Tendo-se acesso às últimas  Provas do ENEM verifica-se que há nelas questões de Educação Física. Sabemos que nas escolas a visão que se tem é só de aulas práticas, embora haja estados e municípios que constam no currículo aulas teóricas em salas de aulas. Aqui na Bahia há um documento da Secretaria de Educação onde se diz que a teoria pode ser passada na quadra antes da prática. É evidente que isso pode ser feito em relação às regras dos desportos e os conhecimentos sobre fisiologia e outros? Sabe-se que há discentes que têm dificuldades em reter os conteúdos das matérias vistas em salas e que têm uma carga horária maior do que educação física. Como vão então adquirir as capacidades e habilidades inerentes aos assuntos teóricos de educação física? Como os discentes responderão às questões do ENEM sobre o tema? A minha preocupação com isso levou-me a enviar e-mail para O Ministério da Educação e a resposta foi que eu procurasse a Secretaria de Educação do meu Estado. Como já conheço o posicionamento da SEC/Ba, embora não seja docente do estado e sim do um município de Lauro de Freitas, onde há aula teórica apenas uma vez por semana, quando todo psicopedagogo sabe que uma aula é insuficiente para o aprendizado, não fiz nenhum contato e encaminhei de volta o e-mail dizendo que esse era um fato que deveria ser resolvido pelo MEC. Nenhuma resposta mais foi postada pelo Ministério. Assim posto esse tema para um novo debate.

Comentários

Por Francisco Jamax Bezerra Guilherme
em 12 de Fevereiro de 2011 às 13:44.

Oi Jaquaracy Conceição, aqui no Ceará, mais especificamente na 5ª Coordenadoria de Educação, na região norte do Estado, as aulas são teóricas e práticas, sendo a prática no contra turno, isto no ano passado, e claro só esportes coletivos, assim não dava para conciiar o que era estudada na teoria com a prática, havia muita exclução, desânimos por parte dos alunos, baixo aumento de reprovação na disciplina e muito pedido de despença das aulas práticas, neste ano após revendicações, negociações e explanações cientificas de aulas no mesmo turno foi solicitado e a Coordenadora incluiu as aulas no mesmo turno, desta forma oferecer um ensino de qualidade ao educandos, e conseguimos, o que quero dizer com isso que tente mobilizar os colegas e mostrar através de um estudo cientifico que o Ensino da Educação Física é através de aulas teóricas e praticas, ou seja a práxis da educação, assim teremos um ensino e apredizagem de qualidade.  

Por Jaguaracy Conceição
em 12 de Fevereiro de 2011 às 16:53.

Olá Francisco, bom saber que vocês já trabalham com as aulas teóricas. Agora em relação ao número de aulas, quantas há por semana entre práticas e teóricas? A minha proposta é fazer com que essa discussão chegue ao MEC, porque não é possível que isso fique a cargo de cada estado ou município. Tem que haver uma normatização de Brasília, porque quando vamos para os parâmentros curriculares, encontramos temas que devem ser trabalhados teoricamente, mas na realidade isso não ocorre. O que tenho observado também, é que uma boa parte do corpo docente quer a permanência desse "satus quo" pois há os que temem a sala de aula, além dos que não querem as aulas práticas no mesmo turno como no  município onde trabalho. Creio que essa deve ser uma bandeirade luta de todos aqueles que enxergam a matéria no mesmo patamar das demais.

Por Leandro Batista de Sousa
em 13 de Fevereiro de 2011 às 17:08.

