DESCULPE REPETIR O TEMA MAS É QUE FIZ UMAS RETIFICAÇÕES NO TEXTO.

Colegas quero colocar esse tema em debate, pois tenho uma  preocupação muito grande com a saúde de nossos alunos. A tempos que já não se realiza as avaliações médicas dos alunos  no início do ano letivo. Em um universo muito grande de jovens sempre haverá algum que tenha um problema de saúde e, como trabalhamos com esforço físico estaremos colocando em risco este aluno. Tenho a certeza que muitos de nós já passamos por alguns momentos em que jovens em plena aula de educação física tiveram um mal súbito, eu já tive esse problema muitas vezes. Minha pergunta é: em caso de óbito de um aluno em nossas aulas, qual será a responsabilidade do Professor de Educação Física?

Comentários

Por Jorge Antônio Serenário Ribeiro
em 18 de Agosto de 2011 às 16:26.

Situação complicada, não consigo estabelecer ao certo de quem é a culpa, mais irei dar minha opnião.Ao meu ver a responsabilidade seria de toda escola e dos pais em uma forma geral,no qual no ambito escolar sabe-se que existem as aulas de educação física, sendo nessas os esforços físicos podem desencadear uma possivel tragédia a tais crianças que não estão áptas a praticarem algumas modalidades que exijam o esforço. Apesar de saber que deveriamos pedir um exame médico para comprovar que o aluno está ápto a praticar atividades físicas, muitas das vezes nos descansamos achando que nada irá acontecer, mas essa seria a melhor forma de nos reguardar de uma possivel supresa, tendo assim o atestado como uma possível prova.  Porém como colocado em sua própria dissertação as avaliações médicas passaram a não ser mais cobradas e obrigatórias pelas escolas para os alunos que irão participar das aulas, então creio que estamos atirando ao leo sem saber quem será a próxima vítima.

Espero ter contribuído com minha resposta.

Por Larah Veggi
em 20 de Agosto de 2011 às 09:40.

Realmente a situação é complicada mesmo, pois a culpa de nao ter avaliações fisicas no inicio do ano letivo nao é do professor de educação fisica! E depois se acontecer na aula a culpa vai ser? Mais é complicado pois o aluno pode ter doenças que na atividade fisica nao vai detectar e muitas vezes os pais tambem ainda nao sabem, então se o aluno acontecer de falacer na aula a culpa vai ser do professor mesmo fazendo a avaliação fisica? O professor não deverá ser responsabilisado hora nenhuma mesmo se no caso um aluno escorregar e bater a cabeça e vier a falecer  a culpa tambem nao vai ser do professor, mais eu concordo plenamente que com as avaliações o risco é bem menor de acontecer alguma coisa, por que tudo que o aluno tiver e for detectado na avaliação ja vai ser lucro!

Por Mayra Pereira de Jesus
em 1 de Novembro de 2011 às 18:38.

É uma situação complicada. Fiz educação física a minha vida inteira e nunca me pediram nenhuma avaliação médica. No caso citado, a meu ver a culpa seria da escola como um todo e também dos pais pela negligência por não ter tomado precauções para proteger seus alunos/ filhos.  Creio que essa avalição médica deveria ser obrigatória em todas as escolas do Brasil sejam elas públicas ou particulares, para que se previnam situações como esta.

Por Rosilda Bernardo Mde Souza
em 1 de Novembro de 2011 às 19:43.

É o que acontece na maioria das escolas, principalmente públicas,mas o que estamos fazendo enquanto profissionais para mudar este quadro?Sabemos das dificuldades e da importância de se fazer avaliações físicas em nossos alunos,mas isto não basta.Então a responsabilidade também pode ser nossa?Ou não temos nada com isso?O que podemos fazer?

Por Waldir de Meira Albuine
em 2 de Novembro de 2011 às 13:33.

Esta situaçao e de fato muito contraditoria ,pois somos os profissionais mais adequados dentro da escola em casos de emergencias com os alunos em determinadads situaçoes praticas,para que tudo ocorra bem e preciso que os professores tenham uma minina consciencia de que e importante conhecer cada aulno de forma que possamos ter uma noçao basica em que alunos possam ter a vivencia das aulas de modo seguro e que podemo agir em uma situaçao de urgencia.No curso superior temos a base para utilizarmos  estes conhecimetos para desenvolver  as aulas e sem correr tantos riscos imediatos.Entao so o professor e a escola oferecer o minimo de estrutura para a aulas de Educaçao Fisica ,precisamos assumir tal responsabilidade  de assegurar e avaliar as questoes que envolvem  a saude de nossos alunos.

