Fui selecionado para participar do Projeto Compartilhar, que visa promover a escolarização dos funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Porém, quando fui pesquisar sobre a Educação Física no EJA, percebi que são pouquíssimas as referências confiáveis. Abro este debate com o intuito de compartilhar conhecimento e, se possível, gostaria que alguém me enviasse alguma sugestão para leitura.

As turma que trabalharei são bastante diversificadas, tanto no número de discentes quanto à idade deles. Algumas turmas chegam a ter somente dois alunos, pois os outros desistem na metade do período letivo. Por conta disso, creio que será bastante difícil pensar em dinâmicas ou até mesmo numa proposta de interdisciplinaridade. Estou pensando em começar minhas aulas com alguns jogos cooperativos até conhecer a turma. Entretanto, tenho medo quanto à aceitação das atividades, que eles possam pensar que sejam brincadeiras infantis.

Espero que me ajudem!

Desde já, agradeço a colaboração.

Comentários

Por Karlla Andréa Azevedo da Cunha Moura
em 22 de Outubro de 2009 às 21:36.

Oi ! Também trabalho com EJA, tenho uma turma de 7 alunos em média de 34 a 56 anos de idade, sei como é, no começo o que colocar pra uma turma dessa né? Mais o trabalho é maravilhoso, vou te dar exemplos do que fazer com eles, de acordo com minha experiência. Num primeiro momento conversei com eles para saber o que gostavam de fazer, o que queriam aprender na disciplina e o que achavam da Educação Física. Muito bom, por que eles colocaram assuntos de todos os âmbitos da área. Acredito que devemos junto com eles formar o programa de aula. Destacaram assuntos como alimentação, hábitos higiênicos, hábitos saudáveis, alongamento, obesidade, colesterol, diabetes, problemas posturais, atividades físicas e muitos outros. Falamos sobre assuntos que servirão de maneira intensa em suas vidas, o tempo é curto e não dá pra falar sobre tudo. Em relação às dinâmicas é bom sim fazer, jogos que trabalhem coordenação, equilíbrio, as qualidades físicas em geral, socialização, a competição de maneira sadia, os esportes de maneira adaptada, enfim, trazer todo programa de aula para realidade deles. Espero que tenha ajudado de alguma forma. Sucesso!!!! Ah não esqueça de fotografar, eles adoram ver seus trabalhos expostos!!!

Por João Pessoa
em 22 de Outubro de 2009 às 22:55.

Caro Patrick,

Trabalhar com a EJA é realmente complicado por existir tamanha defasagem etária. Trabalhei por mais de cinco anos com a EJA, só vim obter sucesso nas aulas quando compreendi o que realmente seria necessário, àqueles alunos. Todos ou em sua maioria tem baixa auto estima, falta-lhes confiança e por outro lado a vontade de alcançar algo que ainda sonha. Partir aí a procurar e pesquisar os sonhos dos alunos, pois tinha alunos de 16 anos que sonhava em ser jogador de futebol e outros de até 60 anos que tinha como grande sonho a capacidade de ler e escrever. Apesar dos sonhos distantes, todos precisavam acreditar em si mesmo e foi assim, que montei um programa onde tinha como base a meditação e mentalização, além de aulas de relaxamento e paralelamente trabalhava o condicionamento físico e as habilidades motoras para os interessados. Sendo que todos vieram a conhecer o outro, a auto se conhecer e se valorizar cada vez mais. Para isso, foi preciso buscar um aprofundamento nos elementos de iniciação à meditação transcendental com a base do Dr. Deepak Chopra.

Atenciosamente,

João Pessoa

CREF 000028G-RN


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