Olá pessoal!

Esta semana que se passou discuti (no bom sentido do termo) com minha secretária de educação do município a questão do espaço apropriado para as práticas da Educação Física escolar.

Ocorre que em minha escola (de periferia) não possuo espaço apropriado para as práticas da minha disciplina. Ela argumenta que a construção de uma QUADRA ESPORTIVA no bairro esta inviabilizada em função do bairro não oferecer um local com as dimensões apropriadas para tal. Assim, não se teria nenhum projeto de construção aprovado pelo MEC.

Argumentei que não deveria se pensar em contrução de uma quadra esportiva e sim de um ESPAÇO PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Neste argumento, tentei demonstrar que o conceito de quadra remete à prática esportiva somente, ao passo que a construção de um Espaço seria o mais apropriado porque remete à amplitude de abordagens que nossa disciplina oferece, indo bem além do conteúdo esporte.

Além de dicutir o assunto em questão, gostaria de saber dos colegas se há algumas experiências neste sentido Brasil afora!

Abraços,

Prof. Ms. Marcelo dos Santos Isidório - Minas Gerais

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 31 de Agosto de 2014 às 18:42.

Marcelo,

Um dos melhores caminhos que atualmente eu percebo para o seu caso é na área do Lazer. Busque livros e trabalhos nesse sentido, inclusive sobre Políticias Públicas em Ed. Física.

Creio que a Secretaria de Educação está engessada em todo o país e só o Governo é que não quer ver.

Além do mais, solte a suja imaginação, pois o espaço público é todo seu e de seus alunos. Poderá dar bons exemplos de criativdade.

Invente e não se deixe abater. Explore a imaginação de seus alunos e colegas.

Boa sorte.

Por Lucas Figueiredo dos Anjos
em 21 de Março de 2015 às 18:09.

     Não há duvida que um local apropriado para a prática da Educação Física se faz necessário, as condições encontradas refletem diretamente na segurança das aulas. A quadra poliesportiva é um local adequado, pois possui solo regular e delimitações de espaço, contudo não é apenas uma quadra que pode ter essas características, sendo assim a adaptação do meio para as praticas é a alternativa.

Por Lucas Figueiredo dos Anjos
em 21 de Março de 2015 às 18:12.

     Não há duvida que um local apropriado para a prática da Educação Física se faz necessário, as condições encontradas refletem diretamente na segurança das aulas. A quadra poliesportiva é um local adequado, pois possui solo regular e delimitações de espaço, contudo não é apenas uma quadra que pode ter essas características, sendo assim a adaptação do meio para as praticas é a alternativa.

Por Hugo Leonardo Barros de Paula
em 15 de Abril de 2015 às 00:51.

Infelizmente o que muito se encontra em escolas públicas é a falta de espaço apropriado para as práticas de Educação física. A ausência e a pouca qualidade de espaço físico e de instalações para o ensino da Educação Física pode ser compreeendido a não valorização da disciplina. Com certeza esses fatores comprometem e limitam o aprendizado, então cabe a nós estar preparados para estas ocasiões. 

Por Ivonei da Silva Salazar
em 15 de Abril de 2015 às 16:56.

E de fato que a falta de investimentos na quadra poliesportivos para a realização da disciplina de educação física com ambientes que muitas vezes não tem condições de realizar o trabalho nas práticas esportivas.  Como a forma não correta de marcação da quadra o piso não adequado não tem conbertura na quadra.  Com este fato há umas dificuldades dos alunos para adapitação do meio para a prática.

 

Por Isabella Cristina de Carvalho
em 16 de Abril de 2015 às 11:18.

A falta de espaço apropriado para a prática das aulas de Educação Física nas escolas públicas é um problema enfrentado pelo professor, a não valorização da disciplina, como disse o Hugo Leonardo no comentário acima, pode ser um dos fatores para a falta de investimentos em espaços adequados, penso que essa desvalorização possa ser pela falta de conhecimento dos responsáveis pela educação,  como disse o Marcelo Isidorio, a Educação Física às vezes é vista apenas como os esportes esquecendo assim que a disciplina exerce um papel muito mais amplo do que ensinar esportes, as aulas de Educação Física significam mais do que atividades corporais. Por meio da apreensão de conhecimentos específicos dessa disciplina e da prática regular de atividades físicas e esportivas, o individuo desenvolve competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras, e internaliza valores. Sendo assim de suma importância que tenha um lugar adequado nas escolas para as aulas. 