Olá jaguaracy, também concordo com vc, mudanças num contexto maior é realmente lenta, demanda um amadurecimento da classe como um todo, aqui no estado de SP, a rede estadual tem uma proposta neste sentido exigindo um currículo mínimo em todas as matérias oferecendo aos professores inclusive nós da Ed. Física um caderno do professor com algumas considerações e sugestões de conteúdos com referências em cada tópico, e um caderno do aluno com algumas atividades que contribuem para a compreesão destes conteúdos, este ano completa 4 anos da implantação, no entanto temos apenas 2 aulas semanais dentro da grade, no meu ponto de vista ainda falta aqui para nós aqui no estado de SP, ações para troca de experiências entre os professores da rede uma vez que algumas vezes percebo que consigo atingir aprendizagens significativas em alguns conteúdos mas não é sempre, falta para mim condições de estudo desta prática, algumas vezes ficamos sem motivações e idéias criativas que envolva significativamente os alunos, apesar de vir com sugestões algumas não se enquadram no contexto de minha escola, imagino que alguns professores conseguiram também algum resultado, do mesmo modo sei de professores que simplesmente ignoram o material e solta a bola, nem ao menos proporcionando a inclusão de todos alunos. No entanto acredito que o MEC poderia criar cursos a distância  e espaços como este aqui no CEV poder ter uma maior divulgação e participação dos colegas de classe o que a gente percebe pouco envolvimento ainda, mas acredito que aos poucos conseguiremos mudar sim esta realidade com uma certa paciência sem deixar de fazer-mo nossa parte.

Saudações

Por Francisco Jamax Bezerra Guilherme
em 13 de Fevereiro de 2011 às 20:46.

Temos duas aulas semanais por série, no caso uma teórica e outra prática, mais infelismente, por motivo da esportivação enraizada na cultura de nossa sociedade, damos aulas extras, por exemplo, interclasses, intercolegial, ou mesmo para selecionar as equipes esportivas da instituição de ensino, nada contra o esporte, pois o mesmo faz parte do conteúdo da Educação Física, mas que proporcionem mais aulas semanais para nossa disciplina. Ora temos um avanço, ora não, mais levanto e defendo a bandeira do Ensino da Educação Física Escolar

Por Vitor Sousa Rodrigues
em 16 de Março de 2011 às 17:18.

oi pessoal sou novo na comunidade e gostei do debate,e digo nem todas as aulas precisao ser praticas e muito menos esportivas e se forem esportivas pq naum ensinar mais qe esportes?!

Por Maico Regis Silva
em 30 de Março de 2011 às 21:21.

Quiliom_mrs@hotmail.com

 

Por Maico Regis Silva
em 30 de Março de 2011 às 21:22.

Educação Física surgiu no cenário escolar com uma prática sistemática de movimentos corporais e posteriormente tomou corpo teórico e evolui para um campo do saber chamado de cultura corporal, logo, este campo de saber dispõe de seus aspectos práticos e teóricos, deste modo as aulas de Educação física escolar deveriam possuir sistematicamente e equilibradamente as duas coisas, sendo equívoco a ausência de uma destas partes, fato esclarecido pela LDB (9.394/96) no art.61 inciso I, que enfatiza a não dissociação entre as duas coisas, quando falamos em aulas práticas ou teóricas estamos dizendo que não sabemos ministrar aulas, pois estamos dissociando as duas coisas, além disto esta expressão aulas teorias, aulas práticas reflete uma visão medíocre que divide o homem corpo do homem mente tão criticado no passado, sabe-se que muitos professores contribuem para a construção desta visão quando trabalham suas aulas sem a fundamentação teórica, porém, quando ministramos nossas aulas sem a aplicabilidade prática, também construímos a mesma divisão. 

Temos diante de nosso o caminho da aceitação no universo hipocinético da escola quando aceitamos a domesticação do corpo, pois neste espaço não existe lugar para o corpo em ação, somente a mente é valorizada, esquecemos que o corpo que leva a mente para qualquer lugar na vida e que ambos existe em um mesmo espaço. Não queremos aqui negar a importância de aluas de Educação Física em sala de aula, queremos dizer que mesmo na sala de aula a Educação Física não pode deixar de ter elementos práticos, pois todo conhecimento tem sua parte prática e teórica e quando um professor de qualquer disciplina ministra suas aulas não deixa de usar a teoria e a prática, quando aceitamos esta terrível rotulação de aulas práticas e aulas teóricas estamos dizendo que somos incompetentes e por este motivo deve haver uma forma de repara nosso total incapacidade de trabalhar teoria e prática ao mesmo tempo com os demais professores, assim para resolver esta total incapacidade deve haver uma aula teórica e uma prática para que o pobre professor consiga assim alcançar o objetivo da aprendizagem.

