O ensino do tênis no âmbito escolar.

Hoje em dia a massificação do tênis de campo está evoluindo muito. O mito de que esta modalidade se destina só para a classe superior vai diminuindo cada vez mais.  A modalidade está se apresentando com diversas alternativas que todos podem usufruir, como a variação dos matérias alternativos, a metodologia lúdica aplicada, e a contextualização da modalidade para todos.

               Diante disto estou fazendo meu TCC, com este tema,  O Ensino do Tênis no Âmbito Escolar, para contribuir com este trabalho gostaria que vocês transmitisse suas opiniões mediante o assunto. 

Comentários

Por Pedro Henrique Sena Ferretti
em 10 de Novembro de 2011 às 17:01.

Essa iniciativa da prática de diversas modalidades no contexto escolar é sim algo muito valido,e a quebra do paradigma que o tênis só e praticado em ambientes de elite e sem duvida algo importante, e não só em um contexto escolar mais sim em nível do desporto Brasileiro como um todo, a idéia de se investir mais em esportes individuais e algo a se pensar.

Por Renato Davoli
em 10 de Novembro de 2011 às 20:40.

Querida mariane e nobre Pedro realmente é muito importante tirar essa ideia  do Brasil como o país do futebol, há muitas outras modalidades coletivas e individuais que merecem todo crédito possível e devem/podem ser trabalhados com jovens e crianças. Cabe aos professores elaborarem projetos e buscarem apoio para realização destes.

Por Thúlio Luiz
em 10 de Novembro de 2011 às 21:00.

Eu tenho um outro ponto de vista, Pedro e Mariane.

Condordo plenamente que o Tênis têm evoluido muito nos ultimos anos aqui no Brasil. Porém, acredito que sua aplicação na escola ainda está um pouco longe, pois o esporte requer um espaço adequado para sua prática e além do mais, por se tratar de um esporte individual, pode ser que fuja um pouco do objetivo da Educação Física escolar que é a inclusão e interação de todos os alunos.

Por Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 10 de Novembro de 2011 às 21:06.

Acredito que será muito válido inserir essa modalidade no âmbito escolar, pois poderá proporcionar uma prática diferente do que os alunos estão acostumados a realizar e muitas das vezes essa realidade está atrelado a falta de oportunidade e pouco contato, devido ser um esporte praticado por pessoas consideradas da elite, mas que na verdade será uma experiência diferente e que o professor poderá trabalhar na escola com improvisações e estrátegias para que a prática aconteça.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 10 de Novembro de 2011 às 22:24.

Acredito que pode sim ser trabalhado nas aulas de educação física, mas claro que com varias adaptações para que isso não se torne desmotivante para os alunos por ser uma modalidade onde no máximo participa ativamente 4 pessoas quando o jogo e de dupla. E penso também que deve ser trabalhado o contexto de que esse esporte não e só para a classe alta e que pode ser praticado por pessoas de classes mais baixas com materiais adaptados.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 10 de Novembro de 2011 às 23:39.

Acredito que pode ser trabalhado no âmbito escola, porém, com adaptações como dizem os colegas acima. Esta modalidade esportiva querendo ou não exige valores (dinheiro) para ser introduzida em qualquer lugar e nas escolas não seria diferente, para um professor inserir esse esporte na escola ele precisaria de muita ajuda e confiança plena de seus superiores, isso se ele fosse inserir o esporte por completo, com materiais, quadra adaptada, rede e etc. Mais creio que por enquanto os alunos só poderiam praticar somente na escola, pois para se ter os materiais exigidos nesse desporto o aluno necessitará de uma quantia generosa de dinheiro.

Por Charlene Priscila Herculano de Morais
em 11 de Novembro de 2011 às 22:47.

O tênis poderia sim ser uma modalidade incluida no âmbito escolar, pois a visão que a maioria da sociedade hoje tem sobre o tênis é que apenas a alta sociedade o pratica, implantá-lo nas escolas iria quebrar esse "senso comum", o tênis é uma modalidade legal e gostosa, muitos não sabem disso porque não tem acesso a ele. Acho legal a ideia de promovê-lo nas escolas.

Por Karine Marlleny Neves Corrêa
em 19 de Abril de 2012 às 13:23.

