Prática da educação física está prejudicada em Natal, diz MP
Escolas da rede estadual têm infraestrutura sucateada e professores não cumprem carga horária prevista.
A quadra da Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcante, no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal, está sem teto e semi-destruída há 7 anos. Até hoje os alunos têm sido prejudicados pela falta de um local adequado para desenvolver as aulas de educação física e atividades desportivas. Não são poucos os estabelecimentos que estão com quadras sucateadas e desativadas, situação que é agravada ainda mais devido à falta de compromisso de muitos professores que simplesmente não dão aula usando o argumento de que não existe espaço apropriado.
A recomendação foi expedida após o MP verificar que os professores da disciplina não cumpriam a carga horária prevista na Lei Complementar Estadual nº 322/2006, que estipula o cumprimento de 24 horas de aulas teóricas e outras seis de atividades físicas. Segundo a Promotora de Justiça, "foram identificados inúmeros casos em que o professor da disciplina Educação Física não cumpre a carga horária completa, não possui plano de aula, não disponibiliza programa da disciplina para os alunos e para a Coordenação Pedagógica e, ainda, não participa do planejamento pedagógico da escola".
De acordo com a promotora, o fato de não existir na escola um lugar adequado para a prática desportiva não autoriza o professor da disciplina a cumprir carga horária docência inferior a 24 horas. Por isso, ela recomenda à Seec estabelecer critérios mínimos para educação física, como programa por ano/série considerando as diversas modalidades desportivas e distribuição de carga horária docência entre aula teórica e prática.
Por Francisco Francerle
FONTE: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/pratica-da-educacao-fisica-esta-prejudicada-em-natal-diz-mp
Bem amigos, após a leitura da notícia acima, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito dessa atitude dos professores de Educação Física da cidade de Natal, e quais poderiam ser as atitudes desse profissional perante uma escola com poucos recursos esportivos.
Comentários
Por
Larah Veggi
em 20 de Outubro de 2011 às 17:05.
Muitas são as atitudes que eles poderiam tomar, se eles não quiserem trabalhar simplesmente vão embora e abre portas para outros que querem trabalhar, está certo que a situação é precária, mais a educação física não se resume á atividades na quadra, tem inúmeras atividades que podem ser feitas dentro da sala de aula, outras que podem ser feitas em uma pequeno espaço. O que está faltando é vergonha na cara desses professores e uma fiscalização em cima deles para que cumpram da melhor maneira possível a carga horária.
Por
Emiliana Silva Carneiro
em 21 de Outubro de 2011 às 21:16.
Se esse fator é suficiente para que se recusem a dar aulas para as quais se prepararam e escolheram como carreira a seguir, vamos fazer uma greve geral então. Imagino que os professores citados na matéria acima não conhecem a realidade da maioria das escolas públicas, pois desconheço a realidade da existência de quadras esportivas em todas as escolas. A precariedade do espaço físico para as aulas de EF não são exclusividade em Natal.
Realmente, não nos sentimos muito motivados quando nos deparamos com a falta de espaço e materiais para as aulas de EF, mas simplesmente não fazer nada, não dar aula, não creio ser a melhor alternativa.
Por
Pedro Mendonça Costa
em 25 de Outubro de 2011 às 21:42.
Concordo plenamente com a amiga Natália, quando li o debate, a primeira coisa que me veio a cabeça foi o que ela disse. Esses professores, deviam é provar sua capacidade, coordenando excelentes aulas em qualquer outro tipo de ambiente que não seja a quadra (o que não é nada dificiu), e correr atrás dos orgãos competentes, apresentando argumentos concretos de que o investimento em uma quadra poliesportiva para aquela escola seria bastante benéfico.
Por
Gustavo Pereira de Paula
em 24 de Outubro de 2011 às 16:59.
O espaço não interfere, como já foi discutido até por alguns professores em algumas aulas do ensino superior (EFI), o professor de ed. física pode dar aulas até dentro de sala, formulando atividades que sejam adequadas ao espaço.
Pois então a quadra não estar em boa situação não é desculpa para não dar aulas.
Por
Mayra Pereira de Jesus
em 24 de Outubro de 2011 às 17:16.
