Ministrar as aulas de Educação Física no turno regular ou no contra-turno das demais disciplinas ?

 

 

Anteriormente, as aulas de Educação Física eram ministradas no contra-turno das demais disciplinas, o que deixava a mesma com uma característica extracurricular.  Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), as aulas, na maioria das instituições de ensino público, passam a ser configuradas juntamente com as demais disciplinas nos respectivos períodos de aula. Neste contexto, podem-se identificar pontos positivos e negativos relacionados com o horário das aulas de Educação Física.

 

·         Educadores favoráveis ao contra-turno:

Interferência na escola;

Higienização dos alunos;

Ausência de espaço para aulas; etc.

 

·         Educadores desfavoráveis ao contra-turno:

Deslocamento dos alunos;

Descontinuidade pedagógica;

Desarticulação com o PPP ( Projeto Político Pedagógico ); etc.

 

O que mais ameaça a existência desta disciplina nas escolas é a sua falta de identidade.

Para os fins do tema proposto, gostaria de saber a opinião dos colegas, ressaltando preferências e posicionamento, pensando numa Educação Física comprometida com a formação integral do indivíduo.

Comentários

Por Pedro Mendonça Costa
em 7 de Novembro de 2011 às 19:51.

É um caso bem complicado, porem na minha visão devemos lutar pelas aulas no turno regular (para impedir a evasão) e trabalharmos sempre em cima de valores, seguindo sempre as propostas dos PCNs ai assim formaremos grandes individuos.

Por Waldir de Meira Albuine
em 7 de Novembro de 2011 às 20:29.

Acredito que se as outras disciplinas tem uma importancia na formaçao do individuo ,por que nao a Educaçao Fisica Escolar pode contribuir  em uma parte  neste sentido.As aulas sendo ministrada em horario regular com certeza podera sim ser bem desenvolvida,mas a comunidade escolar tem que estar de forma consciente para a realizaçao do trabalho.Entao as aulas precisam de definiçoes especificas do que se quer realmente desenvolver com essas mundanças e a partir deste ponto  iniciar passo a passo uma construçao logica da Educaçao Fisica Escolar.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 7 de Novembro de 2011 às 23:27.

Swand, 

"O que mais ameaça a existência desta disciplina nas escolas é a sua falta de identidade"

Isso é muito forte, e o pior é que é verdadeiro, não importando se as aulas são no turno regular ou contra-turno, pois a identidade das aulas de Educação Física ainda se encontra indefinida, como um professor da graduação nos fala, “a EF é um barco sem velas e sem remos no meio do oceano, vai para onde a corrente leva”, e complemento que, está ainda presa num passado remoto e com vontade de dar saltos para o futuro. Por isso acredito que se faz necessário uma reflexão sobre a Educação física, sobre sua importância como disciplina, independendo do horário em que ela ocorre, para a formação plena do aluno.

Sou favorável para que as aulas aconteçam no turno regular, pois penso ser uma forma de ajudar nessa identificação, seguindo o PPP, dando continuidade pedagógica, como os motivos citados.

Por Francisco Roberto Carneiro
em 7 de Novembro de 2011 às 23:45.

As aulas de educação física possuem um caráter de aprendizagem um pouco diferente das demais disciplinas. Ela envolve um contato mais intimo entre os alunos, promove a construção de valores que acompanhará os participantes para o resto da vida, proporciona um momento de aprendizagem lúdico em suas aulas e auxilia o processo de desenvolvimento global dos alunos. A lista de argumentos que sustenta que as aulas de educação física são necessárias na grade curricular vai muito mais alem negar que ela mereça estar entre as demais disciplinas se torna um absurdo.

Por Pedro Henrique Sena Ferretti
em 8 de Novembro de 2011 às 17:13.

Defendo a idéia de que a educação física pode ser importante no que se refere a saúde física dos alunos de uma instituição de ensino, é totalmente lógica na minha visão a idéia de que as aulas sejam ministradas no turno regular para além de evitar a evasão(como salientou o Pedro costa no comentário acima), ainda dar mais credito a disciplina perante as outras da grade curricular.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 8 de Novembro de 2011 às 18:19.

