De acordo com o artigo “Ensino do rugby no meio escolar”, de autoria de um professor português, Luís Miguel Teixeira Vaz (2005) as escolas de ensino básico compreendem locais privilegiados para a prática de todos os desportos, contando que isso não seria diferente para o rugby, o qual se configura um excelente conteúdo de ensino. O Autor afirma que no processo de ensino-aprendizagem o professor de Educação Física deve proporcionar aos alunos experiências motoras diversificadas que os motivem a participarem das aulas. No entanto, as escolas podem apresentar uma série de obstáculos para o ensino do rugby. Quanto a isto, o professor deve prestar muita atenção para manter a segurança individual de seus alunos. As formas adaptadas e propostas pela Federação Portuguesa de Rugby (F.P.R) para o ensino do rugby na escola privilegiam a circulação de bola e o reposicionamento constante dos jogadores, devendo ser evitado o confronto físico entre os alunos e o jogo deve ser entendido como um meio e não como um fim.

Um dos maiores entraves para o trabalho com o rugby, no Brasil, está na pouca difusão do mesmo pelos meios de comunicação.

Então, gostaria de debater tal assunto com os integrantes da comunidade, saber suas opiniões, criticas, observações, se é a favor ou contra o ensino desse desporto no ambiente escolar. Se for contra colabore dando suas explicações.

 

O referido artigo poderá ser acessado na íntegra pelo site: http://www.efdeportes.com/efd81/rugby.htm

Comentários

Por Emiliana Silva Carneiro
em 30 de Agosto de 2011 às 20:52.

Acredito que, para o Rugby na escola, o maior entrave mesmo é a falta de conhecimento dos profissionais quanto a modalidade. Ao assstir videos sobre o esporte, vemos muitas jogadas violentas, agressivas, o que me remete a pensar se seria viável a inserção desse esporte no ambito escolar. Não que não existam formas de ensinar o Rugby evitando o confronto, mas é um desfio. Pensar em formas de ensinar um esporte como este na escola, sem que os alunos se machuquem é a minha maior preocupação, um desafio, que requer estudo para enteder o esporte.

Falta não só a vinculação da mídia, mas interesse dos professores em inovar e o medo do desconhecido, da reação, da aceitação por parte dos alunos, da escola, da comunidade em geral.

Por Larah Veggi
em 30 de Agosto de 2011 às 21:48.

Concordo em partes com a colega acima, em minha opinião pode sim trabalhar o rugby na educação física escolar basta o professor querer. E o esporte é pouco difundido no nosso país por causa da mídia sim, pois não adianta um professor querer trabalhar um determinado esporte sem conhecê-lo, sem saber ao menos que ele existe. Conhecendo assim o esporte, pode sim trabalhar na escola, porém dentro das limitações e sem tanta violência, com regras adaptadas e flexíveis.

 

Por Gabriela Vargas Nunes
em 30 de Agosto de 2011 às 21:53.

Bom... quando vi os videos do Rugby achei muito interessante, divertido, mais ao mesmo tempo, muito agressivo. Para iniciantes é um pouco complexo. Um exemplo bobo, básico seria o fato de  jogar a bola para tras e não para frente complica para os alunos. Pois todos os esportes que conhecemos(praticamos/vemos na tv) os atletas sempre jogam a bola para frente. E a tendência é avançar para o campo adversário buscando marcar o ponto, então acho que algumas crianças ficariam confusas. Existem várias outras regras desse esporte que são um pouco complexas de se ensinar na educação fisica escolar, mais o esporte nao deixa de ser interessante. Nós graduandos tivemos a experiência, e tentamos vivenciar o Rugby, e não deu certo. A única parte que ninguem se machucava era no aquecimento.(rsrsr) Se nós adultos nao conseguimos praticar o esporte, imagina como seria na escola.

O que mais vemos nos jornais, revistas, televisão, sao noticias de violência. Então trabalhando o rugby que é um esporte muitooooo violento (na minha opinião), só iria incentivar tal violência. Tenho a certeza que alguns alunos, se aproveitariam da oportuniade e utilizariam o esporte Rugby para atos de violência. E que se o professor for reprendê-lo pelo que fez, ele simplesmente falaria que nao foi intencional, e sairia rindo do acontecido.(fatos reais, em esportes menos violentos)

Sei que qualquer esporte, pode ser violento, o que vai diferenciar é a abordagem que o professor vai utilizar.

Muitos podem achar minha opinião um pouco exagerada, mais nas minhas aulas de educação física prefiro nao abordar esportes violentos. Pode ser por medo com citou acima a colega emiliana, pode ser pela falta da vinculação da midia, mais até que me provem o contrário nao utilizaria o rugby na Educação Física Escolar.

