A Importância da Educação Física Escolar

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3484_2122.pdf

 

A Educação Física na escola e o resgate da cultura popular no Brasil

http://www.efdeportes.com/efd124/a-educacao-fisica-na-escola-e-o-resgate-da-cultura-popular-no-brasil.htm

 

 

Posto em debate, gostaria da contribuição dos colegas da comunidade com opiniões sobre a temática abordada.

Comentários

Por Gustavo Pereira de Paula
em 26 de Outubro de 2011 às 17:21.

Concordo com o colega Pedro Costa, pois devemos usar a proximidade que temos dos alunos, para tentar guiá-los e educá-los da melhor forma, não só utilizando a Ed. Física como treinamento, afinal na maioria das vezes realmente os alunos tem um maior apresso e respeito pelo professor de EFI.

Por Swand de Paula Fernandes
em 22 de Outubro de 2011 às 19:27.

Têm-se discutido nos últimos anos, a Educação Física Escolar numa perspectiva cultural e não somente como referencial de práticas ligadas ao corpo e ao movimento, visto que atualmente parece assumir um caráter de treinamento ou adestramento do movimento corporal, devido à presença de uma realidade estimuladora da competitividade entre os homens.

A Educação Física Escolar deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, aliado à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo, sendo que esta tem um papel relevante no processo educativo, e este por sua vez, está diretamente ligado ao momento histórico e necessidades sociais das pessoas.

Por Pedro Mendonça Costa
em 25 de Outubro de 2011 às 21:19.

Totalmente de acordo com seu comentario companheira Swand, a Educação Física certamente é algo a mais que apenas adestramento do movimento corporal, devemos sim formar individuos como um todo. Ate porque nós Educadores Físicos na grande maioria das vezes, somos os professores mais proximos dos jovens (alunos), a relação mais intima e sincera entre aluno e professor, por isso nós devemos zelar a todo o momento e fazer de tudo para criarmos cidadãos completos.

Por Waldir de Meira Albuine
em 26 de Outubro de 2011 às 19:51.

Acredito e apoio as opinioes dos colegas acima,pois como o proprio nome diz (Educaçao fisica Escolar) a palavra educaçao vem em primeiro lugar,e por isso devemos ter esta consciencia antes de somente ensinarmos para nossos alunos  a pratica da tecnica do rendimento.A Educaçao Fisica Escolar tem objetivos muitos sigficativos na formaçao moral do aluno ainda de maneira  que se desenvolvam de forma saudavel  decorrente da pratica de atividade fisica como toda.Entao a mais pontos beneficos a serem considerados do que somente uma disciplina isolada. 

Por Patrícia Arantes de Queiroz
em 1 de Novembro de 2011 às 16:02.

Também concordo com o Pedro Costa ao falar que  " a Educação Física certamente é algo a mais que apenas adestramento do movimento corporal, devemos sim formar indivíduos como um todo." A nossa profissão é tão rica, somo privilegiados pois temos vários meios de formar, ensinar, passar, transmitir conhecimentos e vivências corporais. É fundamental fazer com que os alunos possam experimentar de diversas formas a cultura corporal do movimento e não ficar presos apenas ao “treinamento ou adestramento do movimento corporal" como citou também, a Swand.

Por Jaqueline Aparecida de Souza
em 2 de Novembro de 2011 às 19:00.

Realmente, a Educação Física é muito ligada a questões relacionadas ao esporte, ou seja, tem um caráter quase que totalmente esportivizado. Isso se vê não somente nos planos de aula da maioria dos professores, como na própria fala de alunos, que ao descerem para as quadras nas horas de suas aulas, já procuram pelo esporte e não pela prática de outras atividades relacionadas à Educação Física. Entretanto, não se pode julgar os mesmos, pois só respondem àquilo que foi passado a eles, ou seja, a importância dos esportes em relação a essas outras atividades, além de não terem tido, muitas vezes, a oportunidade de experimentarem algo diferente. Mas também não se pode julgar os professores, pois muitos tiveram uma formação mais tecnicista, com ênfase no rendimento/competitividade e portanto dão maior importância ao esporte e a todas as questões envolvidas com a perfeição na execução do mesmo. Diante disso, o que se pode fazer é tentar trabalhar outros conteúdos que também tem seu valor e que complementam a Educação Física, trabalhando assim com o corpo e o movimento nas diversas possibilidades que se tem e desenvolvendo todos os aspectos de tal disciplina.

Por Patricia Santos Carneiro
em 4 de Novembro de 2011 às 16:09.

Concordo que Educação Física esta ligada ao movimento corporal, fazendo com que os alunos tenham uma variação nas atividades, sendo que a cultura corporal envolve muitos fatores, tirando a treinabilidade o adestramento, que na maioria das vazes se encontra nas escolas, coma variação dos conteúdos faz com que os alunos possam experimentar outros conteúdos numa forma que complementa a educação física trabalhando junto com a cultura corporal.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.