Lutas na Educação Física Escolar

Em estudo feito por Lançanova (2007), o autor definiu uma concepção das Lutas enquanto componente da Educação Física escolar. O mesmo entende que não se pode reproduzir na escola o mesmo ensino que se realiza em academias, ou seja, de caráter desportivo, defesa-pessoal. As Lutas devem ser incluídas no planejamento escolar pelo professor de Educação Física de forma que possa contribuir para a formação integral do educando. E isto significa, portanto, considerar todos os aspectos do indivíduo: ”motor, intelectual, sócio afetivo, filosófico...”

Fonte: http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/

Nesse sentido, gostaria de debater tal assunto com os integrantes da comunidade, saber suas opiniões, criticas, observações, se é a favor ou contra o ensino desse desporto no ambiente escolar, se é a favor ou contra a luta ser usada no caráter desportivo, defesa pessoal. Já que os esportes coletivos em algumas escolas são usados como desporto, por que não usar a luta também? Opinem!

 

Comentários

Por Otávio Gomide Costa
em 28 de Setembro de 2011 às 00:39.

Agora é minha vez de comentar o seu tópico de Lutas rs. Eu acho que a "Luta" deve ser sim inserida no ambito escolar, porém nao como defesa pessoal. O caráter desportivo seria interessante. Acho que os valores educativos diante as artes marciais , são de suma importância para o ensino aprendizagem não só da prática esportiva e corporal de movimento, mais também o seu contexto histórico , que está associado a história e formação de nações e construção de algumas sociedades. A Luta deve ser vista pelos alunos não só como uma arte marcial , agregada a competições e defesa pessoal, mais também como modalidade esportiva e prática com fundamentos pedagógicos , onde a idéia de aplicação a prática de caráter desportivo e atividade física , deve ser transmitidas para os alunos.

Por Thúlio Luiz
em 28 de Setembro de 2011 às 11:06.

Por Janaina Silva
em 28 de Setembro de 2011 às 14:59.

Concordo que as lutas devem ser sim ensinadas nas escolas, mas buscando a formação integral do aluno, com disse a Larah. Além de ser um conteúdo novo (que geralmente não é trabalhado nas aulas de educação física escolar), as lutas poderiam atrair os alunos para participar destas aulas, sendo uma forma de despertar o interesse em conhecer, praticar e participar de nossas aulas . Por ser um conteúdo amplo, a prática de lutas é capaz de ensinar valores, desenvolver a concentração e determinação nos alunos, além de outros aspectos. Em relação à competição, creio que, primeiramente deve-se propiciar a vivencia prática dos movimentos, discutir os tipos de lutas que são divulgadas pela mídia para depois pensar em competições, buscando desenvolver no aluno a autonomia em relação ao tipo de luta que é  praticanda nas aulas de educação física escolar e o que esta na mídia.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 28 de Setembro de 2011 às 21:08.

A diversidade é fundamental para alcançarmos uma educação de qualidade e para isso devemos utilizar os mais variados conteúdos disponíveis a nós educadores físicos, e a luta vem para a escola com o intuito de formar integralmente os nossos alunos, agregar valores.  Vê-se que do ensino infantil ao ensino médio as lutas fazem sucesso, desde a luta do sapo, do jacaré ate as modalidades serem exploradas de maneira mais profunda. Creio que as luta são um curinga para as aulas de educação físicas, é para a grande maioria um conteúdo novo,   tem um vasto campo a ser explorado(várias modalidades), é bom sair da rotina dos clássicos (handebol, futebol...), porém acho que ela deve ser trabalhada com caráter lúdico não como um desporto, para oportunizar a vivência à todos desde os mais aptos aos menos aptos, para não ocasionar exclusão de ninguém.

Por Wiviane de Souza Martins
em 28 de Setembro de 2011 às 22:35.

Concordo com a Mayra, a diversidade é fundamental para alcançarmos uma educação de qualidade, inclusive o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de educação física traz como proposta trabalhar com 3 blocos de conteúdos de maneira equilibrada e adequada, que são eles:

  • 1° bloco: Conhecimentos sobre o corpo;
  • 2° bloco: Esportes, jogos, lutas e ginásticas; e
  • 3° bloco: Atividades rítmicas e expressivas.

Mas, infelizmente não tenho consiguido ver esse equilíbrio nas aulas de Educação Física Escolar; o que vejo é uma supervalorização do “quarteto fantástico dos esportes de quadra” (futsal, handebol, basquete e vôlei) em detrimentos dos outros conteúdos.

Portanto, sou sim a favor das lutas nas aulas de educação física, porém como forma de conhecimento e vivência, e não no caráter desportivo para que não promova exclusão dos menos habilidosos.

Por Daniel Gomes Pereira
em 30 de Setembro de 2011 às 14:38.

As lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos a ser trabalhada na Educação Física, tanto Escolar como Treinamento Desportivo. O objetivo educacional deve ser coerente com a realidade do aluno, onde este é levado a vivenciar as mais diversas manifestações da cultura corporal de maneira crítica e consciente, estabelecendo relações com a sociedade em que vive. Deste modo o papel do Educador é levar o aluno a um conhecimento de si mesmo e do mundo através da prática de várias atividades. Partindo deste pressuposto, as lutas devem ser inseridas no contexto escolar, pois propicia além do trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano em um aspecto mais ampliado.

