Estou repassando algumas perguntas de alunos que servem para nós pensarmos a Ed. Física.

1 - O que a Ed. Física irá contribuir para meu futuro?

2 - Que importancia a Ed. Física tem na minha educação e aprendizado na escola?

3 - Para que serve as aulas de Ed. Física na escola?

 

Peço aos colegas que se manifestem e façamos um debate em cima dessa perguntas.

Comentários

Por Belynha Silva
em 7 de Maio de 2013 às 20:10.

Bom... a Educação Física assim como todas as outras disciplinas escolares é de grande importancia, porque irá formar um cidadão.

 

-Belynha S.

Por Sydonio Martins Peixoto Neto
em 6 de Agosto de 2013 às 23:17.

A EF tem que ter uma perspectiva em que a transmissão do conhecimento cientifico seja um ganho capaz de influenciar os alunos para uma aquisição de hábitos saudáveis como a atividade física para promoção da saúde e para diminuir os riscos de obter uma das varias doenças cronicas não transmissíveis na fase adulta e acabar também com a vida sedentária.

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 7 de Maio de 2013 às 09:54.

Caros,

as perguntas são essencias. Ocorre que nos dias de hoje há menos consenso sobre o papel da educação físic ana escola do que há 40 anos. Assim, a cada resposta haverá uma perspectiva sobre a educação física escolar.

Compartilho com a perspectiva que a educação física escolar tem a finalidade de inserir o aluno de forma crítica e autônoma no universo da cultura corporal.  Sendo assim, a contribuição da educação física é para um presente e um futuro de experiência positiva e realizadora nas manifestações da cultura corporal com todas as suas exigências e implicações. Este é o seu papel formativo. 

Creio que isso responde às três perguntas formuladas. 

sds

Guilherme

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 7 de Maio de 2013 às 21:36.

Prezada Belynha e colegas,

esta tem sido a questão da EF na escola. Não é suficiente dizer que a EF contribui para a formação do cidadão, é preciso dizer COMO. Outro aspecto é que a EF, definitivamente,  não é como todas as outras disciplinas escolares, exceto em relação à Educação Artística, sua prima-irmã. Permita-me usar uma imagem pouco profunda, mas que pode estimular a nossa reflexão. Enquanto as "outras disciplinas" botam pra dentro, a EF e a EA põem pra fora. Como disse certa ocasião Lovisolo, a EF é autorregulada, parte do sujeito, ainda que diante de arbitrários culturais como o futebol, o queimado (ou a queimada) e o quadrado mágico (volei, basquete, futebol e handebol). As teses (posso chamar assim) de João Batista Freire sobre cultura lúdica, gosto e convívio social confirmam essa posição. Em que pesem as críticas e as  dificuldades de consenso sobre a EF escolar no Brasil nas últimas três décadas, a EF (e a Ed. Artística) jamais foram expurgadas da escola, mesmo que mal tratadas. A razão, em minha hipótese, é que não é possível formar um cidadão sem que exista espaço e tempo para a sensibilidade, a autorrealização e a experiência cultural e social. Faz parte da essência da EF e da EA propiciarem tais experiências e saberes.

Bons Ventos!

Guilherme

 

 

 

 

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 12 de Maio de 2013 às 22:42.

Guilherme Borges Pacheco PereiraEducação Física na escola.

Muito obrigado pela tua contribuição me ajudou a forma um conceito mais abrangente sobre a Educação Física na escola.

Por Belynha Silva
em 6 de Junho de 2013 às 23:52.

         Gostaria de deixar claro o meu entendimento e posicionamento sobre a Educação Física Escolar...    A E.F.E tem as mesmas metas que qualquer outra disciplina do currículo, ou seja, possibilita o desenvolvimento humano. E não estamos sozinhos nessa(...)  Paulo freire, Celi Taffrel, Elenor Kunz, Reiner Hildebrandt, Ralf Laging, João Batista Freire, Wagner Moreira, Valter  Bracht e outros mais constituem pontos de ancoragem e de fundamentação importantes sobre o assunto. A meu ver, o que se entende por E.F.E depende fundamentalmente da concepção de homem, educação e sociedade de quem a utiliza.

 

-Belynha S.

Por Windiayara Gomes Marques
em 1 de Agosto de 2013 às 15:20.

para mim como estudante em processo de aprendizagem a educação fisica colaborará no futuro de um dos meus alunos na melhora de sua atuação no meio social e afetivo, no processo de ter criatividade e praticidade na soluções de problemas e não esquecendo a vivencia fisica-motora que esse individo tera ganho com a pratica das aulas entrelaçando com a aprendizagem de assuntos diversos abordados; tem paracom a aprendizagem a trasferencia de conhecimento de modo diversificada e atrativa; e as aulas servem justamente para a transferência e aplicação prática dos conhecimentos.