Por Giovani Augusto de Queiroz
em 2 de Novembro de 2011 às 17:30.

Nesse caso acredito que não há uma responsabilidade do professor de educação física, pois cabe aos pais comunicar a instituição a existência de um possivel problema de saúde com seus filhos e os cuidados que lhes sejam cabiveis. Ao professor de educação física cabe o bom senso de ver que ela não é só uma atividade de esforço. Ela tem inumeras outras possibilidades que possam envolver os alunos com problemas para que não haja discriminação e toda a turma possa ter desenvolvimento proveitoso.

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 10 de Março de 2012 às 09:29.

c

Por Glauber César Cruz Custódio
em 22 de Março de 2012 às 16:10.

Neste caso é difícil estabelecer de quem é a culpa pelo óbito do aluno, no meu modo de ver a culpa é dos nossos governantes, que não investem para implantação de um programa de avaliação dos alunos no começo do ano letivo, e também de nossa sociedade que poderia tentar conquistar isto, estes ficam parados e com isso este quadro não muda. Apesar de saber que o professor de educação física deveria pedir exame médico dos alunos, não só uns professores isolados deveriam todos se juntar em prol da implantação deste pedido de exame médico, no início do ano letivo. São muito importantes os exames médicos antes do ano letivo, deveria ser obrigatório, mas em caso de óbito numa escola que não faz o uso deste, não podemos culpar nem inocentar o professor de educação física, a responsabilidade por esta é de todos envolvidos, desde o professor até os governantes.

Por Ana
em 26 de Março de 2012 às 21:13.

Na minha opinião,é importante a escola realizar uma exame médico no inicio do ano letivo e repetí-lo algumas vezes por ano.Há doenças que são silenciosas e sem um exame ninguem irá adivinhar. E se houver problema de saúde isso irá influenciar na prescrição dos exercícios. É dever dos pais também informar se há algum problema para evitar problemas futuros.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Março de 2012 às 06:50.

Jovens,

Creio que os professores pagam uma taxa exorbitante ao seu sindicato (?), que deverá esclarecer as dúvidas legais aos seus contribuintes. As secretarias de Educação, obedecendo a normas do ministério devem ter regulamentação específica, certamente não muita divulgada. As escolas de Ed. Física devem prover seus alunos de instrução para Primeiros Socorros e, finalmente, as escolas (pelo menos as particulares) estabelecerem convênios com hospitais ou clínicas para atendimento urgente, pois todos os alunos devem estar segurados.

Ao professor cabe verificar as instalações de sua classe - o local de suas aulas - para que sejam prevenidos os acidentes. Há pouco desabou uma baliza de futebol sobre a cabeça de um aluno que morreu. Outro, em piscina creio que em Brasília, evadiu-se da aula e afogou-se em outra piscina, sem que nenhum dos professores percebesse. No Brasil não existe uma legislação severa que previna a qualidade e conservação dos equipamentos que compõem uma atividade física como na Europa onde, ao contrário, são deveras rígidos no quesito segurança. Muito embora tenha assistido pela TV, em plena Londres, jogador de futebol ser removido de campo de maca e um enfermeiro (?) caminhar junto protegendo sua coluna cervical. E o colete, esqueceram de providenciar?

Certa feita, em uma piscina do clube que frequentava, repleta de usuários - era domingo - "ressuscitei" um menino de 3-4 anos já sem respirar, completamente roxo. Dias depois o presidente do clube  agradeceu-me pelo fato; dispensei suas palavras e disse-lhe que contratasse um salva-vidas. Ele retrucou: "Isto é competência dos pais". E ouviu, então, um sonoro palavrão! Nessa época o governo não obrigava a permanência de um profissional na função.   

Agora, imaginem se o professor solicita ao diretor da escola que mantenha e realize todos os procedimentos de segurança e prevenção! A figura do atestado médico parece a todos pro - forma, isto é, tornou-se um faz de contas. Basta ver o que fazem os alunos descontentes com o professor ao forjarem   estar doente e mascaram a atitude com o atestado. Aliás, se fosse professor, saberia que minhas aulas estão ou não agradando pela frequência (ou não) de tais atestados. E os papais são coniventes.

Nessas circunstâncias, tentem se prevenir de alguma forma em relação aos equipamentos e circunstâncias. Verifiquem a atuação e se existe um ambulatório (com enfermeiro) e acordo da escola com pronto atendimento hospitalar. A principal delas, estar consciente dos perigos e bem preparado. Aliás, as escolas de EF devem ter esta providência, pois os acidentes são muitos. Lembram-se de terem feito exame periódico de saúde no seu tempo de estudante?

 

  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.