Cevnautas da EF Escolar, 

 A UNESCO é boa parceira da Educação Física. Alguém já conseguiu o  "Educação Física de Qualidade, Guia para os Legisladores"  para publicarmos na biblioteca do CEV? Laercio  

Unesco incentiva mais educação física nas escolas para evitar doenças e mortes

Agência da ONU alerta que crianças e adultos estão gastando menos tempo se exercitando, e muitas escolas estão cortando investimentos na área; OMS classifica tendência como pandemia que mata 3,2 milhões de pessoas por ano.  

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, alertou que crianças e adultos em todo o mundo estão realizando cada vez menos atividades físicas. Segundo a Unesco, essa tendência tem sérios riscos para a saúde e para a expectativa de vida e também no desempenho das crianças nas salas de aula e dos adultos no trabalho e na sociedade.  

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde, OMS, classifica essa tendência como uma pandemia que causa a morte de 3,2 milhões de pessoas por ano. Por isso, a Unesco lançou o estudo "Educação Física de Qualidade, Guia para os Legisladores" na reunião da Comissão Intergovernamental da agência para o assunto, que está sendo realizada em Lausane, na Suíça.  

O guia lida com diversas áreas que necessitam de maior atenção, segundo conclusão da Revisão Global do Estado da Educação Física, divulgado no ano passado. Entre os pontos mais importantes estão a implementação da prática nas escolas, treinamento de professores e condições e qualidade das instalações onde as atividades são realizadas. Investimentos   A organização pediu aos governos que revertam os cortes de investimentos em educação física nas escolas tanto de países desenvolvidos como em desenvolvimento. O documento cita que na Europa, os fundos e o tempo disponíveis para a prática têm diminuído progressivamente em mais da metade do continente e a situação é a mesma na América do Norte.  

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, afirmou que os investimentos em educação física são amplamente recompensados pelas economias na saúde e avanços na educação. O estudo mostrou casos de sucesso no mundo inteiro onde programas de atividades físicas ajudaram a dar aos jovens mais autoconfiança, habilidades sociais e também bom desempenho nas salas de aula.  

A Unesco explica que para a sociedade colher os benefícios de uma educação física de qualidade é preciso implementar a prática para meninas e meninos, e para jovens, de uma forma geral, dentro e fora das escolas.  

FONTE com links e audio: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2015/01/unesco-incentiva-mais-educacao-fisica-nas-escolas-para-evitar-doencas-e-mortes/#.VN0UTfnF9Y6

Comentários

Por José Soares Xavier Neto
em 25 de Fevereiro de 2015 às 23:58.

Infelizmente nas ultimas décadas , boa parte da população mundial , vem aderindo total praticidade para suas vidas , não fazem mais nada sem o carro , a eficiência da tecnologia vem corronpendo a sociedade , os deixando cada vez mais sedentarios e preguiçosos , e com essas mudanças as pessoas acabam tomando  um rumo errado . A proposta da Unesco de incentivar mais educação física nas escolas é extrema importância , é aonde pode ser ensinado e vivido , a importância e os benefícios da atividade física . A educação física bem trabalhada com o prazo necessário consegue , mesmo sabendo de todos os vilões como a má alimentação e o sedentarismo devido aos tempos de hoje , evitar doenças crônicas entre outras , que se não tratadas levam ate a morte ,uma carga horária mais extensa estímula o aluno a praticar as aulas com mais aptidão , bastante interessante a proposta .


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.