Sou a favor da educação física ministrada no turno regular pois sendo assim é possível dar continuidade pedagógica, evitar a evasão escolar, e também no contra-turno da a impressão de ser algo extra curricular e/ou não obrigatório e ainda desnecessário. O que não é verdade, pois a educação física na escola tem grande importância na formação dos alunos, não exclusivamente na área motora, mas na formação do indivíduo como um todo (questão de valores, área cognitivo, afetiva).

Por Daniel Júlio de Araújo
em 8 de Novembro de 2011 às 18:52.

As de Educação Física independentemente de ser ministradas no período regular quanto no contra-turno, deve ser assumida como conteúdo indispensável para a formação dos alunos. A Educação Física é uma disciplina que forma uma ponte interdisciplinar com as demais, contribuindo assim com o processo de aprendizagem. Sou a favor das aulas no período regular, pois assim as aulas serão bem mais aproveitadas pelos alunos, será levada mais a sério, além de evitar evasão das aulas e descomprometimento.

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 21:13.

Bom,

 para que essa longa história com relação aos turnos que devem ser ministradas as aulas a polêmica é muito grande. E para primeiramente tentar resolver esse problema a Educação Física teria que ser legitima perante ás outras matérias, e até mesmo perante todos da Educação. Mais isso é uma coisa que vem de muitos anos atrás e ainda não se resolveu. Mais ainda tenho minhas esperanças.

E para falar a verdade, tenho minhas duvida sobre o melhor á se fazer, afinal existem os prós e os contras.

Abraços.

Por Thúlio Luiz
em 8 de Novembro de 2011 às 21:54.

Em minha opinião, as aulas de Educação Física devem estar ligadas as outras disciplinas da escola, pois o ensino se torna completo quando conseguimos assimilar todas as disciplinas juntas. Por isto, torna-se mais necessário a aplicação deste conteúdo no horário normal das aulas.

Por Ana Luiza Rocha Lisboa
em 9 de Novembro de 2011 às 22:30.

a EF deve ser considerada disciplina como qualquer outra da grade escolar. Assim como as outras matérias, deve ser respeitado os horários e o assunto. A EF só terá seu lugar ou sua devida identidade quando nós os profissionais tomarmos a devida postura de educadores físicos, porque assim como o portugues, quimica, geografia são importantes para a formação do indivíduo, a EF auxilia nas escolhas esportivas ou de atividades físicas ao longo de sua vida.

Por Pablo Vecchi Moreira
em 10 de Novembro de 2011 às 01:08.

A Educação Fisica é tão importante quanto todas as outras disciplinas escolares , por isso defendo a ideia de que as aulas devem ser realizadas no mesmo turno que as outras disciplinas , assim a educação fisica escolar nao sera vista como uma disciplina extrecurricular  e tera seu devido valor . Talves dessa maneira os alunos comecem a enxergar a Educação fisica como uma disciplina essencial para o desenvolvimento do aluno , assim como todas as outras. 

Por Renato Davoli
em 10 de Novembro de 2011 às 22:51.

Considero o turno regular mais adequado na medida que possibilita uma melhor associação da Educação Física enquanto disciplina, claro que fatores externos como o clima da região e/ou falta de equipamento/espaço para a prática pode ser conveniente que as aulas sejam no contra-turno.

Por Glauber César Cruz Custódio
em 22 de Março de 2012 às 16:51.

Em minha opinião a educação física é tão quão importante quanto às outras disciplinas, e deve ser planejada e ministrada no turno regular, a educação física é de fundamental importância na formação e desenvolvimento global dos alunos. Na educação física pode se trabalhar com outras disciplinas, colaborando com a aprendizagem das demais e contribuindo para a formação do indivíduo. Deixando o período contra turno para as crianças que queiram aprofundar mais em determinados esportes. Portanto a educação física no período regular deve estar interligada as outras disciplinas, e para um ensino mais completo aulas no contra turno para uma melhor vivência e aprendizagem.

