Visto que a família á primeira estrutura social que a criança conhece e começa a entender, e que a mesma está adquirindo estruturas variadas como: pais e mães solteiros, pais do mesmo sexo, entre outras variações. Será que tais mudanças na estrutura juntamente com outros fatores como a economia, a religião, entre outros, podem comprometer a educação dos filhos?

Gostaria de ler as suas opiniões meus caros amigos a respeito deste assunto, desde já agradeço.

Comentários

Por Waldir de Meira Albuine
em 9 de Novembro de 2011 às 11:32.

Acredito que e fundamental a participaçao dos pais na educaçao de um modo geral.pois com o apoio de ambos,os alunos conseguem  ter mais motivaçao ,entusiasmo.segurança e contudo ira contribuir no desenvolvimento moral e etico dos alunos. A escola e os pais precisam desta parceria para que possa formar alunos mais comprometidos com o futuro de uma sociedade melhor para se viver.Entao a partir dai se o aluno tem uma estrutura familar conscistente e a escola dando surportes atraves de sua filosofia de trabalho, teremos uma educaçao de valores muito relevante para a sociedade atual e futura.

Por Sandro Ivo Mariano da Motta
em 9 de Novembro de 2011 às 12:12.

Amigo Francisco aho que a questão que mais pega na educação, se diz respeito a economia. Observe as favelas dos grandes centros, onde a maioria dos filhos tem de trabalhar para ajudar a aumentar a renda da família. No interior, como nas zonas rurais, hoje ficou muito mais fácil, pois os ônibus escolar busca os alunos em casa, mas, quando os pais são chamados na escolas, quase sempre não aparecem, acho eu, que deve ser por vergonha por não terem estudo, em relação aos casais do mesmo sexo, acho que na infancia a participação dos responsáveis na escola ajudaria, mas na adolecencia, acho eu, que já causaria um constrangimento ao aluno devido a descrinação que infelizmente ainda predomina em nosso país. Mas para mim a participação dos pais ou responsáveis na educação do estudante são fundamentais.

Por Poliana Cristina Silva Custódio
em 9 de Novembro de 2011 às 14:42.

A família é a estrutura de qualquer aluno pois, é atravez dela que é criado o elo entre escola e aluno para que a escola  passe a conhecer a realidade que aquele aluno vive para ajudar no desenvolvimento intelectual,profissional,educacional da criança.Com  isso os pais na escola obterá um decrescimo na  dificuldade que o aluno vier a ter a escola. Ele terá maiores chances conquistas no futuro.

Por Ana Daniela Damacena
em 9 de Novembro de 2011 às 14:47.

Interessante, essa questão pois muitas pessoas dizem que a família é uma instituição falida! eu não penso dessa forma, devemos pensar que essa instituição passou por muitas mudanças, hoje em dia tudo educa a televisão, a música tudo educa eu aconselho a todos a verem uma palestra do Mario Sergio Cortella "nós não nascemos prontos" ele faz uma caricatura dos filhos de hoje expande um pouco a mente ao que devemos ou não fazer para melhorar a educação dado aos jovens de hoje. certos clichês que falam " a família é a base de tudo" de fato é verdade é onde começa tudo é onde temos o nosso primeiro contato social sendo esse primeiro contato um contato de qualidade ou não assim começaremos a relação social.

Por Mauri Antunes Caldeira Neto
em 9 de Novembro de 2011 às 14:48.

Hoje em dia a educação no Brasil está muito precária, só esse ano foi cortado da verba da educação cerca de 50.000.000 milhões de reais, onde o governo utiliza desse dinheiro para pagar a divida externa que é paga com  cerca de 54% do PIB do Brasil, e é onde acontece a ação e reação com menor investimento na educação a escola fica precária em todos os sentidos, professores recebem mal, a escola tem uma péssima infra estrutura  e por mais que o aluno seja esforçado e tire notas boas que  no ensino que hoje é muito básico, ele ainda é corrompido pela violência, drogas, e péssimas companhias, e quando acontece de o aluno não ver que ficar ali na escola não esta rendendo mais para ele, ele começa a se introduzir no mal caminho onde acontece o que aconteceu com o aluno dessa escola.

Por Elizabete Lacerda da Silva
em 9 de Novembro de 2011 às 16:36.

