Cevnautas, a noticia continua rendendo. laercio

06/03/2013 13h09 - Atualizado em 06/03/2013 14h35
Aulas de educação física por regentes causam polêmica na região
Especialistas dizem que decisão pode causar danos para as crianças.
Professores não se sentem preparados para a nova atividade em Varginha.

Do G1 Sul de Minas

A partir desse ano, as aulas de educação física para os alunos dos cinco primeiros anos do ensino fundamental passaram a ser dadas pelos professores regentes, que ensinam em sala de aula. A decisão do Governo de Minas está causando polêmica nas escolas estaduais. Para especialistas, isso pode causar problemas no desenvolvimento das crianças, e os professores que ficaram responsáveis pelas aulas não se acham aptos para a nova atividade.

A mudança passou a valer este ano. Por meio de uma resolução estadual, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental passam a ter aulas de educação física com os professores regentes de sala. Conforme o artigo 6º do Estatuto do Magistério, professor regente é aquele que ensina a criança a ler, escrever, a fazer contas e os princípios religiosos.

Fernanda Pontes é responsável por uma turma com 25 alunos em uma escola de Varginha (MG). Ela conta que foi pega de surpresa com a determinação e que agora improvisa nas aulas de educação física. "Nós não estudamos para dar aulas de educação física, nós temos algumas noções que são aplicadas em sala de aula", explica ela. Só na escola estadual que ela trabalha, dois professores de educação física foram demitidos.
Resolução do governo de MG causa polêmica entre professores. (Foto: Reprodução EPTV)Resolução do governo de MG causa polêmica entre professores. (Foto: Reprodução EPTV)

Rafael Miranda Praxedes trabalha como personal trainer e também como professor de educação física em escolas de Varginha. De acordo com ele, depois da nova determinação, as coisas ficaram difíceis. Ele perdeu 12 aulas em uma única escola estadual. Com isso, deixou de ganhar cerca de R$ 1 mil por mês.

O assunto está em discussão nas faculdades de educação física. Os professores questionam a importância de um profissional apto para acompanhar as crianças na prática de exercícios. "Os professores regentes têm alguma ideia do desenvolvimento da criança e a forma como eles aprendem, mas não está preparado para dar aulas de educação física", afirma o coordenador do curso de educação física de uma faculdade de Varginha, Guilherme Eugênio Van Keulen.

Renan Barros do Valle, que está no 3º período do curso, disse que a notícia é preocupante. "Toda a formação física da criança começa nessa idade, e não ter este apoio profissional nessa fase, pode causar danos irreversíveis", afirma o estudante. Os universitários acreditam ainda que a profissão foi desvalorizada com a decisão.

A Secretaria de Educação do Estado diz estar amparada no Conselho Nacional de Educação, naquilo que diz respeito ao ensino da educação física nos primeiros anos do ensino básico. Segundo a superintendente regional de ensino, Agueda de Oliveira Saraiva, os professores regentes receberão treinamento para as aulas de educação física.

Ainda de acordo com a resolução, nos anos seguintes do ensino fundamental e em todo o ensino médio, a disciplina de educação física continua a ser dada por professores formados na área.

FONTE: http://glo.bo/14xmvvu

Comentários

Por Thiago Menengucci Rodrigues
em 2 de Abril de 2013 às 14:08.

É uma absurda falta de responsabilidade do Governo Estadual, como forma pouco inteligente e comprometida de cortar gastos, permitir que profissionais não formados em Educação Física e, talvez, com nenhum conhecimento sobre o corpo humano, ministrem atividades físicas a alunos nos anos iniciais da educação escolar. 

Assim, mostra profunda falta de importância quanto aos parâmetros de desenvolvimento motor, cognitivo, dentre outros, bem como pode ocorrer uma ruim transição dos estágios da Fase de Movimentos Fundamentais da criança, até ocorrendo um salto nas etapas, transendo danos futuros à pessoa.

Apesar da mobilização dos profissionais, o Governo não se importou com o posicionamento dos que possuem o conhecimento na área, simplesmente ignorando-os, tudo por conta dos interesses políticos.

Por Rildo Ansaloni Gomes
em 21 de Novembro de 2014 às 18:32.

Isso é uma vergonha, um descaso com o desenvolvimento da criança e com o profissional de Educação Física, eles não tem noção ou não estão nem aí para as etapas do desenvolvimento das crianças, absurdo colocarem uma pessoa despreparada para tão papel, que é fundamental para uma pessoa.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.