Por Everson Goncalves
em 10 de Novembro de 2015 às 16:21.

Ministrar as aulas de Educação Física no turno regular ou no contra-turno das demais disciplinas ?

 

A disciplina Educação física deve ser ministrada normalmente como qualquer outra ciência, valorizar a disciplina cabe aos educadores, aos estudantes nas faculdades, aos alunos e pais. O melhor horário? Cabe ao educador buscar valorizar a sua disciplina, alimentar os alunos com sua necessidade, se adultos por obrigação estão vindo a procurar o educador físico, porque não influenciar a juventude com a ciência educação física. Será que ficar parado sem fazer nada é melhor... Perder a nossa juventude para as drogas e tecnologia não vale a pena, pois se não estão fazendo nossas aulas, alguma coisa estão fazendo!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Novembro de 2015 às 09:03.

Aos novos professores, acadêmicos. gestores educacionais e pais,

É louvável essa discussão e aplaudo o incentivo que os acadêmicos recebem de seus tutores e professores para se informarem e conhcerem a história da educação física no Brasil. Especialmente aprofundar-se nas questões que impedem um desenvolvimento satisfatório. A questão transcende a área propriamente dita da disciplina em si, posto que envolve asepctos sóciopolíticos. A disciplina NUNCA foi valorizada no país e, atualmente, confunde-se com coisa da "moda", especialmente po influência externa: as academias e novos métodos que nos são impostos pela mídia (Tv). No entanto, nos lares, mesmo a mamãe que sua na academia com suas amigas, malha três vezes na semana, ainda assim não olha por seus filhos na escola, se tem ou não aula de educação física. É assim por gerações, pelo menos desde que me conheço. 

Passou-se a valorizar a prática generalizada, embora direcionada para atividades individuais, a partir do médico americano Cooper que, com o seu método peculiar à época, trouxe crédito eincentivo para o mundo. Sua influência marcou presença nos métodos de preparação física e, no Brasil, manifestou-se principalmente pela EsEFEx, inclusive aproveitando um bom momento - 1970 - com a preparação para a Copa do Mundo de Futebol. Como o país saiu vencedor, foi como fogo na palha. O mundo todo, agora também o país, resolveu correr de qualquer forma, pois igualavam-se aos seus "heróis" tricampeões. Depois de tantas correrias, vieram as academias. E uma nova onda de marombeiros e marombeiras, a empinar seus bumbuns e bíceps.

Enquanto isto, nas escolas tudo continua como na metade do século passado, inclusive na formação de novos professores. Os currículos engessados, o sistema univrsitário ultrapassado, governos que não sabem Educar, tudo conspira para que não se proceda às reformas no ensino. Estamos esperando que alguém toque na lâmpada mágica e, de repente, tudo se resolve. O descaso, então, está refletido na ausência quase secular de um farol norteador, um currículo nacional que nos faça compreender e executar tarefas realmente concretas entre crianças. Caso contrário, todas as mazelas apontadas em relação aos distúrbios pela ausência de atividades físicas se perpetuarão.

Mas gritar que tudo está errado, que precisamos fazer isto ou aquilo, esperar que outro governo ou ministro encontrem soluções viáveis para pelo menos o primeiro passo, é quere demais. Vejo, então, que algumas lideranças iluminadas pela vontade de acertar, com suas experiências, possam sensibilizar os resonsáveis diretos - pais e gestores educacionais - para pelo menos tentar algo que possa ser adjetivado como "inteligente" para que conquiste adeptos e se forme uma grande corrente salvadora.

Que a nova geração entenda o que (não) existe realmente e, certamente por sua própria conta, tente descobrir soluções concretas. Evidentemente encontrarão dificuldades, mas o espírito jovem e a vontade de acertar os conduzirão para boas buscas e decisões futuras. Repetir o que os mais velhos dizem e deixam de fazer, em nada contribuirá para o seu crescimento. Livrem-se das amarras, sejam criativos, autorreguladores, inovem, desconfiem de tudo, sejam empreendedores, pois só assim conseguirão ser diferentes, autênticos, professores do séc. XXI.

