Mais uma prova do ENEM com questões de Educação Física tendo uma questão abordado um tópico desconhecido até para professores da disciplina: uma nova maneira de avaliar a massa corporal - Índice de Adiposidade Corporal. Não dá para entender o posicionamento do próprio Ministério da Educação, que só vê Educação Física como práticas corporais, desconhecendo a teoria e a cobra no ENEM. É evidente que há Sistemas Educacionais em que a teoria é vista em apenas uma aula e em outros isso não ocorre. Como vocês veem essa situação? Postei um artigo intitulado Educação Física e ENEM no Artigonal.com, no qual faço uma abordagem sobre a situação.

Comentários

Por Evando Carlos Moreira
em 28 de Outubro de 2011 às 18:41.

Jaguaracy,

No meu entendimento, da forma como a questão se apresenta, não a considero como questão de educação física, mas questão da matemática, o "cenário" pode até ser da educação física, mas o que se exigiu do aluno frente à questão é matemática.

Evando

Por Flávio Souto Menezes
em 28 de Outubro de 2011 às 22:34.

Concordo com o Evando, fiz a prova e realmente essa questão entre outras de envolveram o IMC de crianças, foram voltadas para a matématica.

Por Jaguaracy Conceição
em 29 de Outubro de 2011 às 18:03.

É evidente que a questão estava em Matemática e suas Tecnologias, mas, quantos(as) docentes de Educação Física já tiveram acesso a essa nova fórmula? Por exemplo, eu fui buscar na INTERNET o conhecimento sobre ela após ter visto o caderno de questões de minha filha. É bom ter cuidado com IMC de crianças porque aquela tabela que especifica as categorias do mesmo não são válidas para crianças e adolescentes, vez que os resultados para eles são expressos em percentis. E as demais questões que estavam em Linguagens e suas Tecnologias? Na prova rosa as questão 67, 104, 107, 124. Pude verificar que outras questões estavam vinculadas à interdisciplinaridade, que é uma característica do ENEM. A minha preocupação deve-se ao fato de que a parte teórica da disciplina vem sendo negligenciada por escolas e docentes. E todos nós sabemos que regras específicas dos desportos podem ser aprendidas na quadra, isso, se o(a) docente não for apenas entregador de bola para o "baba" dos meninos e o "baleado" das meninas. Já enviei e-mail sobre o fato ao Ministério da Educação que como resposta mandou que eu procurasse a Secretaria de Educação do meu Estado. Re-enviei o e-mail dizendo que a posição da SEC do meu estado eu já conheço: (é a prática-teórica em quadra, sala de aula só nos dias chuvosos)  e que cabe ao MEC a solução. Infelizmente não me mandaram mais nenhuma resposta.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 5 de Novembro de 2011 às 23:18.

Jaguaracy,

Compartilho da sua preocupação, mas tenho esperança de que com questões no ENEM sobre EF, mesmo interdisciplinarmente, abram espaço para que as aulas sejam mais valorizadas, tendo em vista que o objetivo dessa prova é que os alunos passem para uma universidade, e as escolas querem que os alunos apresentem bons resultados, sendo assim espero que os "entregadores de bola" sejam mais cobrados quanto a qualidade de suas aulas pela comunidade escolar, e que todos vejam que as aulas de EF são importantes. Assim, vejo esta questão, preocupante, por um lado positivo.


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