Caros colegas venho com estes fatos propor um debate:
Com as recentes conquistas do basquete brasileiro no cenário mundial como a volta do basquete para as Olimpíadas tanto no masculino quanto no feminino. Ainda temos também 4 grandes jogadores disputando na melhor liga de basquete do mundo(NBA), e também nossa liga de basquete nacional vem crescendo muito.
No basquete feminino temos como destaque a jogadora Erika que foi considerado por especialistas uma das 5 melhores jogadoras do mundo após o termino dos Pre-Olimpícos. Alem da conquista de mais incentivo da midia.
Que impacto essas conquistas podem vir a ter sobre nossas alunos com essas influencias acima citadas?
Segue links com as notícias acima citada.
Fontes: http://www.cbb.com.br/noticias/showrelease.asp?Artigo=8930
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-america-de-basquete

Comentários

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 21:43.

Tudo hoje é baseado no que a mídia reproduz, então se o basquete tiver uma grande divulgação a qual não tem tido á alguns anos atrás, pode motivar os alunos.

E esses podem se tornar praticantes até mesmo fora da escola.

Apesar de eu não ser craque no esporte, acho muito interessante, motivante.

Abraços!

Por Wiviane de Souza Martins
em 27 de Outubro de 2011 às 00:22.

Essas recentes conquistas serão, sem dúvida, um grande estímulo para o maior interesse dos alunos pelo desporto em questão. Porque os meios de comunicação (principalmente a TV) tem o poder de despertar os sentidos, ainda mais quando souberem que jogadores brasileiros estão disputando na NBA e que uma jogadora brasileira está eleita como uma das 5 melhores do mundo.

Se o Basquetebol ganhar espaço nos meios de comunicação, certamente abrirá caminho para que esse espaço também seja conquistado nas nossas aulas de Educação Física Escolar. Pois acredito que o desinteresse por parte dos alunos pelo basquete, está relacionado principalmente ao fato de que ele não tem espaço na TV brasileira. Se eles não veem, não conhecem; e se não conhecem não sentem desejo de praticar.

Por Pedro Mendonça Costa
em 27 de Outubro de 2011 às 17:02.

Sem dúvidas que estes acontecimentos são absurdamente positivos para a Educação Física Escolar, pois em geral quando se chega em uma escola com a proposta de trabalhar o Basquetebol o interesse por parte dos alunos é muito pequeno ou nenhum. Porém com esta entrada da mídia na jogada, as coisas mudam, pois a mídia no mundo em que vivemos move tudo e a todos, com a valorização/divulgação do basquete na mesma, certamente o interesse/conhecimento dos alunos ao assunto aumentará, e isso facilitará a introdução do basquetebol na escola para nós professores de Educação Física, pois a partir do momento que o aluno assistir a televisão valorizando o basquete, ele tambem o valorizará.

Por Waldir de Meira Albuine
em 28 de Outubro de 2011 às 11:38.

Concordo com a minha amiga Wiviane,pois se os meios de comunicaçao nao transmite o basquete de forma mais divulgada,como nossos alunos irao ter este interesse  pela pratica de esporte.No Brasil o que de mais popular e o futebol que de maneira direta faz seu papel sem muitos objetivos de dar oportunidades reais aos interessados.Mas e muito bom nos termos  este crescimeto do basquete em nosso pais,ja e uma grande  conquista para que possamos desenvolver este esporte em nossas aulas de efi.Entao o basquete so ira enriquecer nossas aulas e ajudar a desenvolver muitas  outras qualidades e valores positivos em nossos alunos. 

Por Mariane Mendes Luiz Corrêa
em 28 de Outubro de 2011 às 13:19.

Sigo a mesma linha de pensamentos dos meus colegas de profissão, o basquetebol sem dúvida é uma modalidade que tem que ser abordada no âmbito escolar, mas é fato que esta modalidade tem que ser mais divulgada e introduzida para a sociedade, até mesmo para divulgar esses resultados citados no debate. Assim tendo mais interesse dos alunos com a modalidade na educação física e constituindo mais público para tal.

Por Swand de Paula Fernandes
em 30 de Outubro de 2011 às 14:31.

O esporte passou por uma evolução significativa, chegando aos tempos hodiernos com o status de espetáculo. É de fácil percepção notarmos influência do apelo midiático, em termos de quantidade de horas de transmissão, horário e o canal de vinculação, sobre os esportes. Revertendo determinadas concepções concretizadas culturalmente no país, como por exemplo, o baseball muito apreciado na Venezuela, ou tênis de mesa na China, a globalização quebra esse culto já instalado naquela sociedade. A disseminação do basquete no Brasil, é uma importante ferramenta para viabilizar dados para o conhecimento prévio dos escolares, onde, através da percepção, o indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais na aquisição de atitudes relacionadas a prática da modalidade em questão. Aos professores, incumbe a missão de educar contribuindo para a promoção de uma visão mais reflexiva e crítica, corroborando com uma percepção mais ampliada de conhecimento.

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 31 de Outubro de 2011 às 13:01.

A mídia com certeza contribui muito para aceitação e procura das modalidades esportivas, e o basquetebol logicamente não será diferente, e essa modalidade tem que ser abordada na escola assim como deve ser divulgada pelo meio de comunicação, despertando interesse dos alunos em praticá-lo, ou seja, essa recente conquista do basquete brasileiro só soma à nossa educação física.

