No ano passado, foi apresentado na Câmara um Projeto de Lei que, se aprovado, faria com que todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio (públicos e privados), incluíssem aulas de natação no currículo. A prática de natação é mesmo muito saudável, mas a obrigação de que cada escola do país construa uma piscina para poder oferecer as aulas pareceu um tanto distante da realidade para os deputados que analisaram o projeto. Em algumas escolas, faltam até carteiras, quadros negros e livros. Por esses motivos, o PL 4615/09 foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relator da proposta, deputado Eduardo Barbosa (PSDB de Minas Gerais), diz que, dadas as diferentes condições finaceiras das escolas, é impossível exigir a contrução de piscinas. "Os avanços no financiamento da educação pública não eliminaram as dificuldades enfrentadas por muitos entes federados para custear suas redes de ensino, principalmente nos municípios mais carentes das regiões Norte e Nordeste", afirma.

Segundo o relator, nada impede que a natação, para as escolas que podem oferecer a estrutura necessária, seja incluída em "educação física", disciplina obrigatória segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). A proposta, que tramitava em caráter conclusivo, será arquivada caso não haja recurso pedindo análise pelo Plenário.

fonte: http://www.plenarinho.gov.br/noticias/agencia_plenarinho/ver_noticia.html?ui=5649360399935830272&id=projeto-que-obriga-o-ensino-de-natacao-e-rejeitado

Comentários

Por Janaina Silva
em 4 de Agosto de 2011 às 14:25.

Como tive a oportunidade de ficar sabendo da discusao sobre este projeto por um professor Helio Costa, concordo com o que ele argumentou que antes de mais nada temos que ouvir a proposta para depois ver se e possivel a implatacao da nova lei, mas no entanto acho que se as escola tiverem um bom diretor e contar com professores capazes de desevolver um projeto, mesmo que seja fora do horario de aula, fora da escola visto que e quase impossivel que todas as escolas publicas e ate mesmo as privadas tenham uma piscina no predio escolar; em um clube da cidade, o que e importante e a vivencia dos alunos com uma modalidade esportiva tao pouco acessivel como a  natacao.

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 18 de Agosto de 2011 às 22:38.

Guilherme, apesar de sabermos que em nosso país está em falta muita coisa para educação de nossas crianças e adolescentes, neste momento penso que ainda não seria o ideal para a construção de piscinas em todas as escolas, primeiramente tem que resolver muitas coisas de imediato, com: quadros novos, salas de aulas melhores, reformas em banheiros, uma qualidade melhor para a merenda, entre outras. A construção de piscinas iria gerar um gasto absurdo tanto na construção, sendo que tem que haver um terreno bom para isso (mesmo que não seja uma piscina ofical), muitas escolas não tem nem um patio direito para fazermos nossas aulas de Educação Físca. Outra, a manutenção teria que ser constante, teria que haver salva vidas para ficar de prontidão na piscina ou uma pessoa para tomar conta do local (tipo zelador), produtos de limpeza gerando gastos e ainda a contratação de mais professores de nossa área (isso seria bom para todos). Apesar de saber que a verda existe ou iria existir para esses determinados fins. Nada impede que pela boa vontade da direção da escola e também dos professores de Educação física em conseguir acordos e parcerias com clubes para poder passar a vivencia corporal da natação que é de extrema importancia para as crianças e adolescentes. Enfim, por esses motivos que ainda não concordo pela construção de piscinas em escolas nesse momento que nosso pais está passando.

Por Larah Veggi
em 20 de Agosto de 2011 às 09:49.

A natação na educação fisica escolar é um dos esportes mais importantes e deveria sim ter mais valor, pois alem de ser um aula importante por uma serie de coisas, vai ensinar muitos alunos a se manter na agua e nao afogar quando for se divertir em praias, clubes e cachueiras. Porém é muito facil falar, que se a diretora e o professor tiverem boa vontade conseguiriam levar os alunos em um clube, eu concorso com isso sim porem a realidade nossa não é essa, falta muito incentivo dinheiro mesmo para isso, não estamos falando de uma turma de 30 alunos numa escola mais estamos falando de 20 turmas mais ou menos, o investimento seria pesado em levar essas crianças ate os clubes, tirando que tem a questao que se a aula for dentro do horario de aula nao tem como ir e voltar molhados para assistir aulas, fora do horario tem a questao de nao frequentarem entao é tudo muito complicado, teria que ser uma aula pra mostrar o que é piscina como funciona para vivenciar e pronto, nao da para fazer muita coisa alem dissu, isso eu falo de escola publica, mais nada é pedra ou papel, sempre pode haver um jeito, ou nao!

Por Luan Carlos Guimarães Souza
em 10 de Setembro de 2011 às 16:25.

Sem duvidas é um projeto muito bom, pena não ter sido vigorado ainda e acho meio difícil, pois como sabemos a precariedades de algumas escolas ,só vejo essa possibilidade ainda de se trabalhar a natação fora da escola.

Por Guilherme Tucher
em 11 de Setembro de 2011 às 06:47.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 1 de Outubro de 2011 às 16:34.

A ideia do projeto é muito boa porém creio que com a situação que se encontra a educação brasileira com tantos problemas a construção de piscinas na rede pública seria um desperdício, pois visto que elas acabariam nem sendo bem aproveitadas porque após construídas as escolas teriam gastos com sua manutenção e com tanta coisa pra se melhorar nas escolas(carteiras, merenda, livros)  a piscina acabaria por ficar em segundo plano. A natação seria um importante conteúdo a ser trabalhado nas aulas de educação física, pois é um dos esportes mais completos, que estimula o desenvolvimento de diferentes capacidades do ser humano (motoras, sociais, cognitiva). Porém hoje só consigo ver a natação quando realizada fora da escola em escolinhas particulares de clubes, ou quando disponibilizada pela escola em um clube, gratuitamente,  fora do horário de aula.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.