Com base na apresentação de um artigo na disciplina pedagogia do curso de Educação fisica da Universidade federal de Ouro Preto , surgiu uma discussão onde abrangeu o assunto de que a Educação fisica escolar esta perdendo seu foco principal pois as aulas atualmente tem trago consigo o objetivo da esportivização e o alto nivel de rendimento , contradizendo o proposito da Educação fisica escolar que é a inclusão de todos os alunos , visando a participação de todos nas aulas , contribuindo para uma melhora cognitiva e motora , alem de uma socialização maior entre os alunos e uma melhor qualidade de vida dos beneficiados . Dessa forma , qual seria a opinião dos participantes dessa comunidade sobre o assunto mencionado ? Isso realmente esta acontecendo ?
Comentários
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Laercio Elias Pereira
em 10 de Novembro de 2011 às 12:46.
Pablo, Jorge, Cevnautas,
Acho que essa questão de contrapor esporte (competição) e Educação Física é falsa. O Prof Listello mostrou a pedagocia que dá conta de utilizar o esporte como conteúdo da EF, com competição sendo importante recurso de emulação. Todomundo estudou o Listello no curso de formação? Laercio
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Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 10 de Novembro de 2011 às 06:53.
Acho interesante esse tema para debate eu responderia pedidno aos colegas que vá ao link abaixo e veja o debate que está acontecendo naquele forum e já teremos uma ideia que os educadores físicos das escola não estão somente preocupado com performance, altorendimento e treinamento. Abraços
http://cev.org.br/comunidade/ef-escolar/debate/aulas-mistas/
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Thúlio Luiz
em 10 de Novembro de 2011 às 17:37.
Acredito que sim, Pablo.
Hoje a Educação Física está atrelada intimamente com o esporte devido às competições escolares, onde as escolas competem entre si. Por este motivo, os professores de Educação Física perocupam se somente com o treinamento desses alunos, e acabam deixando de lado todo o processo de inclusão e socialização dos outros alunos que não fazem parte deste time.
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Elizabete Lacerda da Silva
em 10 de Novembro de 2011 às 18:48.
Acredito que realmente algumas escolas,que entram em desputas de jogos escolares,pensam somente na competição e o quanto a vitória seria importante para o nome da instituição. e que o foco principal que seria a saúde e a qualidade de vida, da espaço para o esporte de competição e rendimento,deixando de lado o que o realmente a escola tem o papel de fazer que é a educação e inclusão .
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Patricia Santos Carneiro
em 10 de Novembro de 2011 às 20:41.
Acho sim que a Educação Física esta perdendo seu foco na educação e inclusão, e levando a educação física para o rendimento e treinamento dos alunos com base nos esportes. Os professores querem mais o alto rendimento dos alunos do que a socialização e a inclusão desses alunos no esporte.
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Camila de Lima Medeiros
em 10 de Novembro de 2011 às 20:47.
Acredito que a Educação Física sempre pensou assim, agora é que estamos questionando o objetivo das nossas aulas na escola. Já não era sem tempo!!!
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Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 10 de Novembro de 2011 às 20:59.
Acho que a nossa Educação está realmente perdendo o foco, pois o primordial seria que aula de Educação Física fosse vista como inclusiva e com a participação de todos, mais cada vez estão pensando no alto rendimento e na competição, deixando de lado o que iria realmente contribuir para a formação dos alunos.
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Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 13 de Novembro de 2011 às 07:54.
Para os colegas que não tem muita pacienciae ou tempo para assistir o vídeo que postei dou uma dica: o trecho que mais me chama a atenção, por falar principalmente do educador físico na escola, está entre os minutos 16 a 22 do vídeo.
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Carlos Alberto de Souza Júnior
em 10 de Novembro de 2011 às 23:27.
Acho que não são todos os professores que focam suas aulas como preparação para o rendimento, essa questão de jogos escolares mexe sim com o ego do professor, por mais que isso não tenha um grande valor curricular, este professor será muito valorizado se for campeão dos jogos escolares com o time da sua escola, onde ele foi professor e treinador ao mesmo tempo. Acredito que esta se perdendo o foco sim, mais não totalmente!
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Thiago Reis
em 10 de Novembro de 2011 às 23:52.
