Cevnautas,

Comecei a escrever uma nota pra cá, mas acabou ficando um pouco longa e acabei postando no Blog. É a dúvida a sobre a sobrevivência da Educação Física.

A Educação Física e a cursinhização do país.

http://blog.cev.org.br/laercio/2015/a-educacao-fisica-e-a-cursinhazacao-do-pais/

Laércio

Comentários

Por Leandro Campos Lemes
em 16 de Abril de 2015 às 08:41.

Parabéns pelo texto Profº Laércio. uma das minhas grandes preocupações quando fui colocar meu filho de 1 ano na escola foi saber o que a escola pensava sobre o brincar e qual espaço ele teria para isso. Hoje além do tempo para brincar ele tem também capoeira, o que contribui bastante para o seu desenvolvimento motor.

Att. 

Por Esther Carolina Mendes Rezende
em 18 de Abril de 2015 às 00:05.

Não existe (ou pelo menos não vejo) uma ligação direta da Educação Física com o ENEM, infelizmente. Geralmente as demais disciplinas costumam solicitar exercícios para serem feitos em casa, por que a educação física não? O Colégio da Polícia Militar de Minas Gerais é uma das raras exceções que teorizam e praticam a educação física, bem como as demais matérias, nesse caso, em laboratórios que vão da química ao português, da física à geografia e da biologia à história. Mas a ausência da ligação não está nas escolas; realmente não faz sentido "investir" numa matéria que supostamente não ajuda no ENEM, mas é aí que mora o erro. No currículo da educação física, percebe-se uma multidisciplinaridade demasiada, já que a grade possui disciplinas biológicas, bioquímicas, sociologicas e até mesmo históricas. Cabe aos responsáveis pela elaboração e gerenciamento do ENEM reconhecer a importância da educação física na vida do indivíduo, aliás, não é à toa que desde as séries iniciais ela está presente, tanto quanto matemática e português.

Por Laiane Cristina Macedo
em 20 de Abril de 2015 às 20:13.

De forma alguma a Educação Física atrapalha o ENEM, a aquisição do conhecimento não pode ser encarada algo prejudicial à capacidade cognitiva do aluno. A Educação Física dentro da escola seja ela prática ou teórica é imprescindível assim como qualquer outra disciplina, pois uma vez que o aluno tem o contato com ela na escola saberá um pouco do que é a Educação Física em si e é nesse processo que o aluno vai tomar suas decisões sobre a profissão a qual irá seguir.

Por Rildo Ansaloni Gomes
em 28 de Abril de 2015 às 02:09.

A Educação Física não atrapalha em nada o ENEM, pelo contrário, como ajuda também no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, desenvolvendo assim uma ferramenta importantíssima que é a mente e que através disso passa a ter um entendimento e assimilação melhor das coisas, a Educação Física se torna mais um integrante na preparação para momentos como o ENEM. 

Por Lucas Figueiredo dos Anjos
em 28 de Abril de 2015 às 11:01.

Em uma sociedade baseada em classificações nota-se a necessidade de avaliar. A busca por vagas em instituições de ensino superior direciona os conteúdos curriculares da escola à massificação do conhecimento focada no ENEM, a “cursinhização do país” deixa claro o proposito pré-vestibular empregado no ensino. Os saberes da Educação Física não estão diretamente retratados nesta avaliação, desvalorizando a temática como um conteúdo de formação para os que pretendem prestar vestibular.

A Educação Física esta voltada para pratica, contudo a teoria que direciona o desenrolar das aulas não deve estar fora dos conteúdos a serem apresentados aos alunos. O conhecimento a respeito da atividade provoca reflexões sobre as ações e como elas modificam o meio. A valorização destes conhecimentos vira a partir do valor empregado pelo professor em sua atividade pedagógica cotidiana, mediando a procura pelo aprendizado através da multidisciplinaridade essencial a Educação Física.

Por Kethlen Isabela de Oliveira Ribeiro
em 22 de Maio de 2015 às 20:29.

Segue o link de duas matérias, onde a tematica se trata justamente da prática de esportes auxiliando nos estudos de diversas outras disciplinas escolares. Além de fazer bem para a saude do indivíduo, como todos ja sabemos, a prática de atividades físicas auxilia na diminuição do stress, melhorando a concentração e o desempenho nos estudos.

 

http://www.educacaofisica.com.br/escolas/crescimento-e-desenvolvimento2/praticar-esportes-ajuda-a-concentracao-nos-estudos/

 

http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI2965181-EI11636,00-Estudo+e+atividade+fisica+e+combinacao+perfeita+antes+do+vestibular.html

Por Samuel Augusto Gois
em 5 de Novembro de 2015 às 17:03.

No Brasil, o atual e principal sistema de seleção para ingressar em uma faculdade, o ENEM, pode ser considerado mais uma prova para testar as capacidades físicas e psicológicas do que o cognitivo propriamente dito. Por ser uma prova anual, o método brasileiro gera um grande stress em praticamente todos que forem realizá-lo. 

 O hábito de se exercitar frequentemente já se mostrou ser extremamente eficiente na luta contra o stress,e qualquer um que tenha interesse por alguma atividade física tem conhecimento deste fato (muitas vezes até mesmos os sedentários têm esse conhecimento). 

Segue abaixo um estudo feito em cima dos hábitos de atividade física e o seu efeito sob o estresse prejudicial à saúde e o adequado à saúde em adolescentes de Florianópolis. O resultado do estudo mostrou que: "Ficou evidenciado que conforme aumenta o nível de esforço em atividades físicas, diminui o nível de estresse prejudicial à saúde".

Tendo isso em mente,podemos chegar a conclusão não atrapalha em nada na realização do ENEM,muito pelo contrário,pode ser benéfico para o participante.

 

http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/542/566

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.