Por Daniel Sodré Vieira
em 2 de Agosto de 2013 às 18:30.

A Educação Física tem um papel importante como as outras disciplinas, pois nela trabalha o psicológico, o cognitivo, raciocínio e coordenação motora, o trabalho em equipe entre outros, assim contribuindo para sua educação e sua vida social. Se a Educação Física for trabalhada de maneira correta pelo profissional certo a criança tende adquirir conhecimentos que no futuro irão trazer vários benefícios e até podendo chegar a um atleta profissional.

Por Luana das Graças Silva Martins
em 4 de Agosto de 2013 às 19:22.

A educação física irá contribuir para meu futuro que eu, estudando para ser uma profissional da área com isso aprendendo as maneiras corretas de como ensinar os esportes e dentre outras coisas que o profissional ensina para o aluno. Ajudando na minha criatividade em estar ensinando meus alunos o melhor para eles e em estar formando atletas. A Educação Física é uma matéria muito importante e em alguns casos ate mais que outras, pois é nela que se ensina coordenação, agilidade, flexibilidade, etc. são elementos que as outras disciplinas não trabalham.

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 7 de Agosto de 2013 às 11:58.

Prezados Colegas,

retorno à discussão, não sem antes agradecer pelas palavras do Jorge Luiz.

Talvez eu pareça cru e sem refinamentos. É o preço por tentar ser mais objetivo. Costumamos dizer que a efucação física contribui para a formação do aluno, mas como? Costumamos dizer que a EF é como as outras disciplinas, mas onde? De quando em vez, gosto de repetir uma pergunta (já velha) que faço para alunos novos do meu curso de graduação: o que ensina a educação física, que só a educação física ensina? Ao tentar responder a esta pergunta talvez encontremos o que tanto busacamos nos últimos 30 anos. A EF pegou o trem da formação geral e, de certa forma, esqueceu o seu papel específico na formação das crianças e jovens (eventualmente adultos e idosos). Eu tenho a posição que, no momento, temos que pegar a barca da diferença. Não tem sido suficiente argumentar que a EF tem um papel na fomação geral do jovem. E tem sido uma luta perdida advogar estatuto de igualdade com as outras disciplinas. Precisamos mostrar que a nossa contribuição reside exatamente na diferença que temos em relação às outras disicplinas, de outro modo seríamos tranquilamente substituídos - como parece que está por acontecer nas séries iniciais do ensino fundamental (mas essa é outra discussão).

Como se dizia antigamente: vive la diference!

Saudações e agradeço aos colegas por manterem a discussão viva.

Guilherme

 

 

 

Por Jonathan Felix de Miranda
em 12 de Agosto de 2013 às 06:59.

A educação física, hoje ligada à área da saúde, aumento ainda mais o leque de responsabilidade que o profissional de Educação Física deve ter.

Além de trabalhar com os aspectos da saúde as aulas de educação física tem grande poder de intervenção social, vista que as atividades físicas trazem consigo a emoção, os sentimentos dos praticantes. Aulas criativas, lúdicas e diversificadas trará aos alunos uma visão além dos muros da escola, lembrando que o papel desta, hoje não é somente o desenvolvimento motor, mas sim o desenvolvimento do cidadão por completo.

Por Rildo Ansaloni Gomes
em 23 de Novembro de 2014 às 22:34.

A Educação Física contribuirá ajudando no desenvolvimento do aluno em vários aspectos, como na parte motora, cognitiva, sócio-ambiental, entre outras. É importante explicar a importância da EF para os alunos, pois, eles ficam pensando que é apenas um momento de brincar, jogar bola e não sabem o quanto é importante essa disciplina para o seu corpo, sua mente e a convivência na sociedade.

Por Hugo Leonardo Barros de Paula
em 24 de Novembro de 2014 às 16:36.

Segundo os PCN (1997 p. 22), a partir do Decreto n. 69.450, de 1.971, relacionada ao âmbito escolar, contemplou-se a Educação Física como “a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolvem e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando”. Assim compete a Escola oferecer a Educação Física de forma eficiente e bem planejada aos seus educandos. Além de servir de subsídios para que ahja mais socialização e aprendizado de grupo.    http://www.def.unir.br/downloads/1216_os_beneficios_das_aulas_de_educacao_fisica_para_a_socializac.pdf

Por Ivonei da Silva Salazar
em 24 de Novembro de 2014 às 17:02.

Educação Física não é só recreação e jogo de bola. Conheça as lições que são possíveis tirar da disciplina.Desde o Ensino Infantil até o fim do Ensino Médio as aulas de Educação Física fazem parte do cotidiano dos alunos das escolas públicas e privadas do Brasil. Para a maioria das pessoas, o tal senso comum, a finalidade única da disciplina é fazer exercícios e ensinar regras de diferentes modalidades de esportes. Mas é muito mais do que isso. Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.