Suspeito de ser falso professor de educação física é preso em Niterói Ele cobrava R$ 35 por aula e receitava suplementos aos alunos.
Homem vai responder por exercício ilegal da profissão.

Um suspeito de ser falso professor de educação física foi preso em flagrante na academia em que dava aula em Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, nesta terça (7).

De acordo com o Conselho Regional de Educação Física, ele se apresentava como professor e dizia ter pós-graduação em fisioterapia, mas não era nem formado em educação física.

“Ele estava atuando sem possuir habilitação profissional, colocando em risco a saúde desses alunos. Se ele põe uma sobrecarga excessiva, vai desde uma hérnia discal, até uma morte súbita”, explicou a supervisora do Conselho Regional de Educação Física, Betina Soares.

O falso professor indicava ainda suplementos alimentares aos alunos e cobrava R$ 35 por aula. Ele vai responder por exercício ilegal da profissão.

Segundo o Conselho de Educação Física, o dono e o responsável técnico da academia eram coniventes com o professor. Ambos não foram encontrados no local.

Isto não é um absurdo pessoal? Nossa profissão está sendo "exercitada" por pessoas que não são aptas, que falsificam diplomas para entrar na área, prejudicando não só a saúde desses alunos, mas também a nossa integridade...

O que vocês acham disto?

Vejam este vídeo e opinem por favor!

http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM1529508-7759-POLICIA+PRENDE+FALSO+PROFESSOR+DE+EDUCACAO+FISICA,00.html

Comentários

Por Pedro A. Cobalea
em 5 de Setembro de 2011 às 16:41.

Thaiene,

Acho que vou polemisar este assunto .  Há alguns anos, o CREF do Rio de Janeiro emitia certificados para aqueles que se diziam interessados na atividade docente na nossa área .  Eram os chamados Permissionários .  Como estou afastado da carreira,  não sei se o mesmo CREF ainda concede as tais carteirinhas e quais eram (ou são) os critérios para que aquelas carteirnhas fossem concedidas/emitidas para os interessados .

Acho,  que este fato se tornou uma cultura e todos os interessados acabam se beneficiando com a autorização do proprio CREF, alem do esteriótico idealizado pela grande maioria dos "clientes" para o Personal, deturpar a verdadeira figura do Prof. de ed. Fisica .

Abraços

Pedro A. Cobalea 

Por Thaiene Aliane de Vasconcelos
em 5 de Setembro de 2011 às 23:09.

Pedro, Graças a Deus isso nao existe mais, e outra coisa, estes falsos professores, eram realmente falsos, pois eles apresentaram diplomas falsos, não se diziam aptos devido a esta carteirinha, eles literalmente falsificaram documentos, e ainda disse que ele tinha feito mestrado em fisioterapia, um absurdo!!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 6 de Setembro de 2011 às 09:07.

Thaiene,

Mais do que a notícia que nos retransmitiu, despertou-me a atenção o seu interesse pela Pedagogia. Como também ainda não se decidiu pela área a seguir na EF, sugiro que faça uma visita a www.procrie.com.lbr/procrienanuvem/  Ali está desenvolvido um verdadeiro programa pedagógico que poderá ser aplicado a qualquer desporto. Perceba, ainda, que nas diversas Categorias, uma delas vai despertar sua atenção. Trata-se de "Metodologia e Pedagogia", onde se descortina teoria conjugada à prática. Aguardo sua visita, de seus colegas de universidade e os respectivos comentários, sem o que não terá muita validade as suas leituras. Não basta a informação, o diálogo é muito mais excitante e profícuo para um aprofundamento do conhecimento.

Quanto à academia em Niterói, reputo como excelente a ação policial. Ela está localizada próxima ao meu endereço e conheço o seu dono, embora nunca tenha frequentado; sempre tive dúvidas sobre a excelência e a ética não só dessa, como de muitas outras. 

Aguardo a todos no Procrie. E boas leituras.   

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 11 de Setembro de 2011 às 17:37.

Ola Thaiene essa situação com esse individuo não me assusta, mais me preocupa, pois nós sendo profissionais da área estamos vendo cada dia essa situação acontecendo em nossa realidade, práticos querendo tomar a vez de profissionais habilitados. Ai vem àquela história a mais o cara tem a pratica e sabe como um Profissional que estudou se for assim ninguém precisa de formação superior vamos ser todos práticos responsabilizando pelos nossos próprios atos, necessita menos gasto intelectual de tempo e dinheiros. Iso não pode ficar impune mesmo não, pois vemos hoje tantos profissionais formados querendo uma oportunidade perdendo suas vezes por pessoas como esse cara, ainda bem que justiça conseguiu desmascara-lo

Por Rafael Gomes de Oliveira
em 13 de Setembro de 2011 às 10:37.

