Já fiz um comentário a respeito das Aulas Teóricas de Educação Física aqui e agora volto a tocar no assunto. A minha preocupação deve-se ao fato de que sempre só há comentários sobre a prática. Já escrevi duas vezes para a revista Nova Escola e ainda não vi nenhuma matéria que contemple a teoria. No ENEM já há questões de Educação Física e em algumas escolas do ensino médio seja pública ou privada, quando há teoria são mandados que os(as) discentes façam pesquisa e nada é discutido, pelo menos é o que tenho observado na escola onde minha filha estuda, daí a minha preocupação e a volta da discussão.

Comentários

Por Jose Carlos da Costa Fernandes
em 7 de Abril de 2012 às 10:03.

bom dia sempre,

...Em Porto Velho, Rondônia.

nos anos anteriores, ou seja, anos 70, 80 e 90 havia uma prática de educação física nas escolas de Porto Velho e Estado a constante prática do ensino de educação física, seja teórica ou prática, sempre fundamentada no conceito de melhor qualidade de vida social e esportiva.

...anos 2000... meus netos, meus filhos, meus sobrinhos não têm mais essa matéria como fundamental para o crescimento sócio-educativo e até mesmo cultural, além do esportivo sendo ministrado nas escolas. há apenas trabalhos que professores determinam aos alunos (pesquisas), pronto está fechada a nota do bimestre escolar com a pesquisa solicitada.

...Outro dia meus filhos solicitaram-me a permissão para participar dos jogos escolares da sua escola, e prontamente respondi: mas como vocês irão participar desses jogos se vocês não praticam treinamentos na modalidade escolhida?

era a obrigação do aluno participar para ter a sua nota acrescentada ao ano letivo. a que ponto nós chegamos na educação esportiva nas escola, onde é o primeiro contato social ao qual temos para nos tornamos pessoas melhores.

...Durante um congresso de profissionais do esporte, indaguei um dos participantes (professor de educação física) sobre o assunto. O mesmo respondeu que não ganha para dar treinamento apenas para dá aulas...

Volto ao passado: fazíamos treinos intercalados na semana: didático, técnico, tático e a comprovação do aprendizado através das competições entre as turma e até mesmo entre outras Escolas.

Hoje temos das competições que faziam a emoção dos alunos e até mesmo da comunidade participativa apenas uma breve lembrança...

Por Raul Vaz da Silva Neto
em 8 de Abril de 2012 às 18:38.

Caro professor! 

Posso afirmar-lhe com convicção, que as aulas teóricas de educação física nas escolas públicas tem uma importãncia grnadiosa. Trabalho na esfera municipal e estadual. E trato a disciplina de Educação Física com muita responsabilidade. Percebo também que os alunos estão hoje em dia dando mais importância as aulas teóricas do que as práticas. Hoje por exemplo estou trabalhando a História do Esporte (origem e termo) bem como as fases - já que estamos num ano olímpico. Também trago a tona para o ano de 2012, diversos assuntos: movimentos (categorias: locomotor, não-locomotor e manipulativos e ainda os tipos voluntário, reflexo e automático, também irei trabalhar temas voltado para qualidade de vida, estilo de vida ativo e saudável, doenças que podem ser minimizadas com a prática de atividades físicas, saúde, tabagismo, alcoolismo, DST’s - AIDS, gênero, homossexualidade, esporte como negócio, Lazer como política pública, noções de primeiros socorros, alimentação, suplementos alimentares, disturbios da alimentação, dentre tantos outros temas. Qualquer coisa, estou a disposição para discutirmos esse assunto. 

Abraços! 

Por Jaguaracy Conceição
em 9 de Abril de 2012 às 06:34.

Estimado professor,

Agradeço a sua participação e fico feliz em saber que a preocupação com a teoria vem aumentando. Gostaria de saber quantas aulas o senhor tem semanalmente pois no município onde leciono ocorre uma aula teórica e uma prática por semana o que dificulta o aprendizado e vai de encontro à própria pedagogia. Já enviei e-mail sobre isso para o Ministério da Educação que não me respondeu ssatisfatoriamente.

Por Jaguaracy Conceição
em 9 de Abril de 2012 às 06:43.

Senhor José Carlos,

Infelizmente esse discurso de alguns professores ainda persiste no nosso Brasil. Há docentes que têm medo de enfrentar uma sala para aula teórica. Todavia a culpa de tudo isso é do próprio Ministério da Educação que legisla apenas em cima de aulas práticas, basta dar uma olhada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Ncional (LDBEN) para comprovar o que digo. É necessário ter-se aulas teóricas para que o(a) discente compreenda o porquê da necessidade da prática. O que precisa é cobrar do Ministério da Educação as mudanças que se fazem necessárias na LDB. Grato pela  participação.

