Não gosto disso... não sou ’educador físico... sou professor de educação física... aceito profissional de educação física, mas educador físico?

quem inventou isso? Já comentei alhures, que deve ter sido invenção de algum jornalista... pergunto, existe ’educador português"? ou "educador matemática"? ou ’educador história’? por que tem que ser ’educador físico’? o físico exige um educador? e como vamos chamar o que trabalha com física? ’educador física’?

Vejo que entre os Comunitários - os que assinam essa comunidade, os pertencentes à comunidade - muitos se identificam como ’educador físico’... alguém pode me convencer do contrário? 

Comentários

Por João Batista Freire
em 20 de Julho de 2009 às 11:40.

O Leopoldo, sei que você está em férias, mas, quando voltar, pense no seguinte: além do educador físico, poderíamos ter o educador espiritual, o educador transcendental, o educador kármico, etc.

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 16 de Julho de 2009 às 15:44.

Eu tenho como hipótese que inventaram esse nome na tentativa de mudar o estigma da profissão.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 20 de Julho de 2009 às 16:56.

Muitos são e serão os educadores e os terapeutas. A sociedade precisa de toda essa diversidade de profissionais ...Entretanto, a pergunta se refere ao papel de um profissional chamado Educador Físico. Um Físico Educador seria mais fácil de definir as suas atribuições. Mas, o que dizer sobre um Educador do Físico? Um Educador do Corpo? Ou um Educador que tem como instrumento de trabalho o físico, o corpo? Entendo que a expressão por ser ambígua, tende a ser restritiva, equivalendo-se ao instrutor e ao monitor de habilidades motoras  específicas. Discussões terminológicas à parte, se a atuação do profissional de Educação Física conseguisse ultrapassar esses estereótipos, a sociedade iria exigir a sua formação como diferencial. Porém, o profissional que atua nas escolas públicas, nos programas de lazer, nos clubes esportivos com o esporte educacional e recreativo, ainda não conseguiu mostrar o seu valor. Qualquer um ex-atleta pode fazer o que ele faz... Como virar esse jogo para mostrar que existem certas competências que são adquiridas com muito estudo e experiência acumulada? Não adianta carteirinha disso ou daquilo... As circunstâncias da vida têm me direcionado também para uma atuação como terapeuta no caminho da clínica psicanalítica. Então, começo a sentir a diferença quanto ao prestígio profissional. As propostas vivenciais com o lúdico não mudam muito, mas as respostas encontradas com o diagnóstico e o tratamento são muito mais valorizadas do que no campo da educação. Vamos continuar refletindo sobre essas coisas e sobre o que fazer para mudar. Apesar das nuvens negras no céu, a profissão ainda é bastante jovem e creio encontrará a sua respeitabilidade.

Por João Batista Freire
em 22 de Julho de 2009 às 11:32.

Educador escolar é aquele professor que ensina alguma coisa definida. O que a Educação Física ensina?

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 22 de Julho de 2009 às 13:38.

O que a Educação Física deve ensinar na escola? Creio que seja uma questão fundamental para ser formulada todos os dias. Cabe ao professor tentar responder...

Por João Batista Freire
em 24 de Julho de 2009 às 10:54.

Toda disciplina escolar tem sua cultura específica. Há a cultura da matemática, da física, da química, etc. A Educação Física também tem sua cultura, de modo geral, os exercícios corporais e o jogo em suas diversas manifestações. Antes de mais nada, é essa cultura que cada disciplina ensina aos alunos; cada disciplina ensina a viver, a viver bem, a usufruir da vida e a repor o usufruído. Supõe-se que, aprendendo a cultura específica de cada disciplina, a pessoa pode aprender a viver bem.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 28 de Julho de 2009 às 17:52.

Olá, estou de volta... depois de 10 dias de estrada: São Luis-Juazeiro do Norte-Paraibano-São Luis. Visita a minha filha, deixando meu neto, Davi Gil, depois das ferias... Viagem cansativa, as estradas, no Maranhão, em pessimo estado; uma parte do Piaui e Ceará.por cima, também... mas por baixpo, esta otima, até Picos, Oeiras, Floriano, São João dos Patos. depois, Paraibano, e São Luis...

O que mais me chamou a atenção - de novo - foram as quadras poliesportivas construidas ao longo das estradas, em cidades pequenas, no Piaui e Ceara, no ceara, 0o conjunto de pistas de skate... em Juazeiro, cefca de 15 quadras poliesportivas construidas em escolas, da erede municipal, além de parques e praças... inveja!