Por Thayane da Silva Campideli
em 26 de Abril de 2015 às 19:13.

Com pesar que digo que infelizmente a maior parte das escolas brasileiras principalmente de ensino fundamenta I não possuem um local adequado para a prática de atividades físicas e muito menos quadras polesportivas. Na escola em que trabalho, além de não ter este local para a prática, fiz um projeto e nem retorno obtive das autoridades que não acham que seja uma prioridade financeira. É muito dificultoso manter um trabalho de qualidade se depender da estrutura física das escolas, porém, o professor interessado em realizar um trabalho bem feito deve ter muita criatividade para superar tais dificuldades.

Por Rildo Ansaloni Gomes
em 4 de Maio de 2015 às 13:07.

É de grande importância um espaço para a prática das aulas de Educação Física nas escolas, não necessariamente uma quadra poliesportiva, que seria melhor ainda, mas um lugar onde as crianças possam vivenciar as várias atividades práticas dos conteúdos oferecidos pela Educação Física. Entretanto, o descaso na maioria das escolas com a disciplina faz com que essas coisas aconteçam e assim prejudicando a aplicação dos conteúdos, como consequência atrapalhando o aprendizado dos alunos comprometendo toda uma etapa da vida dos mesmos.

 

Por Daniel Carreira Filho
em 5 de Maio de 2015 às 17:01.

Houve tempo em que imaginávamos que o espaço para o desenvolvimento humano no seio da escola estava restrito aos bancos escolares. Depois de alguns movimentos, um deles do Paladino da Educação Física Brasileira - Rui Barbosa - muito antes de nossa existência como componente curricular obrigatório, surgiram as leis que veem e que vão e não são cumpridas. Como dizia o saudoso professor Boaventura "as leis neste país são fruto de muitas discussões (algumas que demandam anos) com textos minuciosamente redigidos, exaustivamente discutidos para serem aprovadas porém, são poucas pessoas que conhecem o teor da legislação, quase ninguém cumpre e, pasmem, ninguém para fazer cumprir".
Interessante observar que já se passaram quatro mais de quatro décadas da legislação 60450 (novembro de 1971), estamos chegando aos 20 anos da "nova" LDB, um Plano Nacional da Educação (recente) e o componente curricular Educação Física vive e convive com os mesmos e imutáveis problemas.

Realmente, não precisamos de uma quadra demarcada com as possibilidades do quarteto hegemônico, não precisamos do piso de madeira ou sequer do antigo plurigoma (alguns não conhecerão este termo) mas, certamente, precisamos ter legitimidade no seio da Educação. Interessante observar que os governos se esmeram em adquirir livros, cadernos, uniforme, merendas, recursos tecnológicos e tantos outros recursos (todos volumosos e que podem render o que estamos vendo pulular em nosso país, propinas) e o simples material de uso cooperativo, colaborativo e multifuncional para as aulas de Educação Física não é, sequer, lembrado. E não é necessário tê-los padronizados para todas as escolas. Vamos no caminho do Roberto Pimentel, "oferecer a possibilidade decisória e criativa ao docente envolvido com o cotidiano escolar de sua escola para a construção dos materiais que lhe for mais adequado e da construção coletiva com seus alunos".

Pude observar um professor, muito recentemente, que conquistou levar seus alunos à praia (Santos) pois sua escola não contava com qualquer espaço para o desenvolvimento de suas aulas. Mas, contou com o principal, envolvimento de sua coordenadora, de seus alunos, dos pais e responsáveis e, pasmem, dos comandantes do tráfico que auxiliaram na fixação dos limites seguros para esta vivência.

Sem me contrapor aos demais colegas, compreendendo que um espaço adequado favorece e amplia as possibilidades do desenvolvimento humano, atrevo-me a afirma que precisamos de espaços de compreensão e signficados no seio da Escola, sob pena de, em breve, deixarmos de existir. Como questionou o professor Walter Roberto Correia, "se a educação física deixasse de existir na escola, que diferença faria?"

Há um espaço que não foi ocupado, o da legitimidade, ainda.......

Daniel


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