A disciplina Educação Fisica é, segundo a LDB, uma das três obrigatorias, em todo o sistema de esnino básico - fundamental (1a a 9a sériers) e Médio (1a. a 3a. séries). As outras duas são Portugues e Matemática. Explico: cada instituição de ensino tem liberdade na construção de sua grade curricular, podeendo oferecer as disciplinas com seus nomes tradicionais - grade - e/ou agrupadas em áreas de estudo: Estudos Sociais com História, Geografia, Sociologia, Estudos Afrobrasileiros, Filosofia... ou Ciências: Física, Química, Biologia, Informática... mas Portugues, Matemática, e Educação Física têm que estar em todas as grades curri9culoares!

Profissionais habilitados - são aqueles que têm formação em nível superior, em seu mister; cursos de formação de professores de educação básica. É de Lei! isso inclui Educação Física, claro. É de Lei! Ocorre, especialmente nos estados da região Norte e Nordeste, que ex-atletas são contratados para dar aulas de ’esportes’ nas escolas. Especialmente aqui no Maranhão. Falta de mão-de-obhra especializada. nossas agencias e nossos Gestores não9 dão conta de formação de um quadro profissional - tinhamos ate cinco anos, apenas uma agencia formadora - UFMA. Assim, as vagas existentes foram preenchidas por ex-atletas, que ainda hoje estão na ativa, decorridos 30 anos de implantação dessa prática. Essa geração, está em vias de aposentadoria, abrindo-se vagas para os professores formados em cursos de nivel superior.

Isso, não se dá nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e grande parte, nos estados mais adiantados, Nordeste. Pelo numero de escolas de formação na área da educação física. Mas ainda ocorre.

Então, por ingerencias administr4ativas, e o decorrente investimento em ’salas de aulas especiais’ - os espaços para as aulas de educação física, alérm das exigencias das constantes alterações na leguislação de ensino, em que os Conselhos Estaduais estão sendo acrescentando mais uma materia de estudo - Afro-brasileiro, Igualdade racial, por exemplo, a solução tem sido diminuir a carga horaria de algumas disciplinas - as que não caem no vestibular! ao invés de aumentar a carga horária totwal oferecida. Esquecvem a legislação diz - carga horária mínima a ser ministrada...  preferem ficar na mínima, dividindo o espaço entre duas disp-lionas, com uma carga horária que justifique a sua permanencia e atenda a sua obrigatoriedade... dai a primeira penalizada ser a Educação Física, que ninguem sabe explicar como, de repente, ficou reduzida a duas horas semanais, e, em grande parte das escolas, aos sábados, conjuntas...

Culpa? nossa, que (1) não participamos do planejamento; (2) não temos argumentos; (3) nos omitimos...

Em minha escola, à revelia dos outros professores, inclusive do Chefe do Departamento, que não foi a nenhuma das reuniões quando se discutiu a oferta de disciplinas, consegui não só reverte esse quadro, de duas aulas semanais, 80 anuais, na reforma do ensino, de anual para semestral, continuamos com as 80 horas/aula, só que semestrais - de duas aulas semanais, 80 anuais, no sistema semestral, mantivemos as 80 semestrais o que significa quatro horas/aula semanais - dobramos a carga horária, argumentando ser (a) obrigatória. (b) aspectos fisiológicos, (c) conteudo a ser ministrado (d) duas aulas, a terceira com duas horas/aula, aos sábados, sob a forma de ’clube de lazer’ - metodologia do Listello - quemj quizer saber mais, perguntem ao Laercio...; criamos, aos sabados, um clube de lazer, que funciona por cinjco horas; o aluno term a obrigatoriedade das duas, de sua carga horária e acaba ficxando as quatro-cinco horas de funcionamento... tem assim, as 4 horas obrigatorias, e mais duas a tres extras... Desculpem, quedstão de competencia e planejamento e, sobretudo, de trabalho mostrado e a importancia da prática...  

Comentários

Por João Batista Freire
em 6 de Julho de 2009 às 09:01.

Várias das informações que recebo sobre Educação Física no sistema escolar acabam por confirmar uma coisa que eu e o Tubino discutíamos há muito tempo: primeiro a gente vai ter que garantir que a Educação Física exista, de fato, nas escolas; depois a gente vai ver como praticar essa disciplina. Na prática, em boa parte do país, ela nem existe, apesar do privilégio de ser obrigatória em todos os níveis. Um dia não tem aula porque chove, no outro porque venta; um mês não tem aula porque os alunos estão se preparando para o 7 de setembro, outro mês porque ensaiam a quadrilha, e assim por diante. Além disso, a gente cede quando as secretarias diminuem o tempo semanal de Educação Física. Foi por isso que criei, no meu blog, a "Campanha pela implantação da Educação Física no Brasil". Mas, já pensaram se a Educação Física fosse tão boa, tão importante na formação dos alunos que ninguém se atreveria a diminuí-la. Esse é o sonho. Porém, a gente ainda engatinha na definição dos conteúdos e da metodologia. 

Visitem meu blog: http://blog.cev.org.br/joaofreire

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 6 de Julho de 2009 às 10:23.

JoaoZinho,

Além das opções metodológicas, que voce tão bem trabalha e se nos oferece, existe a questão da participação do professor de educação física nom processo de planejamento escolar.

Pelo fato de,no geral, a educação fisica ser oferecida no turno contrário, a maioria das vezes em que há convocação para as reunios de planejamemento - também no turno contratrio - estas ocorrem nom hosso horário de trabalho. Na maior parte das vezes, preferimos ficar na sala de aula...

Mas existe a transdisciplinaridade, am interdisciplinaridade, e tantas "dades" mais... Não nos integramos no Planejamento e nem participamos das atividades... somos autosuficientes! nos bastamos a nos mesmo... além do preparo intelectual... na maioria das vezes, nos comportamos como ’treneros’ e não como ’professores’. dai, e enfase no esporte - prática! - e o não ofere4cimento de um conteúdo teórico! qual conteúdo temos a ministrar? apenas as ’regras oficiais’? os ’esquemas táticos’? por que avaliar? como abvaliar? o que avaliar? será, mesmo, que conhecmoso PPP de nossa escola? 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.