Minha filha, Loreta, mudou-se de São Luis para Poços de Caldas; de lá, para Fortaleza, e agora esta em Juazeiro. Primeiro, no Novom Juazeiro, agora, foi para a Lagoa Seca. Mudou no sábado, cheguei no domingo. Na terça, bateram à porta. Era uma Agente de Saude; soubera que havia mporador novo no bairro. Viera conhecer e cadastrar no NSF; quantas pessoas, idade, e carteira de saude para todos, informando os serviços a diosposição no Nucleo de Saude familiar, inclusive ’educador fisico’.!! Não deu para segurar... pergungtei a ela o que fazia o educador fisico. Disse que orienhtava atividades fisicas, ginastica, acompanhava a Nutricionista, com o pessoal que pr34cisava perder peso, o cardiologista, para orientação de caminhadas... Disese a ela, que essa essa função do perofessor de Educação física ou quando muito, do profissional de educação fisica... por favor, essa era nossa profissão... expliquei a ela o que era e ela compreendeu. Dkisse-me que dai em diante, falaria em Professor de Educação Fisica, inclusive passaria para os outros agentes... e que járecebera a mesma reclamação do profesesor do Posto.

Gostei! Civilizado!   

Por João Batista Freire
em 29 de Julho de 2009 às 17:42.

Leopoldo, outro diz fui com minha mulher a uma academia; ela queria fazer natação. A atendente disse, logo de saída, que muita gente fazia musculação, porque os médicos indicavam isso para as pessoas. Aí eu disse a ela que quem devia indicar a musculação deveria ser o professor de Educação Física, porque os médicos não têm competência técnica, específica, científica, etc., para isso, e porque nós, da Educação Física, não indicávamos tratamento médico nem remédios, por isso, cada um deveria ficar na sua e eles não deveriam aceitar palpite de médicos intrometidos. Ela pediu mil desculpas.

Por Ivan Candido de Souza
em 30 de Julho de 2009 às 11:12.

Os desafios metodológicos da Educação Física Escolar são consequencia, em parte, das indefinições que cercam nossa área de conhecimento. Somos colônia de alguns paradigmas científicos, alguns ligados a tradição bio-médica outros a ciência social. Parece que não, mas, penso que esta indefinição interfere no modo como podemos interpretar os diálogos construídos anteriormente. Penso que somos educadores de pessoas. Partindo desta premissa não me incomodaria um médico prescrever para um aluno ou outro a prática de atividade física, pelo contrário, seria uma boa oportunidade para mostrar aos alunos o quanto essa prescrição, feita por um médico, pode ser equivocada.

Como educadores nosso forte deve ser a aula. Os procedimentos que permeiam a construção das aulas devem mudar de pessoa para pessoa nos espaços que oferecem a intervenção de um profissional. Em alguns a intervenção individualizada é mais complicada, em outros não. A academia é um belo local para a intervenção pedagógica individualizada. O professor João, professor Leopoldo e eu somos pessoas diferentes, é óbvio. Mas, se nos direcionarmos a várias academias aposto que nos colocariam para fazer a mesma coisa. Esteira e Musculação; ou, para ficar mais bonito: treino aeróbio e treino resistido. Entende-se por treino aeróbio esteira, bicicleta, eventuais aulas de ginástica, e como treino resistido a musculação. Que intervenção é essa? Que educadores são esses? Precisamos de profissionais que nos ensinam a ligar a esteira rolante, ou precisamos de profissionais que tenham a capacidade de perceber o óbvio, somos pessoas diferentes, portanto, temos anseios diferentes. Pelo que conheço do professor João, acho que ele odiaria ficar uma hora caminhando em cima de uma esteira rolante. Penso que o erro não está na prescrição médica e sim na aceitação dos professores a essas prescrições.

Abraços.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 30 de Julho de 2009 às 16:55.

