Cevnautas,

O instigante artigo do Prof.  Steve Cone:

Os Profissionais de Educação Física Estão Caminhando Para a Extinção? 

http://cev.org.br/biblioteca/os-profissionais-educacao-fisica-estao-caminhando-para-extincao/

pode nos levar a uma boa discussão sobre os (des)caminhos da nossa profissão.

Vamos conversar aqui sobre ele? Ou só vale para os EEUU?

Laercio

 

Comentários

Por Luciano de Lacerda Gurski
em 30 de Junho de 2014 às 10:00.

Olá Laercio, 

bastante instigante o debate!

A leitura me fez pensar se a realidade descrita pelo autor condiz com a nossa. Será que nossos professores já não estão mais envolvidos com a escola? Será que já não abandonaram as aulas tipo treinamento? Será que já não se preocupam com a participação de todos?

Além disto, o autor se pauta na Educação Física como saúde. Precisamos lembrar que a Educação Física não é só da área de saúde, e seu objetivo não é só buscar promover uma vida mais saudável, principalmente na escola, já que esta tem por papel oportunizar o acesso ao conhecimento, e, assim, a Educação Física nela deve garantir o acesso a determinado tipo de conhecimento. Nesta perspectiva, não haveria porque ela se extinguir, já que o conhecimento de que trata não perde relevância ou se  extingue. 

Se pensarmos na aula de Educação Física como meio de garantir atividade física tendo em vista a promoção da saúde a EF pode sim se extinguir, pois sabemos que o tempo disponível para as aulas e a intensidade das atividades não são suficientes para isto, e, mesmo que fossem, não seria este o papel da escola.

Penso que a questão é se a EF é capaz de demonstrar a escola e a sociedade a importância do conhecimento que propõe, pois este é um dos fatores que garante sua presença no currículo...

Abraço!

Por Tatiana Aparecida Pereira
em 4 de Julho de 2014 às 23:01.

Atualmente, muitos professores de educação física tem deixado muito a desejar sobre o seu empenho no trabalho, seja pelos baixos salários ou até mesmo pela falta de interesse dos alunos. Mas na verdade, todos devem ir a luta para serem respeitados como profissional e também para conseguirem condições melhores de  trabalho. Ser professor muitas vezes é como ser pai, mãe e principalmente amigo, porque na maioria das vezes os conhecimentos que se passa e se adquire, faz com que o professor tenha uma relação mais prazerosa com seus alunos. Justamente por isso, não se pode deixar a peteca cair, temos que ir a luta sim, e vencer essa desvalorização o melhor possível, pois como educadores, temos em nossas mãos o futuro de muitas crianças.

Por Sueli de Fátima Lopes da Silva
em 8 de Julho de 2014 às 18:39.

Acredito que a extinção da educação física não é apenas uma questão salarial  que muitas vezes, obriga os profissionais a buscar pluriempregos com cargas horárias excessivas como forma de aumentar a renda, mas  da falta de uma política governamental que busca uma valorização docente  com progressão no plano de carreira e salários e da carência de profissionais comprometido com a educação e seu conjunto de responsabilidades pedagógicas que vão muito além da condição de trabalho, espaço físico ,materiais e da  cobrança dos gestores. 

 

Por Flávia Eloíza Costa
em 15 de Julho de 2014 às 13:14.

Infelizmente por diversos fatores pode -se dizer que a Educação Física escolar está acabando, a falta de recursos, falta de preparo dos profissionais que não propõem aulas sistematizadas, planejadas.  Com isso, a qualidade das aulas não é boa, o que desmotiva tanto o profissional, quanto os alunos.

Por Nicole Leon Bordest
em 15 de Julho de 2014 às 13:28.

Um dos grandes problemas da Educação Física Escolar é justamente a questão de planejamento e execução das aulas e conhecimento para tal. Se os profissionais não valorizarem sua profissão, com base no conhecimento e na prática direcionada. De forma que seja incidental para o aluno e intencional para o professor.

Fica muito complicado! Até porquê, acredito que isso seja um reflexo dos vários alunos da graduação que esquecem das matérias de licenciatura, como didática, pedagogia e outras tantas. Nenhuma área resolve sozinha o problema, mas sim todas em harmonia. Adequar as aulas de acordo com cada realidade pode ser uma forma de promover o interesse e a motivação.


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