Caros colegas.

Estou fazendo uma pesquisa para minha monografia, e nela busco identificar quais os problemas que o professor de Educação Física enfrenta nas escolas da rede estadual de ensino. Gostaria de saber de vocês quais são esses problemas, assim como a satisfação profissional, salarial e também o que deveria ser mudado nesta rede de ensino.

Agradeço a contribuição!!

Comentários

Por Nilian da Silva Gonçalves
em 31 de Março de 2012 às 08:50.

Eu vejo como problemas a falta de material necessária para ministrar as aulas; muitos professores de outras disciplinas ao dar suas provas (aqueles que terminam de fazer primeiro) deslocam-os para as aulas de Educação Física como passa tempo; outro problema é que todos os projetos e festas escolares são realizados nos horários das aulas de Educação Fisica, como se fosse uma aula inútil. São muitos os problemas e a pergunta é: a partir dos resultados encontrados por você algo vai ser pensado para melhorar isso? Acho que seria interessante.

Att.,

Nilian

Por Thúlio Luiz
em 31 de Março de 2012 às 20:52.

Olha Nilian, penso realmente em esclarecer isso na minha pesquisa pois, seria de grande valia que pudécimos mudar isso nas escolas. Esses problemas que você me citou são os que eu mais tenho encontrado em relatos dos professores que já atuam. Ainda estou na fase de revisão de literatura, mais mesmo assim muito obrigado pela sua contribuição.

Abraço!!

Por Charlene Priscila Herculano de Morais
em 3 de Maio de 2012 às 16:06.

Oi Thúlio, eu ainda estou na graduação, mas ja atuo em uma escola na rede estadual, concerteza os problemas são inúmeros e cada dia que passa aparecem mais e mais, a falta de material e espaço é o que está mais precário nas escolas estaduais, muitas delas não possuem quadra no máximo um pátio pequeno que quando tem aula nele, o resto da escola reclama sobre barulho, não deixar a bola ficar batendo na parede do predio por que senão suja, atinge a secretaria as vezes, a opção que temos é outros espaços fora da escola, o que realmente não é aconselhavel pelo comportamento dos alunos, o material nem se fala, são materiais precários que não duram nem um mês e se o professor pedir um novo para o diretor(a), ele(a) fala que já tem e que da pra usar ainda, mas somente quem os utiliza pode perceber que não tem condições mesmo, é bola de vôlei furada, a bola de handebol com metade na câmara de ar aparecendo, a de futsal ta melhorzinha mas mesmo assim está toda descascada, esse é o motivo maior dos alunos não praticarem as aulas de educação física, em outros lugares vem do conteúdo que o professor aplica lógico, e sua capacidade de "improvisar" atividades legais. O comportamento dos alunos dentro da escola é uma coisa de outro mundo, na escola onde eu trabalho é ate mais leve, os alunos xingam com nomes obscenos e ameaçam os professores, esses dois são os que mais acontecem lá. O salário do governo nem se fala, muito precário para aguentar o que passamos dentro das escolas, sendo que não temos direito nem a lanche, só temos o lanche porque as cozinheiras ficam com dó da gente. O que eu tenho mais a reclamar é que o sistema de educação no Brasil é uma vergonha, eles não se importam se o aluno está aprendendo ou não, eles querem que eles passem de ano e sem muitas faltas, ou seja temos que tirar presença e notas de onde não tem, e depois a culpa de as pessoas serem ignorantes é da escola, mas realmente é do sistema. Eu optei por não dar pontos de graça, que sinceramente é o que a maioria dos professores de educação física faz, eu realizo provas, trabalhos, a escola colocou a minha matéria no simulado, o que se examinarmos bem é legal, pois eles ficam conhecendo mais sobre os esportes e suas regras, os grandes eventos esportivos como as olimpíadas e a copa do mundo. Por enquanto o problema maior que eu vejo no estado é o sistema absurdo que eles tem, e a falta de materiais e espaço para aulas de educação física, que por um lado eu vejo que é uma desconsideração pela a matéria! Att.: Charlene Morais, graduanda do curso de Educação Física - Licenciatura - UFOP

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.