Cevnautas, segue mais um artigo desafiante do Hypescience. Madrelaerciodemaceió buscou, testou e encurtou os links que dão lastro aos itens, e estão no artigo original da Listverse.  Acho que os professores vão gostar. Bom proveito! Laércio.

10. Obesidade é tão alarmante quanto fome

De acordo com relatório de 2012 do Global Burden of Disease Study (que investiga o impacto global ou regional de certas doenças, ferimentos e fatores de risco), de 1990 a 2010 o índice global de obesidade aumentou em 82% – e isso não significa que há muito menos pessoas morrendo de fome.
http://cnn.it/1jsgF9P

9. “O que eu quero de Natal: um pai”

Um estudo feito em 2012 com 2 mil famílias das cidades de Westfield London e Westfield Stratford City (Inglaterra) mostrou que, entre as crianças, o 9º pedido de Natal mais comum era “um pai” – “uma mãe” foi o 23º.

Não é preciso um grande esforço para concluir que esse tipo de coisa não é exclusiva de um país.
http://bit.ly/1kymjE8

8. Ajudamos nossa família por obrigação

Ao investigar o fenômeno da empatia (a capacidade de se colocar no lugar do outro, basicamente), a psicóloga Lidewij Niezink concluiu que, enquanto ajudamos amigos porque nos identificamos com eles, tendemos a ajudar nossos familiares tanto por obrigação social como por esperar algo em troca, de modo subconsciente.
http://bit.ly/1idQtLf

7. Repetição pode fazer você acreditar em uma “falsa maioria”

Em 2007, pesquisadores da American Psychological Association (APA) divulgaram um estudo segundo o qual receber repetidamente uma opinião de uma fonte teria o mesmo efeito de receber essa opinião de várias fontes – em outras palavras, cria-se uma ilusão a respeito do número de pessoas que defendem uma ideia.
http://bit.ly/1g0jWbV

6. Opiniões contrárias podem reforçar as nossas

Existe um fenômeno conhecido como “viés de confirmação”, em que as pessoas tendem a preferir informações que estejam de acordo com suas crenças – mesmo que as informações sejam falsas. Uma das possíveis consequências disso é que, ao ouvir uma opinião contrária, podemos acabar ignorando o que o outro tem a dizer, o que dificulta o diálogo.
http://bit.ly/1nVmobo

5. Nós nos achamos “acima da média”

Outro fenômeno que pode atrapalhar discussões é o “viés acima da média”, que leva muitas pessoas a se considerarem melhores do que “a maioria”, seja a respeito de alguma habilidade, seja quanto a seu nível de conhecimento sobre determinado assunto.
http://bit.ly/1s6b1wS

4. Simples mudanças de palavras podem nos convencer

Publicado em 1981 na revista Science, o estudo “The Framing of Decisions and the Psychology of Choice” (“O Suporte de Decisões e a Psicologia da Escolha”) mostrou como uma redação “bem feita” pode nos convencer de uma ideia que, colocada de outra maneira, rejeitaríamos. É por conta desse fenômeno que se diz que um produto está “mais barato” ao invés de “menos caro”, por exemplo.
http://bit.ly/1mrk08r

3. Conhecimento dificulta as coisas

O artigo “The Curse of Knowledge” (“A Maldição do Conhecimento”), divulgado em 2007 pela American Physical Society, apontou um problema enfrentado por quem estudo um tema a fundo: quanto mais você souber a respeito de algo, mais difícil vai ser encontrar alguém que tenha conhecimento suficiente para discutir a respeito – e menos paciência você terá, com o passar do tempo, para explicar o assunto.
http://bit.ly/1iRsO3m

2. Ver algo constantemente pode fazer com que gostemos dele

Retratado em diversos estudos, o “efeito da mera exposição” pode ser especialmente útil na Publicidade: quanto mais vemos algo ou alguém, maior é a tendência a vermos esse algo ou alguém de maneira positiva. Embora haja um limite (quem nunca escutou uma música até “não aguentar mais”), é um fenômeno difícil de controlar, porque não depende tanto da vontade da pessoa.
http://bit.ly/1iN1WaA

1. Coisa ruins acontecem “sem razão”

Embora haja um certo consolo no pensamento de que “tudo ocorre por uma razão”, essa ideia pode ser perigosa, porque pode nos levar a acreditar que os envolvidos em uma tragédia “mereceram” esse sofrimento.

Uma crença menos perigosa é a de que é possível extrair algo bom (uma lição, um conhecimento, um afeto) de um fenômeno ruim.
http://bit.ly/1jshYW9  e  http://bit.ly/1nfZfhh   [Listverse]

Fonte com fotos: http://hypescience.com/10-fatos-deprimentes-sobre-a-humanidade/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.