Por Emiliana Silva Carneiro
em 2 de Novembro de 2011 às 20:41.

Com o crescimento do esporte e a difusão midiática temos um aparato maior de informações para transmitir aos alunos, porém isto não é o que irá fazer com que seja tão aceito quanto o futebol, que por sua popularidade, tem um numero muito grande de patrocinadores, o que realmente coloca um esporte na mídia. O que nós, professores e futuros professores, temos a fazer é cumprir nosso papel oportunizando o maior repertório motor aos alunos, isto inclui as modalidades esportivas, assim como todo o conhecimento possível de ser adquirido através de tais modalidades.

Eu, particularmente, considero o basquetebol um esporte maravilhoso e torço para que seja aceito e difundido em todo o país para que tenhamos mais acesso, principalmente pela TV aberta, pois sabe-se que há jogos quase todos os dias, mas são transmitidos por canais fechados. Há ainda muito a fazer, mas estas conquistas afirmam a importância do basquete, e as possibilidades vistas no futebol de ascensão social também podem ser atingidas pelo basquete, com atletas sendo contratados por equipes da NBA.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 2 de Novembro de 2011 às 21:00.

Com certeza com estas conquistas citadas acima, juntamente com a mídia que cada vez mais procura mostrar e divulgar estas noticia através dos meios de comunicação como, por exemplo, a TV. E conseqüentemente com a valorização do esporte irá estimular o interesse dos alunos em praticar o Basquete. E a partir dessa divulgação os alunos poderão se interessar pela modalidade e sendo assim o professor poderá trabalhar o conteúdo na escola, pois os alunos terão uma visão do esporte e então se sentirão motivados pelo fato do Basquete proporcionar tantos benefícios e com o esporte é valorizado

Por Talisson dos Reis
em 9 de Novembro de 2011 às 10:25.

O Basquete tem crescido muito no Brasil esses últimos anos, isso é fato, porem o numero de interessados pelo esporte ainda é baixo se comparado com o futebol ou o vôlei, por exemplo. É difícil para os professores de educação física, aplicar alguma atividade relacionada com o basquete, porque os alunos muitas vezes não querem participar, por medo do desconhecido ou simplesmente por desinteresse. Todas essas conquistas que o Vitor Henrique citou, servem muito para promover a modalidade esportiva "Basquete" aqui no nosso país. Cabe ao professor trabalhar em cima dessa ascensão estimulando os alunos a participarem, não só de atividades relacionadas ao basquete, mas da aula de educação física em si.

Abraço,

Talisson.

Por Gustavo Pereira de Paula
em 9 de Novembro de 2011 às 23:35.

Essa visão do basquete que a mídia está proporcionando com certeza será muito positiva para o incentivo de mais adeptos ao desporto, pois como todos sabemos a mídia é grande incentivadora, como sempre foi do futebol, e tanto que é o esporte mais popular no Brasil. 

O basquete quando é apresentado aos alunos, tem certa dificuldade de adaptação, por pensarem sempre em futebol. Mas com essa divulgação creio que comece a mudar o interesse das crianças, mesmo que só para tentar aprender.

Por Pablo Vecchi Moreira
em 10 de Novembro de 2011 às 01:41.

Com o aparecimento dessas noticias na midia  a tendencia da modalidade no brasil e no ambito escolar é crescer ainda mais  . Hoje a imprensa influencia muito no esporte , assim, quanto mais é divulgado mais se é praticado . Com esse apoio da imprensa para a modalidade podemos aproveita-la  e inser-la no ambito escolar de forma que os alunos se interessem mais pela pratica  , devido a sua crescente no pais. Lembrando que ao inserir o basquete no ambito escolar o objetivo é que os alunos venham vivenciar modalidades novas e que saim da mesmice do futebol que é mais praticado em todo o pais . Alargando assim o bau de experiencias dos alunos.

Por Thúlio Luiz
em 10 de Novembro de 2011 às 22:37.

A mídia como um todo influencia muito na vida de todos nós. E isto não seria diferente com o basquete, pois os alunos vêm os grandes atletas jogando e se motivam a fazer o mesmo. Por isso essa introdução do esporte na escola merece toda nossa atenção, pois o basquete é um esporte lúdico, interacional, motivador e de fácil reprodução na escola, o que o torna ainda mais viável.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 10 de Novembro de 2011 às 23:16.

De acordo com o que dizem nossos caros colegas acima, a repercussão que estes jogadores brasileiros trouxeram para nosso país atualmente por conta do pan e também outros campeonatos, o desporto com certeza chamará a atenção de nossos alunos levando-os ao interesse pelo desporto e vontade de experimentar como é tal esporte. Claro que se houvesse a ajuda da mídia para divulgar, falar pelo menos uma vez durante a semana sobre este assunto, nós teríamos mais oportunidades de levar aos nossos alunos essa proposta que é o basquete. Como diz nosso colega Thúlio, o basquete é um esporte lúdico, interacional, motivador, de fácil reprodução e tenho certeza absoluta que se soubermos desenvolver maneiras que dão fácil acesso ao esporte para nossos alunos, eles irão praticar e gostar muito.

Por Thiago Reis
em 10 de Novembro de 2011 às 23:57.

O basquete hoje só não é tão difundido por causa da mídia, então se o Brasil continuar com essas conquistas, acredito que a mídia lhe dará um maior espaço e isso irá influenciar mais os alunos a querer saber mais sobre o esporte e a sua prática.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.