Sim está perdendo o foco. Vejo hoje nas aulas de educação física uma desmotivação muito grande por parte de alunos e professores. Os professorres têm que procurar métodos mais atrativos para que os alunos participarem das aulas, e não pensar somente no alto rendimento. A EF não foi feita para crriar atletas e sim para contribuir com a formação dos alunos na vida social, cognitiva e afetiva.
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Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 12 de Novembro de 2011 às 12:43.
AUXILIANDO NO DEBATE, PEÇO AOS COLEGAS QUE TIREM UM PEQUENO TEMPO DE SUAS VIDAS E OLHEM O VIDEO ABAIXO. É MUITO PERNITENTE AO DEBATE QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NESTE FORUM. ACHEI ÓTIMA A COLOCAÇÃO DO PROFESSOR.
VÍDEO ATIVIDADES FÍSICAS PARA CRIANÇAS - PROGRAMA ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA GAMA FILHO
COM O PROFESSOR
LUÍS ROBERTO RIGOLIN
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Marina Gurgel Simoes
em 2 de Agosto de 2012 às 14:11.
Acho que está questão depende muito do educador físico de cada escola e da própria escola. O foco para certa modalidade ou o alto rendimento depende do objetivo da escola e do método aplicado pelo professor. Não podemos dizer que todas as escolas estão perdendo o propósito, de inclusão, melhora cognitiva e motora , alem de uma socialização maior entre os alunos e uma melhor qualidade de vida dos beneficiados, com foi dito no debate. Acho que está questão, poderia ser muito bem definida por algumas regras ou leis, estabelecendo assim, o principal objetivo e ensinamento da educação física escolar.
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Flávio Souto Menezes
em 3 de Agosto de 2012 às 12:58.
No meu ponto de vista, a Educação Física escolar, nunca que deve ser um espaço para um treinamento de alto rendimento. Isso com certeza se enquandra em uma situação isenta de responsábilidade.
Em um atleta de alto rendimento, eu sei se ele possui problemas cardivasculares, problemas físiologicos, e outros diversos deles. Em um atleta de alto rendimento você sabe, o seu limite, sabe oque esá fazendo e com quem.
Em uma turma de 30 alunos, que eu não sei o hístorico falimiar da criança, não sei qual foi a ultima vez que ela fez um check-up em um hospital, e não tenho acesso aos exames e problemas que essa criança tem, como posso executar um treino de alto rendimento, é inconsequencia de minha parte.
Um caso recente ocorreu em Brasília, quando uma Professora de Educação Física, estava fazendo um treino de alto rendimento, e um dos seus alunos teve uma parada cardíaca, o levando a óbito. A mãe do garoto disse que ele tinha problemas cardíacos e que tinha avisado a escola, porém a professora afirma não ter recebido essa informação do Centro de Ensino.
Educação Física escolar, não entra em alto rendimento, entra no ponto sócio-educativo, para uma melhora cognitiva e motora, não para formar atletas de ponta. Esse nunca foi e nunca será o local ideal para isso. A menos que a escola tenho um plano para isso, fora do horário escolar. O que já deixa de ser Educação Física Escolar, e passa a se tornar Treinamento Desportivo.
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Edison Yamazaki
em 6 de Agosto de 2012 às 01:47.
Primeiro a Educação Física escolar deveria receber mais atenção para melhorar de qualidade. Em partes variadas, a responsabilidade cabe ao estado e ao professor. Em segundo, o foco começa a mudar porque os tempos são outros e tudo evolui. Além de tudo o que os companheiros escreveram, acredito que as aulas também podem ser utilizadas como treinamento desportivo, leve, suave, mas competitivo.
A inclusão social, a educação através da prática esportiva deve e precisa continuar, mas isso não exclui competir, treinar ou aprender mais. Se houverem grupos aptos e dispostos a competir, por que não competir? Por que não treinar?
Os romanticos dirão que escola é para ensinar e que a competição poderia ficar para os clubes. Isso é uma verdade se todos aqueles que possuem aptidão para competir tivessem acessos aos clubes. Como sabemos que isso não é uma verdade, seria interessante pensar numa maneira de colocar um pouco de alto rendimento em tudo.
