Educação Física Escolar e Promoção da Qualidade de Vida No passado, nossos ancestrais mantinham um estilo de vida extremamente ativo.Para se alimentar necessitavam da caça de animais muitas vezes maiores e mais fortes, para se aquecer precisavam extrair a madeira para fogueira. Não existia veículo algum que os levasse a lugares mais longínquos. Sendo assim, parece correto afirmar que a história da humanidade nos traz fortes indícios de que o início da espécie foi repleto de movimentos, exercícios até então involuntários ou não programados. O correr, o saltar e o arremessar parece ter sido fortemente presente e necessário à evolução humana.A perspectiva da qualidade de vida vem substituindo gradualmente a relação atividade física e saúde, incorporando o discurso às Ciências do Esporte e à Educação Física. Essa relação positiva é estabelecida entre atividade física e melhores níveis de qualidade de vida.Supõe-se que na escola, os programas tradicionais de Educação Física geram por si só a melhora nos níveis de aptidão física, porém o uso de esportes formais, muitas vezes aplicados como conteúdo exclusivo e indiscriminado, pode acarretar desinteresse, ou mesmo a exclusão, dos menos habilidosos, ou dos menos aptos, menos dotados genéticamente, sendo esse grupo o que mais necessita dos benefícios da atividade física regular.Entretanto, até mesmo pesquisas mais antigas confirmam os benefícios dos programas de Educação Física escolar, no aumento do aproveitamento e aptidão física dos alunos.Cabe ao professor ministrar aulas para inclusão de todos os alunos da classe.

Comentários

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 2 de Maio de 2016 às 05:57.

Parabéns pelo teu comentário, está perfeito

Por Roberto Affonso Pimentel
em 2 de Maio de 2016 às 16:25.

Camila,

                            "Todos sabemos o que fazer; o problema é como fazer."

Permita-me, com todo respeito, lembrá-la o que o jornalista Armando Nogueira dizia em suas palestras de aula inaugural para alunos de Jornalismo: "Escrever é cortar palavras".

Se você de detiver em reler o texto que apôs na abertura dessa Comunidade e, portanto, submetê-lo à crética, verá que está com algumas incongruências. A qualquer leitor atento deixa vago o que quer vincular, pois confunde ponto de partida com ponto de chegada. Supor algo e torná-lo verdadeiro é muito vago, não pode soar como afirmação. E se tal fosse, seria certamente inconsistente. Também dizer que "pesquisas - atuais ou antigas" -, é prova que precisamos entendê-la um pouco mais para conhecer o que quer dizer.

Se considerar estas minhas palavras - é de coração - estou disposto a auxliá-la, lembrando que estaremos contribuindo para uma melhor apreciação de seu desenvolvimento pleno de vida.Visite www.procrie.com.br/ e perceba como penso em matéria de Educação e Ensino, especialmente a quem pretende se dedidcar a ensinsar outrém.

.

       

Por Danilo Felício Martins Pinto
em 28 de Maio de 2016 às 12:41.

Conseguimos perceber na atualidade a grande contribuição que a educação física vem trazendo para a população, principalmente relacionada a melhora na qualidade de vida dos indivíduos. Essa importância porém não era vista no passado, quando algumas leis reguladoras da educação física traziam consigo a facultabilidade, e essa disciplina era apenas voltada à preparação para o mercado de trabalho. Hoje conseguimos ver a importância que essa disciplina traz em sua bagagem, onde pode difundir grandes mudanças na vida inativa dos alunos, tornando - os mais saudáveis, ativos, e com grande disposição. Além disso a educação física é um indispensável instrumento de combate a obesidade precoce, a melhora nas articulações, e ainda podemos destacar a contribuição de muitos professores, onde levam aos seus alunos o aprendizado de hábitos saudáveis, relacionando o que podemos comer , o que vai nos fazer bem, e o que pode nos fazer mal, onde aplicadas durante a vida pelo aluno, poderá levar a uma significativa mudança em sua saúde, e qualidade de vida.

Por Júlia Zanúncio Araujo
em 28 de Maio de 2016 às 18:23.

Há em seu comentário grande sentido lógico e conclusões que, finalmente, estão se popularizando na atualidade. A Educação Física é, além de um componente curricular ainda pouco valorizado em grande parte dos estados e cidades brasileiras, um instrumento de transformação de indivíduos. Apropriou-se ou foi apropriada por diversas instituições durante sua história e isso impôs marcas a própria instituição, visíveis ainda nos dias de hoje. O trabalho corporal na Educação Física envolve constantemente a competição, um aspecto “abraçado” pela sociedade e advindo fortemente do esporte. Por isso, em grande parte das propostas feitas na escola pela Educação Física, a impregnação do valor competitivo impede um desenvolvimento adequado de outros valores e da sociabilidade dos indivíduos. Por isso é valioso o desenvolvimento de atividades que busquem objetivos diversos do supracitado, para que a inclusão seja cada vez mais visada tanto pelos professores, como pelos alunos.

Por Higor Marcos Ribeiro
em 29 de Maio de 2016 às 10:10.

A educação fisica atua na qualidade de vida das pessoas de forma direta. Os beneficios são inumeros, de carater fisico e tambem mental, a pratica de exercicios esta em crescente ascensão entre a sociedade nos ultimos anos, com maior adesão de crinças e jovens no ambito escolar.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.