Abraços .

Por Larah Veggi
em 30 de Agosto de 2011 às 22:19.

Gabriela, na minha opinião você está mesmo sendo um pouco exagerada, na questão de jogar a bola para trás, é normal de qualquer jogo se os alunos aprenderam a jogar a bola pra frente naturalmente com calma vão aprender a jogar para trás, é questão de tempo e de prática, e na questão da violência eu concordo que seja um esporte violento mais machucar é normal de todos os esportes no futebol machuca muito também, e ja entra a discussão da luta na educação física que vendo por fora também é violento mais quem realmente pratica e conhece sabe que não é, e pode sim ser trabalhada na educação física escolar sem qualquer problema maior.

Por Patricia Santos Carneiro
em 30 de Agosto de 2011 às 22:21.

Também concordo com os comentarios da Gabriela e Emiliana, que o Rugby é sim um esporte violento,e que na minha opinião seria dificil a inclusao desse esporte na escola, como diz acima a Gabriela, que nao sendo do esporte a incentivaçao a violência  e sim uma experiencia motora para os alunos,mais podem alguns desses levar esse esporte como forma de violência, e que é de fato uma preocupaçao de como passariamos essa modalindade, pois nao é tao divulgada como outros esporte, mais também os professores deveriam sim pesquisar mais sobres esse eportes para que possamos integra-se no ambito escolar.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 30 de Agosto de 2011 às 23:11.

A meu ponto de vista e de acordo com o questionamento do caro amigo a respeito do tema, concordo com o princípio de inclusão desse esporte em nossas aulas, passando também pelo ponto básico de que quanto mais vivências  proporcionarmos a nossos aluno melhor para eles.Porém, defendo a idéia de ensinamento do Rugby para séries mais evoluídas, onde os alunos possuem uma maior capacidade cognitiva de assimilação de determinados objetivos do jogo, como: passar a bola para trás, sistemas de pontuação, violência no esporte, posicionamento no campo, regras.

Em relação a opiniões de colegas acima baseados na violência de tal esporte devemos nos pautar na seguinte reflexão, todos os esportes que tem o contato físico irá haver um tipo determinante de violência, mas no caso do Rugby "essa tal violência" é mais explícita, pois para se evitar um ponto os integrantes tem que impedir o jogador da outra equipe o tackleando, ou, derrubando. As regras possibilitam que o jogo seja o mais limpo possível, onde não se pode agarrar acima do ombro (visando a proteção do pescoço e cabeça). Em relação ao passe somente pode ser efetuado para trás, pode-se analisar que isso deixa o esporte ainda mais coletivo, onde todos jogam em prol do time, não somente centralizado em um jogador, e para aprender esse tipo de passe é questão de tempo e dedicação.

O jogo pode e deve ser trabalhado no âmbito escolar, sendo de forma lúdica e visando uma consciência crítica a respeito do esporte.

 

Por Janaina Silva
em 31 de Agosto de 2011 às 15:52.

Concordo com a amiga Larah, quando fala que o rugby pode ser ensinado nas aulas de Educação Física Escolar, mas para isso o professor deve se interar sobre a modalidade em questão. E discordo da amiga Gabriela ao que diz respeito à violência, observem o seguinte: uma partida de Rugby tem dois tempos de jogo e um terceiro tempo, em que, a equipe anfitriã oferece a equipe visitante um momento de confraternização, onde os supostos adversários em jogo conversam sobre a partida, os pontos, as faltas e penalidades da partida; em um jogo de futebol quando vemos um momento de confraternização entre as equipes? (o que vemos geralmente são alguns jogadores trocando de com os jogadores do time adversário! Não se tem uma conversa amigável, os times não pagam lanches para o adversário, não conversam sobre a partida). Acredito que seria interessante um trabalho com o Rugby na escola para mostra aos alunos como um esporte aparentemente violento pode ter seu lado amigável e de socialização, onde as equipes promovem uma confraternização ao fim de uma partida.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 31 de Agosto de 2011 às 19:19.

