A obesidade afeta muitas crianças e adolescentes, e 8 entre 10 jovens permanecem obesos na vida adulta. Além de transtornos psicossociais como discriminação, auto-estimas negativa, depressão e socialização diminuída, vários outros problemas surgem com a doença, esses fatores podem ser evitados com hábitos saudáveis. As escolas devem implantar uma disciplina alternativas ou que entre na programação das aulas de educação física  palestras,workshops periódicos até mesmo que seja papel do professor conscientizar  os alunos cuidarem da saúde (praticas de atividades físicas fora das escolas ).Será possível contribuir no aprendizado desses hábitos saudáveis e reduzir problemas de saúde pública futuros ?

Comentários

Por Jaguaracy Conceição
em 3 de Novembro de 2012 às 19:26.

Na minha opinião é o(a) docente de Educação Física que detém a ferramenta para tratar desse assunto com o corpo discente. É necessário saber que Educação Física não deve ser somente prática, a teoria tem que ser ministrada em sala de aula como as outras disciplinas. É de bom alvitre observar que o ENEM esta aí cobrando questões teóricas e nós como educadores não podemos nos furtar desse desiderato. É hora de nós docentes acordamos, sair da letargia e agir.

Por Lucas Figueiredo dos Anjos
em 8 de Maio de 2015 às 21:27.

Uma criança inativa e obesa tende a manter-se assim quando adulta, contudo a reeducação alimentar e atividades físicas dentre seus hábitos cotidianos auxiliam na manutenção da saúde. Há necessidade transmitir conhecimentos acerca da nutrição e atividade física a fim de que os alunos compreendam que seus hábitos os moldam. O ambiente escolar carece de uma didática multidisciplinar para abordar a manutenção da saúde.

Por Kethlen Isabela de Oliveira Ribeiro
em 10 de Maio de 2015 às 16:42.

Acredito que seja dever do profissional de Educação Física trabalhar com esses assuntos em sala de aula, uma vez que trabalhamos com a saúde e a nossa meta é prevenir os problemas futuros relacionados à ela. Devem ser incluidas aulas teóricas - e muitas -, para passar aos alunos mais informações que temos acesso na graduação e pela maioria dos professores ficarem muito presos ás praticas esportivas, acabam nem sendo mencionados em sala de aula (dai surge também o menosprezo e preconceito que muitos tem quanto a nossa profissão). Devem ser realizadas também reuniões e palestras para os pais, pois principalmente nos anos iniciais, eles são os responsáveis pelos hábitos alimentares e modo de vida dos filhos, sendo de extrema importância que eles tenham consciencia da importancia de práticas regulares de atividades físicas aliado a uma boa alimentação para contribuir para um futuro melhor e mais saudável dos filhos.

 

Por Vitória Louise Teixeira e Silva
em 10 de Maio de 2015 às 20:42.

Creio que é possível a contribuição para a redução deste dado alarmante a partir do momento em que a escola entre como uma mediadora para apresentar e esclarecer quais os efeitos e quão importante é a questão da alimentação na vida de uma pessoa, especialmente na infância. As medidas de ensino para melhor absorção de informações devem ser cuidadosamente escolhidas. A relação social extra-escolar também é de grande importância, uma vez que não adiantará nada a aprendizagem e bons habitos dentro da escola se os mesmos não permanecerem também fora do ambiente escolar. 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.