Bom dia amigos, é realmente lamentável om que vem acontecendo com a educação brasileira, estudamos 4 anos, aprimorando conceitos, vivênciando diferentes prátricas pedagógicas para serem aplicadas e no final das contas temos que competir com falsos professores, que exercem o trabalho mais sem terem noção do que estão aplicando, ou seja, quais aspéctos a serem desenmvolvidos e aprimorados em cada aluno, cada um com uma necessidade diferenciada. Não podemos ficar somente esperando que o(s) orgão(s) responsável(s) por nossa área de trabalho resolta este fator, nós porfissionais ou futuros profissionais temos que correr atrás de nossos direitos para mudarmos esta triste realidade.

Agradeço ao Roberto pelo link indicado.

Abraços

Por Thaiene Aliane de Vasconcelos
em 13 de Setembro de 2011 às 12:16.

É isso ai pessoal, temos que começar a agir e tentar impedir que estas pessoas sem caráter, tomem conta do nosso ramo profissional, pois se nós não começarmos a agir e esperar os órgãos públicos como foi dito, às vezes perderemos nossa oportunidade, ou seja, não vamos exercer nossa tarefa devido à pessoas não aptas a exercê-la. Se nós estudamos durante alguns anos para que aprendamos e possamos lidar com pessoas com limitações ou não, é porque precisamos deste estudo, então as pessoas não escolarizadas em um curso superior vai usar só da sua experiência de vida? Não podemos deixar que isto aconteça!! Até mais

Obrigada,

Abrços

Por Natália Daniela Vieira Maximiano
em 13 de Setembro de 2011 às 14:01.

Muito bom Thaiene, é inaceitável, nós estudantes de Educação Física, passamos quatro anos de nossas vida ralando muito para conseguir almejar o diploma de graduados, agora vem uns engraçadinhos, que no mínimo não devem nem ter escolaridade se passando por profissionais competentes, isso é uma vergonha, verdadeira falta de respeito.

Abraços

Por Talisson dos Reis
em 16 de Setembro de 2011 às 13:21.

É triste ver umas coisas dessas. Nós passamos quatro anos estudando e ralando lá na faculdade, para ver um cara desses defamando a nossa profissão com um diploma, comprado.Infelizmente esse tipo de situação não acontece só na nossa area, mas a gente vê isso nas engenharias, na medicina etc. E a fiscalização neste país é muito precaria, nós vemos um ou outro "profissional" de vez em quando sendo preso, mas sabemos que existem centenas de pessoas nessa mesma situação, na minha opinião o governo deveria sim investir mais em fiscalização para retirar esses "falsos profissionais" da area.

Abraço.

Talisson dos Reis

Por Aldir de Azevedo Dantas
em 16 de Setembro de 2011 às 14:27.

Por Aldir de Azevedo Dantas
em 16 de Setembro de 2011 às 14:28.

Esse fato é apenas uma pequena ponta do iceberg. Deixo alguns pontos a serem discutidos:

1º Quem deveria trabalhar de fato com:

Ginástica Laboral? (Fisioterapeutas ou Professores de Educação Física)

Pilates? (Fisioterapeutas ou Professores de Educação Física)

Avaliação Física? (Fisioterapeutas ou Professores de Educação Física)

2º Qual a validade dessas carteiras de provisionados? Onde e quando eles podem atuar? Por quanto tempo?

3º O que estamos fazendo para mudar essa realidade?

No aguardo,

ALDIR DANTAS

Por Jaqueline Aparecida de Souza
em 16 de Setembro de 2011 às 15:25.

Acho um absurdo que ainda exista esse tipo de coisa, com certeza é uma falta de respeito com quem se dedica anos para ter um diploma e saber de fato como agir na área, podendo assim atuar da melhor forma possível no mercado de trabalho. Infelizmente esse não é o único caso que temos notícia, em todos os lugares vemos isso acontecer, cabe a nós esperarmos que o Conselho de Educação Física continue atuando de forma precisa acabando com esses falsos profissionais e garantindo que fique no mercado somente pessoas qualificadas que atuarão de forma correta e não farão nada contra a integridade física dos alunos.

