Gostaria de propor uma troca de conhecimentos a respeito da capoeira, e como esta pode estar presente na escola, visto que é uma prática ainda “marginalizada” por muitos. Que formas devemos buscar para aproximar os alunos, e faze-los entender os valores e a grande “bagagem” cultural que existe por trás dessa simples prática corporal?
"A capoeira, não impõe regras ou limites, as diferenças aproximam, envolvem, caracterizam, e em instância nenhuma separa. "
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Lindinalvo Natividade
em 18 de Dezembro de 2013 às 21:58.
Olá Mablyni. muito bom este seu questionamento. apesar de varias pesquisas apontarem os beneficios desta manifestação, ela ainda é marginalizada e por quem talvez devesse abraça-la como um novo instrumento pedgógico, ou seja, a equipe diretiva e pedagogica da escola. mas vamos lá. acredito que na Capoeira, diferentemente de outras lutas, seus participantes tem a possibilidade de experimentarem diversas situações de interação com o jogo propriamente dito. Na roda, por exemplo, ninguém fica estático. Alguns tocam, outros jogam, enquanto outros batem palmas e cantam atentos ao jogo. Neste momento o capoeira observa, ouve, analisa, interpreta uma dada situação e planeja sua ação. De acordo com Neira (2003) "o gesto carregado de sentido, significado e intenção assumirá, então um papel fundamental no processo educativo...reunindo em uma mesma ação a dimensão ação cognitiva, e claro motora. Enfim, a Capoeira pode proporcionar aos seus praticantes, vivenciar cada momento e cada movimento não só com músculos, nervos e tendões, mas também primordialmente com "cabeça e coração”.
Além disso, a Capoeira também apresenta uma multiplicidade de facetas inerentes não só ao campo da Educação Física, mas também as disciplinas escolares, nos remetendo a um novo instrumento pedagógico para a formação global do aluno, devido ao seu caráter interdisciplinar. Quem melhor que o professor de HISTÓRIA para abordar a história da Capoeira, nacional, estadual e por cima de tudo local? Para a GEOGRAFIA, a correlação com os locais que esta Capoeira acontecia e os locais que hoje são representados, assim como as características dos capoeiristas baianos, cariocas, paulistas, etc. A LITERATURA pode abordar a riquíssima musicalidade da Capoeira, seus versos e poesias, as obras de Jorge Amado. A RELIGIÃO, a reflexão critica entre a religião e a religiosidade, as diferenças de cada capoeirista e suas respectivas regiões e influencias. A MATEMÁTICA pode explorar a geometria encontrada em uma roda de Capoeira, a quantidade de tempos para se tocar um determinado toque, e as ARTES, os trabalhos de Debret e Carybé dispensam comentários.
envio a vc alguns trabalhos meus sobre capoeira. o ultimo é a minha dissertação de mestrado. boa leitura e vamos PAPOEIRAR...
1. NATIVIDADE . Nem tudo que reluz é ouro. Controle, poder, resistência e o jogo de sedução na prática da Capoeira. Revista de Educação Popular (Impresso), v. 11, p. 136-146, 2012. http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20250 2. NATIVIDADE . O Discurso Pedagógico na Prática da Capoeira.. Revista Teias (UERJ. Online), v. 12, p. 171-180, 2011. http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/869/737 3. NATIVIDADE . Um Brasil, várais 'Capoeiras'. Construindo e afirmando as identidades. Estudos Afro-Asiáticos (UCAM. Impresso), v. 33, p. 105-127, 2011. 4.NATIVIDADE . Praxis Capoeirana: um jogo de saberes na formação docente em Educação Física. Revista Urutágua (Online), v. 13, p. 0/13-1, 2007. http://www.urutagua.uem.br/013/13natividade.htm
5.NATIVIDADE . A Capoeira nas Aulas de Educação Física nas Escolas Municipais de Barra Mansa. Hoje um passo, amanhã uma caminhada.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 94, p. 94, 2006.
http://www.efdeportes.com/efd94/capoeira.htm
6. NATIVIDADE . A Atuação do Profissional de Educação Física em Relação às Lutas no Ambiente Escolar.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 90, p. 90, 2005. http://www.efdeportes.com/efd90/capoeira.htm 7. NATIVIDADE. CAPOEIRANDO EU VOU: cultura, memória, patrimônio e política pública no jogo da capoeirahttp://www.lpp-buenosaires.net/ppfh/documentos/teses/lindinalvonatividade.pdf
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Leandro Stampini
em 23 de Dezembro de 2013 às 22:54.
Na atualidade a capoeira na escola deve ser encarada como um adendo ao processo pedagógico da instituição, ou seja, algo que venha a agregar valor ao processo. O potencial e qualidades pertencentes à capoeira, aliadas ao seu vasto repertório de brasilidade, fazem dela um excelente meio de promoção da educação, de acordo com a identidade cultural brasileira, assim como se caracteriza uma ferramenta para o desenvolvimento psicomotor e social. Entendemos que na Capoeira escolar tem seu objeto de estudo fundamentado na diversidade da cultura corporal em seus múltiplos significados, buscando educar o homem como ser integral, crítico e preparado para exercer sua vontade, além de se apropriar criticamente dessa cultura corporal trabalhando o corpo e ritmo.
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Maria Marta Conrado
em 25 de Dezembro de 2013 às 06:38.
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Maria Marta Conrado
em 25 de Dezembro de 2013 às 06:51.
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Thaís Lima Gonçalves
em 29 de Dezembro de 2013 às 10:33.
Segundo Soares (1992) a educação física tem como objetivo de estudo a cultura corporal que é composta pelos seguintes conteúdos: Jogos, Esportes, Dança, Lutas, Capoeira e Ginástica. Desta forma a Educação Física Escolar enquanto prática pedagógica possui o papel de estimular o desenvolvimento das potencialidades físicas, motoras, cognitivas, afetivas, comunicacionais e psíquicas dos educandos, não valorizando simplesmente a ação mecânica de gestos sem relação com o cotidiano e com as aspirações dos alunos (SANTIN, 2002). Assim, o professor tem papel fundamental na escola e na formação de seus alunos, motivando-os a praticar diferentes atividades físicas, como a capoeira (MONTEIRO et al., 2009).
A prática da capoeira na escola possibilita o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais, como autonomia, cooperação e participação social, postura não preconceituosa, entendimento do cotidiano pelo exercício da cidadania e historicidade. No aspecto motor, especificamente, é uma alternativa rica para o desenvolvimento das estruturas motoras como esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, coordenação motora, entre outros aspectos (Souza; Oliveira, 2001).
Ainda percebe-se que é uma atividade pouco desenvolvida na escola, principalmente pelo fato dos educadores, muitas vezes, não terem contato com a modalidade durante sua formação acadêmica ou ainda pelo preconceito estipulado pela sociedade, de acreditarem ser uma pratica que estimula a violência.
É necessário oferecer a partir de órgãos públicos e/ou privados, cursos de capacitação de formação continuada, para que haja qualidade no ensino tendo o professor subsídios que atendam os alunos utilizando de todos os conteúdos da “cultura corporal”.
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Thaís Lima Gonçalves
em 29 de Dezembro de 2013 às 10:56.
A capoeira é um conteúdo que pode ser contemplado na escola pelos seus múltiplos enfoques, que possibilitam a luta, a dança e a arte, o folclore, o esporte, a educação, o lazer e o jogo (Souza; Oliveira, 2001). Com isso, a capoeira torna-se de fácil aplicação como conteúdo no âmbito escolar devido à grande pluralidade cultural que nos trás e difundindo assim valores éticos como respeito, cooperação, entre outros.
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