Senhores.

Dirijo-me até você para, e não sabendo se é o órgão correto para essa consulta, pedindo um esclarecimento que me aflige muito em relação a minha profissão e meus clientes (alunos da rede estadual de ensino).

Sou Prof. De Educação Física de 3 escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul mais precisamente na cidade de Cachoeira do Sul. Hoje na rede os alunos não são mais submetidos a uma avaliação médica no início do ano letivo para após liberados pelos médicos nós Professores de Educação Física começar a ministrarmos nossas aulas. Pois bem  desde então tenho me deparado com seguidos problemas de saúde das crianças que aparecem no decorrer das aulas no ano letivo, para exemplificar na semana passa em uma aula normal uma aluna sentiu-se mal com dores no peito e na cabeça chegando a desmaiar, tivemos que levá-la a urgência do hospital. E ai aumento minha preocupação com a seguinte questão. “Se em caso de óbito durante a atividade física na aula , qual a responsabilidade deste professor  tanto profissionalmente quanto civilmente em relação a esse aluno(a)?.”.

Esperando ter sido claro em meu pleito aguardo uma resposta com certa urgência.

 

 

Prof. Jorge Maia

Comentários

Por Jaguaracy Conceição
em 11 de Abril de 2012 às 15:37.

Essa preocupação eu também tenho aqui no município. Creio que devemos enviar e-mail para os Conselho Nacional de Educação, Ministério da Saúde, Ministério da Educação para que eles se pronunciem a raespeito, vez que eles se omitem totalmente. Já sugeri à SEMED que insiram no formulário  da matrícula um item para que os pais relatem se os filhos têm problemas e apresentem relatório médico, porém nada mudou e nós continuamos correndo o risco de sermos processados se alguma coisa ocorrer.

Por Randal Juliano
em 12 de Abril de 2012 às 12:22.

Aqui em Sorocaba/SP já tivemos problemas assim (não de óbito). Na nossa escola (da rede municipal) no ato da matrícula os pais assinam um "autorização", alegando que o filho está em condições de participar das aulas. Caso tenha algum problemas de saúde, os pais devem indicar qual é e como está sendo tratado, etc. Fica a dica.

Um abraço,

Prof. Randal Juliano

Por Nilian da Silva Gonçalves
em 14 de Abril de 2012 às 13:26.

A situação é complicada e serve para todos nós que estamos na area pensar em um problema que pode vir a trazer inumeras complicações.

Uma sugestão e não sei se é possivel seria orientar os alunos a fazer uma consulta médica mesmo em postos do SUS e pedir liberação médica para fazer exercicio físico. Os alunos que não fizerem isso deveriam ser dispensados das aulas de Educação Física, já que poderiam trazer problemas futuros para os professores.

Att.,

Nilian

Por Karine Marlleny Neves Corrêa
em 19 de Abril de 2012 às 13:15.

Também penso neste situação e falo por esperiência própria pois quando era estudando do ensino fundamental 8ª série minha professora de educação física pediu para nos alunos  procurassemos um médico para fazer uma avaliação para a suas aulas como se fosse um trabalho e apartir disto descobri que era hipertensa na epoca eu não sentia nada de diferente e por causa do trabalho acabei descobrindo. Tenho certeza se a escola se preocupasse em pedir aos pais dos alunos para terem relatório médico para a prática das aulas de educação física muitas coisa poderiam ser previnidas.

Seria muito legal para nos profissionais da area dar uma aula sabendo das condiçoes física de cada aluno para poder também adaptar as nossas aulas para todos.

att

karine


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.