Façam uma visita a www.procrie.com.br/ 

Que Deus os ilumine nesse viver! 
 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 12 de Novembro de 2015 às 10:46.

Aos novos e futuros professores, em favor de novos horizontes. Para se ter ideias, é preciso conhecer, ter informações. 

Não deixem de se atualizar com o que acontece no país e no mundo. Mantgnham-se antenados nas notícias e sejam verdadeiramente críticos de seu fazer. Apreento-lhes duas entrevistas em assunto que diz respeito ao desenvolvimento da Educação no país. Aproveitem e discutam com interessados.

Se fosse eu professor universitário, promoveria debates - escrito e falados -  em torno de assuntos atuais. Isto estimula à leitura de boas obras e mantém os indiivíduos atualizados. Ensina a pensar e a comunicar-se - linguagem, lógica - entre seus pares e a sociedade. Contribui para serem autorregulares, criativos, novadores e empreendedores.Em suma..., LIVRES para PENSAR!   

Destaques...

1 - Caminho para a Excelência

Entrevista com César Camacho; revista Veja, 28/out./2015

Um dos responsáveis por fazer do Impa um centro de relevo mundial na matemática diz que o mais difícil é escapar do peso do Estado, que emperra a pesquisa de alto nível no Brasil. Uma ilha de excelência corre perigo porque a entropia trabalha para igualá-la ao ambiente mediano que a rodeia.

—   As universidades públicas no Brasil são instituições políticas que se devoram.

—   É louvável providenciar um currículo unificado, mas sem um professor que domine o conteúdo, com capacidade para transmiti-lo, vira peça decorativa.

2 - Inovar para ser mais feliz, 

Entrevista com Edmund Phelps; revista Veja, 28/out./2015

     Quem tem medo às mudanças?

O economista americano, ganhador do Prêmio Nobel em 2006, diz que o impulso de criatividade está sendo derrotado nas economias modernas pelo veneno do corporativismo. [...] “Estarei sempre ao lado dos inovadores, daqueles que estão empenhados em detectar novas oportunidades, criar novos produtos ou processos de trabalho. É impossível superestimar o papel que a inovação e o empreendedorismo têm na prosperidade econômica.”[...]

3 - Fies tinha falhas, e cortar programa foi importante, diz Neca Setubal

Entrevista com Neca Setubal à Folha de São Paulo, 9/11/2015.

     Gargalos na educação

—   Boa formação de professores, valorização, salário e carreira

—   Gestão e recursos

—   Equidade: enormes desigualdades educacionais

     Qual seria a solução mágica?

Não adianta achar que o professor está bem formado quando damos um curso ligeiro, que não tem estágio, acompanhamento de estágio, avaliação, formação continuada dentro da escola. Ter direito à educação de qualidade para todos é o básico.

 

 

Por Marielly Gomes Silva
em 16 de Janeiro de 2016 às 23:09.

O turno regular, na minha opnião, é mais viável, visto que, alunos que moram distante da escola e dependem de transporte, podem ter dificuldades para frequenta a aula ou voltar para casa.

Por Nicole Leon Bordest
em 25 de Janeiro de 2016 às 08:52.

Acho muito importante a discussão, porque eu acredito que tudo isso vai muito além da "simples" mudança ou não de horário das aulas de EFI nas escolas brasileiras. Por isso, estou também de acordo com o Roberto! É importante observar que a Educação no Brasil de forma geral está precária, sobretudo nas escolas públicas. No caso da EFI Escolar, de fato, ela costuma ser mais desvalorizada em dentrimento das outras matérias. A falta de melhores condições de trabalho, material, local apropriado, pode fazer com que a maioria dos professores utilizem isso como desculpa para não prepararem uma boa aula, estudar novos conteúdos (inclusive aqueles que não dominam) e buscarem alternativas inovadoras para aquele ambiente. Consequentemente, isso faz com que os alunos percam o total interesse pelas aulas de Educação Física. Já que as aulas são sempre  as mesmas.