Esses professores não devem conhecer a realidade de muitas escolas públicas brasileiras além das escolas de Natal. A falta de infraestrutura, de material é geral não é exclusividade de lá, isto é a realidade de um país que não coloca a Educação em primeiro lugar, ai vê-se isso, professores se recusando a dar aulas por falta de espaço apropriado. Isso é uma vergonha. Na escola onde estudei minha vida inteira ficamos muitos anos fazendo aula de educação física em um Pátio de cimento, pois não tínhamos quadra. Nem por isso meu professor deixou de nos dar aulas.
Esses professores de Natal deveriam repensar sua atitude, e reavaliar o seu conceito sobre educação física, pois educação física não se resume em quadra ou em esportes, existem inúmeras possibilidades de atividades que podem ser realizadas em diversos lugares, como disse nossa amiga Larah. O que falta neles é coragem para trabalhar, se mover, e claro alguém para marcar em cima para que cumpram o seu dever de forma honesta e correta.
Por
Natália Daniela Vieira Maximiano
em 24 de Outubro de 2011 às 21:39.
É um absurdo este ocorrido, talvez esses professores durante a graducação tenham faltado as aulas de jogos, onde se aprende varios recursos para ser aplicado quando ocorrer esse tipo de situação. A questão de lugar é a pior desculpa que um professor esboça para não trabalhar, e logicamente os mais prejudicados com isso são os alunos. Em vez de ficarem distribuindo desculpas esfarrapadas, deviam é dar exemplo, chegar junto aos órgãos competentes daquela cidade, visando buscar soluções para o problema e não agravar ele mais ainda.
Por
Rita de Cassia Cota e Souza
em 29 de Outubro de 2011 às 18:12.
Realmente é uma vergonha para o governo por não dar uma estrutura para os alunos da rede publica, mas isto não é desculpa para os professores não trabalharem; pois apenas com um espaço físico em geral eles conseguem dar as aulas, basta apenas ter criatividade e boa vontade. Atualmente a Educação Física está sendo vista como pratica somente de esportes, necessitando de uma quadra poliesportiva.
Por
Kerllyn Trindade Coimbra
em 30 de Outubro de 2011 às 10:16.
Bom Thúlio, eu acho que situação estrutural dessa escola, não é uma particularidade, muito pelo contrário, esta é a realidade da maioria das escolas públicas do nosso país. Sabemos o quanto é importante uma estrutura de qualidade, e o quanto isso motiva os professores, ainda mais quando falamos de recém formados, que muitas das vezes tem pouco contato com o ambiente escolar durante a graduação, idealizando para o seu ambiente de trabalho, a escola, uma outra realidade, e quando se depara com o que lhe é disponível, muitas vezes vive uma enorme frustração em função disso. Isso é uma parte do problema, porque os professores já chegam na escola desmotivados. Falando de mim, eu trabalho em um projeto da minha universidade que tem como objetivo estimular a docência entre os graduandos em Educação Física, e um dos trabalhos feito pelo grupo é intervir e observar aulas de Educação Física (EFI) em escolas da região. Pois bem, a escola que eu trabalho não tem quadra, e mal tinha material. O espaço uttlizado para as aulas de EFI, é o pátio, que fica bem no centro da escola, um espaço pequeno e teoricamente inapropriado a prática. Eu ainda curso o terceiro período, mais uma coisa eu aprendi, e consigo trabalhar com os alunos dessa escola, o que também se aplicaria a outras, qualquer atividade que eu quiser, basta eu adapta-la ao meio. E isso é muito forte hoje, podemos trabalhar em qualquer espaço, a EDF não acontece só nas quadras. Claro, quando temos recursos, ótimo, mais todos sabemos que esta não é a realidade atual da educação pública brasileira. Quanto aos professores desse cidade, porque não trazer para os alunos atividades que possam ser trabalhadas em sala de aula? Infelizmente a EFI, ainda está muito presa ao contexto do esporte, e fica parecendo que aulas de EFI, só são aulas de EFI, quando são realizadas na quadra, e cabe a nós desmistificar isso e inovar sempre.
Por
Waldir de Meira Albuine
em 31 de Outubro de 2011 às 20:12.
