Vimos hoje que a população está sofrendo com alguns problemas causados pela modernização. Tanto o mundo dos “jovens” quanto dos “adultos” virou sinômino de stress, sedentárimos, mals hábitos alimentares, uso de farmácos, fumantes, dentro outras pragas criadas e utilizadas por nós mesmos na correria do dia-a-dia. A cada década que vai se passa vai aumentando a incidência pessoas com o excesso de peso. Segundo a ABESO(Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) mais de 50% da população adulta brasileira está em sobrepeso e mais 15%,obesa. E entre crianças estes indices também crescem. Os maléficios trazidos pelo excesso de peso são as doenças cardiovasculares como : hipertensão arterial, a doença coronária e a doença vascular cerebral podendo levar estado de invalidez para o estado ou até mesmo o óbito.

 Pensando nas formas de se reduzir os indíces de obesidade da população em geral e diminuição dos seus maléficios a sáude, o governo está criando formas de intervenção que os médicos não conseguem com tanta efetividade. Há programas que já conseguem modificar os hábitos diários. Uma parcela da população de atuação de um destes projetos e de boa aceitação são os adultos(pais) que possuem filho em período escolar. A influência que os filhos causam nos hábitos da familia são significativos como: a conscientização para uma reeducação alimentar, a prática de atividade física regular e hábitos saúdaveis. Isto pode gerar uma diminuição em até 90% em casos de riscos cardiovasculares nos pais de crianças do programa. Segundo Isis Nóbile Diniz na matéria, Tecnologia: Como nossos filhos Ação de crianças reduz riscos cardiovasculares dos pais de Edição Impressa 185 - Julho 2011

Os Hábitos dos pais também é reciproco a influência para os hábitos do filho,seja nos beneficios ou maléficios. Por isso os pais devem ser um modelo a ser seguido para o filho.

Este sistema(programa) é bastante funcional, benefíco e cíclico, funciona como um método de manutenção da saúde e prevenção de doenças da “modernidade” que o governo pode implementar em proporção nacional em todas as escolas.

Como mostra a esquema abaixo:

Reeducação nas atividades diarias dos filhos/alunos

↑                                                                    ↓

Mudança nos hábitos alimentares e do cotidiano dos pais

↑                                                                     ↓

Benefícios a saúde e previne de doenças cardiovasculares ← Prática de atividades Físicas Regulares, juntos aos pais

 

 Como podemos observar, o governo pode potencializar a velocidade em que o ciclo acontece através das áreas de atuação deste programa de prevenção de riscos cardiovasculares em escolas públicas. Utilizando como modelo que vem se mostrando bastante efetivo. Criando mais projetos e implementando em todos as escolas em nível nacional com esta mesma característica: Proporcionar melhoria na qualidade de vida. E para esses programas darem certo, uma área potecialmente beneficiada e requisitada seriam os profissionais que abrangem a área biológica. E nenhum mais apto pedagógicamente e didáticamente do que o Professor/Educador Físico. Ainda mais que o este profissional já busca propor atividades que possam gerar e trabalhar os valores: Culturais, sociais, intelectuais, físicos e morais de seus alunos. Poderá também trabalhar os hábitos dos seus alunos trazendo uma maior influência sobre os mesmo. Utilizando atividades como apresentação de seminários, palestras, trabalhos em sala de aula, atividades físicas, desportivas, lúdicas e recreativas que possam reeducar as atitudes do dia-a-dia melhorando a qualidade de vida.

Comentários

Por Daniel Andrade Meireles
em 16 de Novembro de 2011 às 03:43.

Pensando já na atuação deste programa nas escolas me fiz alguns questionamentos como:”Até onde é o limite de intervenção que escola exerce nos hábitos dos alunos e de seus pais?Istó, é correto?”; “O governo pode influenciar de tal forma a vida da população?”; “Qual a melhor postura dos profissional da Educação Física e de outras áreas devem tomar em relação a implementação e execução de tal programa?”.

Por Ronan Junio Fonseca
em 9 de Junho de 2012 às 16:55.

 

No meu ver a importância da Educação Física é através dos diferentes conteúdos como, exercícios formativos, jogos, esportes, ginásticas, entre outros apoiando-se em bases científicas, biológicas, pedagógicas e psicológicas, desenvolve e forma o indivíduo físico, mental e espiritualmente sadios passando esse conhecimento adquirido na escola para os pais.


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