Por Rita de Cassia Cota e Souza
em 16 de Setembro de 2011 às 20:06.

É muito triste ver esta situação, nos dedicamos ao máximo num curso de graduação, fazemos especializações, mestrado, doutorado, diversos cursos para aprender cada dia mais por amor ao curso e a profissão que escolhemos para nossas vidas para posteriormente passarmos para nossos alunos, ai chega qualquer um e falsifica o diploma para se passar por professor, não só desmoralizando nossa profissão, mas já pensaram no risco que os alunos deste falso professor estavam correndo? Esperamos que o Conselho (CREF) fiscalize estes atos para dar maior segurança aos profissionais e aos alunos e para não jogar a reputação do Curso de Educação Física no lixo.

Por Marcus Pires Silva
em 23 de Setembro de 2011 às 09:14.

Concordo plenamente com voce Rita em questão, estudamos e nos especializamos no decorre da nossa graduação para chegar um qualquer e ministrar o conteudo sem nenhuma capacidade de conhecimento, em muitos caso como podemos ver em academia pessoas trabalhando sem nenhum tipo de formaçao acha so porque estao fortinho sabe tudo sobre academia e tem a capacidade de montar serie de treinamento para os amadores da musculação, deve ser por isso encontramos varios homem trapezio e outros apelidos que sao direcionados aos amantes da musculaçao, pois o individuo que esta montando a ficha nao deve saber nem qual musculos esta sendo trabalhado, nao e so asim tambem, com a situaçao da greve o governo esta contratando professores para subistituir os professores grevistas, por que o professores de artes e educaçao fisica  pode ser substituidos por pessoas que ja completarao o segundo grau e tem experiencia na area um erro ja esta acontecendo nesta contratação.

Por Daniel Gomes Pereira
em 27 de Setembro de 2011 às 14:54.

Em minha opinião a grande responsabilidade desse fato é dos donos do estabelecimento, pois é obrigatória a fiscalização dos seus funcionários, e o no caso saber se o "professor" possuía a regularização em dia com o CREF. Essa é uma realidade das atuais academias brasileiras, existem várias pessoas se passando por professores de Educação Física, pois essas pessoas cobram menos que uma pessoa formada, mas não sabem o risco que eles podem colocar a saúde do atleta, cabe ao estabelecimento fiscalizar os seus profissionais, e ao CREF manter sempre a fiscalização nas academias e clubes.

Por Rodrigo Müller Patrício
em 28 de Setembro de 2011 às 13:27.

Na verdade, nos dedicamos muito ao longo de quatro ou cinco para concluírmos à nossa graduação. Essas pessoas não podem tomar o lugar que é nosso por direito, pois estudamos arduamente para conseguir nosso diploma e por conseguinte, aparece um cidadão qualquer nas academias e/ou escolas se passando por verdadeiros profissionais... que que isso? Esses falsos profissionais sem a devida qualificação profissional, deveriam ser punidos de uma forma muito mais severa do que já é aplicada nos dias de hoje pelos orgãos fiscalizadores...É por isso que a denúncia é muito importante para disseminar essas pessoas que acham que são porfessores!

Por Michella Silva Fernandes
em 5 de Outubro de 2011 às 13:59.

Hoje em dia podemos visitar a maioria das academias de Ouro Preto que vamos encontrar muitas pessoas que já estão incluídas no mercado de trabalho sem serem habilitados.Isso é exercício ilegal da profissão,e eu acho que cada um deve denunciar esse tipo de crime pois estaremos defendendo a nossa profissão.

Por Leticia Maria Resende Moreira
em 31 de Outubro de 2011 às 09:49.

È um fato que me preocupa, pois acho que nós como futuros Educadores Físicos não devemos aceitar que falsos como este citado na reportagem, sujem a nossa imagem de Educador colocando em risco a saúde dos atletas e das pessoas que frequentam a academia em busca de um bem estar.

Por Carlos Alberto de Souza Júnior
em 8 de Novembro de 2011 às 14:53.

