Cevnautas da EF Escolar, a Secretaria Municipal de Educação vai utilizar a tecnologia do Instituto Compartilhar. http://www.compartilhar.org.br/ .  As universidaddes e Escolas de EF do RJ não têm propostas para a Educação Física nas UPP? Laércio

Escolas em áreas com UPP mudam ensino de Educação Física

Professores de educação física de 180 escolas municipais do Rio de Janeiro situadas em áreas de UPP conheceram hoje, durante a Semana de Capacitações, evento anual da Secretaria Municipal de Educação (SME), a proposta de um novo plano de ensino de educação física em áreas pacificadas. A iniciativa, que pretende planejar de forma integrada uma política de esporte mais eficiente para essas áreas, é uma parceria entre o Instituto Pereira Passos (IPP), que coordena o programa UPP Social, com a SME e o Instituto Compartilhar, presidido pelo técnico da seleção brasileira de voleibol, Bernardinho.

“Essa articulação é muito importante para a promoção da prática regular de esportes em comunidades pacificadas”, justifica Eduarda La Rocque, presidente do IPP. “O esporte para o desenvolvimento é um dos principais eixos de atuação do IPP. Vejo o esporte como uma poderosa ferramenta de integração social e acredito que uma forte articulação entre o poder público e a sociedade civil irá gerar bons projetos e ampliar a promoção da prática esportiva nessas áreas”, completa.

Durante o encontro, os professores foram convidados a integrar um grupo de trabalho para orientar a elaboração de projetos e a aplicação de investimentos para promoção do esporte nesses locais. “A ideia é trabalhar com o maior número de escolas possível, integrando-as com outros equipamentos esportivos do território, como as Vilas Olímpicas”, explicou a assistente de Mobilização e Parcerias da UPP Social, Rafaela Selem, que frisou o caráter coletivo do plano: “Vamos trabalhar juntos essas diretrizes pra saber como ocupar da melhor forma esses espaços”.

“Qual a expectativa? O que se espera que façamos?”, perguntou, Marco Aurélio, professor no Cantagalo, um dos muitos que levantaram questões durante a sessão de dúvidas. “Precisamos organizar o tempo”, lembrou Ingrid Fonseca, professora no Complexo do Alemão. “Esse é justamente o objetivo do GT: vamos pensar em tudo isso juntos”, resumiu Rafaela.

 Como vai funcionar?

Para aperfeiçoar o ensino de educação física nas escolas cariocas, o IPP pretende usar a metodologia de iniciação aos esportes do Instituto Compartilhar, mundialmente conhecida por meio do trabalho de seu idealizador, aliada a experiência dos professores, que  tem expertise em pensar em soluções criativas para educação física de excelência. “Nossas aulas foram adaptadas para atender aos adolescentes do Chapéu Mangueira e Babilônia. As aulas são no contraturno das escolas. Assim os pais conseguem adequar seus horários e levar os filhos”, exemplificou o gerente executivo, Luiz Fernando Nascimento, a atuação do instituto.

Além disso, o IPP está fazendo um levantamento dos programas, equipamentos públicos e informações sobre práticas esportivas nos territórios pacificados. Esse diagnóstico vai se unir a um mapeamento de ofertas por parte do setor privado e ONGs e da demanda das comunidades. Das 180 escolas dentro do perímetro de UPPs, por exemplo, 45 não têm a infraestrutura adequada à prática esportiva. “Muitas das escolas do Rio são prédios tombados pelo patrimônio histórico, o que não permite reformas para instalação de quadras, ou ficam situadas em áreas que realmente não têm espaço físico disponível”, lembrou Luiz. O grupo de trabalho formado pelos professores vai atuar na qualificação dessas demandas e na elaboração de soluções criativas para desafios do dia a dia.

FONTE: http://uppsocial.org/2013/02/escolas-em-areas-com-upp-mudam-ensino-de-educacao-fisica/

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Fevereiro de 2013 às 16:57.

Grato Laércio pela notícia.

Creio que uma vez mais poderei colaborar para um ensino de Qualidade. E, também com o Bernardo, que já utilizou a metodologia no Rexona e, tomara, esteja usando atualmente. A titulo de colaboração para os professores encaminhei um pouco de minha experiência no Morro do Cantagalo, em época mais remota, ainda não pacificado. Vejam a seguir:

Senhores,

A título de colaboração e por já ter atuado em projeto no Morro do Cantagalo antes mesmo do Globo Esperança, transcrevo uma avaliação do que lá realizamos. Devo dizer, ainda, que inspirei o Bernardo para trabalhos similares com crianças quando no Rexona, em Curitiba.

Peço que visitem www.procrie.com.br/liçoesdeumprojeto,perspectivasdeaprendizagem/ (são três postagens bastante significativas para os seus professores. Vejam as sinopses:

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Ofereço muito mais nos artigos de caráter metodológico e pedagógico. Para um programa de longo prazo, visitem www.procrie.com.br/prezinoprocrie/, um “Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol” aplicável a qualquer desporto.

Boa sorte na empreitada!

Roberto Pimentel, Niterói-RJ.


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