Por Philippe de Alencar Iwantschuk
em 10 de Abril de 2012 às 22:17.

Olá Colegas!

Indignado com esta verificação sobre as aulas teóricas, coincidentemente a duas semanas fui convidado à sala da diretora para discutir um problema ocorrido com um aluno que, na prática é nota 10, porém, ele só faz o que lhe convém e quando entro em discussões teóricas, este faz de tudo para atrapalhar a aula.

Estou falando de um aluno da 3a. Série do E.M. Pois é... este aluno foi a sala da direção reclamar que estava tendo apenas aulas teóricas e que isso era impossível, afinal, é uma aula de Ed. Física!

Bom, sobre a importância destes conteúdo ministrados, o colega Raul Vaz já colocou brilhantemente o que também desenvolvo, mas o pior, foi a direção questionar de o porquê eu estava dando aulas teóricas...

...

...

...

Pois é... tive que respirar e ENSINAR a Diretora da escola que, é necessário contextualizar os alunos antes da prática. Ela sem jeito balançou a cabeça, pois percebeu minha irritação com tamanha falta de entendimento da disciplina por parte da Direção e Coordenação da Instituição.

O pior nisto tudo é que ano passado foi alterada a grade curricular dos alunos do Ensino Médio e passei a dar apenas uma aula por semana. Quando fui questionar e comprovar a importância das aulas e (descuplem o termo), mostrar a  cagada que elas estavam fazendo, tive que ouvir o seguinte: Eles já correm bastante na hora do intervalo...

Bom, colegas, infelizmente, quando não encontramos maus profissionais na área, encontramos pessoas como estas que acreditam que a Educação Física na escola ainda serve para distrair os alunos das aulas 100% teóricas.

O que diremos então sobre a disciplina "Física" que estuda os movimentos, porém vistos com 100% de teoria. Será por isso que temos poucos professores e profissionais de Física no país?

Abraços!

Por Edison Yamazaki
em 11 de Abril de 2012 às 02:33.

Jaguaracy,

No final da década de 80, fui demitido de uma escola particular de classe social "AA" porque passei a dar aulas teóricas. Naquele momento estava falando sobre os esportes olímpicos e como são organizados uma Olimpíada. Explicava as diferenças de consumo energético entre as provas de velocidade, fundo e meio-fundo. Falava sobre o espírito olímpico, sobre as vantagens da virada olímpica na natação, da saída em cinco apoios no atletismo, as provas do pentatlo e decatlo.

A diretora, completamente leiga no assunto, disse que as crianças precisavam correr, saltar e mexer o corpo porque quase todas eram praticamente sedentárias. Eu não concordei e me deram o bilhete azul.

A partir daquele episódio, percebi que a "ignorância esportiva" estava em todas as camadas e não eram exclusivas dos menos estudados ou pobres. Aí, passei a trabalhar apenas com esporte competitivo e estou nessa vida até hoje. Nunca mais me interessei em trabalhar numa escola. Passei também a acreditar no ditado: "Há males que vêm para o bem".

Por isso, me espanta ler que você passa pela mesma situação depois de trinta anos!

Como disse o Philippe aí em cima, as aulas de Educação Física ainda são vistos como distrações para muitos diretores e pais. O que fazer? Continuar insistindo na importância da Educação Física como matéria e como prática ou partir para o Japão em busca de valorização e mais respeito.

Abraços,

Por Edison Yamazaki
em 12 de Abril de 2012 às 03:01.

Jaguaracy,

Sem querer criar problemas.

Melhor não acreditar que o CREF vá fazer alguma coisa em relação às aulas teóricas de Educação Física. Essa luta será "particular" porque não são todos que enxergam a necessidade da teoria.

Outra razão para o descrédito com CREF é que a sigla passou a ter ações mais políticas do que de ajuda à nossa classe. Por isso, o jeito é ir convencendo os diretores das escolas da necessidade da teoria.

Abraço,

Por Jaguaracy Conceição
em 11 de Abril de 2012 às 15:57.

Companheiros, pelo visto a reclamação é geral mas o que me deixa entusiasmado é verificar que há docentes querendo mudar o rumo da Educação Física. Não é mais possível ficarmos só na prática quando o ENEM já cobra questões teóricas nas suas provas. Como pensar no(a) discente do Ensino Médio sem a teoria? Como ele(a) responderá as questões. Agora eu pergunto cadê o CREF? Por que não se pronuncia  a esse respeito? Qual o motivo da omissão? Será que só adeptos da prática fazendo parte do Conselho? Urge que nos mobilizemos para mudar esse status quo. Vamos continuar na luta. 