Eu como estudante de EFI e frequentador de academia, convivo com situações parecidas como esta. Hoje em dia é "normal" ver pessoas com certa "bagagem" em musculação tentando ser instrutor ou até professor nas academias, os fortões, que malham à muitos anos, chegam para os iniciantes e incentivão a almentar os pesos, fazer mais repetições, mais séries do que manda na ficha e fazem isto sem ao menos saber que isto pode causar danos a saúde, ainda mais quando se trata de iniciantes, onde o corpo ainda não se adaptou totalmente aos esforços físicos exigidos. Mas, focando no assunto proposto por nossa colega Thaiene, este professor foi falso em todos sentidos mesmo, tentou se passar por professor de Ed. Física, disse que tinha pós-graduação em fisioterapia e ainda exercia função de nutricionista quando receitava suplementos aos alunos, esse sujeito definitivamente é maluco. Lamentavel para as pesoas que ele estava trabalhando ilegalmente.

Por Gabriela Vargas Nunes
em 8 de Novembro de 2011 às 15:25.

Olá!

Bom... essa situação realmente além de lamentável é muito comum. Ex:Muitos donos de academias preferem ter uma pessoa que nao é formada na área e pagar pouco, do que ter um profissional de Educação Física formado, que estudou 3 , 4  anos e ter que pagar um valor maior. Isso nao acontece somente com pessoas fora da nossa área nao, muitos contratam estagiários para autuarem como professores, na ilusão de que quando se formarem irao exercer sua graduação. Mais isso nao acontece, quando o tal estagiario conclui sua graduação ele é mandado embora e outro estagiario é contratado.

Nao estou generalizando, mais isso acontece frequentemente.

Enfim, nao sei de quem é a culpa: se do dono de uma academia que contrata nao formados para oagar menos; ou de nós nao graduados que precisamos de um emprego e aceitamos qualquer proposta. ?

È uma situação complicada, mais quem sabe um dia tenha uma solução!

Por Poliana Cristina Silva Custódio
em 9 de Novembro de 2011 às 15:21.

É um absurdo saber que tem pessoas sem nenhuma base acadêmica , mentindo para os outros falando ser um Professor de Educação Física, isso faz com que fiquemos alerta em perceber como é fácil se "tornar" professor de Educação Física "rola bola"por cabe a nós ter métodos didáticos inovadores e diferenciados, partindo de um processo de pesquisa para darmos aulas de Educação Física.

Por Sandro Ivo Mariano da Motta
em 9 de Novembro de 2011 às 15:14.

Amiga Taiene, 

Fico indignado quando vejo um indivíduo desse se passar por um profissional, mas não é só na nossa área que acontece isso! Como já vimos muitos falsos médicos fazendo cirurgias, engessando ossos quebrados, receitando remédios, aleijando pessoas, levando as vezes até ao óbito, isso é um absurdo!!! É por isso que devemos enaltecer os conselhos regionais e federais de cada profissão, no nosso caso, os CREFs e o CONFEF.

Por Ana Luiza Rocha Lisboa
em 9 de Novembro de 2011 às 17:36.

Infelizmente enfrentamos isso ainda nos dias de hoje. No Rio de Janeiro, esses falsos profissionais foram pegos e presos (http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=12177). Da mesma forma que as outras profissões não aceitariam falsos profissionais em suas áreas, por que esses podem ser professores de Educação Física? 

Isso demonstra uma desvalorização do nosso curso e de nossos profissionais, deixando explicito que ser um profissional de EF é fácil, é só pegar atividades em um livro ou deixar a bola com a turma. 

Cabe a nós, futuros profissionais e profissionais da área, mostrar diferença em nosso ensino.

Por Gustavo Pereira de Paula
em 9 de Novembro de 2011 às 22:58.

Thaiene, está não é uma situação avulsa, essa prática é muito comum em academias. Como disse o colega Carlos Alberto, no caso das academias os chamados "marombeiros", que são aquelas pessoas que malham a muito tempo e tem uma certa bagagem de conhecimento, as vezes até aqueles conhecimentos que se passam na internet, sem referência alguma, tomam o lugar do professor pois os alunos cofiam mais naquele que é mais forte e não no que tem mais conhecimento, como um exemplo eu dou os Fisiculturistas que na maioria também são personais trainer, e não tem formação algumas, apenas muitos anos e dedicação de malhação.

Por Renato Davoli
em 9 de Novembro de 2011 às 23:27.

Infelizmente esse problema não é novidade, a cada caso descoberto surgem outros tantos. A única forma de amenizá-lo é quando for dada a devida valorização à Educação Física através de nós (profissionais e futuro profissionais) dermos  o devido respeito ao próprio ser humano, diante da enorme responsabilidade que é ser professor. Talvez assim alunos não procurem pessoas para ensiná-los pelo porte físico mas sim pelo conhecimento.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.