Por
Rosilda Bernardo Mde Souza
em 31 de Outubro de 2011 às 11:00.
A Educação Física é uma disciplina em particular, em que se pode trabalhar em vários ambientes, sua gama de contéudo para se trabalhar com os alunos é muito grande. Estas desculpas de "quadra, material", geralmente são vindas de profissionais acomodadados, concordo com você Kerllyn, cabe a nós inovar e procurar as soluções necessárias a nossa realidade.
Por
Elizabete Lacerda da Silva
em 31 de Outubro de 2011 às 12:25.
Sabemos que a realidade da maioria das escolas pública é precária e mal atende as necessidades essenciais dos estudantes. Por isso é necessário que o professor faça sua parte, e realize sua aula em qualquer local, seja quadra ou sala, sempre com criatividade, uma vez que escolhemos esta profissão já sabendo da realidade existente.
Por
Patricia Santos Carneiro
em 31 de Outubro de 2011 às 16:17.
Realmente é uma vergonha, pois se nos escolhemos ser um profissional temos que encarar de frente qualquer coisa o que acontecer.. como infra-estrutura, materiais e etc.. Se fomos bons profissionais certamente nos conseguiríamos dar as nossas aulas independente de qualquer obstáculo.Temos que fazer a nossa parte como professor e estipular atividades criativas, trabalhando em qualquer espaço.
Por
Adinor F de C Junior
em 6 de Novembro de 2011 às 15:42.
Gente,temos de parar de aceitar a Disciplina Ed.Física como improviso por parte dos nossos gestores (diretores,prefeitos,governadores etc) essa história que as aulas podem acontecer em qualquer lugar isso é uma vergonha e no mínimo uma falta de respeito com os profissionais e os alunos.Existem casos e casos.Em uma escola que faz parte de uma comunidade onde os recursos nao existem pelas dificuldades geograficas,de acesso,clima etc,vc pode improvisar pra ter o minimo de qualidade en suas aulas.Já na maioria dos casos o sucateamento das estruturas escolares são por descaso e corrupção.Não aceito.É muito comodo para os governantes cobrar imnproviso,criatividade,compromisso e qualidade de ensino sem oferecer o minimo de condições(quadras,equipamentos,segurança,boa alimentaçao,bons livros,salários justos etc).Querem que eduquemos nossas crianças com apenas quadro e giz.não aceitem,lutem por melhores condiçoes de trabalho.
Por
Daniel Júlio de Araújo
em 6 de Novembro de 2011 às 19:43.
A fiscalização do poder público assim como a aplicação de verbas para melhor condição (física, de materiais didáticos, dentre outros) de ensino em escolas públicas é infelizmente deficiente nesta área, não é de hoje que se têm notícias de escolas públicas com infra-estrutura precária e profissionais que usam destes fatores como justificativa para o não trabalho. Convenhamos que para o trabalho de um profissional de educação física ser mais estimulante e produtivo no aspecto didático-pedagógico a presença de uma boa estrutura física na escola como quadras, pátios é relevante, mas isso não justifica o fato de professores não cumprirem a carga horária prevista pela lei e muito menos usar de justificativa para não trabalhar o fato de não ter um espaço adequado para o lecionamento das aulas nesta escola. Penso que tais citados na reportagem não tiveram conhecimento adquirido em sua instituição de ensino superior, não porque não lhes foi oferecido, mas porque os mesmos não tiveram interesse nas disciplinas que abordavam o campo do trabalho com materiais alternativos.
Por
Rafael Gomes de Oliveira
em 6 de Novembro de 2011 às 22:39.
Pergunto-me, já que para as aulas de matemática, literatura e outras, os alunos recebem os devidos materiais didático para uma boa aplicação da mesma, porque com a educação física não acontece o mesmo? Um problema pelo qual todos os profissionais passam é chegar em uma escola e não possuirem do material necessário para a aplicaçao de sua aula, é uma falta de respeito, aprendemos em nossa graduação a encontrar saídas para tal, como o uso de materias alternativos, porém, fica complicado trabalhar assim em todas as aulas, seria bom um mínimo de ajuda e respeito por parte das autoridades nos fornecerem melhores condições de trabalho.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.