De maneira alguma renego nossa realidade, ou desconsidero o papel do Estado. Mas, não consigo ver a negligência do governo como justificativa para deixar de preparar algo bacana para os alunos e melhorar (mesmo que por algumas horas) a vida dessas cianças e adolescentes. Devemos buscar nossos direitos, porém nunca devemos nos conformar com a realidade em que estamos e cair na zona de conforto. No artigo "EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E AÇÕES" comenta justamente sobre o horário das aulas, os pedidos de insenção das práticas esportivas e tudo mais. Fica a dica de leitura!

 

Por Nicole Leon Bordest
em 25 de Janeiro de 2016 às 08:52.

Acho muito importante a discussão, porque eu acredito que tudo isso vai muito além da "simples" mudança ou não de horário das aulas de EFI nas escolas brasileiras. Por isso, estou também de acordo com o Roberto! É importante observar que a Educação no Brasil de forma geral está precária, sobretudo nas escolas públicas. No caso da EFI Escolar, de fato, ela costuma ser mais desvalorizada em dentrimento das outras matérias. A falta de melhores condições de trabalho, material, local apropriado, pode fazer com que a maioria dos professores utilizem isso como desculpa para não prepararem uma boa aula, estudar novos conteúdos (inclusive aqueles que não dominam) e buscarem alternativas inovadoras para aquele ambiente. Consequentemente, isso faz com que os alunos percam o total interesse pelas aulas de Educação Física. Já que as aulas são sempre  as mesmas.

De maneira alguma renego nossa realidade, ou desconsidero o papel do Estado. Mas, não consigo ver a negligência do governo como justificativa para deixar de preparar algo bacana para os alunos e melhorar (mesmo que por algumas horas) a vida dessas cianças e adolescentes. Devemos buscar nossos direitos, porém nunca devemos nos conformar com a realidade em que estamos e cair na zona de conforto. No artigo "EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E AÇÕES" comenta justamente sobre o horário das aulas, os pedidos de insenção das práticas esportivas e tudo mais. Fica a dica de leitura!

 

Por Danilo Felício Martins Pinto
em 21 de Abril de 2016 às 14:38.

As aula de educação física na escola é de fundamental importância para a formação dos alunos , tanto para que os mesmos possam atribuir não só o esporte em suas vidas , mas as práticas que possam tornar sua vida menos sedentária  e mais saudável ,além de muitas vezes aprenderem nessa disciplina práticas de higienização  e formas alimentares para favorecer a própria vida.

Penso então que a educação física deveria ser de âmbito do turno regular e do extra turno ,pois na minha opinião , não só a prática , mas também a teórica possuem mais importância do que muitas matérias dadas no ambiente escolar, pois a educação física pode mudar o que você possui de mais importante , a sua saúde

Por  isso classifico de grande importância a prática de educação física no contexto da educação básica , e acredito que pelo menos questões relacionadas a história da educação física , algumas teorias e  práticas de higienização e de  alguns esporte    deveriam ser  mais do conteúdo relacionado ao período do turno regular , por serem de grande importância  para a vida dos alunos ,e assim como toda disciplina deveria ser de obrigatória  para todos.

Acho que o  período extra turno deveria  ter como conteúdo a extensão de práticas esportivas e  treinos mais avançados de vários esportes específicos  , nos quais os alunos do turno  regular se identifiquem mais  , podendo visar muitas vezes a competição fora do ambiente escolar  , lembrando que a escola muitas vezes forma e revela atletas do futuro.

Por Danilo Felício Martins Pinto
em 21 de Abril de 2016 às 14:40.

As aula de educação física na escola é de fundamental importância para a formação dos alunos , tanto para que os mesmos possam atribuir não só o esporte em suas vidas , mas as práticas que possam tornar sua vida menos sedentária  e mais saudável ,além de muitas vezes aprenderem nessa disciplina práticas de higienização  e formas alimentares para favorecer a própria vida.

