Desde nossas primeiras aulas de educação física até ao final do ensino médio, e muitos pelo resto da vida, possuem o antiquado pensamento de que a educação física seria apenas um meio de prática de esporte, ou as vezes um período de tempo para descansar das aulas anteriores, e colocar o papo em dia com os colegas e amigos. Muitos professores contribuem para esse pensamento, pois apenas jogam a bola para seus alunos poderem bater uma " pelada" , ou não ligam pelo fato de outros estarem apenas conversando, e colocando o assunto em dia, não ensinando conteúdos importantes como a origem de determinados esportes, da educação física, da ginástica entre outros, que são de estrema importância para o aprendizado dos seus alunos, para que possam usufruir não apenas a prática dos esportes, más também daquilo que se torna invisível aos olhos dos alunos, visto que a aula de educação física, por mais desvalorizada que seja, também é um componente curricular, e talvez de maior importância que outras disciplinas.
Comentários
Por
Higor Marcos Ribeiro
em 29 de Maio de 2016 às 10:50.
Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a educação brasileira deve estar estruturada em três etapas: Educação Infantil (creches e pré-escolas), Ensino Fundamental (9 anos) e Ensino Médio (3 anos). E em todas essas etapas o ensino da Ed. Física é obrigatório. Não apenas a LDB mais o ECA (estatuto da criança e do adolescente) também deixa clara essa obrigatoriedade dizendo que a criança e o adolescente tem direito a educação, a cultura, ao esporte e ao lazer. O brincar da escola é de suma importância e se diferencia ao brincar de casa por serem trabalhados com objetivos e não brincar por brincar.
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Maio de 2016 às 17:04.
Higor,f
Faça uma visita ao Procrie: veja o que se contém no artigo Valor do Brincar, Atividades Físicas para Crianças. (http://www.procrie.com.br/2016/04/19/valor-do-brincar-atividades-fisicas-para-criancas-26527)
Comentar com mais profundidade requer esmerar-se por aprender coisas que ainda não percebeu, pois ´creio que está chegando agora aos estudos sobre a EF.
Há pouco houve uma bela reportagem na TV a respeito da importância do BRINCAR para crianças, a partir dos primeiros meses de vida. Nunca desmereça a importância da família nesse processo. É ali que se forjam caráter, personalidade, empatia etc.
Duvido muito que um professor, seja de que disciplina for, possa ter tamanha indfluência sobre um indivíduo como seus pais e familiares próximos.
CONTEÚDOS
Sobre o quê ensinar, apresento minha proposta que estou dando a conhecer a partir desse mês a algumas instituições nacionais e internacionais:
Manual de Engenharia Pedagógica
Manual de Engenharia Pedagógica
Proposta Curricular: da Quadra para a Sala
T E M Á T I C A
PARTE I Antecedentes e Diagnóstico
Estudo e Pesquisa
Por que é Revolucionário?
PARTE II Desenvolvimento e Maturidade
Como Melhorar a Educação?
O Futuro da Educação
Proposta Curricular séc. XXI
PARTE III Formação Profissional Continuada
Educação Física e Esporte
Prática de Ensino, Base para Boa Formação
PARTE IV Prototipagem: Centro de Estudos
Design Thinking Potencializando Inovações
Trabalhos em GRUPO, Avaliações Mútuas
Blog Procrie: EaD, Vídeo-aulas, e-books
PARTE V Didática e Praxia (em construção)
Residência Pedagógica
Estágio Supervisionado
Nota bibliográfica... A obra resulta de experiências e métodos criativos produzidos pelo Autor (autodidata, 1974) e identificado na contribuição de variados precursores. Entre eles... 1) Freire, Paulo – Pedagogia da Autonomia, práticas pedagógicas; 2) Le Boulch, J. – Psicocinética – vários; 3) Kamii, Constance e De Vries, Rheta – Implicações da Teoria de Piaget; 4) Coyle, Daniel – O código do talento, treinamento profundo, a teoria mielínica; 5) Brown, Tim – Design thinking, metodologia para o fim de velhas ideias; 6) Vigotski, L. S. – Psicologia Pedadógica; 7) Wood, David – Como as crianças pensam e aprendem; 8) Freinet, Celestin – Proposta pedagógica; 9) Montessori, Maria – Método montessori; 10) Piaget, Jean – Educação: uma nova teoria.
-------------------------------------------------------------------------------
Nota bibliográfica... A obra resulta de experiências e métodos criativos produzidos pelo Autor (autodidata, 1974) e identificado na contribuição de variados precursores. Entre eles... 1) Freire, Paulo – Pedagogia da Autonomia, práticas pedagógicas; 2) Le Boulch, J. – Psicocinética – vários; 3) Kamii, Constance e De Vries, Rheta – Implicações da Teoria de Piaget; 4) Coyle, Daniel – O código do talento, treinamento profundo, a teoria mielínica; 5) Brown, Tim – Design thinking, metodologia para o fim de velhas ideias; 6) Vigotski, L. S. – Psicologia Pedadógica; 7) Wood, David – Como as crianças pensam e aprendem; 8) Freinet, Celestin – Proposta pedagógica; 9) Montessori, Maria – Método montessori; 10) Piaget, Jean – Educação: uma nova teoria.
---------------------------------------------------------------
Em alguns artigos dou ciência do que ando buscando para a melhoria de nossos professores de EF. Talvez alguém, algum dia, aproveite algo de bom.
Tomara...
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Maio de 2016 às 17:07.
Perdoem-me a duplicidade em algumas partes do texto. Sou mesmo um fracasso nessa área.... mas não desisto!
Por
Janaina Ferreira da Silva
em 31 de Maio de 2016 às 19:40.
Não se pode dizer o melhor conteúdo para transmitir para os alunos, pois tudo irá depender de como serão esses alunos a quem se destinam. Por exemplo, existem escolas que possuem uma estrutura fantástica para as aulas de Educação Física, todo e qualquer conteúdo trabalhado pelo professor terá um ótimo aproveitamento. Porém, existem ainda, escolas pequenas que não possuem espaço e nem os equipametos adequados para trabalhar, um professor que realmente ama o que escolheu fazer irá adaptar o espaço disponível e fazer com que as aulas sejam produtivas, mas, infelizmente não conseguirá trabalhar todos os conteúdos pois, alguns necessitam de instrumentos, que muitas vezes são fora da realidade finceira em que a escola se encontra. No entanto, em uma visão geral, seria interessante que houvesse nas escolas conteúdos com fundamentos culturais, para que os alunos fiquem informados não só das regras e estratégias para se alcançar os objetivos, mas sim, a importância e o contexto daquele determinado assunto ir parar na escola,nas aulas da Educação Física.
Por
Júlia Batalha Gomes Costa
em 27 de Junho de 2016 às 21:00.
A falta de espaço e material, é uma realidade nas escolas pricipalmente públicas, e podem sim prejudicar o trabalho do professor de educação física. No entanto, acredito que o professor deve aproveitar o espaço disponível para adaptar as atividades que devem ser passadas para os alunos de uma forma criativa e atraente, para que possa ser dado aos alunos todos os conteúdos previstos no programa da disciplina, e não só o famoso "rola a bola" que muitas vezes é mais comodo para os professores. Acredito que não há um melhor conteúdo a ser passado, o importante é que sejam passados todos os conhecimentos de uma forma que chame a atenção dos alunos, de forme que eles aproveitem esse conhecimento e o valorizem.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.