ENEM 2011
Após duas edições marcadas por problemas como, vazamento de prova e erros na impressão das questões, começou hoje, oficialmente às 13h (horário de Brasília), promovido pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2011.
Com um número recorde de 5.366.780 candidatos inscritos, distribuídos em 1.599 municípios de todo o país, o primeiro dia do ENEM foi marcado por antecipações e atrasos ao local de prova.
Algumas matérias relacionadas:
Aluna chega 3 horas e meia antes do Enem no CE para não perder a prova
Aluna chega 2 horas antes do Enem em MT para não perder prova de novo
Chuva e trânsito antecipam chegada de estudantes ao Enem em BH
’Não tem desculpa’, diz aluno que perdeu Enem por causa de 4 minutos
Estudante chega atrasado após se envolver em acidente de moto
Comentários
Por
Gustavo Pereira de Paula
em 26 de Outubro de 2011 às 17:14.
Realmente pela importância da prova, e o crescimento tão repentino, estão muito desorganizados ainda. E sem falar que já é a 3ª vez. Com certeza um total descaso com os estudantes.
Mas ainda acho que deveria ver onde está errando e tentar corrigir, pois o ENEM é uma grande oportunidade ou grande facilitador para muitos entrarem em grandes faculdades.
Por
Pedro Mendonça Costa
em 25 de Outubro de 2011 às 21:29.
Realmente Rita, o ENEM é algo muito sério e extremamente importante para grande parte da população, penso que o governo deveria ter se preparado e se precavido de todas as formas antes de tornar essa prova tão importate a ponto de ser ingresso para grandes Universidades, assim evitaria que tantos problemas acontecessem. Porem já que há tornou PRECOCEMENTE uma porta de entrada para grandes Universidades, que aprenda com os erros já cometidos, e consiga evoluir infinitamente para que não ocorra novos problemas como estes e que não deixe que os velhos se repitam.
Por
Rita de Cassia Cota e Souza
em 24 de Outubro de 2011 às 15:39.
Realmente é um assunto bem polêmico que interfere na vida acadêmica de quem deseja ingressar num curso superior pela Universidade/Faculdade.
Desde que o ENEM se tornou a única prova para ingresso em diversas instituições de ensino, o mesmo vem causando muitos transtornos aos alunos que se prepararam o ano inteiro para fazer esta prova. Em anos passados não sei se estes problemas existiam com tanta frequência como está acontecendo atualmente, claro que problemas sempre existiram e sempre existirá.
Acredito que o governo deve ter uma posição séria desde a formulação, impressão e aplicação das provas, pois o futuro acadêmico e posteriormente o futuro profissional de milhares de pessoas está de acordo com esta prova, porque se algo der errado o futuro destas pessoas estará comprometido, será um ano de estudo perdido; isto é, se as instituições de ensino aderir ao ENEM.
Por
Rodrigo Müller Patrício
em 26 de Outubro de 2011 às 13:15.
É incrível ver vários jovens que são verdadeiros exemplos de cidadãos, jovens que fizeram a escolha certa para sua vida, jovens que estão se preparando para o futuro e que passaram muitas horas do ano, dedicados ao estudo para fazer a prova do ENEM serem tratados com total descaso!
Por
Leticia Maria Resende Moreira
em 26 de Outubro de 2011 às 15:32.
Novamente a prova do ENEM vem com polêmicas,anteriormente ja havia tido o caso de fraudes e vazamentos da prova ocasionando o adiamento da mesma esse ano não foi diferente,hoje dia 26/10/2011 no site globo.com G1 Ceará saiu uma reportagem aonde Estudantes dizem que a escola do CE antecipou questões do ENEM.Vejam um pouco da reportagem:
Um estudante de 18 anos postou no Facebook nesta terça-feira (25) fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas do último fim de semana. Dois alunos do colégio também confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. O Ministério da Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso.
saiba mais
MPF recomenda ao MEC a anulação do Enem por suposto vazamento
Veja fotos da apostila que teria questões idênticas à do Enem
O jovem, que prefere não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem. “Não tive tempo de ver esse material antes da prova, mas quando saí do Enem vi alunos do Christus dizendo que havia questões idênticas no material”,
o ENEM como uma prova de grande importacia para os estudantes brasileiros deveria ser tratada com mais respeito e sigilo afim de nao haver novamente fraudes como as de anteriormente, que prejudiquem os aulnos!
