As aulas de educação física fazem parte do cotidiano dos alunos das escolas públicas e privadas do Brasil, desde sua entrada na escola até o fim do ensino médio. Para a maioria das pessoas, o tal senso comum, a finalidade única da disciplina é fazer exercícios e ensinar regras de diferentes modalidades de esportes.

A UNESCO - organização de cultura, Educação e ciência das Nações Unidas - estabeleceu quatro pilares que devem fundamentar a Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Uma boa Educação deve ensinar o aluno a aprender, a agir e a se relacionar. Portanto para ensinar corretamente a educação física precisa englobar esses quatro pilares da UNESCO.

Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a aula de Educação Física sendo aplicada corretamente, pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! 

Assim gostaria de saber a opinião de vocês, o que se aprende com a aula educação física? Quais aptidões a criança ou jovem poderá desenvolver?

Fonte: Abril.com.br

Comentários

Por Glauber César Cruz Custódio
em 4 de Abril de 2012 às 13:58.

Respondam nesse debate aqui. Porque o site deu problema e enviou várias vezes o debate! Obrigado

Por Glauber César Cruz Custódio
em 7 de Abril de 2012 às 18:12.

Concordo plenamente com o que você expôs, todos profissionais deveriam saber disso!

Ps: Respondam nesse debate aqui, pois devido a um problema no site foi enviado mais de uma vez os debates. Obrigado.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 4 de Abril de 2012 às 15:57.

O que se aprende com as aulas de Educação Física (EF)? O bom senso diz que o sujeito mais indicado para responder a essa questão seria o professor de EF universitário, o formador de novos professores. Ou há dúvida?

Acrescento ainda, que não só o profissional de EF deveria estar fundamento nos pilares estabelecidos pela Unesco, como todo e qualquer professor, independente da disciplina a que se propõe a ensinar. Ao mestre, além daqueles pilares, acrescente-se AMOR, pois se não houver uma relação emocional com os discípulos e o assunto tratado, será um mero transmissor de informações.

Na prática, percebemos que há maus professores em todas as matérias. Você mesmo dirá que não gostava dessa ou aquela disciplina e isto está ligado intimamente ao docente que não soube cativá-lo ou provocar o devido interesse (imput) no momento certo da apresentação. Daí para frente é só desprezo. Isto também acontece na EF, quando o professor oferece a bola de futebol à classe e, "quem não quiser jogar, dez voltas no campo." Entre as meninas, ou o atestado médico, ou a "queimada".

Concluindo, quer me parecer que sua dúvida advém da formação universitária, cujos mestres e doutores continuam a cumprir currículos e transmitindo informações enquanto aguardam a aposentadoria. E as universidades distribuindo lindos diplomas. Que formação têm para realizar trabalhos na prática? Simplesmente, copiam e executam os currículos e brincam de "faz de conta" que ensino, enquanto seus alunos fingem que aprendem. Este é para mim o senso comum, ou como disse o Glauber, o que a maioria (lembrem-se do Nelson Rodrigues) das pessoas diz. 

Se quiser, venha discutir profundamente o assunto após as leituras dos artigos colocados nas Categorias "Metodologia e Pedagogia" e Formação Continuada/Lições". Visite www.procrie.com.br/ Em Novo Sumário descortina-se um leque de 401 opções de textos.

Boas leituras. 

Por Glauber César Cruz Custódio
em 9 de Abril de 2012 às 10:38.

Respondam nesse debate aqui por favor pessoal e não nos outros. Porque foi enviado mais de uma vez, senão fica sem um foco. Obrigado.

Por Glauber César Cruz Custódio
em 9 de Abril de 2012 às 10:41.

Eu entrei em contato com o organizador do cev para escluir os outros debates repetitivos mas ele me informou ser dificil, mas que ia tentar solucianar. Vamo debater nesse aqui pessoal!!! obrigado

Por Glauber César Cruz Custódio
em 16 de Abril de 2012 às 14:16.

Luciano o pessoal esta debatendo no outro! DESCONSIDERE esse aqui! 

Por Luciano Mauricio Figueiredo
em 15 de Abril de 2012 às 22:49.

Eu acredito que a mentalidade das pessoas com a prática da educação física na escola vem mudando,e para melhor,digo isso por que aquela prática de se dar simplesmente o tal de “rola a bola” nas aulas vem sendo substituído por atividades que ajudam no desenvolvimento físico-cognitivo-motor dos alunos e tendo uma maior participação inclusive dos pais,o que ajuda consideravelmente no relacionamento desses alunos no convívio social dado um interesse crescente em novas modalidades esportivas;mas o fato principal para essa mudança de postura pode ser uma melhor qualificação do profissional de educação física.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.