Educaçao Fisica Escolar e a formaçao do aluno pelo caminhos do taekwondo

O presente debate enfoca as principais caracteristicas e consequentes benefícios da introduçao da pratica do taekwondo,a partir de sua inserçao da grade de disciplinas do Ensino Fundamental,traçando paralelos com os Pcns-Parametros Curriculares Nacionais.O debate baseia-se principalmente nos fundamentos psico-pedagogicos,com destaque para o desenvolvimento dos movimentos reflexos ,das habilidades basicas ,perceptivas e especificas ,das capacidades fisicas,da auto-confiança ,da auto-estima e do auto-controle.
A partir dai pode se ressaltar ,tambem a importancia do desporto taekwondo na formaçao do aluno em nivel psico-social ,no que tange a pratica do taekwondo na Ed.Fisica Escolar ,podemos nos reportar aos conceitos empiricos filosoficos e fundamentais que norteiam essa arte marcial,como:cortesia,integridade,perserverança,auto-controle e espirito indomavel.A partir dai ,valores como conduta ,ética,exemplo a ser seguido,respoito e dignidade,aliados ao desenvolvimento de uma conciencia corporal ,fazem com que a pratica do taekwondo seja derterminante na qualidade da formaçao da criança.
A conclusao é que o taekwondo pode ser praticado a partir da primeira idade escolar desde que as atividades sejam adequadas a faixa  etaria enfocada,respeitando se os limites fisiologicos,estruturais e psicologicos da criança,pois o conhecimento do seu proprio corpo e de seus limites ajuda na formaçao do aluno.

Caros academicos gostaria de compartilhar esse debate atraves de suas opinioes sobre o que esse esporte pode contribuir de forma teorica e pratica no desenvolvimento do taekwondo nas aulas de E.d Fisica Escolar.



REFERENCIA:artigo cientifico:publicado nos Anais do 19 congresso da Federaçao Internacional de E.d Fisica 2005.

Comentários

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 21:39.

Bom,

se me perguntasse á um mês atrás sobre o taekwondo, eu diria que como eu não sei nada sobre o assunto eu seria contra.

Mais após realizar um curso, achei a arte muito interessante. E um fator determinante, e muito importante para ser trabalhado na escola é a obediência, o respeito.

Existem casos, que depois do aluno conhecer a filosofia da taekwondo, ele melhorou nos estudos, em casa, etc.

Então hoje, acho que tem grande validade se trabalhar o taekwondo na escola.

Abraços.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.