Educaçao Fisica Escolar e a formaçao do aluno pelo caminhos do taekwondo

O presente debate enfoca as principais caracteristicas e consequentes benefícios da introduçao da pratica do taekwondo,a partir de sua inserçao da grade de disciplinas do Ensino Fundamental,traçando paralelos com os Pcns-Parametros Curriculares Nacionais.O debate baseia-se principalmente nos fundamentos psico-pedagogicos,com destaque para o desenvolvimento dos movimentos reflexos ,das habilidades basicas ,perceptivas e especificas ,das capacidades fisicas,da auto-confiança ,da auto-estima e do auto-controle.
A partir dai pode se ressaltar ,tambem a importancia do desporto taekwondo na formaçao do aluno em nivel psico-social ,no que tange a pratica do taekwondo na Ed.Fisica Escolar ,podemos nos reportar aos conceitos empiricos filosoficos e fundamentais que norteiam essa arte marcial,como:cortesia,integridade,perserverança,auto-controle e espirito indomavel.A partir dai ,valores como conduta ,ética,exemplo a ser seguido,respoito e dignidade,aliados ao desenvolvimento de uma conciencia corporal ,fazem com que a pratica do taekwondo seja derterminante na qualidade da formaçao da criança.
A conclusao é que o taekwondo pode ser praticado a partir da primeira idade escolar desde que as atividades sejam adequadas a faixa  etaria enfocada,respeitando se os limites fisiologicos,estruturais e psicologicos da criança,pois o conhecimento do seu proprio corpo e de seus limites ajuda na formaçao do aluno.

Caros academicos gostaria de compartilhar esse debate atraves de suas opinioes sobre o que esse esporte pode contribuir de forma teorica e pratica no desenvolvimento do taekwondo nas aulas de E.d Fisica Escolar?



REFERENCIA:artigo cientifico:publicado nos Anais do 19 congresso da Federaçao Internacional de E.d Fisica 2005.

Comentários

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 1 de Novembro de 2011 às 15:21.

Como diz o nosso amigo Waldir, o Taekwondo exige dos alunos certos valores, valores que são essenciais para o desenvolvimento dos mesmos. O Taekwondo é uma modalidade de luta, e as lutas estão inclusas nos PCNs, portanto, seria um ótimo desporto há ser trabalhado com os alunos nas aulas de EFI escolar. Mas tendo como objetivo trabalhar os requisitos ditos pelo colega Waldir, e não deixar de forma alguma que os alunos levem as lutas para fora das aulas, para promover brigas e etc. Em meu ponto de vista o Taekwondo é uma modalidade muito interessante e dispertará os alunos para desportos novos que são tão bons quanto aos que ja estão inclusos em suas culturas e seu dia-a-dia.

Por Francisco Roberto Carneiro
em 1 de Novembro de 2011 às 15:48.

A pratica de tal modalidade pode ser um conteudo de grande importancia no desenvolvimento de certos valores que as pessoas necessitam ao longo da vida social. Porem a metodologia utilizada para o ensino requer alguns cuidados para que não ocorra imprevistos como o Carlos acima descreveu como o caso de as crianças usarem o conhecimento adquirido para promover brigas dentro e fora da escola.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 1 de Novembro de 2011 às 18:20.

É super válido a inserção do taekwondo na Educação Física Escolar, visto que ele proporciona o desenvolvimento de habilidades básicas necessárias ao dia a dia, valores que hoje em dia estão em falta, como respeito e auto controle. É algo novo, desconhecido pelos alunos o que lhes despertaria o interesse e a curiosidade. Enfim a prática do desporto contribui para a formação completa do aluno. Entretanto deve ser ressaltada, a questão da adequação metodológica para que não ocorra imprevistos, como disse o Carlos e o Francisco, como por exemplo, a promoção de brigas.

Por Thúlio Luiz
em 2 de Novembro de 2011 às 22:46.

É errado pensarmos que o Taekwondo, ou qualquer outra modalidade de luta, seja um esporte agressivo ou perigoso para nossos alunos pois, nestas modalidades o aluno aprende primeiro a respeitar seu oponente antes de tudo, e logo após a luta eles se cumprimentam mostrando que não há ressentimentos entre os mesmos, e que aquilo não passa de um esporte. Por isso, acho que a aplicação do Taekwondo nas aulas de Educação Física é sim de bom proveito.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 4 de Novembro de 2011 às 21:31.

Acredito que o desenvolvimento do Taekwondo nas aulas pode contribuir e muito para os alunos, pois se pode trabalhar desde a formação de valores, até a prática em si. Portanto por ser uma modalidade pouco conhecida pelos alunos, então algo novo, com certeza chamaria a atenção deles e conseqüentemente despertaria neles o interesse em praticar a modalidade.

 

Por Wiviane de Souza Martins
em 5 de Novembro de 2011 às 15:58.

O tae-kwon-do na educação física escolar só viria somar, por isso muito válido!

Concordo com o Thúlio, não devemos rotular as modalidades de lutas como agressivas, promotora de brigas ou de comportamentos desviantes; já que a filosofia em que se baseiam preza a integridade, perseverança, cortesia e autocontrole. Pessoas que aprendem esses valores tendem a ser disciplinadas.

Por Renato Davoli
em 10 de Novembro de 2011 às 21:15.

Caríssimos, pratiquei artes marciais por um bom tempo e tenho propriedade para dizer o quanto essa experiência contribuiu positivamente para minha formação moral e física. Penso que a disseminação da pratica de artes marciais no âmbito escolar seria uma boa maneira de auxiliar no combate aos problemas que sempre se repetem nas escolas como: violência, desinteresse e tantos outros. 

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 10 de Novembro de 2011 às 21:58.

O Taekwondo assim como todas as outras modalidades de luta devem ser trabalhadas dentro da escola, claro que sempre voltado para as limitações de cada aluno e também que o professor não procure rendimento para esse seus alunos e sim passa para seu aluno todo o contexto social e que envolve o respeito que vem com toda pratica de artes marciais. E como disse no debate nosso amigo Waldir o taekwondo ajuda a conhecer o seus limites ainda ajuda na auto-controle dos nossos alunos


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.