Por Natália Daniela Vieira Maximiano
em 30 de Setembro de 2011 às 16:18.

Olá,

Seria interessante incluir lutas no ambiente escolar, além de aprender defesa-pessoal, esta modalidade transmite valores sociais, afetivos, cognitivos e motores que podem ajudar no desenvolvimento dos alunos tanto na vida intra como na extra-escolar. Porém toda moeda tem dois lados, por isso os aspectos negativos devem ser levados em consideração nesse aprendizado, pois sempre tem aqueles alunos indisciplinados, metidos a pit boys, fissurados por brigas. Com exceção a isso, como relatou  acima a colega Wiviane de Souza Martins, o próprio PCN inclui lutas como proposta de trabalho. Portando eu sou a favor da inserção de lutas nas escolas mesmo como desporto, lógico desde que não haja discriminação e falta de respeito em hipótese alguma, quanto à competição sempre existirá entre os alunos.

Por Patricia Santos Carneiro
em 19 de Outubro de 2011 às 15:05.

As lutas podem sir ser inserida nas aulas de educação física, por ser uma modalidade nova, que não é oferecida nas aulas,os alunos iriam se interessar por esta aula, e que também é importante para a defesa pessoal alem de trabalhar com a coordenação, concentração e outros. E é importante ressaltar que  é uma forma de variar as aulas, saindo do futsal, handebol, e é uma forma de vivenciar e não de caráter desportivo.

Por Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 18:58.

Em minha opinião, a questão das lutas serem inseridas ou não no contexto escolar, não tem nem discussão, quem é contra tem que ter argumentos muito além do que só o perigo dos alunos ficarem violentos. Quem conhece as lutas, mesmo que não tenha praticado, mais só já estudou ou leu sobre elas sabe que o principio numero 1 das lutas é a disciplina.  Partindo disso eu não vejo o porquê de não podemos usar a luta como caráter desportivo por motivos de exclusão dos mais habilidosos, sendo que no Futebol, Handebol e outros existem isso! Em Minas Gerais temos os jogos regionais que não me recordo o nome que tem algumas modalidades de lutas e dá muito certo, igual Futebol e outros. A questão da defesa pessoal, é apenas mais uma dos pontos positivos da luta, o aluno aprende a se defender, ele só deve utilizá-la para defesa, ou seja só vai contribuir para a vida do aluno. 

Por Kerllyn Trindade Coimbra
em 27 de Outubro de 2011 às 23:25.

Pessoal, fazendo um gancho com o tema, eu pude vivenciar uma aula de lutas em uma oficina, onde o foco era a educação física escolar, que me fez ter uma visão diferenciada do conteúdo. A princípio, falo isso por mim, eu tinha muito medo de ministrar o conteúdo, por eu não dominar o mesmo. Acho importante salientar, que sou graduanda, e que minha experiência com a educação física escolar (quando me refiro a prática docente.), é porque estou inserida em um projeto no qual eu trabalho com intervenções nas aulas de educação física na escola. O que eu quero partilhar aqui, é que as atividades propostas nesta oficina para introduzir o conteúdo Lutas, eram variações de jogos e brincadeiras muito conhecidos por nós, e sempre com um caráter lúdico que acrescentava as atividades um valor muito maior. A proposta inicial, era de trabalhar o ataque e defesa com os alunos e em seguida, a demarcação de espaço, e mais interessante, é que conseguimos trabalhar esses conteúdos, sem em momento algum existir a Luta em si. O que trabalhamos, foram variações de atividades simples como, "roubar-bandeira" (para consquista de território), uma variação do "pique-pega" (para ataque e defesa), dentre outras atividades. Achei muito interessante esta proposta, pois conseguimos abordar com nossos alunos o conteudo Lutas de uma forma diferenciada, o que ajuda até mesmo os professores que sentem algum tipo de limitação em relação ao tema. Então fica aqui minha sugestão de repensar e variar a forma no qual trabalhamos esse conteúdo na educação ísica escolar, o que não deixa de se aplicar a outros conteúdos também. E além disso, ao utilizarmos os jogos e brincadeiras ou outros, estamos também suprindo outras necessidades da escola, pois podemos utilizar materiais alternativos, além destes demandarem poucos recursos para sua aplicação.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 5 de Novembro de 2011 às 10:54.

A luta deveria ser um conteúdo das aulas de educação  física sim, pois a luta passa para seus praticantes um respeito pelo próximo e também uma paz de espírito muito grande. Vejo isso com algo importante não só para nossas aulas e sim como um conteúdo que deixara o aluno um pouco mais tranquilo e respeitoso para com todos os outros professores assim facilitando as aulas das outras disciplina durante seu período na escola. E não venha com essa de que luta é agressiva e tudo mais que normalmente quem pratica aulas de luta não entra em briga nas ruas só para testa sua força.