Ivan

Isso é muito relativo. Frequento uma academia de musculação, a Academia Viva Agua, aqui em São Luis do Maranhao. Tenho - fiz este mes, semana passada - 57 anos de idade. Pratiquei esportes a minha vida toda, desde os 12 anos. Formei-me em Educação Física, fui tecnico de Atletismo. Respeito o que esses meninos de hoje, prescrevem, quanto à atividade fisica. Até que eles descobrem que sou formnando em educação física, fico só observando... mas tenho meu próprio programa, decorrente de meus problemas de saude - diabetes, pressão alta, artrose nos ombros e quadril... faço esteira - eles me limitam a 30 minutos  (artrose quadril) faço treino resistido (pesos, na minha epoca, puxar ferro, não gosto de maquina, mas é mais eficiente do que as barras...) de acordo com as minhas necessidades e limitações.

Descuidei-me, pois há anos venho assumindo funções burocraticas, sem tempo para cuidar de mim mesmo. Apenas as aulas, e apressadamente, que os anos de estrada me possibilitam ministtrar sem maiores planejamentos... a clientela da escola em que trabalho(ava... me apososengtei)... alunos de ensino medio, idade entre 14 e 19 anos, e ultimamemnte estava dando aulas apenas para as primeiras séries - 14-16 anos. A grande maioria, nunca fez educação fisica no ensino fundamental. suas experiencias eram as peladas de futebol, futsal, volei (meninas) e queimada! Jogos, só do video-game ou assistindo pela televisão...

Comecei a chegar mais cedo, e a andar e fazer alguns exercicios de elasticidade e flexibi9lidade - sou desse tempo, hoje alongamento... - os alunos chyegavam e se espantavam... afinal, estava com 130 kilos... e andava mais rapido que eles, colocava a mão no chão, e elsw não9 passavam da canela... mas aí me submeti a uma cirurgia, experimental, para cyra do diabetes, e perdi 40 quilos... voltei para as atividades fisicas, deixei a burocracia e converso com os meninos da academia, trocamos experiencias, e eles entendem o que devo fazer...

Veja bem, vi que havia um segmento - de pessoas mais jovens há mais tempo, com alguns problemas de saude... que tinham vergonha de entrar na 1’malhação’ ao lado daqueles jovens apolineos e aquelas jovens com corpo de Venus... criei um serviço, na Viva água, de atendimento a pessoas com as minhas caracteristicxas e necesisdades, mandando os professores a fazer cursos de fisiologia, e acompanhamento, em sala especialo, separada, climatizada... Pronto.

Hoje, já eliminamos essa sala, e os ’velinhos’ fazem aulas com os jovenzinhos, e dão de testa, de igual para igual, sem medos e dando exemplos...

Mas todos são Professores de Educação Física - separamos esses dos ’personal trainer’... os temos, mas é exigido uma especialização, no minimo. Inclusive temos inumeros estagiarios, que vão para apfrender como tyrabalhar com a ’educação física’... passam pela academia, pelos ’bodys’, pela parte terrestre, e depois vão para a aquática, trabalhar desde bebes até a competição... passam por uma parte administraiva, e todas as semanas, tem horarios de estudos... criamos uma metodologia propria - metodo viva agua de ensino, enicialmente para a natação, agora estendida para a parte terrestre, de musculação... esses meninos, professores, tem a obrigação de produzir textos... que começaram a ser publicados em veiculo proproio... são incetivados a participar de eventos cientificos e a apresentar trabalhos de estudos de caso, nas varias atividades... mas são professores de educação física... chamo sempre a atenção disso...

Mas vamos pela tradição... ja se tentaram tantos nomes... cineantropologo, lermbra disso? ManoelSérgio... mas desde o seculo XVII conhece-se Educação Fisica... a tradição deve valer... inclusive agora, o CNPq unificou todas as nomenclaturas de cursos da áfrea, ficando Educação Fisica... certo?    

Por João Batista Freire
em 31 de Julho de 2009 às 11:19.

Caramba Leopoldo, acho que vou me candidatar a Personal Trainner seu. Por módicos oitocentos reais deixo você novinho.

Sabe Ivan, lembro do Prof. Manuel Sérgio dando uma dura nos médicos em uma de suas palestras, dizendo claramente que eles não sabiam nada de exercício corporal. Às vezes me incomoda sim essa intromissão, esse querer saber tudo, mandar em tudo na área que eles designam como médica. Como assim área médica, somos pedagogos, somos da área pedagógica e de pedagogia entendemos nós.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 31 de Julho de 2009 às 18:51.