 

Na minha opnião a familia tem o papel primordial na vida da criança e do jovem, pois acredito que tudo começa dentro de casa, se os pais são violentos, ou agressivos com a criança, ela também pode desenvolver a mesma característica, refletindo assim na escola seu mau desempenho sua falta de interesse  por aprender. Acho que a escola só deve dar continuidade a  educação que já deve  ser existente na criança desde a infância ainda com a familia

Por Mayra Pereira de Jesus
em 9 de Novembro de 2011 às 22:14.

Creio que essas mudanças não interferem na educação das crianças não, pois se bem instruídas pelos pais se saíram bem diante das dificuldades, preconceitos que encontraram pelo caminho. 

Por Thúlio Luiz
em 9 de Novembro de 2011 às 22:29.

Os pais, ou a família como um todo, são exemplos para as crianças. E esta, reproduz na escola tudo que vê, ouvi ou aprende em casa, e é aí que está o problema. Algumas crianças recebem uma educação em casa que deixa a desejar, rodeada de conflitos entre os pais ou até a ausência dos mesmos. Outro fator que acredito que possa interferir no desenvolvimento cognitivo da criança são as novas formações de famílias, onde estão presentes somente pai, ou só a mãe, ou também relacionamentos homossexuais nesta família. Acredito que a criança depende da presença da figura masculina e feminina em casa, seja eles pai e mãe biológicos ou simplesmente de criação.

Por Eduardo Soares Teixeira
em 9 de Novembro de 2011 às 22:45.

Caro colega Francisco esse é um tema que com certeza ira abrir muitas opiniões diferentes,sobre a questão de família eu acredito num famoso dito popular que diz " educação vem do berço" é de casa que inicia uma boa educação, no que diz respeito a religião,casais homosexuais,pais separados, isso diante de um mundo globalizado e de opiniões modernas não deve haver preconceito, gostaria de ressaltar também a opinião de alguns colegas quando dizem que está precária a infra- estrutura escolar , com poucos investimentos, é importante ressaltar que se pararmos para pensar num passado não muito distante além da precariedade não existia nenhum tipo de incentivo do governo como, vale transporte, ônibus escolar ,lembrando que não estou aqui fazendo apologia ao trabalho do governo que é muito pouco pelo que contribuirmos, portanto, independente de renda, sexo , religião, o que falta na maioria das vezes é uma educação familiar.

Por Francisco Roberto Carneiro
em 9 de Novembro de 2011 às 23:30.

Vejo que as respostas são bem variadas e bem interessantes, obrigado meus caros colegas.

Por Daniel Filipe
em 10 de Novembro de 2011 às 01:21.

Acredito que seja muito importante a participação dos pais na educação dos filhos, a criança acompanhada por familiares em seu processo de educação agregaria muitos benefícios à sua formação. Segundo ALTAIR ALBERTO FÁVERO, “O ser humano é um ser que não nasce definido, pré-determinado, pré-moldado, mas se constrói e se constitui na experiência histórica. É um ser nunca pronto, inacabado, um ser de projeto. Nasce frágil e ignorante, mas por possuir potencialidades poderá vir a ser o mais importante dos seres [...]”.

A sociedade hoje é constituída, a partir de uma grande diversificação sendo elas em concepção de família um fator fortemente questionado. A família é sim muito importante na educação dos filhos não só dentro de casa, mas também acompanhando seu desenvolvimento escolar.         

Por Mariane Mendes Luiz Corrêa
em 10 de Novembro de 2011 às 11:37.

Acredito que é de fundamental importância a participação dos pais na Educação dos filhos, visto que, eles são a principal fonte de referencia destes. A educação dos filhos se espelha na educação dos pais. As motivaçãos dos pais fazem com que a criança tenha mais atitude, compreensão e responsabilidade. E de fundamental importância que a diretoria junto com os pais construam um trabalho de parceria para que os filhos se sintam mais a vontade, e tenham mais entusiasmo em aprender.

Por Charlene Priscila Herculano de Morais
em 10 de Novembro de 2011 às 13:16.

Concerteza é fundamental a participação dos pais na educação dos filhos, a criança vê nos pais a imagem que elas devem ser quando crescerem, ou seja tudo que os pais ensinarem vai surtir efeito mais tarde, seja na escola, na rua, em lugares publicos e privados. Os pais são para as crianças um modelo que eles devem seguir!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.