A falta de um melhor acompanhamento na escola no que se diz respeito a condição física  e psicológica dos jovens,  dando ênfase apenas no estudo das matérias  ditas como fundamentais para  uma formação de ensino médio e fundamental, é  sem dúvida um assunto a ser analisado, levando em conta as freqüentes pesquisas que apontam um aumento do número de jovens acima do peso e com problemas de se socializar.

No site ao lado e possível analisar esse tipo de  informação:http://www.gssi.com.br/artigo/115

Levando isso para um debate, queria saber da comunidade o que pode ser feito na escola para que se possa ajudar a combater esse tipo de problema.

Comentários

Por Janaina Silva
em 20 de Outubro de 2011 às 15:16.

Acredito que as aulas de educação física é um campo em que alguns fatores psicológicos e claro que físicos ficam mais evidentes, uma vez que, por nossas aulas serem fora do ambiente da sala de aula isso tem um caráter mais pessoal e menos informal, dando a relação professor aluno um caráter amigável. Durante as aulas podemos perceber pelas atitudes, comportamento e movimentos corporais dos alunos alguns aspectos que envolvem a relação entre alunos e familiares, que muitas vezes são a origem de problemas de socialização e com a pratica de exercícios físicos pelos alunos. Os professores devem ser mais observadores durantes suas aulas, em relação a seus alunos, buscar uma relação alem da professor- aluno e transmitir confiança e segurança  para seus alunos, mostrando que o professor pode ser também um amigo; considero estes pontos importantes para poder identificar e futuramente combater os problemas de socialização e de sobre peso em nossos alunos.  

Por Pedro Henrique Sena Ferretti
em 24 de Outubro de 2011 às 10:45.

Esse acompanhamento  escolar poderia ser feito de forma a que se avaliasse por exemplo o índice de massa magra e gorda dos alunos, possíveis problemas posturais e avaliações com psicólogos, essas diversas  avaliações poderiam ser viabilizadas a partir de parcerias  com instituições que prestam esse tipo de serviço, o que possivelmente aumentaria os gastos com a educação( pública ou privada), porém  entendo  que essas avaliações sendo realizadas em alguns períodos no decorrer do ano letivo, ajudariam e muito em um melhor controle do que se passa com os alunos, a preocupação não só em notas mais na saúde física e mental dos alunos  desde o ensino fundamental até o médio e algo a ser pensado.

Por Mayra Pereira de Jesus
em 24 de Outubro de 2011 às 17:52.

Creio que nós como educadores físicos devemos, passar aos nossos alunos os conteúdos de forma que eles possam aplicar, utilizar em sua vida cotidiana, estimular a prática de exercícios físicos fora do âmbito escolar. Devemos possibilitar aos alunos vivências que estimulem a sua socialização, o seu relacionamento com o os demais indivíduos a sua volta, mostrando sempre que ninguém e melhor que ninguém, dando ênfase à igualdade apesar das diferenças.

No demais devemos observar nossos alunos buscando sempre de forma amigável procurar possíveis problemas físicos e sociais e suas possíveis origens, dando a oportunidade a esse aluno de conversar, de compreender e que sabe junto ao professor buscar uma solução para  tal problema.

Por Gustavo Pereira de Paula
em 26 de Outubro de 2011 às 17:31.

Concordo com a companheira Janaina Silva, quando diz que a EFI por estar em outro ambiente, a aula torna-se menos formal, e mais informal, deixando os alunos mais soltos e a vontade, tornando a relação do professor-aluno mais amigável. Com isso o professor deve explorar essa liberdade e maior proximidade com o aluno para observar seu comportamento diário, se de alguma forma o aluno tem algum problema.

E também concordo com o companheiro Pedro Henrique Sena, pois avaliando a questão do índice de massa magra e gorda do aluno, junto à um acompanhamento nutricional da escola, com certeza o aluno irá render melhor nas aulas de EFI e em todas as outras aulas, melhorando a concentração e as notas.

Por Marcus Pires Silva
em 30 de Outubro de 2011 às 13:33.

Concordo com os comentários anteriores dos meus colegas de debates as aulas de educação física tem uma forte influencia sobre este assunto sim pelo fato de ser uma aula de relações professor alunos nas aulas de educação física o professor ter uma relação mais ampla com a turma ao contrario das aulas em sala, assim esta relação trazes ao professor novas formas para se trabalhar estes convívios em questão de socialização e o psicológico do aluno, que em muitas escolas não tem um profissional para este trabalho. Mas também o professor tem que ter o Maximo cuidado com estes alunos em questão da exclusão nas aulas de educação física, tentar trabalhar o Maximo estes conceitos porque em alguns casos alunos com estes tipos de situação tende a se excluir dos grupos de convívio ou serem excluídos.