Por Jaguaracy Conceição
em 11 de Abril de 2012 às 15:57.

Companheiros, pelo visto a reclamação é geral mas o que me deixa entusiasmado é verificar que há docentes querendo mudar o rumo da Educação Física. Não é mais possível ficarmos só na prática quando o ENEM já cobra questões teóricas nas suas provas. Como pensar no(a) discente do Ensino Médio sem a teoria? Como ele(a) responderá as questões. Agora eu pergunto cadê o CREF? Por que não se pronuncia  a esse respeito? Qual o motivo da omissão? Será que só adeptos da prática fazendo parte do Conselho? Urge que nos mobilizemos para mudar esse status quo. Vamos continuar na luta. 

Por Raul Vaz da Silva Neto
em 22 de Abril de 2012 às 10:55.

Fico abismado com algumas declarações postas por vocês. Acho que estou no céu e não sabia. Tenho diretores e coordenadores que não interferem muito no meu trabalho. E tenho a plena convicção que isto é porque desenvolve minha função com muito prazer, dedicação e responsabilidade.  No município de Sobral, temos a cada mês 4 horas/aulas de Formação Continuada, e são vários temas abordados voltadas para a Cultura Corporal, dentre elas: esportes, ginásticas, lutas, danças e jogos/brincadeiras e ainda Temas Transversais. Nossas aulas são 1 teórica e 1 prática no mesmo turno (município) já na esfera estadual, as aulas práticas são no contra-turno e as aulas teóricas na grade normal e, essas sim são assistidas. Já as práticas do ensino médio que é na rede estadual, tenho uma participação muito a quem e além do desejável. Acho que está havendo uma inversão de postra dos alunos. 

Por Raul Vaz da Silva Neto
em 22 de Abril de 2012 às 11:53.

Fico abismado com algumas declarações postas por vocês. Acho que estou no céu e não sabia. Tenho diretores e coordenadores que não interferem muito no meu trabalho. E tenho a plena convicção que isto é porque desenvolve minha função com muito prazer, dedicação e responsabilidade.  No município de Sobral, temos a cada mês 4 horas/aulas de Formação Continuada, e são vários temas abordados voltadas para a Cultura Corporal, dentre elas: esportes, ginásticas, lutas, danças e jogos/brincadeiras e ainda Temas Transversais. Nossas aulas são 1 teórica e 1 prática no mesmo turno (município) já na esfera estadual, as aulas práticas são no contra-turno e as aulas teóricas na grade normal e, essas sim são assistidas. Já as práticas do ensino médio que é na rede estadual, tenho uma participação muito a quem e além do desejável. Acho que está havendo uma inversão de postura dos alunos. 

Por Edison Yamazaki
em 22 de Abril de 2012 às 19:57.

Raul,

Estou distante do Brasil há muitos anos, mas acredito que nas capitais dos estados mais populosos ou desenvolvidos (São Paulo, Rio, Minas, Paraná, R.G. do Sul, etc), as dificuldades de implantação de aulas teóricas em EF sejam maiores. Se forem em escolas do governo acho que as coisas são ainda piores.

Não conheço Sobral, mas acredito que numa cidade de média para pequena ou pequena, tudo seja mais fácil. Tenho um amigo da minha que estudou comigo e mora bem no interior de São Paulo. Lá ele é o coordenador das atividades esportivas do munícipio e me diz que tudo é mais fácil de se implantar. Independente de qualquer coisa, as aulas teóricas são importantes, até para uma mudança de consciência das crianças, que um dia serão adultos e que um dia poderão ser como nós: professores de Educação Física.

Por Juliano Marques
em 21 de Fevereiro de 2013 às 20:31.

olá sou profesor de escola publica  trabalho com crianças de 6 10 anos e gostaria de se existe um material apropriado para estar conduzindo as aulas praticas de maneira contínua .

obrigado!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 22 de Fevereiro de 2013 às 07:52.

Senhores professores,

Para seu incentivo, disponibilizo matéria e coloco-me à disposição para debates sobre a importância de despertarmos o interesse dos alunos sobre a Educação Física e os desportos. Muitos professores, embora de forma silenciosa, estão divulgando o Procrie entre seus jovens alunos para realizarem pesquisas e trabalhos teóricos.

Criando um blogue na escola

Tomara que a moda pegue e possamos ampliar essa participação para a criação de um blogue entre os próprios estudantes, o que tornaria o processo muito mais eficiente, inclusive multidisciplinar. Fica a ideia para que seja discutida.

Poderão observar essa característica no blogue: www.procrie.com.br/novosumario/ São 450 postagens à sua disposição que tratam de Metodologia e Pedagogia, Formação Continuada, Mini Voleibol, História do Voleibol etc.

 


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