Penso então que a educação física deveria ser de âmbito do turno regular e do extra turno ,pois na minha opinião , não só a prática , mas também a teórica possuem mais importância do que muitas matérias dadas no ambiente escolar, pois a educação física pode mudar o que você possui de mais importante , a sua saúde

Por  isso classifico de grande importância a prática de educação física no contexto da educação básica , e acredito que pelo menos questões relacionadas a história da educação física , algumas teorias e  práticas de higienização e de  alguns esporte    deveriam ser  mais do conteúdo relacionado ao período do turno regular , por serem de grande importância  para a vida dos alunos ,e assim como toda disciplina deveria ser de obrigatória  para todos.

Acho que o  período extra turno deveria  ter como conteúdo a extensão de práticas esportivas e  treinos mais avançados de vários esportes específicos  , nos quais os alunos do turno  regular se identifiquem mais  , podendo visar muitas vezes a competição fora do ambiente escolar  , lembrando que a escola muitas vezes forma e revela atletas do futuro.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Abril de 2016 às 09:16.

Alunos (e professores) da ala mineira nesse CEV

Aprecio o grande interesse do todos em se manifestarem, traduzindo comportamento investigativo, que só pode ser aplaudido. E também, o fato de escreverem, o que se traduz em ganhos futuros na organização de ideias. Se forem orientados a trabalhar também em Grupos, melhor ainda.

O processo de criação requer organizar ideias e, para tal, requer atividade solitária para sentar e escrever, que é quando as ideias aparecerão. A criatividade não é um processo aleatório, um insight, ou obra do espírito santo, precisa de disciplina.

Sobre o tema que estão a discorrer, acrescento para exame de todos, o passo a expor - uma nova praxia...  

Carta a um Educandário niteroiense...minha neta (10) é aluna. 

Senhora Professora Diretora.........

Ás vezes ouço passar o vento: e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido. (Fernando Pessoa)

Dando seguimento às postagens no blog Procrie, anuncio com muito orgulho o que combinamos para o período de maio: o encontro com os pais dos alunos desse educandário.

Pretendo tão somente mostrar-lhes as riquezas que a prática de Atividades Físicas proporciona aos indivíduos, especialmente na infância. Há tendências modernas de inovações curriculares que se fazem necessárias em favor da Educação. Uma delas ensino por projetos e trabalhos em grupo. Além disso, TODOS os alunos participam das aulas, inclusive os portadores de necessidades especais.

Seria muito bom para as crianças, grande estímulo meritocrático para professores e, sem dúvida, um diferencial pedagógico entre escolas.

Disponível a um clique: Valor do Brincar, Atividades Físicas para Crianças

Interdisciplinar: Matemática, Leitura - Projetos em Grupos, Monitoria Residência Pedagógica, Cursos. Praxia Inovadora e Criativa - Design Instrucional.

Sinopse... Em maio próximo, estou convidado a realizar um encontro com os pais e responsáveis na reunião programada da Escola Marly Cury, uma das mais tradicionais instituições de Niterói. Inclusive, minha neta ali estuda e meu primogênito, – doutor em Física, [...]

Palavras-Chave: Atividades Físicas para Crianças, Criatividade e Diversidade, Estágio Supervisionado, Estímulos, Estratégias de Ensino, Ken Robison, Novo Currículo, Reunião de Pais, Valor do Brincar.

Para que tenham conhecimento da linha de pensamento pedagógico que persigo, visitem Heurística, Como Resolver Problemas. Considerem que são diminutas propostas similares, especialmente quando se referem à PRAXIA. Minhas vivências remontam a 1951, e quanto aos estudos, desde 1974. 

Nota: Trata-se do interesse de TODOS os professores da escola.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Abril de 2016 às 09:23.

Desculpem-me todos,

Os títulos em referência acima estão postados em www.procrie com.br/

Valor do Brincar, Atividades Físicas para Crianças 

Heurística, Como Resolver Problemas


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