Por Kaio Cesar Caldeira Soares
em 7 de Novembro de 2011 às 16:25.

Minha opinião é bastante clara em relação a essa temática, pois vejo o conteúdo das lutas como sendo um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Pois as lutas possuem valores agregados como: a disciplina, o autocontrole, a concentração como já foi mencionado, e por isso elas devem ser trabalhadas na Educação Física escolar. Outro ponto que quero destacar é a metodologia a ser utilizada para sua aplicação, pois esta deve partir de um princípio sempre de iniciação e nunca com um caráter desportivo, oque acarreta uma competição. E competição na maioria das vezes gera uma exclusão. Existem vários mecanismos para iniciar o conteúdo das lutas, as brincadeiras (rouba-bandeira, pega-pega) são um bom exemplo de atividades de iniciação, desde que sejam relacionadas com a modalidade proposta. Já sobre a possibilidade de formar alunos violentos, o próprio termo “luta” responde a pergunta, pois, “quem luta não briga”!!!

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 21:52.

Cara Amiga Larah, Quando ouvimos a palavra LUTA, logo nos passa a cabeça brigas, confusões, e isso tras um pouco de receio ao se trabalhar a luta. Mais existem tipos de lutas como a capoeira que podem ser praticadas nas escolas. Cabe ao professor escolher o conteúdo adequado para se trabalhar em suas aulas. Abraços...

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 8 de Novembro de 2011 às 22:04.

Na minha opnião é valido o trabalho das lutas nas aulas de EFI escolar. Basta o profissional encarregado ter conhecimentos suficientes, capacidade de controle e capacidade de adequação de tal modalidade para os alunos. Assim o professor poderá ter sucesso em sua aula, pois, ele deve ensinar aos alunos que lutas não são brigas como diz nossa colega Gabriela acima e sim uma modalidade que exige deles valores, capacidades físicas, motoras e cognitivas.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 8 de Novembro de 2011 às 23:19.

Ao deparar com a temática podemos perceber que há muito preconceito a respeito do ensino de lutas no âmbito escolar. Porém, a modalidade de lutas se encontra nos PCN’S sendo contemplada nas aulas de educação física escolar, isso não significa que o aluno ficará ou não mais agressivo. A luta sendo bem trabalhada transmite alguns valores de extrema importância ao aluno, o senso de respeito para com o próximo e para com seu superior é um deles, dedicação, humildade.

Então por conta disso, acredito que nos professores não devemos privar nossos alunos de vivenciar tais experiências com esse tipo de esporte.

 

Por Eduardo Rodrigues
em 8 de Novembro de 2011 às 23:58.

Creio que essa temática de: Lutas na Educação Física Escolar; sempre será uma pedra no sapato no currículo do ensino das aulas de educação física. Sempre haverá aquele que irão se opor a essa prática com o argumento de que incitara a violência, porém essa é uma visão estereotipada que sempre terão sobre lutas, uma vez que confundem Lutas com Briga, e sempre adotarão lutas com as artes marcias, sejam elas: Kung Fu, Karate, Judo, etc.. Na minha visão, e de Ferreira (2006): as lutas devem servir como instrumento de auxílio pedagógico ao profissional de educação física: o ato de lutar deve ser incluído dentro do contexto histórico-sócio-cultural do homem, já que o ser humano luta, desde a pré-história, pela sua sobrevivência. Como prática escolar seria interessante abordar o conceito histórico de cada modalidade e suas técnicas, uma vez que o objetivo da Educação Física é apresentar aos alunos maneiras de “movimentar-se”, porém nunca levando a prática para o lado desportivo, e sim como uma apresentação da dada modalidade.

Tenho comigo o conceito de que para ascendermos como excelentes professores de educação física é mostrar aos alunos a vasta opção que possuem para prática corporais, sejam elas por meio do futebol, dança ou até mesmo lutas, podendo então vir a acrescentar o seu repertório motor. E como dica deixo a referencia do artigo lido sobre o tema: Lutas na educação física escolar.

FERREIRA, Simões Heraldo. AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 135. nº., Fortaleza, Revista de Educação Física, 2006, 36-44

Por Daniel Filipe
em 9 de Novembro de 2011 às 01:34.

O conteúdo lutas deve sim ser introduzido às aulas de Educação Física, a partir de uma boa metodologia de aplicação. A luta virá enriquecer as aulas de Educação Física, inovando diversificando, fazendo uso de um conteúdo que facilmente despertaria "interesse" ao aluno. Com este conteúdo pode-se trabalhar, de forma lúdica e/ou baseado em fundamentos de aspecto esportivo, trabalhando conhecimento do corpo, o controle, coordenação, e cognição que poderiam ser trabalhados de diversas formas. Assim como muitos outros conteúdos, lutas entraria em um processo "conceitual" (preconceito) tanto a nível de muitos professores quanto a pais, porém quando se parte de uma boa metodologia, deixa claro os conceitos, as aplicações e mesmo as conseqüências é sim possível trabalhar o conteúdo, fundamentando a aplicação e adaptando-a sempre que necessário seria muito favorável para o desenvolvimento do "aluno" .

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