Concordo plenamente com nossa amiga Janaina, pois o Rugby não necessariamente quer dizer "violência", o Rugby é um esporte de maior contato, diferente do futebol, volêibol, dentre outros esportes. O Rugby pode ser ensinado nas aulas de EFi escolar sim, porque existem formas e estratégias de ensino que privilegiam somente o passe de bola, finta, até mesmo brincadeiras como, pique-pega adaptado ao rugby, onde os alunos devem tocar simultaneamente com as duas mãos na cintura do colega para pega-lo, alem desta atividade existem outras que não há nenhum contato fisico "violento"(como dizem nos comentarios acima). E como nossa amiga Janaina disse e por meus conhecimentos, somente o Rugby tem o "terceiro tempo", onde os atletas se reunem para confraternizar, se desculpar caso tenha ocorrido algum mal entendido, criar um vínculo de amizade entre as duas equipes. Afinal, o Rugby pode e deve ser trabalhado no âmbito escolar sem medo, pois, o Prof. só precisa procurar entender melhor o esporte. Existem poucos materias que falam sobre este esporte publicados em nosso país, mas, o pouco que temos ja é o bastante para aprender-mos como trabalha-lo em nossas aulas.

Por Thaiene Aliane de Vasconcelos
em 2 de Setembro de 2011 às 20:08.

Concordo com você Carlos Alberto de Souza Júnior... Visto que além de nao ser necessariamente um esporte de violência, seria uma oportunidade da aos alunos para que estes nao pensem como algumas pessoas, imaginando que este seja um esporte de tamanha violência. Basta tratar melhor as regras e tambem saber como lidar com crianças e adolescentes, e nao passar a eles a imprensao de que seja um esporte violento, como mtos pensam. Tabmém acho que o rugby nao só pode como deve ser trabalhado no ambiente escolar, tanto com crianças da escolaridade básica como os adolescentes do segundo grau.

Por Moacir Costa do Prado
em 4 de Setembro de 2011 às 12:29.

Olá, sou bolsista do Programa PIBID, do curso de Educação Física da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), e nós fizemos um trabalho com o Rugby dentro do ambiente escolar e deu tudo certo. Durante as aulas abordamos os aspectos técnicos, táticos, históricos, culturais e sociais que estão atrelados ao Rugby. Para o ensino técnico usamos elementos da pedagogia do esporte e alguns jogos transformados, para que os alunos pudessem praticar o jogo sem o contato físico e a "violência" presente no jogo oficial.

Como o esporte é pouco difundido no Brasil foi preciso buscar na internet a parte histórica, social e cultural do esporte. Utilizamos o filme "Invictus", para demonstrar como o Rugby é visto em outros países e como ele foi importante historicamente.

Para finalizar o conteúdo fizemos um festival de Rugby em um campo da universidade, no qual convidamos o time de Rugby da universidade para explicar como é o jogo oficial de rugby, demonstrar algumas jogadas. Durante as apresentações e explicações do time de rugby alguns alunos tiveram a oportunidade de vivenciar com os jogadores algumas jogadas do esporte.

Por Thúlio Luiz
em 4 de Setembro de 2011 às 18:15.

Como mencionado pela aluna Emiliana mais acima neste debate, o Rugby é sim um esporte em certas partes violento, e devemos ter muito cuidado ao abordá-lo em nossas aulas na escola. Porém, devemos pensar em uma coisa, o ensino do Rugby na escola deve ser abordado com uma metodologia de caráter disciplinar, fazendo com que nossos alunos entendam que essa confrontação direta que há no esporte, é parte integrante do mesmo, ou seja, deve haver essa “violência” em jogo, mas tudo com muito respeito entre os alunos.

Outro ponto que gostaria de destacar é que nos PCNs, há também o conteúdo de lutas na Educação Física. E é aí que eu penso. Se podemos ensinar um esporte agressivo como Jiu-jitsu, capoeira, taekwondo, judô e etc., por que não podemos usar essa mesma pedagogia para ensinarmos o Rugby em nossas aulas? É claro que a falta de conhecimento sobre o esporte nos leva a acreditar que é um esporte violento, mas esta visão popular deve ser quebrada para que o esporte possa ser inserido na escola, e para isso, um dos caminhos mais viáveis é através da exposição do esporte na mídia.

Por Priscila Medeiros Aquiles
em 6 de Setembro de 2011 às 15:33.

Eu concordo em partes com os meus colegas acima que falam que o Rugby é um esporte violento e que trabalhados com os alunos na escola poderá estimular neles atitudes agressivas, pelo fato de achar que é normal, pois acontece no jogo. Mais eu vejo que não seria problema em levar um esporte que está crescendo no Brasil para a escola, pois se o professor conhece o esporte, tem capacidade de ensinar, nada impedirá que criando estratégias, brincadeiras lúdicas ele conseguirá passar o esporte. E será a partir dai que os alunos começarão entender como o jogo funciona na prática e entenderão também que aparentemente é um esporte violento, mais que é somente um contato e que acontece durante o jogo e se passado pelo professor de uma maneira mais fácil com certeza os alunos ficarão motivado em querer aprender esse esporte.