Ola Mariane

sou adepta ao ensino de variedades esportivas nas escola, pois nos Brasileiros, país do futebol, estamos totalmente fechado a novos estilos, tenhos que ensinar as nossas crianças e adolescente que esporte vai sempre além dos esportes coletivo exclusivamente vai muito além do futebol.

Parabens pelo trabalho e tenha certeza que ainda teremos o tênis no ambito escolar.

att.

Karine

Por Edison Yamazaki
em 20 de Abril de 2012 às 01:09.

No contexto brasileiro atual, ensinar tênis no âmbito escolar é ilusão. As exceções ficam para as escolas particulares de grande porte. A massificação de qualquer esporte é válido desde que haja infraestrutura e profissionais adequados. No Brasil atual não temos nem uma coisa, nem outra.

No Japão, 90% das escolas possuem quadras de tênis e as aulas são regulares. Os alunos estudam em período integral do primário até o colegial e mesmo assim existem muitas dificuldades. Adianto ainda que por aqui não existem favelas, meninos de rua, falta de estrutura, greves e outra mazelas típicas de países em desenvolvimento.

Por enquanto, as aulas de tênis continuarão a serem praticadas por uma elite em academias particulares. Para massificar ou ensinar nas escolas ainda não dá. Antes disso muita coisa ainda precisará ser feito.

Por Marina Gurgel Simoes
em 9 de Maio de 2012 às 12:25.

Concordo com o Thúlio Luiz, acreditamos que sua aplicação na escola está um pouco longe, tanto pelo o que o Thúlio diz, quanto a ter um espaço adequado e por ser um esporte individual, mas também acredito ser um esporte caro, pois nem todos têm condições de comprar raquetes e tênis apropriados, e se para o governo está tão difícil disponibilizar um bola, seja ela de vôlei, futebol ou handebol, imagina todos os matérias para a pratica do tênis na escola, além da construção da quadra. Não que seja impossível, mas sim como você está fazendo Mariane, uma possibilidade a ser pensada pelos professores de Ed. Física, já que a modalidade permite a utilização de materias alternativos. Parabéns pelo seu trabalho Mariane.

Por Edison Yamazaki
em 9 de Maio de 2012 às 19:41.

Percebo que a maioria possui a imagem de que tênis é um esporte caro e isso pode não ser uma verdade, pelo menos no que diz respeito ao material necessário. Tenho a impressão de que o problema maior para inserir o tênis em escolas no Brasil tem mais a ver com as instalações e professores. Já pensou se 80% das escolas tivessem aulas de tênis? Haveriam professores suficientes? O custo do material do tênis não é tão diferente de um uniforme para futebol, voleibol ou basquetebol, se as peças forem adequadas. Lógico que dá para jogar futebol e tênis descalço, mas não é esse a discussão aqui. Acho que se fizermos os cálculos, o tênis pode sair até mais barato, porque apenas a raquete é o grande diferencial. Nos esportes que citei, são necessários os calçados certos (chuteiras, tênis específico para vôlei e basquete), caneleiras, joelheiras, bolas específicas, etc. Acredito que o nó sejam as instalações que não existem. Gostaria que aqueles que acham o tênis caro, visessem as contas para poderem ter uma melhor visão das coisas. O tênis é individual, mas nada impede que as aulas seja coletivas. Aí vai o método de treinamento implantado. Na turma do meu filho, aqui no Japão, são 30 crianças treinando simultâneamente em duas quadras e com dois instrutores. O método de ensino é bastante interessante. Gasto bem menos do que no futebol onde preciso de chuteiras, meiões apropriados, canaleira, shorts e camiseta, além da bola. Pensem nisso e vamos em frente.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 10 de Maio de 2012 às 09:12.

Mariane, Não sei por que elegeu o tênis em seu TTC, pois certamente conhece as múltiplas dificuldades daí oriundas. Se ainda der tempo (e tiver interesse), apresente como alternativa o badminton, um esporte em crescimento no Brasil e carente de difusão. Foi implantado numa das escolas de Niterói com mínimo de gasto e é sucesso entre a garotada que, em qualquer momento de folga entre aulas, tem facilidade para a prática. Inclusive, aqueles que desejam competir já o fazem nos campeonatos da cidade do Rio de Janeiro.

Por Laercio Elias Pereira
em 6 de Junho de 2012 às 12:25.

Pessoal,  Tem boas referências na biblioteca da Comunidade Tênis: http://cev.org.br/comunidade/tenis   Laercio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.