JoaoZin

Nao pago nada, para frequentar a Viva Agua - é a academia da Denise - pois ’presto’ consultoria... todo dia, depois da malhação, vou para a sala dela e ficamos papeando sobre a educação fisica, os projetos, as pesquisas, as orientações aos professores e estagiarios para a produção de textos e monografias para a Universidade... sempre estudos de caso... Claro que trocamos ideias com os professores... a Denise tem as assessoria da Academia-Escola Nei Pereira, do Rio de Janeiro, onde seus professores são mandados a se aperfeiçoar - especialização.

É um investimenton grande, voce conhece... Conhece a Denise... eu e o Laercio ’trabalhamos’ na Viva Agua alimentando-os com informação e conhecimento... alem do que, ela agora é a presidente da seccional do CREF5.. mais esse abacaxi... presto assessoria ’juridica’ a ela, no exercicio da função...

Uno o util ao agradavel e me ocupo pelas manhas... depois, venho para essa maquina infernal.

A proposito, semana que vem, vou dar um tempo, pois estou na organização de um seminario - O Maranhao na primeira decada do Seculo XXI, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, em que vou dar duas palestras - O setor pesqueiro no Maranhão e outra sobre o Atlas do esporte no Maranhão...

Este final de semana devo preparar a Revista n. 30 do IHGM, com os anais do Seminário - isso, se receber os texticulos dos 13 palestrantes - os dois meus ja estão prontos...

Pode estranhar a palestra sobre o setor pesqueiro, mas é o resultado de um projeto que fiz, para o Instituto federal - ex-CEFET-MA - patra vermos se conseguiamos um Centro de Referencia de Navegação - escola de pesca - de um convenio internacional entre Brasil e Espanha - Paraiba foi a selecionada. Mas tenho feito alguns trabalhos sobre a pesca - qualificação de pescadores, para o CEFET-MA já a tres anos.

Olhe, só para esclarecer: não gosto de peixe, não como peixe e nem sei pescar e enjoo no mar :-)))))) mas planejamento é o que gosto e sei fazer - projetos de desenvolvimento, de prospecção de mercado... e quando as pessoas ficamj sabendo que sou ’professor de educação física’ se decepcionam. Como pode? um professor de educação fisica saber sobre isso? como um professor de educação fisica entende de planejamento e desenvolvimento? professor de educação fisica? só isso? SIM, sempre me identifico como professor de educação fisica. Me orgulho disso... mas é dificil o estigma... Voce sabe o que é isso... já sofrreu na pele essa rejeição po9r ser da área, mas, como eu, sabe se impor pela competencia...

Costumo perguntar qual o problema? professor de educação fisica também pensa e sabe trabalhar para alem de bolas e jogos e brincadeiras ... Aqui no Instituto federal, consegui um respeito profissional, tanto que fui diretor de ensino, de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, e o plano de qualificação dos professores, com posgraduação,k foi objeto de muita briga, enfim vencida e hoje, somos, proporcionalmente, o Instituto ferderal com o maior numero de doutores de toda a rede... so eu, nao terminei o doutorado... estagva fazendo com os cubanos e me enchi com o papo do Comandante-em-Chefe... e a doutrinação, afinal, sou groucho-marxista, não marxista...

Bom...

Por Ivan Candido de Souza
em 1 de Agosto de 2009 às 22:58.

Leopoldo, fico encantado com a proposta que o senhor desenvolve na viva água. É exatamente disto que falo, somos professores de Educação Física, nada mais e nada menos. Nosso dever é construir uma pedagogia específica para a pessoa que se dedica as nossas aulas. Misturando um pouco com o comentário do professor João, que lembrou muito bem das frases do professor Manuel Sérgio, "de pedagogia entendemos nós". Vou além, penso que o Mauro Betti deu um passo interessante ao chmar a teoria que propõe para versar sobre a Epistemologia da Educação Física de teoria da Educação Física. Nada de motricidade humana (não estou dizendo que sou contra, pelo contrário) cinesiologia, praxiologia motriz, ou o que seja... o negócio é Educação Física. Como essa que o senhor desenvolve na academia viva água, como a que o professor João Freire desenvolve com as oficinas do jogo. Educação Física.

Por João Batista Freire
em 3 de Agosto de 2009 às 19:17.

Leopoldo, por favor, dê um recado para a Denise: quero ela aqui no CEV, na comunidade Pedagogia do Esporte. Falo, onde vou, que a Denise sempre fez o melhor trabalho de formação em natação do Brasil. Ela é incrível e precisamos dos depoimentos dela, ensinando o que faz para todo o Brasil.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.