Por
Marcus Pires Silva
em 26 de Outubro de 2011 às 22:24.
Como podemos ver o ENEM ficou sendo a forma de ingressar em um ensino superior Federal, devido a sua aceitação como forma direta de seleção pelo SISU, uma grande questão sobre a prova em critério da formulação que em dois anos seguidos deixou a desejar pelo fato de vazamento da prova e impressão fora do padrão, na qual este ano a principio esta tudo certo, retirando o caso de vazamento das questões no colégio Christus no Ceara, lendo alguns comentário acredito que a organização das prova é de suma responsabilidade pelo fato dela está em vista “o futuro de muitas pessoas profissional” , pois o transtorno que ela causa vai afetar não só uma universidade mais sim um contexto em geral .
As questões de aluno chegar antes com antecedência no local da prova é uma responsabilidade por parte do mesmo e um exemplo para os demais, na qual pelas analise que os jornais e outros meio de comunicação disponibilizam sobre o fluxo e movimento no dia da prova, este fluxo e movimento que acaba na maioria das vezes fazendo que alguns percam a prova e sejam desclassificados, agora sobre estas questões de atraso não tem como priorizar uns e nem outros independendo do imprevisto, devido o seu caráter importante. A organização já esta cometendo falhas imagina se aderir para alguns casos de transtorno? Como vai repercutir isto nos próximos anos?
Uma relevância que gostaria de colocar seria o caso da classificação pelo SISU, esta sendo de caráter honesto pelo candidato, pelo fato um participante sem interesse ficar se escrevendo em uma universidade onde não tem interesse de ir ou curso que não tenha interesse de fazer só para ver se vai passar? Ocupando a vaga de um interessado, e atrasando as classificações posteriores?
Tentei expandir um pouco mais este assunto de extrema importância.
Por
Daniel Filipe
em 30 de Outubro de 2011 às 23:02.
Dando continuidade a discussão problemática no ENEM.
O ENEM vem sim, se tornando uma questão problemática em questões de organização (elaboração e aplicação das provas), “[...] desde 2009, quando o Enem passou a substituir o vestibular e servir como prova de acesso à graduação em diversas universidades federais em todo o Brasil, o exame foi marcado por uma sucessão de problemas. Naquele ano, houve o furto de uma das provas e o vazamento de seu conteúdo às vésperas de sua aplicação. O exame foi adiado por dois meses. Mas os problemas não pararam por aí. Candidatos também tiveram o local de prova alterado, e houve confusão no dia em que o exame foi aplicado em vários pontos do país. O gabarito também foi divulgado com erro [...]” (Da Agência O Globo).
Sobre o ENEM 2011 discutem-se a possibilidade da reaplicação de prova para os 639 alunos do Colégio Christos devido o ocorrido, visto que a reaplicação de prova já tenha sido método utilizado em outras edições do ENEM por algumas “particularidades” (erros de impressão no caderno de questões em 2010, devido fortes chuvas que atingiram o estado do Espírito Santo em 2009 que impossibilitaram a realização do exame).
“O Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais (Inep) deve se manifestar, nesta segunda-feira, dia 31, sobre o pedido do Ministério Público Federal (MPF-CE) de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas no último fim de semana. O prazo de 72 horas foi dado, na tarde de ontem, pela Justiça Federal no Estado do Ceará. Exame nacional foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro e pode ser feito novamente, em 28 e 29 de novembro, por alunos do Colégio Christus se a Justiça confirmar a decisão do MEC.” (ALEX COSTA).
Por
Ana Luiza Rocha Lisboa
em 9 de Novembro de 2011 às 22:53.
O ENEM todo ano tem dado problemas. Será que o Brasil está realmente pronto pra ter esa forma de avaliação como única para ingressão no ensino superior?
Para isso, tanto os que organizam a prova tanto os alunos que fazem devem se comprometer, porque qualquer erro é prejudicial para milhões de pessoas que depende desta avaliação, seja esse de qualquer uma das pessoas relacionadas com a prova.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.