As aulas de educação física fazem parte do cotidiano dos alunos das escolas públicas e privadas do Brasil, desde sua entrada na escola até o fim do ensino médio. Para a maioria das pessoas, o tal senso comum, a finalidade única da disciplina é fazer exercícios e ensinar regras de diferentes modalidades de esportes.

A UNESCO - organização de cultura, Educação e ciência das Nações Unidas - estabeleceu quatro pilares que devem fundamentar a Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Uma boa Educação deve ensinar o aluno a aprender, a agir e a se relacionar. Portanto para ensinar corretamente a educação física precisa englobar esses quatro pilares da UNESCO.

Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a aula de Educação Física sendo aplicada corretamente, pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! 

Assim gostaria de saber a opinião de vocês, o que se aprende com a aula educação física? Quais aptidões a criança ou jovem poderá desenvolver?

Obrigado!

Fonte: Abril.com.br

Comentários

Por Nilian da Silva Gonçalves
em 22 de Abril de 2012 às 10:01.

Com o tanto de profissionais desqualificados e desiteressados acredito que a perguntam mais adequada seria: O que deveriam aprender nas aulas de Educação Física? Ou quais aptidões a criança ou jovem poderiam desenvolver?.

Enfim, em poucas escolas os alunos aprendem alguma coisa ou desenvolve alguma aptidão pois os profissionais de Educação Física raramente trabalam como deveriam. Existem exemplos de aulas de Educação Física na cidade de OP (Ouro Preto), onde o profissional só ministra uma aula correta quando tem um estágiario na escola ou quando tem alguém avaliando a aula do professor. Daí pergunto, há aprendizado ou desenvolvimento nessa escola? de que?

Por Glauber César Cruz Custódio
em 23 de Abril de 2012 às 17:27.

Nilian responda por favor no debate que todos estão respondendo, da uma olhada ae. Obrigado.
PS: NÃO RESPONDAM NESSE DEBATE AQUI, POIS ESSE DEBATE FOI ENVIADO MAIS DE UMA VEZ, E TODOS ESTÃO RESPONDENDO NO OUTRO, VALEU.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.