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 7 de Setembro de 2011 às 13:48.

Sou a favor de trabalhar o Rugby na escola sim, pois como todos os esportes ele tem suas regras seus objetivos e necessita de capacidades físicas, ou seja, é um esporte. Mesmo assim penso que aqui no Brasil o Rugby está começando a dar seus primeiros passos. Eu não conhecia esse esporte passei a conhecer na faculdade e vi que é um esporte de muito contato e que exige um preparo físico muito grande se tratando de rendimento. Mais tudo que é novo as pessoas gostam e penso que não seja diferente na escola, vai exigir mais do professor em termos de conhecimento do esporte e também na forma de adaptá-lo, para que seus alunos não venham se machucar.

Por Gustavo Pereira de Paula
em 9 de Setembro de 2011 às 16:31.

Concordo com o amigo Jorge Serenário quando defende a idéia do ensinamento do Rugby para séires mais evoluidas, pois além de mais capacidade cognitiva de assimilação de determinados objetivos do jogo, que de inicio é um pouco complicado de se passar, como a bolo só pode ser passada para trás, e a questão da violência e do contato constante.

Em minha turma de Licenciatura, tivemos a esperiencia com o amigo Carlos Alberto, e percebemos o quão é dificil o esporte. Muito diferente do que estamos acostumados, e ensinando para alunos mais avançados, o entendimento fica mais claro. Por já ter uma carga de conhecimento de outros esportes, o professor vai adaptando da maneira do Rugby.

Por Vitor Henrique de Lima Falci
em 8 de Novembro de 2011 às 21:45.

Esse e uma modalidade que deveria ser colocada dentro da escola para tira esse mito de que e um esporte extremamente agressivo que normalmente temos. Ele tem sim seus momentos agressivos como em todos os esportes mas e um esporte muito legal que só fui ter contato na graduação e percebi que ele pode ser inserido nas aulas de educação física sim com determinadas adaptações para que não tenhan contato com força excessiva.

Por Rony Abelardo Corrêa Vaz
em 6 de Novembro de 2011 às 22:29.

Há sim a possibilidade do ensino do Rugby,mas por ser um esporte predominantemente de contato físico, o professor deve tomar as devidas precauções no momento onde irá descrever a atividade para que não haja agressividade por parte do aluno, pois pode parecer que é um esporte agressivo, mas há mais contusões no futebol do que no Rugby, pois para ser ter uma idéia, a intenção é mostrar que o esporte é interessante e bom para que o professor abra discussões sobre a violência e faça os alunos entenderem que o esporte é totalmente antiviolência.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 8 de Novembro de 2011 às 14:11.

Como dizem os amigos acima, para haver a prática desse desporto na escola o professor necessitará adaptar as regras do jogo aos alunos que lhe serão dispostos a participar. Nosso amigo Rony Abelardo nos deu uma boa idéia quando disse que o professor poderia utilizar estes momentos para discutir sobre a violencia no esporte e que isto não deve acontecer nas aulas, no caso do interesse por haver muito contato físico só seria possivel se os alunos interessados no desporto fizessem um time para praticarem fora do ambito escolar e fora do horario de aula, e assim vivenciarem melhor o que seria o jogo por completo, e é claro, jogando nas regras do jogo e com um treinador ou Professor.

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 9 de Novembro de 2011 às 16:57.

Acredito que o rugby pode ser trabalhado na escola, porém é necessario um conhecimento por parte do professor para ensinar, de forma que não haja comfronto entre os alunos,podendo fazer adaptações no jogo como menciona o amigo Carlos. Porém para essa prática fazer parte do conteúdo programático do professor é necessário interesse para inovar, e com certeza uma maior divulgação pelos meios de comunicação.

Por Luiz Dantas
em 7 de Julho de 2013 às 20:02.

O Rugby é um esporte com grande potencial de ser inserido nas atividades escolares. Decidi incluir este esporte em alguns projetos sociais e a  aceitação das crianças e adolescentes foram ótimas. O primeiro cuidado que tive foi em estudar o esporte, sobre sua história, a prática dele no Brasil e fora dele, entender as diferenças que existem entre a prática dele dentro e fora do Brasil. E inclusive entrei em um time de Rugby para entender melhor o esporte e seus valores e emoções. Percebi que o esporte é carregado de valores que são extremamentes relevantes e primordiais para nossos jovens e por ser um esporte de contato ele não será agressivo ou violento com os jovens, desde que o professor tenha a devida preparação didática para lidar com as aulas. Resumindo: Sabendo o que está fazendo, não tem como ser agressivo ou impraticavel nas escolas.


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