Outro aspecto importante desta problemática esta centrado no entendimento de existe um inegável predominância de um dos fatores citados (teoria e prática) em determinados espaços onde ocorrem as aulas de Educação Física, sabe-se que em sala de aula as atividade práticas são restringidas, pois os outros professores reclamam do barulho produzido pela Educação Física e o próprio espaço oferece perigo para a realização de determinadas atividades, porém este fato não impede a prática pois ela não depende somente de grande movimentação corporais, mas de utilização e aplicação de conhecimento, então, o que impedir o professor de Educação Física de fazer como os demais professores em relação a prática?

A utilização dos saberes estudados podem ser aplicadas de diversas formas como: - estudos dirigidos, resumo de textos, leitura, pesquisas em grupo, trabalho em equipe, debate em sala, pesquisa bibliográfica, pesquisa on-line exercício prático, jogo de tabuleiro, dinâmica de grupo e brincadeira. Esta série de atividades práticas podem ser efetivadas pelo professor em sala de aula produzindo uma prática que acontecer em conjunto com a teoria

Entretanto sabe-se que os elementos práticos da Educação Física historicamente são atividades que possuem um grande demanda de movimento e os alunos ficam mais animosos nas aulas de Educação Físicas e experimentam intensas emoções e sentimentos. As manifestações somatotípicas das aulas sem dúvidas precisam de norteamento pelo professor, ele deve conduzi-las pelos princípios da inclusão, ética, fraternidade e solidariedade.

Logo entendemos que as aulas de Educação Física em quadra são significativamente importantes para os alunos, além disto, o que impede do professor usar a teoria em quadra?

Segundo BARBOSA (1997), em suas considerações sobre teoria e prática, afirma que teoria é um processo interno, abstrato - é o pensamento em si - e a prática é o ato concreto que se pode ver, ouvir, sentir; é quando nosso interior entra em contato com o mundo exterior (p.20). Como podemos ver a teoria tem uma demanda na elaboração do pensamento em relação ao objeto de estudo e a prática é a manipulação concreta deste objeto, ficando claro que se pode pensar em qualquer lugar, não precisa ser em uma sala de aula ou em uma quadra, em todos os lugares podemos abstrair pensamentos, do mesmo nodo não existe um lugar para poder entra em contato com o mundo exterior, a todo o momento estamos em contato com este mundo, logo podemos abstrair que uma coisa constrói a outra, prática e teoria num ciclo incrível de criar e recriar o conhecimento. Dividir estas relações gnósticas é destruir o processo de aprendizado ou dificultá-lo, tal fato não corresponde a alçada do professor de Educação Física

 

As investigações recentes sobre formação de professores apontam como questão essencial o fato de que os professores desempenham uma atividade teórico-prática. É difícil pensar na possibilidade de educar fora de uma situação concreta e de uma realidade definida. A profissão de professor precisa combinar sistematicamente elementos teóricos com situações práticas reais. (LIBÂNEO & PIMENTA, 1999:267)

 

Como sabemos a ausência da teoria e da prática desarticula o saber construído por este campo de conhecimento, sabe-se que as duas coisas devem acontecer seguidamente em uma aula seja ela na sala de aula ou na quadra.

Na atualidade três coisas vêm acontecendo no campo da Educação Física escolar:

1.     Professores que por formação ou falta de estrutura/desinteresse ministram aulas puramente práticas;

2.      Professores que são obrigados a ministrarem aulas puramente teóricas pro falta de estrutura e negligência do poder pública.

3.   Professores que são obrigados a dividir a teoria da prática com aulas teórica e prática em dias alternados;

            E o “império contra ataca”, quem não constrói conhecimento é fadado a vê outro tentarem impor sua visão e seus paradigmas etnocentristas, por este motivo convido os caros colegas a produzir um grupo de discussão sobre a temática: aulas de Educação Física: o rompimento da teoria com a prática.

Quiliom_mrs@hotmail.com

 

 


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