A discussão vai longe...
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Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 6 de Agosto de 2012 às 05:49.
Colegas.
O vídeo abaixo tem tudo a haver com a discussão desse forum. Entrevista com a professora Astrid onde ela coloca com muita propriedade como devemos olhar e pensar a Educação Física Escolar.
http://www.youtube.com/watch?v=yZGpHdoGMVk&feature=player_embedded
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Jefferson Armon Santos de Resende Silva
em 4 de Outubro de 2012 às 12:12.
Desde que a competição não exclua alguns alunos eu não vejo problema. Caso alguns alunos não queiram participar de competições, não acho que isso vá necessariamente excluí-los da educação física. Acho que pode-se muito bem concilar uma equipe competitiva, com treinamentos mais específicos, ao mesmo tempo que se tem outros alunos que participam das aulas sem intuito competitivo.
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Lorena Mariana Cesário
em 3 de Outubro de 2012 às 21:04.
Na minha opinião, o que ocorre com a didática dos professores de Educação Física é que aplicam as aulas cada vez mais voltada ao esporte, deixando de lado atividades recreativas, lúdicas e de socialização, mas isso não significa que os profissionais da Educação Física estão tentando utilizar a Educação Física Escolar para formar atletas de alto rendimento. O que ocorre na verdade é que é na escola, com as atividades físicas, que se descobre um futuro atleta, justamente pelo seu rendimento nas aulas.
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Bruno Nunes da Cruz
em 3 de Outubro de 2012 às 22:26.
A proximidade de grandes eventos esportivos, dissipação de programas esportivos ,programas com dicas de saúde,o crescimento urbano e a globalização das ideias cultuando o corpo , podem sim influenciar na criação de aulas ou atividades na educação física escolar . Na minha opinião nos dias atuais a pratica sistemática de atividades física ,desportiva ou lúdicas não são voltadas para o alto nível de rendimento ,pois seria ótimo para o esporte brasileiro que em muitas modalidades existe carência de atletas.Mas contudo o professor expressa em suas aulas a sua particularidade ou suas experiencias esportiva.
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Roberto Affonso Pimentel
em 4 de Outubro de 2012 às 16:30.
Olá Pablo,
O tempo em que está (ou esteve) de monitoria teria contribuído para o seu enriquecimento intelectual ou simplesmente teve contato com formas de trabalho (exercícios) que desconhecia?
A indagação se faz, pois quero lembrá-lo algo que está demasiadamente desprezado no ensino universitário brasileiro. Trata-se de ciência do comportamento, que envolve o aprendizado motor aliado aos aspectos cognitivos e psíquicos do indivíduo. Creio mesmo que dificilmente encontrará alguém na nossa área com uma compreensão razoável do que seja a educação pelo movimento.
Ao estendermos esta afirmação para o universo escolar, veremos que o "projeto pedagógico" desenvolvido nas escolas - não considero as públicas - são meras fantasias hipócritas onde uns fingem que estão ensinando e outros que estão aprendendo. Quem não sabe disso? Há muito acompanhei neste CEV centenas de depoimentos de colegas sobre o tema e, ao que parece, ainda não foi encontrado algo que possa nos nortear. E os mais jovens buscam incessantemente algo que possa ser confiável e tocável, pois sobram discursos e palavras ao vento.
Reiniciei minhas leituras da obra do francês Le Boulch, Sei que muitos o criticam, mas quem não o faz? Estarei consignando algumas de suas propostas em www.procrie.com.br/ dando seguimento à discussão do tema:
O duelo entre a educação física e os desportos nas escolas
“Até agora os programas propostos revestem o aspecto de série de exercícios que correm o risco de se tornarem igual quantidade de fins em si, possuindo aos olhos do professor poucas relações com o conjunto de suas preocupações educativas. Acreditamos que a educação pelo movimento só assumirá o seu verdadeiro lugar na escola primária quando o mestre se der conta de que ela permite, associada a outros meios educativos (*), uma aprendizagem mais facilitada de ‘saber fazer’ escolares como a leitura, a escrita, a ortografia, evitando assim distúrbio de dislexia e de disortografia”. (Pág. 11)
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Dislexia = A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.
Disortografia = é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.
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