Pessoal, Esta solicitação chegou pelo contato do CEV. A Profa Joelma autorizou a postagem na comunidade EF Escolar e vai acompanhar as respostas. Pedimos a ajuda dos especialistas para ter no CEV um posicionamento que vai servir para consultas. Obrigado! Laercio.

Em 6 de fevereiro de 2010 20:01, <ribeiro.elma@hotmail.com> escreveu:
Joelma Ribeiro de Oliveira escreveu: Sou Supervisora Escolar na Educação Infantil. Aqui no Municipio é obrigatório a disciplina de Educação Física na Ed Básica e como a Ed Infantil faz parte da Educação Básica então deve ser ministrada essa disciplina. Na Resolução do conselho municipal de Educação diz que deve ser ministrada por profisional habilitado e com registro; caso não haja o habilitado pode ser ministrada pelo professor da turma... a pergunta que faço: Se está na grada curricular, é obrigatória pode ser ministrada dentro das 25 horas do professor que está com a turma ou deve ser contradado um outro professor para trabalhar com essa disciplina?

Grata pela atenção
Joelma

Comentários

Por João Pessoa
em 9 de Fevereiro de 2010 às 15:02.

Caro Laércio,

Sou consciente de que as aulas de Educação Física deve ser ministradas por profissionais de Educação Física registrados no sistema CONFEF/CREF e com licenciatura. Mas, por outro lado vivemos em um país em as diferenças e dificuldades são muitas, a Profa. Joelma ela se coloca como sendo Supervisora em uma escola do município. Pergunto a qual município ela se refere? Pois, se for no município do Natal não tem como ser ministrada essa aula por outro profissional. Mas, se ela se refere a um município que não se tem a mesmas condições que a minha cidade, acredito que, deva-se fazer uma adequação com teatro, atividades recreativas, jogos motores, cantigas de roda, as quais a professora tutora da turma deverá conduzir os alunos a satisfação e ao prazer, até que o município tenha condições de sanear a necessidade do Profissional de Educação Física. O que não se pode fazer é deixar a criança da educação infantil sem realizar vivênicas motoras.

Atenciosamente,

João Pessoa

Pte. SINDPEF-RN 

Por Sheila Franca de Castro
em 24 de Fevereiro de 2010 às 16:57.

Sou professora de educação física e atuo com a educação infantil no município do rj, quando a  LDB foi promulgada as turmas começaram a ter horário para aulas de educação física ministradas por professores desta disciplina.

O que ocorre neste debate é  se o professor esta preparado para oferecer atividades que realmente irão potencializar as vivências corporais das crianças de 4 a 6 anos, em face a esta demanda, muitos cursos de graduação implementaram nos seus currículos estes saberes. Conhecer  as áreas que se destinam a pesquisa do desenvolvimento infantil, formação do conhecimento estudos que envolvem a psicologia, pedagogia e até mesmo puericultura área da medicina.

A complexidade dos temas relacionados as crianças menores deixa os professores pouco a vontade, pois até mesmo uma escola com instalações, por exemplo, uma quadra , oferece pouco, pois o prazer da criança pequena é mais apurado, a indústria dos brinquedos já percebeu isto, basta lembrarmos como é um playground de um clube que a clientela é a classe A. 

Entretanto, no meu comentário deixo uma palavra que é muito pertinente a este espaço que compartilho com todos , criatividade , o melhor profissional para atuar na educação infantil necessita  reinventar, pensar criança, trabalhar explorando os sentidos e em todos os sentidos. 

A chave esta na corporeidade. 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Fevereiro de 2010 às 20:06.

Professores,

Penso que para ajudá-los nas suas pesquisas e vivências devam aproximar-se da obra de Jean Le Boulch, um francês que era médico, psicólogo e professor de educação física. Construiu a Psicociética.  Achem-no no "Google", já que tem várias obras editadas, inclusive em protuguês. Imagino que vão gostar. Roberto Pimentel.  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.