.

O esporte a cima de tudo deve ser praticado para gerar um sensação de prazer, de bem estar  nos participantes, contudo quando um praticante se torna atleta e decide seguir este caminho de competição tem o anseio de se destacar na sua modalidade, e acaba fazendo uso substância impróprias  para se favorecer, indo contra umas das principais regras do cenário esportivo, o doping, essas substância favorecem no desempenho do atleta mas é extremamente prejudicial a saúde do mesmo, mas a vontade de vencer na maioria da vezes grita muito mais alto. Controlar os métodos utilizados pelo atleta para se tornar cada vez melhor, é em parte responsabilidade do seu técnico, que deve sempre deixar claro para seu aluno que o período de preparação no campo dos esportes é longo e árduo e que não há outra forma de atingir seus objetivos sem ser prejudicado do que levar os treinos a sério buscando se superar a cada dia, as recompensas que veem dessa forma são muito mais gratificantes e com toda certeza seu desempenho será muito melhor.                                        

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Abril de 2013 às 18:12.

O primeiro relato de doping ou de uso de substâncias estimulantes na história dos esportes, ocorreu na China, na dinastia Chen em 2700 a.C;quando o Imperador Shen-Nung, pai da Acupuntura, relatou utilizar uma planta local chamada “machuang” ou ma huang, com altas concentrações de efedrina, utilizada por lutadores e desportistas chineses como estimulante para dar ânimo e coragem nas disputas. Na década de 50 iniciou-se o uso de anabólicos esteróides principalmente pelo bloco oriental.ara garantir a ética no esporte e a integridade física de seus usuários, os únicos suplementos permitidos para o uso em atletas, segundo o Ministério da Saúde, são os Hiperprotéicos, os compensadores também conhecidos como Hipercalóricos, os aminoácidos como BCAA, as Bebidas esportivas e os carboidratos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.