Por Jaqueline Aparecida de Souza
em 2 de Novembro de 2011 às 19:27.

Deve – se ter cuidado ao se tratar desse assunto, pois o que vemos é que não há essa preocupação em se acompanhar a condição física e psicológica dos jovens, como citado acima, e isso é muito ruim, visto que os alunos muitas vezes se sentem abalados com alguma situação e se vêem sozinhos para resolvê – la, pois os professores, em muitas situações, não se envolvem e não tem uma relação de proximidade com os mesmos, se restringindo somente em passar o conteúdo obrigatório e se esquecendo de trabalhar outros conceitos. Muitos professores não se sentem na obrigação de ouvir o aluno, e realmente não são obrigados, mas seria interessante tentar entende – los e respaudá - los, pois isso é importante para saber até mesmo o porquê de muitas vezes um aluno ter dificuldade de aprender uma matéria e não ter o rendimento esperado, ou o porquê de um aluno estar com sobrepeso, ou até mesmo com problemas de se socializar. A partir dessa reflexão, pode – se inferir que o professor pode ter um papel fundamental na vida de um aluno. É preciso que seja repensada toda a parte pedagógica, ou seja, todos os métodos que devem ser utilizados para tentar trabalhar não somente as disciplinas, mas a integração de alunos com dificuldade de socialização, e a proximidade que o professor deve ter com o aluno para poder ajudá – lo de forma integral e não somente acadêmica.

Por Patrícia Arantes de Queiroz
em 2 de Novembro de 2011 às 23:22.

Por Patrícia Arantes de Queiroz
em 2 de Novembro de 2011 às 23:22.

Também concordo com a Janaína ao dizer que o fator das aulas de Educação física  ser fora do ambiente da sala de aula, faz ter tem um caráter mais pessoal e mais informal, possibilitando uma relação mais próxima entre professor  e aluno dando oportunidade de ouvir e ajudá-los sendo assim, um fator importantíssimo por exemplo, na fase da vida em que encontramos esses alunos a que eles estão mais preocupados se estão ou não dentro de um padrão beleza, um "corpo perfeito" conceito constituído pela sociedade, o que os deixam envergonhados, distantes de um contato social.  Não deixando de lado também um fator importante que são os problemas que eles possam ter dentro de casa, que também os abalam emocionalmente e os distanciam.

É  muito importante que as escolas se preocupem mais com a saúde dos alunos, dando espaço para que eles possam ser ouvidos, e também os conscientizá-los de como é importante cuidar da saúde, dando-lhes oportunidades de se exercitarem não só nas aulas de Educação física, já que a Saúde é o bem-estar em todos os aspectos e não só a ausência de doença.

Por Ana Daniela Damacena
em 4 de Novembro de 2011 às 14:47.

A princípio o auxilio de outros profissionais junto a professora de Educação Física, para o Governo existe uma grande dificuldade de contratação de Professores e a contratação de profissionais da área de nutrição e psicologia é inviável no momento, longe dessa realidade ainda, a solução mais próxima ao meu ver é informar começando pela direção até os pais e alunos sobre prevenções, muito mais que informar tornar parte disso prático em aulas em busca dessa melhora no acompanhamento as aula de EFI irão se tornar mais interdisciplinares com outras disciplinas como biologia, historia e outras. EFI é uma disciplina com uma forte influência sobre este assunto e deve ser usada para ajudar a melhorar a vida dos alunos.

Por Eduardo Soares Teixeira
em 8 de Novembro de 2011 às 23:38.

É um tema interessante, e começo opinando concordando com a amiga Janaina no que diz respeito a prática das aulas de EFI serem na maioria das vezes mistradas em ambientes abertos, o que nos traz uma relação próxima do aluno, deve se ter uma atenção quanto as diferenças entre eles e proximar o máximo possivel esse grupo.

Por Pedro Henrique Sena Ferretti
em 9 de Novembro de 2011 às 15:17.

Observando os comentários acima dos colegas fica nítido que uma maior interação do professor com os alunos, e uma maior participação da escola no que se diz respeito a saúde física de seus alunos e de suma importância para que se tenha participação efetiva na formação de um cidadão melhor.

Por Renato Davoli
em 10 de Novembro de 2011 às 02:17.

Meu caro Pedro, este assunto é de extrema relevância uma vez que, apesar de profissionais de Educação Física pressupõe serem instruídos e totalmente capazes a lidar com questões emocionais, sociais e psicológicas, acredito fazer-se necessário que seja adquirido conhecimento sobre psicologia educacional e áreas afins. Isso para melhorar a qualidade de vida  e de ensino/aprendizagem dos alunos.


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