A estrutura curricular para as séries iniciais é composta por uma grade e carga horária na qual a educação física tem apenas 1 hora por semana em cada turma.

Considerando ser a Educação Física um conteudo das chamadas linguagens e códigos, não seria viavel se ter associada à ela conteudos como arte e musica os quais tambem fazem parte da chamada linguagens e códigos?

 

Comentários

Por Samara Moura
em 1 de Dezembro de 2012 às 15:59.

 

  • A realidade da Educação Física em muitas escolas é marcada por duas aulas por semana com duração de 50 minutos, com turmas mistas, heterogêneas, com grande número de alunos. Outras características que acarretam nos efeitos das aulas é a carência de materiais e de espaços físicos adequados ao desenvolvimento amplo das capacidades e habilidades motoras. E, na visão técnica, a falta de uma proposta pedagógica que contemple o desenvolvimento de conteúdos que possa ser aplicados nas reais estruturas pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE) contemplando seus objetivos.

Todavia, não se trata de qualquer prática, e sim da manifestação corporal representada na forma do esporte, ginástica, jogos, brincadeiras, dança, movimentos expressivos de uma cultura. Essas vivências, seus conceitos, sentidos e significados são conteúdos legítimos a serem problematizados em todos os níveis da educação básica (SEE-MG, 2007).

Contribuir para a produção de conhecimento com potencial que auxilie o profissional de Educação Física que lida com crianças. Melhorar a qualidade e quantidade de experiências motoras que possam ser planificadas pelos professores, levando as crianças a conhecer suas capacidades, limites e incentivá-las à prática esportiva na sociedade, seja para o lazer, saúde ou treinamento. Para que isso aconteça, é necessário reestruturar a Educação Física no ambiente escolar.

Por Armânio Guilherme Bento
em 25 de Janeiro de 2013 às 18:11.

Todo nos  sabemos  que  realidade  da educação  física  é traumática  quando  se trata  de estrururas para prática  de Educação

física  na  escola , até hoje nossos governantes não perceberam  a impotância do investimento neste ítem , que muito colabora  a formação

de  jovens  e sdolescentes  .Professores  desta área ficam  em situações   difíceis se  valendo muitas das vezes  de improvisos  para dar uma 

aula  digna  para   os  seua  alunos.

Por Adriano Figueiredo
em 8 de Fevereiro de 2013 às 15:13.

 

Por: Adriano Figueiredo.

-A educação é uma arte em uma perene construção. A educação é o feixe central da interdisciplinariedade que engloba aspectos antropológicos, filosóficos, biológicos e psicológicos da espécie humana. E com relação ao tema mencionado, é oportuno salientar que essa possibilidade de inserção na área e, nas aulas de Educação Física, esse conteúdo das chamadas linguagens e códigos sejam de extrema importância sim para muitos alunos.

Os códigos são sinais ou signos convencionados por um grupo de pessoas, ou por uma sociedade inteira, que permitem a construção e transmissão de mensagens e seu consequente entendimento pelas demais pessoas que conhecem seus significados.
Por exemplo: os idiomas são códigos formados por signos, palavras e leis combinatórias da gramática, por meio dos quais as pessoas se comunicam; se um dos interlocutores não domina o código contido naquele idioma, essa comunicação se torna difícil, ou até mesmo impossível.
Sendo assim, pode-se concluir que quanto maior o domínio que temos de uma determinada linguagem, maior a possibilidade de uma comunicação mais eficiente. A Educação Física tem como principal objeto de estudo o movimento humano nas suas diversas formas e fases e, portanto, na Educação Física escolar é de se almejar e de se esperar que os docentes propiciem aos alunos várias formas diferenciadas de se movimentar, para que eles possam refletir sobre o seu espaço no mundo em que vivem e assim tomar consciência dos fatos e de si próprios.
Eu vejo inúmeras as contribuições que à Música pode trazer para os alunos nas aulas de Educação Física; a música traz para estes alunos uma maneira melhor de se aprender e de se ter os movimentos adequados, ela melhora a capacidade de auxiliar no desenvolvimento psicomotor, neuromuscular, no senso de direção, ou seja, da sua consciência corporal oportunizando assim um desenvolvimento motor e rítmico aprimorados, pois ela ainda tem o fator estimulante, motivador, auxiliando o professor (a) a proporcionar uma maior liberdade de movimentos, cujo bojo precípuo caiba de forma benéfica na área em questão. Além de agregar uma vivência significativa aos movimentos corporais das crianças.
É fato notório também que esse ambiente escolar, sofre ainda de um certo tipo de preconceito em relação à Música e à Dança, por essas linguagens serem consideradas por alguns ou até por muitos como algo que apenas diverte, mas que não transmite o devido conhecimento a que deveria. O que não é verdade, se bem orientada por um profissional capacitado e, com uma filosofia atitudinal e idônea, direcionadas para um real aprendizado a ser transmitido, tudo se torna mais fácil, eficiente, positivo e de grande essencialidade de ensino no conhecimento diário para os alunos...
Muitos dos professores têm conhecimentos suficientes para trabalhar com a linguagem musical, e que valorizam a música, e assim reconhecendo-a como importante no processo de ensino-aprendizagem e como uma grande ferramenta pedagógica e útil para a Educação Física escolar. Um fator de grande entrave nessa situação da prática e na inserção dos vários tipos de arte assim como também da música no contexto escolar. É a falta de instalações próprias assim como de materiais adequados, aliada a uma falta de capacitação e de incentivo por parte da escola são alguns dos fatores que impossibilitam a inclusão da música e de outras formas de artes na sua prática escolar.
A Educação que se almeja e que se prega aos docentes visa à formação global da criança.
Portanto, acredito no papel de ser benéfico e prazeroso utilizar as atividades rítmico-musicais e as modalidades esportivas que aliam o movimento à música, como meio de promover e valorizar a cultura corporal de movimento, na qual tem grande auxilio no desenvolvimento psicomotor dos alunos, e consequentemente, como uma forma de contribuir para a qualidade dos conteúdos na Educação Física escolar.
Portanto, é viável sim a o uso diversificado de vários estilos de arte assim como a música no contexto escolar. É essencial que se dê à devida estrutura para que tudo isso possa funcionar da melhor maneira possível.
Pois o objetivo é salutar para as crianças e adolescentes envolvidos no processo.
Deve-se estimular todas as formas de arte de acordo com cada fase etária obviamente também.
 


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